Вы находитесь на странице: 1из 3

FACULDADE DE SO BENTO DO RIO DE JANEIRO

Licenciatura em Filosofia Histria da Filosofia IV Professor Joathas Bello Aluno Samuel Thimounier

___________________________________________________________________________ Resumo crtico do artigo Ateu de Sistema ou Louco brio de Deus? O Deus/Natureza de Bento de Espinosa, de Maria Lusa Ribeiro Ferreira. Spinoza um homem do seu tempo: move-se num universo significativo cujo critrio determinante a racionalidade. No que se refere a Deus, o filsofo tem a preocupao de coloc-lo num plano estritamente racional. A existncia divina para ele algo que se impe com a mesma evidncia com que da natureza do tringulo se deduz a soma dos seus ngulos. Assim, torna-se impossvel confundir o seu Deus com qualquer divindade proposta pelas diferentes religies. Spinoza contesta o Deus da tradio, o que imediatamente percebido quando lidas as primeiras definies da TICA. Deus formalmente apresentado na definio VI como um ser absolutamente infinito, isto , uma substncia constituda por uma infinidade de atributos dos quais cada um exprime uma essncia eterna e infinita1. Contrariando as diferentes correntes religiosas existentes, o Deus de Spinoza impassvel, determinado, necessrio, material2 e imanente. O verdadeiro Deus tambm escusa de qualquer antropomorfismo3. Deus no impe suas leis como um rei ou como um legislador; ele prprio se lhes subordina: age e dirige todas as coisas apenas pela necessidade da sua natureza e perfeio. Deus um Todo e no um sujeito. o prprio mundo4, e, desta forma, no podem suas leis distinguirem-se daquelas da natureza, visveis para um esprito atento que as estuda com diligncia. O Deus spinozano destitudo de vontade, manifesta-se na ordem e na conexo dos fenmenos e avesso s representaes imaginrias do vulgo5. Este pensa o universo sua medida, coloca-se no centro da criao e pretende ocupar nela uma posio privilegiada; acredita num plano divino e que as coisas existentes so a concretizao desse plano. Para

1 2

TICA, livro I, definio 6. Spinoza ataca a hiptese de um Deus imaterial e defende um Deus material, alegando desconhecer por que razo a matria seria indigna da natureza divina. 3 Esta tese que ser exaustivamente defendida no apndice do livro I da TICA. 4 Deus sev natura. 5 A vontade divina, habitualmente apresentada como explicao ltima do que no conseguimos explicar, identificada por Spinoza como asilo da ignorncia.

Spinoza, no entanto, no existe plano algum, ou seja, no existe finalismo e Deus apenas causa eficiente eterna. O Deus de Spinoza tambm caracteriza-se pela imediatez e coloca-se desde sempre com todas as suas determinaes. A perfeio divina consiste numa absoluta autonomia e independncia. Falar de criao , portanto, absurdo, pois pressupe um Deus imperfeito, ao qual se pode acrescentar algo. Aceitar a criao implicaria um Deus carente do mundo. O esprito geral que perpassa o pensamento spinozano situa a religio no domnio do imaginrio, impedindo que a consideremos como conhecimento vlido. Assim, a revelao, os profetas, a religio, os cultos e as cerimnias no levam a um conhecimento verdadeiro de Deus. Os milagres so entendidos como frutos da ignorncia6, no escapando nem mesmo a ressurreio de Cristo s crticas. Spinoza, alis, nega todos os poderes sobrenaturais de Cristo e a Sua divindade, argumentando que estes possuem apenas um carter alegrico. Apesar disso, extremamente sensvel ao carter modelar de Sua atuao tica7. Assim, se por um lado Cristo desmitologizado e tratado apenas como homem, por outro, identificado como modelo tico a ser seguido e entendido por todos. O processo de desmitologizao empreendido por Spinoza leva necessariamente separao entre teologia e filosofia, tendo a religio um papel estritamente moralizador. Cristo apresentado como exemplo de justia e de caridade, e, portanto, a moral que ele nos legou e a imitao da sua conduta constituem uma tima via para a integrao social e para a felicidade. Quando se circunscreve aos ensinamentos de Cristo, o cristianismo proporciona aos homens um caminho para Deus que lhes garante estabilidade, harmonia e salvao. razovel, portanto, que tambm as Escrituras sejam um caminho para Deus e no s o conhecimento verdadeiro das coisas. Segundo Spinoza, no esto em causa dois conceitos de verdade, mas sim duas maneiras especficas de Deus se revelar aos homens. Apesar de ensinarem coisas simples e promoverem a obedincia, as Escrituras dirigem-se ao homem comum8, e, desta maneira, tm um papel positivo que permite a todos a aproximao de Deus. O conhecimento verdadeiro, por sua vez, o meio pelo qual o filsofo congratula-se

6 7

Apresentam-se como explicao para aqueles que desconhecem as verdadeiras causas. Spinoza considera-o tambm como o nico a quem Deus falou diretamente, elevando-se acima dos profetas. 8 Desvinculadas do sobrenatural que lhe acessrio, as Escrituras transformam-se num conjunto de preceitos morais a que importa obedecer pois garantem a vida em sociedade.

com a possibilidade de encontrar Deus nos fenmenos naturais que so a sua expresso mais evidente9. A categoria do sagrado no , de fato, dispensada por Spinoza10. Este apela para ela quando entra nos domnios mais altos do conhecimento quando a linguagem comum no se faz suficiente. Ao falar do amor Dei11, por exemplo, o filsofo recorre aos livros sagrados e ao termo Glria: Esse Amor ou essa Beatitude chamada Glria nos livros sagrados, e no sem razo12. Ao negar a tradio - estabelecendo uma nova viso sobre Deus e, ao mesmo tempo, usar de elementos dela para se expressar, Spinoza acaba tornando ainda mais difcil o entendimento de sua filosofia. complicado entender, por exemplo, que, em meio a severos ataques contra as religies positivas13, no seja posta em causa a existncia de Deus. Ou ainda, que, em meio s mesmas crticas, fale-se da importncia do amor a Deus e o papel que tal amor desempenha na salvao de cada um. Apesar de tudo, a filosofia de Spinoza isenta-se de qualquer contradio, graas principalmente ao seu carter geomtrico. rida, porm est longe de ser obscura. Spinoza prima pelo entendimento do mundo sem o carter sobrenatural e misterioso ao qual atribuem as religies. Estabelece sistematicamente uma concepo de Deus, desassociada de qualquer antropomorfismo, carter legislativo ou monrquico presentes no Deus tradicional. Assim, se entendemos como atesmo todos os movimentos que negam a existncia de Deus ou procedem como se ele no existisse, Spinoza se classificaria como ateu apenas em relao ao Deus tradicional. Mas se considerarmos o Deus de que fala o filsofo, podemos nos valer das palavras de Ernest Renan14 para dizer que Spinoza foi o homem quemais amou e mais profundamente viu Deus.

Conhecendo a Deus de fato, e no apenas aproximando-se dele como no caso daqueles que limitam-se s Escrituras. 10 Nem mesmo quando ele fala da expresso mxima do conhecimento, chamada de cincia intuitiva ou terceiro gnero do conhecimento. 11 O amor Dei constitui-se na etapa suprema da nossa realizao gnosiolgica e tica. 12 TICA, livro V, esclio da proposio 36. 13 Referentes ao aparato de crenas, cultos e prticas de que elas se socorrem. 14 Joseph Ernest Renan (Trguier, 28 de fevereiro de 1823 Paris, 2 de outubro de 1892) foi um escritor, filsofo, fillogo e historiador francs.

Вам также может понравиться