Вы находитесь на странице: 1из 2

DEFININDO O PAPEL DO CASAMENTO e DEFININDO OS PAPIS NO CASAMENTO

Introduo: Houve poca em que o casamento no tinha o mesmo formato que tem hoje. Cada nao, cada povo, cada cultura tinha uma maneira de realizar as unies matrimoniais. O casamento no formato que reina no Brasil novo na histria da humanidade, no tem mais que duzentos anos. Ao entrarmos no sculo XXI nos deparamos com nova realidade. O conceito de casamento duradouro ou eterno, registrado em cartrio, com Regime Parcial ou Total de Bens est desaparecendo e surge um novo conceito que admite apenas a unio estvel entre os cnjuges. Unio essa que pode ser dissolvida atravs do divrcio, at pela internet e em tempo mnimo possvel. Expresses como: "Casou, no deu certo, separa-se e casa-se de novo"; "filhos de casamento diferentes so criados por novos casais, sem a idia antiga de padrasto ou madrasta"; "ser me solteira uma opo j aceita pela sociedade como coisa normal, tranqila"... E assim vai... Como o povo de Deus deve se comportar diante de tudo isto? - Existe um padro bblico que ultrapassa as fronteiras do tempo ou podemos nos encaixar nos padres atuais da sociedade sem ferirmos o Plano de Deus para a Famlia? Qual a importncia do casamento, de acordo com o ponto de vista bblicocristo, para a satisfao do Plano de Deus para o ser humano? - O papel de cada cnjuge est definido pela Palavra de Deus ou podemos seguir a tendncia do comportamento atual? Vamos tentar responder cada uma destas perguntas e sondar a Palavra de Deus para tentarmos obter respostas satisfatrias.

I. QUAL A IMPORTNCIA DO CASAMENTO?


O casamento importante no sentido da procriao, da companhia, da parceria, da satisfao dos apetites sexuais e principalmente da disciplina do ser humano. 1. NO SENTIDO DA PROCRIAO A perpetuao de espcie um projeto da vida. No caso dos demais seres vivos, a prpria natureza providenciou que cada espcie se reproduza e muitas vezes essa reproduo feita de forma muito aleatria. No caso do ser humano, foi necessrio haver uma aliana entre macho e fmea, para que a procriao se desse de forma ordenada e responsvel. Sem o papel de pai e me para educar e preparar para a vida, o ser humano seria o mais selvagem dos animais. 2. NO SENTIDO DA COMPANHIA No bom que o homem viva s Gn 2.18. O ser humano um animal socivel. Nada neste mundo preenche ou substitui a presena de um esposo ou de uma esposa. O casamento a providncia divina para o problema da solido e do vazio da alma do homem.

Ao encontrar o seu par perfeito o homem, ou a mulher se tornam plenos. Todo homem foi feito para ter em sua companhia uma mulher e vice-versa. 3. NO SENTIDO DA PARCERIA Desde o incio Deus tinha em mente colocar na terra algum que dominasse o Planeta Terra, no sentido de conduzir tudo na mais perfeita ordem, para dar-lhe prazer e para refletir sua glria. Sabemos que a tarefa de dirigir, comandar, dominar, nunca plenamente realizada sem a participao de algum. Todo avio tem seu co-piloto; todo pas tem seu Vice-Presidente; toda empresa tem seu subgerente; toda igreja tem seu copastor. Deus queria um Co-Dominador para a terra, um Vice-Regente. A mulher foi a idia perfeita que o Criador teve para essa parceria na execuo do projeto divino, na terra, para o homem. 4. NO SENTIDO DA SATISFAO DOS APETITES SEXUAIS A bestialidade, a zoofilia, a pederastia e outras impurezas no esto no projeto original de Deus para o ser humano. Somente a mulher pode satisfazer o apetite sexual do homem e vice-versa. E, somente dentro do plano do casamento que essa satisfao torna-se agradvel a Deus. A nica ligao capaz de unir corpo, alma e esprito o casamento entre um homem e uma mulher. Somente a sabedoria divina foi capaz de juntar duas pessoas to distintas e idealizar que ambos se tornassem UMA S CARNE. 5. NO SENTIDO DA DISCIPLINA DO SER HUMANO Entre todas as relaes presentes na vida do ser humano, a relao que mais nos disciplina o matrimnio. Um bom esposo e um bom pai ser bom em tudo o mais nesta vida. O contrrio tambm verdade. Atravs do matrimnio o homem consegue corrigir o seu instinto de egosmo, de egocentrismo e insubordinao. Nesta relao, cada cnjuge submetido ao outro pelo amor. Por que ao homem ordenado o amor sacrificial e mulher a submisso? Porque no inconsciente masculino, na grande maioria, demonstrar amor ter libido, ter apetite sexual. Quando o homem tem que mostrar amor de outra forma, sem visar apenas o sexo um sacrifcio. A psicologia masculina ensina que a conquista nica; que a presena, o status de lar suficiente; que os votos iniciais perduram por toda a vida. E se esquece que cada dia uma conquista... J da mulher exigida a submisso. Toda mulher, por mais passiva que seja, tem no seu interior a sensao de saber o que quer; de achar que sabe mais que o homem e que pode decidir at mesmo sem o consentimento dele. Submeter-se uma forma de DISCIPLINA para a mulher e, quando ela faz isto de corao, aceitando o plano de Deus, ela se torna uma mulher abenoada e no vive sobrecarregada de preocupaes e cuidados.

Вам также может понравиться