Вы находитесь на странице: 1из 14

1 UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC

CURSO DE ENGENHARIA QUMICA DISCIPLINA DE QUMICA EXPERIMETAL II

EMANUEL SOUZA VIEIRA FERNANDO HBER DA SILVA JEREMIAS MAISE FIGUEIREDO DO AMARAL RAFAEL RODRIGO DOMINGOS RICARDO SALVALAIO

REAES DOS CTIONS DO GRUPO II CARACTERIZAO

OUTUBRO, 2011

2 EMANUEL SOUZA VIEIRA FERNANDO HBER DA SILVA JEREMIAS MAISE FIGUEIREDO DO AMARAL RAFAEL RODRIGO DOMINGOS RICARDO SALVALAIO

REAES DOS CTIONS DO GRUPO II CARACTERIZAO

Relatrio apresentado ao Curso de Engenharia Qumica da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Solicitado na disciplina de Qumica Experimental II, pelo Professor Elton Mendes.

OUTUBRO, 2011

SUMRIO

1 INTRODUO..............................................................................................................4 2 OBJETIVO.....................................................................................................................5 3 REFERENCIAL TERICO...........................................................................................6 4 MATERIAIS E MTODOS...........................................................................................7 4.1 Equipamentos, materiais e reagentes.......................................................................7 4.2 Procedimento...........................................................................................................8 5 RESULTADOS E DISCUSSO..................................................................................10 5.1 Mercrio................................................................................................................10 5.2 Estanho..................................................................................................................10 5.3 Bismuto..................................................................................................................11 5.4 Cobre.....................................................................................................................11 5.5 Cdmio...................................................................................................................12 5.6 Antimnio..............................................................................................................12 6 CONCLUSO..............................................................................................................13 7 REFERNCIAS...........................................................................................................14

4 1 INTRODUO Este relatrio aborda as principais caractersticas dos ctions do grupo II, o qual constitudo por ctions que precipitam em presena de sulfeto em meio cido. O segundo grupo de ctions constitudo pelo Mercrio (II), Bismuto (III), Cobre (II), Cdmio (II), Arsnio (III) e (V), Antimnio (III) e (V), Estanho (II) e (IV). Arsnio, antimnio e estanho, situam-se na fronteira entre metais e no metais na tabela peridica. Seus cloretos e hidretos so substncias moleculares. Seus sulfetos so cidos e se dissolvem em bases fortes. Os sulfetos bsicos de chumbo, bismuto, cobre e cdmio so insolveis. Este grupo de divide em dois subgrupos que se baseia no carter cido ou bsico dos sulfetos. O subgrupo do cobre (Hg2+, Pb2+, Bi3+, Cu2+ e Cd2+) e o subgrupo do arsnio [As (III), As (V), Sb (III), Sb (V), Sn2+ e Sn (IV)].

5 2 OBJETIVO Detectar a presena do ction atravs de suas reaes caractersticas e pesquisar dados qualitativos (alterao de cor, estado fsico, emanao de gases, formao de precipitado), a fim de verificar a ocorrncia de transformaes qumicas nas substncias.

6 3 REFERENCIAL TERICO Segundo Arthur Vogel autor do livro Qumica analtica qualitativa. So Paulo: MESTRE JOU,1981., os ctions do grupo II formam precipitados coloridos na presena de sulfeto em meio cido. Os ons desse grupo so: Cu2+,Pb2+, Sn2+ e Sb3+. Eles so divididos em dois subgrupos: subgrupo do cobre e subgrupo do arsnio. Dentro do subgrupo do cobre temos: mercrio (II), chumbo (II), bismuto (II), cobre (II) e cdmio (II). No subgrupo do arsnio temos: arsnio (III), arsnio (V), antimnio (III), antimnio (V), estanho (II) e estanho (IV), estes, porm, apresentam carter anftero, seus xidos formam sais, tanto com cidos como bases. Os cloretos, nitratos e sulfatos dos ctions desse subgrupo so bastante solveis em gua. J, sulfetos, hidrxidos e carbonatos so insolveis. Outros ctions como mercrio (II), cobre (II) e cdmio (II) tendem a formar complexos. Os sais destes ctions ocorrem em forma de sulfetos na natureza - devido a sua maior afinidade com este nion - podem-se produzir sulfetos com ctions do grupo II em laboratrio reagindo-os com cido sulfdrico, sendo esse considerado o reagente do grupo. Lembrar-se sempre que essas reaes s ocorrem em meio cido, portanto, usase muito cido clordrico diludo junto soluo de cido sulfdrico.

7 4 MATERIAIS E MTODOS 4.1 Equipamentos, materiais e reagentes Basto de vidro Bquer de 250 ml Cubos de gelo Conta gotas Perxido de hidrognio concentrado com conta gotas Pipeta de 5mL Pipeta graduada 10mL Soluo de cloreto de antimnio Soluo de cloreto de cdmio II Soluo de cloreto de cobre II Soluo de cloreto de estanho II Soluo de cloreto de mercrio Soluo de nitrato de bismuto Soluo de amnia Soluo de acetato de amnio Soluo de cido clordrico com conta gotas Soluo de cido ntrico com conta gotas Soluo de cido sulfrico Soluo de cromato de potssio Soluo de hidrxido de amnio Soluo de hidrxido de sdio Tubo de ensaio

8 4.2 Procedimento Colocou-se 2 mL de soluo 0,1 mol/L de sal fornecedor do on mercrio Hg2+ em um tubo de ensaio, identificando e adicionou-se soluo de amnia e observar a formao de precipitado. Colocou-se 2 mL de soluo 0,1 mol/L de sal fornecedor do on mercrio Hg2+ em um tubo de ensaio, identificando e adicionou-se soluo de hidrxido de sdio em pequenas quantidades e observar a formao de precipitado. Decantou-se o precipitado obtido, separando-o do lquido sobrenadante e adicionou-se algumas gotas de cido clordrico 2 mol/L ao precipitado e verificar a solubilidade. Colocou-se o sistema em banho-maria para acelerar a reao ou para aumentar a solubilidade do precipitado no cido. Colocou-se 2 mL de soluo 0,2 mol/L de sal fornecedor do on bismuto Bi3+ em um tubo de ensaio, identificando e adicionou-se gotas de cido ntrico 2 mol/L at que a soluo se torne cida, e adicionou-se soluo de amnia e observar a formao de precipitado. Colocou-se o sistema em banho-maria e observou-se. Colocou-se 2 mL de soluo 0,2 mol/L de sal fornecedor do on bismuto Bi3+ em um tubo de ensaio, identificando e adicionou-se gotas de cido ntrico 2 mol/L at que a soluo se torne cida, e adicionou-se soluo de hidrxido de sdio 0,5 mol/L em pequenas quantidades e observar a formao de precipitado. Decantou-se o precipitado obtido, separando-o do lquido sobrenadante e adicionou-se algumas gotas de perxido de hidrognio concentrado ao precipitado e observar. Colocou-se o sistema em banho-maria e observou-se. Colocou-se 2 mL de soluo 0,25 mol/L de sal fornecedor do on cobre Cu 2+ em um tubo de ensaio, identificando e adicionou-se soluo de amnia em pequenas quantidades e observar a formao de precipitado. Adicionou-se uma quantidade maior de soluo de amnia e observar. Colocou-se 2 mL de soluo 0,25 mol/L de sal fornecedor do on cobre Cu 2+ em um tubo de ensaio, identificando, e o mesmo foi levado ao banho de gelo. Adicionou-se soluo de hidrxido de sdio 0,5 mol/L e observar a formao de precipitado e colocou-se o sistema em banho-maria para a observao.

9 Colocou-se 2 mL de soluo 0,25 mol/L de sal fornecedor do on cdmio Cd2+ em um tubo de ensaio, identificando e adicionou-se soluo de amnia em pequenas quantidades e observar a formao de precipitado. Adicionou-se algumas gotas de cido clordrico 2 mol/L ao precipitado e verificar a solubilidade. Colocou-se 2 mL de soluo 0,25 mol/L de sal fornecedor do on cdmio Cd2+ em um tubo de ensaio, identificando e adicionou-se soluo de hidrxido de sdio 0,5 mol/L e observar a formao de precipitado. Adicionou-se algumas gotas de cido clordrico 2 mol/L ao precipitado e verificar a solubilidade e colocou-se o sistema em banho-maria para a observao do mesmo. Colocou-se 2 mL de soluo 0,2 mol/L de sal fornecedor do on antimnio Sb3+ em um tubo de ensaio, identificando e adicionou-se gua e observar a formao de precipitado. Decantou-se o precipitado obtido, separando-o do lquido sobrenadante. Adicionou-se algumas gotas de cido clordrico 2 mol/L ao precipitado e verificar a solubilidade e colocou-se o sistema para aquecer em banho-maria para acelerar a reao ou para aumentar a solubilidade do precipitado no cido. Colocou-se 2 mL de soluo 0,2 mol/L de sal fornecedor do on antimnio Sb3+ em um tubo de ensaio, identificando e adicionou-se soluo de hidrxido de sdio 0,5 mol/L em pequenas quantidades e observar a formao de precipitado. Adicionou-se uma quantidade maior de soluo de hidrxido de sdio e observou-se. Colocou-se 2 mL de soluo 0,25 mol/L de sal fornecedor do on antimnio Sn2+ em um tubo de ensaio, identificando e adicionou-se soluo de hidrxido de sdio 0,5 mol/L em pequenas quantidades e observar a formao de precipitado. Adicionou-se uma quantidade maior de soluo de hidrxido de sdio e observar. Colocou-se 2 mL de soluo 0,25 mol/L de sal fornecedor do on antimnio Sn2+ em um tubo de ensaio, identificando e adicionou-se soluo de cloreto de mercrio (II) em pequenas quantidades e observar a formao de precipitado. Adicionou-se uma quantidade maior de soluo de hidrxido de sdio e observar. Colocou-se o sistema em banho-maria e observou-se.

10 5 RESULTADOS E DISCUSSO

5.1 Mercrio O precipitado insolvel em excesso de hidrxido de sdio e solvel em cidos. Essa reao caracterstica para ons mercrio (II) e pode ser utilizada para diferenciar o mercrio (II) do mercrio (I).

A - Reao com Hidrxido de Sdio: Hg2+ + 2OH HgO(prec) + H2O Formou precipitado Branco e aps adicionar HCl ficou solvel. B Reao com Amnia Hg2+ + NH3 HgH(prec) + NH2 Formou precipitado branco.

5.2 Estanho Essa reao muito utilizada para remover o excesso de ons estanho (II), empregada na reduo preliminar, em titulaes de xido- reduo. Se for adicionado mais reagente, prosseguir a reduo do cloreto de mercrio (I) at a sua forma elementar, preto.

A - Reao com Hidrxido de Sdio: Sn2+ + 2OH SnO(prec) + H2O Formou precipitado Branco B Reao com Cloreto de Mercrio (11) Sn2+ + Hg2Cl2 2Hg(prec) + Sn4+ +2Cl Formou Branco e depois precipitado cinza

5.3 Bismuto

11 O bismuto um metal quebradio, cristalino e de colorao branca avermelhada. Funde a 271,5C. Ele insolvel em cido clordrico, devido a seu potencial normal (0,2V)2 e solvel em cidos oxidantes, tais como cido ntrico concentrado, gua - rgia e cido sulfrico concentrado a quente. O bismuto forma ons trivalentes e pentavalentes. O mais comum o trivalente, Bi3+. O hidrxido, Bi(OH)3, uma base fraca; portanto, os sais de bismuto hidrolisam-se rapidamente.

A - Reao com Hidrxido de Sdio: Bi3+ + 3OH- Bi(OH)3 Formou precipitado Branco B Reao com Amnia Bi3+ + NO-3 + 2NH3 + 2H2O Bi(OH)2NO3(prec) + 2NH2+ Formou Precipitado Branco

5.4 Cobre Os compostos de cobre (II) contm os ons cobre (II), Cu2+.Os sais de cobre (II) so geralmente azuis, tanto no estado slido hidratado como em solues aquosas diludas. A colorao , na verdade, caracterstica dos ons tetraquocuprato (II), [Cu(H2O)4]2+. Os sais anidros de cobre (II), tais como sulfato de cobre (II) anidro, CuSO4, so brancos ou levemente amarelados. Na prtica, somente os ons cobre (II) so importantes, portanto, apenas suas reaes sero consideradas.

A - Reao com Hidrxido de Sdio: 2Cu2+ + 2OH- Cu(OH)2(prec) Reao em baixa temperatura formou precipitado B Reao com Amnia Cu2+ + Cl- + 2NH3 + 2H2O Cu(OH)2.CuCl2(prec) + 2NH4+ Ficou Azul e formou precipitado

5.5 Cdmio

12 O cdmio um metal branco, prateado, malevel e dctil. Funde a 321C. Dissolve-se lentamente em cidos diludos, com liberao de hidrognio (devido a seu potencial de eletrodo negativo). Ele forma ons divalentes, incolores. O precipitado dissolve-se em cido, quando o equilbrio se desloca para a esquerda. Um excesso de reagente dissolve o precipitado com formao de ons tetraminocadmiato (II) ([Cd(NH3)4]2+), complexo incolor.

A - Reao com Hidrxido de Sdio: Cd2+ + 2OH- CdO(prec) + H2O Formou precipitado Branco B Reao com Amnia Cd2+ + 2NH3 + 2H2O Cd(OH)2.(prec) + 2NH4+ Ficou Solvel

5.6 Antimnio O antimnio um metal brilhante, branco prateado, que funde a 630C. insolvel em cido clordrico e em cido sulfrico diludo. Dissolve-se, lentamente, em cido sulfrico concentrado a quente, formando ons antimnio (III). O cido ntrico oxida o antimnio, formando um produto insolvel que pode ser considerado uma mistura de Sb2O3 e Sb2O5. Esses anidridos podem ser dissolvidos em cido tartrico. A gua- rgia dissolve o antimnio, formando ons antimnio (III).

A - Reao com Hidrxido de Sdio: Sb3+ + 2OH- CdO(prec) + H2O Formou precipitado Branco e aps adicionar maior quantidade de hidrxido de sdio ficou solvel B Reao com gua Sb3+ + 2H2O + HCl SbO3.Cl + Sb2O3 (prec) + H2O Ficou Solvel

13 6 CONCLUSO

Com os resultados obtidos, observou-se que o precipitado do mercrio insolvel em excesso de hidrxido de sdio e solvel em cidos. O estanho verificou-se um precipitado branco, porm, com a adio de cloreto de mercrio, a soluo ganha cor escura da sua forma original. O bismuto, em ambas as reaes com hidrxido de sdio e amnia, formou um precipitado branco, indicando a sua colorao original. O cobre reagiu em baixa temperatura com o NaOH, formando um precipitado, e o mesmo aconteceu com a reao de cobre com a amnia, porm, adquiriu a sua cor azulada. Com o cdmio, obteve-se um precipitado branco com o NaOH e solubilizou na soluo bsica de amnia. E o antimnio formou um precipitado branco com pequenas quantidades de NaOH, e solubilizou com a adio de uma quantidade maior de NaOH; solubilizou tambm com gua. Por conseguinte, notifica-se que a mistura de reagentes com os ctions do grupo II provoca alteraes de equilbrio, formando precipitado, auxiliando ento na compreenso das principais caractersticas do grupo. importante ressaltar que os elementos que compem esse grupo possuem grande importncia comercial, no entanto, deve-se ter alerta em relao toxicidade de cada elemento quando empregados em seus respectivos produtos. Pois, uma vez utilizados em produtos, alimentcios, por exemplo, em grande concentrao, podem ser nocivos sade humana.

14 7 REFERNCIAS

VOGEL, Arthur; Qumica analtica qualitativa. 5. ed. rev. por G. Svehla. So Paulo: Mestre Jou, 1981.

Вам также может понравиться