Вы находитесь на странице: 1из 15

EFDEPORTES Jorge Olimpo Bento

O humanizar pelo esporte: a necessidade de uma pedagogia do esporte mais complexa


Professor, licenciado em Educao Fsica pelo IPA. Mestre em Cincias Sociais pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul - PUC/RS.

Jos Florentino
jose.a.florentino@gmail.com (Brasil)

Resumo No h dvidas de que o esporte um fenmeno social de grande relevncia. Tal a sua importncia para a sociedade que a prtica esportiva hoje, tem-se tornado a "expresso hegemnica" no contexto das prticas de movimento. Portanto, se todo e qualquer processo de formao do ser humano visa ao desenvolvimento pleno, ento o esporte enquanto atividade social, desenvolvido por princpios e referenciado por objetivos, se v pautado por um quadro de valores (morais e ticos) indispensveis formao humana. Este trabalho tem como objetivos: a) argumentar em defesa de uma compreenso terico-epistemolgica mais complexa do esporte, contrapondo as vises simplistas e reducionistas de ensinar e pensar esporte para crianas e jovens; b) discutir que valores devem reger o desenvolvimento do esporte na atual conjuntura social, refletindo sobre o papel que o esporte deve representar na construo de novos valores sociais e morais e, por fim; c) realizar alguns apontamentos a respeito de uma pedagogia do esporte mais complexa. Unitermos: Pedagogia do Esporte. Paradigma da Complexidade. Paradigma linear. Formao e conduta humana. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Ao 12 - N 115 - Diciembre de 2007 1/1

Introduo
Com o intuito de contribuir com o debate acerca do esporte para crianas e jovens, o presente ensaio est delimitado ao pensamento pedaggico e, porque no dizer, epistemolgico em educao fsica, e suas relaes com as prticas esportivas. Entendemos por pensamento pedaggico em educao fsica a rea do conhecimento (pedagogia do esporte) que tem como objetivo analisar e compreender as diferentes formas esportivas, ocupando-se dos fenmenos do jogo, do treino, da competio e da aprendizagem; ao mesmo tempo, esta pedagogia do esporte tem como compromisso refletir sobre o sentido do esporte enquanto prtica educadora e formadora da condio e conduta humana (BENTO, 1991). No h dvidas de que o esporte um fenmeno social e cultural de grande relevncia em nossa sociedade contempornea. Cada vez mais possvel observar diferentes grupos sociais praticando uma modalidade esportiva, seja nas escolas, nos parques, nos clubes ou nas ruas. Tal a importncia do esporte para a sociedade enquanto fenmeno social que a prtica esportiva hoje comum em todo mundo, tornando-se, fazendo uso das palavras de Valter Bracht (2005: 9-10): "[...] a expresso hegemnica no mbito da cultura corporal de movimento. Hoje ele , em praticamente todas as sociedades, uma das prticas que rene a unanimidade quanto sua legitimidade social". Num perodo em que a sociedade e a cultura contempornea caracterizam-se pela transitoriedade, pela aleatoriedade, isto , pela randomizao1 dos saberes e das prticas sejam estas corporais ou de movimento -, o pluralismo e o verdadeiro relativismo axiolgico o qual nos encontramos caracteriza, por assim dizer, a nossa sociedade. Desta forma, assim como na educao, no esporte o estudo dos valores sociais e morais tambm se faz necessrio e, porque no dizer, indispensvel.

Bem sabemos h uma nova orientao, na qual as reas que se relacionam com o movimento humano no podem estar de fora do contexto social, poltico, econmico, cultural e humanitrio. Para tanto, devemos compreender quais valores buscamos e queremos para ns mesmos, assim como, que valores devem reger o desenvolvimento do esporte na atual conjuntura social. No obstante, o homem se desenvolve sob a influncia de uma ordem de valores, sendo assim, podemos pensar que se todo e qualquer processo de formao do ser humano visar o aperfeioamento ou o desenvolvimento pleno, no somente de crianas e jovens, mas tambm da sociedade como um todo, ento o esporte enquanto atividade social, desenvolvido luz de princpios e referenciado por objetivos, tambm se v pautado por um quadro de valores, de mensagens e de comunicaes que so indispensveis formao humana (QUEIRS, 2004). Considerando que estamos perante uma sociedade em que h uma crise de valores sociais, os quais nos conduzem, muitas vezes, a uma situao de incerteza e de insegurana social, especialmente entre os jovens que necessitam de um novo rumo no caminho da valorizao e da incluso social, algumas perguntas se fazem necessrias: Como fazer do esporte e de sua prtica um meio capaz de (re)orientar nossas crianas e jovens na busca por um desenvolvimento humano eficaz? Qual o valor (sentidos e significados) do esporte em nossa sociedade contempornea? Assim sendo, no intuito de problematizar as questes anteriormente levantadas, a proposio deste ensaio atingir alguns objetivos, quais sejam: a) argumentar em defesa de uma compreenso terico-epistemolgica mais complexa do esporte, contrapondo as vises simplistas e reducionistas de ensinar e pensar esporte para crianas e jovens; b) discutir que valores devem reger o desenvolvimento do esporte na atual conjuntura social, refletindo sobre o papel que o esporte deve representar na construo de novos valores morais e ticos e, por fim; c) realizar alguns apontamentos a respeito de uma pedagogia do esporte mais complexa.

O esporte na sociedade contempornea Resultado de um processo sucessivo de acontecimentos, a sociedade contempornea altera-se rapidamente. O projeto da modernidade e seus valores esgotaram-se e deixaram de conseguir dar resposta s exigncias de uma sociedade que se afirma cada vez mais complexa. Para Boaventura de Sousa Santos (1997), toda esta situao se deve ao processo de transio e transformao pelo qual estamos passando em nossa sociedade. Segundo Sousa Santos, a modernidade no conseguiu dar conta dos fenmenos e de todas as expectativas e avanos que ocorreram no mbito cientifico e social. Os valores ps-materialistas so mais humanos, menos orientados pelo futuro, mais ligados ao presente e por isso expressam, de um lado, "a diminuio de importncia de outros valores tais como disciplina, subordinao, rendimento e, por outro lado, um aumento de importncia de valores tais como autodeterminao, autonomia, comunicao, fruio da vida e criatividade" (QUEIRS, 2004: 193). O esporte tornou-se, assim, um grande meio desta cultura do tempo livre, e o que fez com que o modelo tradicional caracterizado, em primeiro lugar, pelo treino e competio (e inspirado no trabalho) comeasse a dar lugar a outros valores, ligados a uma forte acentuao de comportamentos hedonistas, j que os valores tradicionais no so mais suficientes para tratar de todas as necessidades e exigncias do contexto atual (QUEIRS, 2004; STIGGER, 2005). O esporte plural. Plural aos motivos, sentidos, formas e intenes dos sujeitos que o praticam, caminhando junto com os valores das sociedades contemporneas, uma vez que as mesmas se caracterizam pela acentuao e valorizao do sujeito e de suas necessidades. Em particular, pensamos ser importante, fazendo uso das palavras de Queirs (2004: 194 [grifo nosso]):

Quando nos referirmos ao enquadramento axiolgico do esporte para crianas e jovens, perceber quais os motivos e valores que servem de referncia orientadora daqueles que o praticam, percebendo at que ponto o modelo de esporte atual [baseado no rendimento, na competio] se ajusta s novas sensibilidades e expectativas dos praticantes esportivos .
No obstante, na era moderna o esporte apresenta-se como uma pedagogia voltada para o prazer, para a busca da forma fsica; o esporte assume novas caractersticas para a cultura, refletindo numa ampla pluralizao de sentidos e significados. Fato, este, que pode ser percebido com o surgimento de novas formas de prticas esportivas como, por exemplo, os esportes radicais (BRACHT, 2002). Assistimos, portanto, a uma (re)valorizao dos espaos de lazer. H uma procura por novos estilos de vida, pelo prazer da prtica esportiva, em que a busca pelo novo, o excitante e o risco so uma constante. Hoje em dia os esportes caracterizam-se pela diversidade, no havendo espao para discursos unificadores "tampouco comporta afirmaes como as que encontramos escrita em dicionrio autorizado: 'esporte um substantivo que no faz falta traduzir, pois se entende perfeitamente tanto na Austrlia como no Alaska e como na Patagnia'" (ENRILE, 19772 apud PADIGLIONE, 1995: 30, traduo nossa).

Pedagogia do esporte, linearidade e complexidade Ao buscarmos inter-relacionar a pedagogia do esporte com o pensamento complexo, e suas implicaes para o desenvolvimento da conduta humana de crianas e jovens, a inteno mostrar o esporte como um fenmeno complexo, uma vez que o mesmo tem-se constitudo num elemento atraente da cultura, angariando um nmero cada vez maior de adeptos no mundo, estando presente na vida de diversas pessoas. Para termos uma idia da dimenso social alcanada pelo esporte, basta dizermos que hoje existem mais pases filiados ao Comit Olmpico Internacional (COI) e Federao Internacional de Futebol Amador (FIFA) do que Organizao das Naes Unidas (ONU). Apesar disso, "ao longo da histria da educao fsica brasileira at os dias de hoje, a pedagogia do esporte, em grande parte, pouco se preocupou

em educar considerando, e at mesmo respeitando, a complexidade das pessoas e dos fenmenos sociais [que as cercam]" (SANTANA, 2005: 1 [grifo nosso]).

Dessa forma, o que pretendemos discutir uma pedagogia do esporte para criana e o jovem que no esteja fundamentada numa viso ou paradigma 3 que chamamos linear. Uma viso terico-linear sempre uma viso reducionista, simplista de ver o mundo e os fenmenos que o cerca, sejam estes de natureza social ou no. Esta viso de mundo - comumente chamada de cartesiana - assenta-se no velho princpio que busca disjuntar, simplificar, reduzir todo o problema em tantas partes quanto forem possveis sem poder comunicar aquilo que est junto, isto , sem poder entender o todo, o contexto ou a complexidade dos fenmenos de nossa sociedade. De outro lado, consideramos importante pensar uma pedagogia em esporte que tenha por base o paradigma da complexidade, ou seja, um pensamento complexo que procure mostrar que os fenmenos no podem ser compreendidos por meio da anlise, da fragmentao, mas sim, que os fenmenos complexos s podem ser entendidos dentro de um contexto maior (reconhecendo que o todo maior que a soma das partes). Por outras palavras, os fenmenos s podem ser compreendidos por um sistema de pensamento aberto e flexvel (FLORENTINO, 2006a). No obstante, com o intuito de confrontar a viso linear e reducionista que permeia, por assim dizer, a educao fsica em geral e a pedagogia do esporte em particular no que concerne o ensino do esporte para crianas e jovens, a proposio desta reflexo contribuir para uma pedagogia do esporte que corrobore o processo de desenvolvimento humano, luz do paradigma complexo.

O paradigma linear e a pedagogia do esporte


A temtica da complexidade (muito em voga no meio acadmico) ganha referncia terica no final do sculo XIX e incio do sculo XX, fato este que se deveu a partir das inmeras transformaes nas cincias naturais e matemticas operadas nas primeiras dcadas do sculo XX e que, entre outras mudanas, "colocaram em dvida o estatuto epistemolgico e ontolgico da fsica newtoniana, qual se ligavam as idias de universo determinista4, redues a causas ltimas, mecanismo e reversibilidade" (NEVES; NEVES, 2006: 183). Expresses, estas, teis para se entender o conceito de complexidade anterior ao que conhecemos hoje e o porqu do fascnio que as matemticas exerciam. Assim, com o filsofo Descartes (1596 - 1650) a cincia viveu seu momento de expanso e descobertas, passando de uma noo de mundo espiritual para uma noo de mundo como uma "mquina perfeita" (FLORENTINO, 2006a). Descartes (1997) acreditava na possibilidade de conhecer e de chegar a verdades absolutas a partir do uso da razo. Na busca de uma matemtica universal ele argumentava pela progresso de termos superiores atravs da informao dos anteriores, como se tudo pudesse, de alguma forma, ser derivado de causas primeiras, isto , "produzir efeitos pondo em ao causas adequadas" (GRANGER, 1979 5 apud NEVES; NEVES, 2006: 183). Para Descartes, o Universo - aqui se inclui os seres vivos (sistemas vivos) - era como uma mquina. "Este Universo, ademais, ordenado e harmnico, existe uma idia de totalidade que pde, aps Newton (1642 - 1727), ser descrita por leis elegantes e simples" (NEVES; NEVES, 2006: 184). Neste sentido, a natureza funcionava de acordo com leis mecnicas e tudo no mundo material podia ser explicado em funo da organizao e atravs da anlise de suas partes. Em suma, o que se configurou a partir da foi uma viso de mundo que se sustentava em premissas como: a ordem das coisas, a legislao universal, a matemtica, a mquina, o determinismo. Com efeito, este modo de compreender o Universo vai exercer forte influncia em outros campos do conhecimento (Biologia, Filosofia, Fsica, Sociologia) e, mais tarde, como veremos, na prpria educao fsica, "devido em parte, s conquistas da revoluo cientfica que se finalizavam no sculo XVII com a mecnica newtoniana e suas leis do movimento" (NEVES; NEVES, 2006: 184). De certa forma, as cincias humanas e as cincias biolgicas se tornariam contribuintes de tais empreendimentos, que acabaram reconfigurando a viso de mundo de uma poca. Este princpio cartesiano-mecanicista tornou-se o paradigma dominante da cincia moderna, passando a orientar a observao cientfica e a formulao de todas as teorias dos fenmenos naturais e sociais. Seno, vejamos, por exemplo, o modo como foi sendo construda a viso de corpo do ser humano ao longo da histria. Viso, esta, que teve e, porque no dizer, ainda tem forte influncia na maneira como pensamos e vemos a prtica em educao fsica e esporte:

O trato com o corpo do ser humano ao longo da histria ocidental, alicerado na cincia moderna pelo mecnico, foi sendo construdo a partir da idia de homem-mquina, aquele que poderia ser manipulado, adestrado, disciplinado, em ltima anlise, para o aparecimento de um corpo dcil, cumpridor de ordens, visando manuteno do j estabelecido e da permanncia do poder e dos poderosos (MOREIRA; PELLEGRINOTTI; BORIN, 2006: 186 [grifo nosso]).
O corpo humano, ao ser comparado com uma mquina, recebe uma educao que o considera apenas em seu aspecto mecnico, sem vontade prpria, sem desejos e sem o reconhecimento da intencionalidade do movimento humano, o qual explicado atravs da mera reao a estmulos externos, sem qualquer relao com a subjetividade. O pensamento de Descartes, fundado no exerccio do controle e no domnio da natureza, influencia a educao atravs da racionalizao das prticas corporais6. Ao ter como princpios a utilidade e a eficincia, buscouse a padronizao dos corpos. Tal fato resulta o que vemos atualmente em nossa educao em geral e em particular no ensino da educao fsica e do esporte, um distanciamento entre a aprendizagem e as

possibilidades de experincias sensveis com relao a sua prtica, fato este explicado pelo desejo de querer um mundo durvel de uma razo e racionalizao que quantifica, mede e que considera os sentidos como enganadores. " assim, hegemonicamente centrada na racionalizao, que se ensina na maioria de nossas escolas" (GAYA, 2006: 254). Ainda nos deparamos, na prtica pedaggica em educao fsica, com mtodos reducionistas e mecanicistas de pensar e ensinar esporte. Mtodos, estes, excludentes que se caracterizam por uma preocupao excessiva no desenvolvimento das habilidades fsicas e motoras dos alunos na busca pelos mais "aptos" ao esporte. Problema, este, que pode ser explicado pelo fato de nem sempre terem elegido uma pedagogia que se preocupasse em educar considerando a complexidade do educando e do prprio ato de se educar (SANTANA, 2005). Cabe aqui um pequeno parntese, qual seja: no estamos querendo, de maneira alguma, abolir a competio entre os que praticam esporte, pelo contrrio, sabendo dosar, a competio extremamente sadia entre crianas e jovens. Portanto, concordamos com Santana (2005: 2) quando afirma que "o esporte , independentemente da esfera que se manifeste, educacional". Santana est se referindo ao fato de muitos autores no considerarem o carter educacional que est arraigado na prtica do esporte de rendimento ou espetculo. Para o autor, a educao, de modo geral, possui carter permanente, sendo assim, no possvel escaparmos dela ao se fazer, por exemplo, um determinado esporte - de participao, de lazer, educao, espetculo, telespetculo -, independente da diviso ou da conceituao que queiram dar a ele. Em particular, o grande problema a nosso ver, est na viso de desenvolvimento da criana que enfatiza simplesmente o mecnico, o rendimento, o alto nvel. Com efeito, esta viso reducionista e racionalista acaba conduzindo, de acordo com Moreira, Pellegrinotti e Borin (2006: 186-187): "[...] a uma poltica de manipulao de gestos, de comportamentos, de corpos exercitados e dceis, ou s vezes de corpos em situao de relaes violentas, exacerbando o sentido de competio [...]", desprezando, por assim dizer, outras dimenses do fazer humano como, por exemplo, a afetividade, a moralidade, a tica, o respeito, a sociabilidade, o prazer pela prtica. Ou seja, uma viso simplista de que o movimento nada mais que um comportamento, um gesto motor, onde o corpo tido apenas como uma "mquina perfeita", constitudo por msculos, ossos, rgos e tecidos, esquecendo-se, no entanto, que este mesmo corpo possui alma, emoes e sentimentos (FLORENTINO, 2007a). Apesar disso, a educao fsica em geral e o esporte em particular sempre pretenderam e, ainda pretendem, em alguns casos...

educar as pessoas a partir de um paradigma reducionista: ou para que sejam mais saudveis, ou para que sejam mais bem preparadas para um determinado fim, ou para desenvolver capacidades fsicas, ou para competirem, ou para se tornarem atletas olmpicos. No que essas coisas no tenham relevncia, mas no podem ser vistas de forma isolada, imperativa e, sobretudo, disjunta de necessidades e possibilidades da maior parte das pessoas (SANTANA,
2005: 3 [grifo nosso]). No obstante, podemos dizer que essa maneira de pensar esporte-reducionista encontra lugar em muitos professores de educao fsica. Poderamos supor at mesmo que esta forma de ver e pensar a prtica esportiva vem do fato de que muitos pedagogos em esporte 7 desconhecem a real complexidade dos fenmenos ser humano e esporte:

Ao longo da histria da educao fsica brasileira [...] nem sempre se elegeu uma pedagogia que se preocupasse em educar considerando a complexidade [...] a pedagogia do esporte educa as crianas mais para a consecuo de metas de treinamento preestabelecidas e menos para a autonomia, a descoberta e a compreenso de si mesmas, denunciando um desequilbrio pedaggico entre o racional e o sensvel (SANTANA, 2005: 3).

Em face do que foi exposto acima, escrever acerca do esporte para crianas e jovens demanda, conforme, Moreira, Pellegrinotti e Borin (2006: 185), "uma anlise pormenorizada dos fenmenos ser humano e esporte, pois s poderemos conceber uma prtica esportiva a partir do sujeito que pratica esporte". Para tanto, temos que colocar em evidncia os dois fenmenos, tendo o cuidado de nunca justificar o esporte por si mesmo, como uma entidade autnoma e no dependente do fazer humano. Ao tratarmos do esporte para crianas e jovens o que vemos, de modo geral, uma pedagogia que tem por fundamento o desprezo pelo desenvolvimento das dimenses sensveis, tais como, a moralidade, a sociabilidade, a afetividade; em face, privilegia a dimenso racional e quantitativa. Alm disso, esta pedagogia simplista e reducionista tem a tendncia em eleger um tipo ideal de atleta que acaba sendo seguido ou mesmo perseguido por aquela criana ou adolescente que est iniciando num determinado esporte (SANTANA, 2005). No esporte, assim como na educao, o desenvolvimento dos valores (sociais, morais e ticos) tambm se faz importante e necessrio quando o que est em jogo a formao humana de nossas crianas. Numa poca de profundas mudanas, em que h um pluralismo de idias e de culturas, as crianas e os jovens carecem de encontrar na prtica esportiva, um modelo de esporte que respeite a sua identidade, suas diferenas e seus limites, dizemos isto, pois um problema que temos observado na prtica profissional " a tendncia [errnea] em se reduzir o esporte competio e ao rendimento" (FLORENTINO, 2007b: 22). Para Santana (2005: 4), essa "maneira racional de pensar alimenta a falsa crena de que o esporte obedece a um processo linear de desenvolvimento com comeo, meio e fim". O autor acrescenta que:

[...] estabelece-se, a priori, uma gnese em que o final da linha o ideal de atleta pretendido. Logo, s crianas basta perpassarem as diferentes etapas de treinamento [processual] e submeterem-se s suas exigncias. O fato que esse tipo de pedagogia tende a eleger princpios e procedimentos de ensino reducionistas [...] (SANTANA, 2005: 4, [grifo nosso]).
Segundo Capra (1996), para o pensamento cartesiano, linear, todo o fenmeno posto no mundo tem que ser analisado, processado a partir das propriedades de suas partes, do conhecimento do mais simples at o conhecimento do mais complexo. De certo modo, tal forma de pensar o fenmeno esporte no diferente da maneira de pensar do paradigma linear, tendo em vista que esta aparente fragmentao e reduo do fenmeno, uma caracterstica perceptvel na pedagogia do esporte, o que acaba dificultando o estabelecimento de aes, uma vez que se diminuem as "potencialidades especficas que o esporte encerra para corresponder s necessidades de formao, educao, desenvolvimento e configurao da identidade e auto-conceito dos adolescentes" (BENTO, 2004: 29). A preocupao exposta acima por Bento ganha fora nas palavras de Santana (2005: 7) quando afirma que em se tratando da iniciao esportiva de uma criana - no importando a qual modalidade esteja inserida - os objetivos em geral j esto estabelecidos, pr-determinados, uma vez que...

a criana deve ser selecionada e educada num tipo de esporte ao longo de temporadas, a fim de passar por diferentes momentos do treinamento, aprender a competir, a conquistar as vitrias e a superar os obstculos que a transformaro no ideal de atleta pretendido [...] muito pouco resumir a pedagogia do esporte na infncia ao cumprimento de etapas e premissas de um treinamento que se preocupa com quem treina apenas com o objetivo exclusivo de uma preparao futura.
Portanto, uma alternativa para os dados que foram expostos anteriormente seria pensarmos o ensino e aprendizagem do esporte a partir de uma viso complexa, sistmica (holstica). Para Capra (1996), o pensamento sistmico e/ou complexo tem mostrado que no h espao para

se pensar os fenmenos de maneira linear, ou seja, os fenmenos no podem ser compreendidos por meio do reducionismo e do determinismo. Em resumo, tomando como exemplo a questo do esporte, este no pode se resumir a uma pedagogia que apenas se preocupa com o treinamento, objetivando apenas a preparao de futuros atletas. Como um fenmeno complexo, o esporte deve ser entendido dentro de um contexto maior que englobe um sistema de pensamento mais abrangente, pois os fenmenos biolgicos e sociais apresentam um nmero incalculvel de interaes, uma fabulosa mistura que no poderia ser calculada nem pela mais potente das mquinas (MORIN, 2003, 2005). Desse modo, um desafio que se impe aos professores e futuros profissionais em educao fsica, est em fazer com que as crianas e adolescentes tenham acesso a uma prtica esportiva, que a pratiquem da melhor maneira possvel, que aprendam e, sobretudo, aprendam a gostar desse esporte (FREIRE, 2003). O esporte mudou e hoje o que as pessoas procuram uma prtica esportiva que no se resuma aos conceitos antigos nem se balize pura e simplesmente no rendimento e no espetculo.

Pedagogia do esporte: a necessidade de um pensamento mais complexo


No quadro dos altos e baixos de nossa sociedade contempornea vivemos hoje em tempos de mudanas. Um tempo definido pela busca e experimentao de atividades novas que se expressam em diferentes domnios de nossa vida e que geram um nvel alto de possibilidades de aes e sensaes. Estes tempos que nos referimos so tempos de: sentir, experimentar, explorar; viver as enormes possibilidades, auto-realizantes, divertidas, enriquecedoras e saudveis que invadem todos os domnios da nossa vida, tais como, a escola, o lazer, o esporte, as festas populares, etc. Vivemos num perodo em que a sociedade mundial caracteriza-se pelo pluralismo de idias, pela complexidade das prticas e dos saberes. Mas o que vem a ser complexidade? Para Morin e Le Moigne (2000), a complexidade uma palavra-problema e no uma palavra-soluo; a complexidade desafia, no d respostas. A dificuldade em conceber este pensamento complexo est no fato de que ele (pensamento complexo) deve enfrentar o emaranhado, a contradio e, porque no dizer, a solidariedade dos fenmenos entre eles. Independentemente das definies propostas a respeito da complexidade, ela surpreende pela sua irrealidade, isto , pela irreversibilidade de seu contedo, por sua dificuldade de entendimento, por no possuir um sentido concreto. Com efeito,

difere da complicao, com a qual ela confundida, por preguia intelectual ou por galanteria retrica, que se caracteriza facilmente por sua visibilidade. A complexidade est para a complicao do mesmo modo que a entropia est para a energia: uma espcie de avaliao do 'valor de mercadoria', definida pelo observador, de um lingote de mistura metlica, com determinado peso e imposto a este observador. O 'muito complicado' pode no ser 'muito complexo' e o muito simples (o gro da matria!) pode ser dado como muito complexo
(MORIN; LE MOIGNE, 2000: 219 [grifo dos autores]). Quando pensamos no esporte para crianas e jovens no h como dissoci-lo das idias acima expostas, tendo em vista que o esporte em si permeado de unidades, de relaes entre estas unidades, de significados, de incertezas, no podendo, portanto, ser resumido a uma idia simples ou a uma lei. Isto nos remete ao sistema esportivo centrado nos quadros competitivos, em que a pedagogia do esporte fortemente influenciada pelo paradigma reducionista, busca e elege o tipo ideal de atleta, promovendo a fragmentao, a excluso e a seleo esportiva como forma de se chegar s selees futuras (SANTANA, 2005). preciso, pois, pensar num esporte para todos e no num esporte que seja privilgio apenas dos mais dotados.

Francisco Homem (2003) salienta que o grande problema est na crena errnea de muitos profissionais em educao fsica de que o esporte somente para quem tem talento. Tal fato, segundo Santana (2005), nos remete a pensar no nmero de crianas e adolescentes que se submetem a este tipo de pedagogia; uma pedagogia que elege o rendimento, as vitrias e a competio como o maior objetivo. A este respeito o autor assevera que:

[...] uma pedagogia reducionista [...] se faz quando ignora o todo em detrimento das partes; que ignora, por exemplo, que a criana que se interessa por esporte a mesma que se relaciona com os amigos, com a famlia, com a escola, que tem necessidades de brincar despretensiosamente, de se divertir, de ser aceita, de transpor limites, que imagina ser esse ou aquele craque, que tem desejo de jogar, que precisa aprender a conviver, a cooperar e a construir autonomia. Portanto, a criana que faz esporte no apenas o atleta em potencial que alguns procuram, pois acalenta em si e fora de si uma sociedade de fatores [imprevisibilidade] que nem sempre atenderam os desejos unilaterais de um pensamento simplista (SANTANA, 2005: 8 [grifo nosso]).
O pensamento complexo configura-se numa nova viso de mundo, que aceita e procura compreender as mudanas constantes do real e no pretende negar a multiplicidade, a aleatoriedade e a incerteza dos fenmenos, mas sim, conviver com elas. Este pensamento temse revelado contextual - uma vez que, procura explicar os fenmenos considerando o seu contexto, a sua totalidade e a sua interatividade -, sendo utilizado por tericos de diferentes reas do conhecimento (professores, cientistas sociais, pedagogos do esporte, tcnicos, psiclogos, etc.) que buscam dar conta de uma complexidade terico-cientfica sempre crescente (FLORENTINO, 2006a). Contudo, importante dizermos que no se trata, de acordo com Morin (2005), de retomar a ambio do pensamento reducionista que a de controlar e dominar o real. A inteno do pensamento complexo no a de controlar o caos aparente dos fenmenos, mas sim, trata-se de exercer um pensamento capaz de lidar com o real. Para tanto, deve-se ter em mente que a complexidade no vem em substituio da simplicidade, a complexidade surge onde o pensamento simplificador ineficiente, ou seja, na explicao de fenmenos complexos. Cada vez mais, as pessoas procuram uma prtica esportiva que no se resuma ao modelo tradicional de esporte. Atualmente, as pessoas buscam uma modalidade esportiva que lhes proporcionem o contato com a natureza, o esprito de aventura, o prazer, enriquecendo, por assim dizer, a vida quotidiana (FLORENTINO, 2007b). A maioria dos estudos sobre o esporte j vem apontando para um sensvel aumento da sua importncia em termos qualitativos nas sociedades ps-modernas, mostrando que o esporte vem se desenvolvendo como um sistema flexvel, informal e no-formal, correspondente quilo que poderamos considerar ser o esporte como um direito de todo o cidado (HOMEM, 2003). Dessa forma, cabe aos professores de educao fsica criar condies para que o esporte seja assumido como um valor de referncia na formao de crianas e jovens. Em particular, devemos enquanto professores e pedagogos em esporte lutar contra uma pedagogia que est mais preocupada em cumprir metas e etapas de treinamento, estabelecendo um tipo idealizado de modelo de atleta que deve ser seguido milimetricamente. Em face, acreditamos ser importante visualizarmos e implementarmos uma pedagogia mais complexa que respeite a vontade e os hbitos esportivos de cada criana para, assim, irmos ao encontro de um "novo esporte", mais educativo e responsvel. No obstante, para alterarmos o quadro descrito no item anterior, preciso entendermos que qualquer que seja a modalidade esportiva que o cidado venha a optar, como fator de sade, de prazer ou mesmo na busca de resultados, este deve merecer uma ateno redobrada de profissionais formados e, ao mesmo tempo, de uma "formao de profissionais que desenvolvam conhecimento e pesquisas no sentido de propiciar a esse sujeito os benefcios que ele espera da prtica esportiva" (MOREIRA; PELLEGRINOTTI; BORIN, 2006: 188).

Adentrando na questo da formao profissional em esporte, acreditamos serem importantes algumas consideraes de cunho terico-epistemolgico quando o que est em jogo a formao e o desenvolvimento de nossas crianas. Com relao ao trabalho interdisciplinar, Moreira, Pellegrinotti e Borin (2006) salientam que a base epistemolgica pode ser conseguida por meio da teoria da complexidade, pois para os autores o profissional em esporte deve ser um educador na sua relao com os seus alunos e um pesquisador dos elementos que, por assim dizer, constituem a complexidade do fenmeno esportivo. Nas palavras dos autores:

Esse complexo universo da formao profissional em Esporte deve contemplar elementos, numa teia de integraes, que esto presentes nos sentidos de ensino, pesquisa e extenso a partir do fenmeno ser humano que pretende desenvolver conhecimento e prtica em esporte, como: Filosofia, Antropologia, Psicologia, Histria, Administrao, Pedagogia, Medicina, Fisiologia, Biomecnica, Anatomia, Testes e Procedimentos Estatsticos, Formas de Avaliao. Com esse suporte, por exemplo, devero aparecer pesquisas que, nas reas das humanidades, questionam os valores ticos da prtica esportiva, investiguem as razes, o porqu de determinadas comunidades serem afetas a determinados esportes [...] (MOREIRA;
PELLEGRINOTTI; BORIN, 2006: 188). Sendo assim, correto afirmar, como havamos salientado no incio deste ensaio, que o professor ou pedagogo em esporte um educador e, por ser um educador a pedagogia ter uma participao decisiva na facilitao de conhecimentos, de valores e no saber-fazer e no saber-compreender as atividades e os pressupostos ligados ao esporte, tanto para crianas quanto para jovens e adultos. O esporte enquanto fenmeno cultural e social apresenta-se numa complexidade organizacional, onde o todo e as partes se inter-relacionam (MOREIRA; PELLEGRINOTTI; BORIN, 2006). Isto significa dizer que o esporte formado pelo tecido da complexidade, o qual composto de diferentes variveis que, por sua vez, geram outras variveis - num espao de tempo o qual no podemos determinar - que se inter-relacionam e que no podem ser explicadas por uma matriz reducionista, mas sim, por uma matriz complexa. Outrossim, a complexidade traz em seu seio o desconhecido, o misterioso. A complexidade nos torna sensvel a enxergar as evidncias, antes imperceptveis, isto , a impossibilidade de expulsar a incerteza do conhecimento. O problema da complexidade no o de colocar a incerteza entre parnteses ou de fechar-se para um ceticismo generalizado, mas o de integrar profundamente a incerteza no conhecimento e o conhecimento na incerteza, para compreender a natureza da natureza (MORIN, 2003). Com efeito, a educao fsica e a pedagogia do esporte como um todo no devem se preocupar apenas em ensinar as tcnicas corretas do esporte; mas, serem uma rea que torne seus alunos sujeitos autnomos e emancipados nas questes corporais, nos valores morais e ticos. Santana (2005: 6) acrescenta que:

O pensamento complexo no exclui conhecimentos. Tampouco exclui o surgimento de crianas que chegaro ao esporte profissional. Trata-se de levantar o fato de que no d para reduzir a ao do pedagogo esportivo apenas considerao desses e de outros fatores sob o signo da racionalidade. H outras dimenses humanas, como a afetividade, a sociabilidade, o desenvolvimento moral, e toda uma srie de evidncias de complexidade relevantes [...].
Pensamos que o professor no trato com o esporte deve desenvolver uma abordagem mais complexa que se preocupe com a formao da criana e do adolescente, oportunizando novas experincias, criando condies para que o esporte se assuma como um valor de referncia na sade e no bem-estar de muitas crianas e jovens. Em outros termos, uma pedagogia e um esporte que esteja voltado para o novo enquadramento axiolgico de nossa sociedade na participao de crianas e adolescentes, refletindo, sobretudo, uma elevada significao existencial para todos aqueles que nele participam ou viro a participar. Ou, como salienta Bento (2004: 35): "estou a pensar em tudo quanto nos perfaz por dentro e por fora, nos pensamentos e atos, nos sentimentos e gestos, nos ideais e nas palavras, nas emoes e

reaes. Estou a pensar no Homem-Todo, na pessoa de fora e na expresso da sua beleza e grandeza na pessoa de dentro". Ou seja, uma viso de esporte que tenha como substrato o paradigma da complexidade que outras reas j reivindicam, e que consiste numa viso sistmica, ou seja, holstica que "consiga, atravs de um esforo de convergncia e de coexistncia, superar o passado (nem o negar ou ignorar) e incorporar toda a pluralidade e pluridimensionalidade do esporte dos tempos contemporneos" (QUEIRS, 2004: 196). Dito isto, devemos procurar ver a complexidade no como um conceito terico, mas como um fato da vida. "Por mais que tentemos, no conseguiremos reduzir essa multidimensionalidade a explicaes simplistas, regras rgidas, frmulas simplificadoras ou esquemas fechados de idias" (MARIOTTI, 2000: 87). Neste sentido, o paradigma complexo resultar do conjunto de novas concepes, de novas vises, de novas descobertas e de novas reflexes que vo se reunir . Segundo Morin (2005: 77 [grifo nosso]): "Estamos numa batalha incerta e no sabemos ainda quem ser o vencedor". O pensamento complexo resulta da complementaridade das vises de mundo linear e sistmica; essa abrangncia possibilita a elaborao de saberes e prticas que permitem buscar novas formas de entender a complexidade dos sistemas naturais e de lidar com ele, o que evidentemente inclui o ser humano e o esporte.

Qual o valor do esporte na sociedade contempornea? sabido que vivemos numa sociedade complexa e catica. A instituio famlia encontra-se, hoje, de "mos atadas" que, somado ao desaparecimento da socializao primria, mergulha numa profunda crise de valores sociais. neste ponto que entendemos o papel decisivo do esporte, juntamente com a educao, na busca por princpios e valores sociais, morais e ticos. necessrio, portanto, buscarmos uma nova orientao a qual os valores do esporte, do jogo e da brincadeira, no permaneam apenas dentro das escolas ou dos clubes, mas que transitem para alm. Dessa forma, cabe ao professor de Educao Fsica criar condies para que o esporte seja assumido como um valor de referncia na incluso e no bem-estar, no apenas de crianas e jovens, como tambm de adultos e idosos (FLORENTINO; SALDANHA, 2007). Outrossim, no esporte, assim como na educao, o desenvolvimento dos valores tambm se faz importante e necessrio quando o que est em jogo a formao humana. sabido que o esporte apresenta um carter normativo e prescritivo em suas prticas, onde existam responsabilidades e direitos, quer tratamos do esporte no setor da educao, da sade, do lazer, da cultura ou do rendimento. O esporte comporta e deve assumir seu estatuto cultural e as obrigaes que esta circunstncia lhe impe, incluindo sua dimenso de tempo e espao (BENTO, 2004). No mundo contemporneo, diversos fatores interferem, pressionam e geram expectativas e tenses na vida social. De modo geral, tais fatores podem estar relacionados aos problemas que decorrem do avano cientfico e tecnolgico de nosso tempo. Convivemos com mudanas contnuas, crises paradigmticas, ausncia de valores morais e ticos, ou seja, vivemos e convivemos com a instabilidade, com o indeterminismo. Num mundo que se caracteriza, cada vez mais, pela complexidade podemos nos questionar que tipo de educao e de esporte dever permear nossa sociedade complexa e de valores to mutveis. Nas palavras de Roitman (2001: 147):

O grande desafio que se nos apresenta e dever ser enfrentado por todos ns, nesse perodo de grandes mudanas tecnolgicas, com novos padres de comunicao, em uma globalizao unificadora das sociedades, em meio a crises, competies, desencontros, quebras de valores e instabilidade, o de educar sem perder a perspectiva do humano.

manifestaes de cultura corporal de movimento na contemporaneidade, todas elas aglutinando o exerccio fsico a uma prtica socializante. Para Angelo Vargas, o esporte uma instituio privilegiada em que o mito, a sociedade e a prpria humanidade se inscrevem de forma profunda, pois...

relacionados ao homem e sua necessidade de humanizar-se, tornando-se pleno e intrinsecamente inserido na trajetria histrica e cultural de seu povo . Atualmente so vrias as

Dessa forma, que contribuies caberiam ao esporte e educao fsica na formao humana de crianas e jovens? Podemos dizer que o esporte e sua prtica esto diretamente

nele esto inscritos a fora e a tcnica, o empenho e o desempenho, a aventura e o risco, a inteligncia e a intuio, o indivduo e o grupo, a sorte e o azar, o gnio e a equipe, a tica e a esttica, a moral e o imoral [...] resumindo: o desporto envolve o homem na plenitude de sua individualidade e de ser social (VARGAS, 1995: 123 [grifo nosso]).
No segredo para ningum o papel primeiro que o esporte representa, o de propiciar a vivncia do jogo, da comunicao, da cooperao, da sociabilidade, da competio, etc. esporte e homem esto interligados, um depende do outro; assim sendo, podemos dizer que o esporte "emerge de um campo absolutamente constitutivo da essncia humana : a necessidade fundamental de estar ativo, de agir e de se movimentar livre de exigncias e prescries, implicando a totalidade do homem (intelecto, emoes, sensaes e motricidade) [...]" (BENTO, 2004: 39-40 [grifo do autor]). Hoje, h uma nova orientao, por assim dizer, na qual as reas que se relacionam com o movimento humano - incluindo o esporte - no podem estar isoladas de seu contexto social, cultural e humanstico. De acordo com Queirs (2004), no se pode mais ignorar as mudanas que ocorrem no sistema social e no sistema tradicional do esporte, tendo em vista que o mesmo est inserido em uma mudana de valores, tal como outros sistemas parciais da sociedade contempornea. Para tanto, devemos buscar compreender quais os valores que regem o desenvolvimento do esporte na atual conjuntura social; qual o seu paradigma norteador no processo de mudanas axiolgicas as quais estamos vivendo contemporaneamente. Os sistemas sociais, como um todo, e os diferentes sistemas sociais em particular, desenvolvem-se a partir de uma ordem dominante de valores ou de diferentes valores ao longo de nossas vidas; valores, estes, que derivam do tipo e das caractersticas comunicacionais de cada agrupamento pertinente ao "sistema-mundo" (FLORENTINO, 2006b; FLORENTINO; SALDANHA, 2007). Portanto, podemos pensar que se todo e qualquer processo de formao do ser humano visa o aperfeioamento ou o desenvolvimento pleno, no somente das crianas e jovens, mas do grupo e da sociedade como um todo, ento, o esporte enquanto atividade social, desenvolvido luz de princpios e referenciado por objetivos, tambm se v pautado por um quadro de valores, de mensagens e de comunicaes que sero importantes para a prtica pedaggica em educao fsica e esporte (QUEIRS, 2004). Em face do que foi exposto fica claro a necessidade de o professor ou pedagogo em esporte perceber e considerar o ser humano como um todo, no desprezando e nem negando a sua individualidade, as suas diferenas e, muito menos, a sua complexidade. Devemos enquanto pedagogos em esporte enfatizar o esporte como um projeto axiolgico, embasado em valores que atingem o seu objetivo maior, qual seja, o de reforar o seu carter educativo e renovador no que tange, acima de tudo, ao esporte para crianas e jovens (BENTO, 2004). Portanto, uma das formas de se alcanar este objetivo pensarmos numa prtica educativa do esporte orientada por um vis inclusivo, que vise promoo de atividades recreativas, formativas e sociais. Uma prtica que (re)construa valores, tais como: responsabilidade, respeito ao prximo, respeito s regras, desenvolvimento da personalidade, da tolerncia, da integrao e convivialidade. E para que isso ocorra preciso que o professor acredite na mudana, zele por uma coerncia total entre suas idias e suas aes na prtica educacional;

busque contedos e uma metodologia de ensino dinmica. Em suma, uma aprendizagem formativa que faa do seu aluno um ser pensante, autnomo, criativo e crtico. Ainda em relao ao papel do professor e do prprio esporte na educao e formao pessoal de crianas e adolescentes, Bento com propriedade acrescenta que:

Ora o esporte pedaggico e educativo quando proporciona oportunidades para colocar obstculos, desafios e exigncias, para se experimentar, observando regras e lidando corretamente com os outros; quando fomenta a procura de rendimento na competio e para isso se exercita, treina e reserva um pedao da vida; quando cada um rende o mais que pode sem sentir que isso uma obrigao imposta do exterior [...] educativo quando no inspira vaidades vs, mas funda uma moral do esforo e do suor, quando socializa crianas e jovens num modelo de pensamento e vida, assente no empenhamento e disponibilidade pessoais para a correo permanente do erro [...] embora no seja uma panacia, o esporte funciona como um plo que reala os valores da cidadania e do trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que combate frontalmente fenmenos destrutivos que caracterizam a nossa sociedade, Tais como droga, violncia e criminalidade. Sobretudo porque ensina e comprova que todos podem fazer alguma coisa por si prprios (BENTO, 2004: 54-55).
Em suma, o esporte enquanto fenmeno social, rico em sentidos e significados, no est "desobrigado de ser um campo de educao. De ser um fator de qualificao da cidadania e da vida" (BENTO, 2004: 54), como bem havamos salientado ao longo deste ensaio. No obstante, no podemos deixar de comentar e de fazer meno - afinal foi um dos objetivos propostos que a finalidade do esporte a de "irritar" (no sentido de provocar uma mudana), de corroborar, de fazer o ser humano uma pessoa nica, inseparvel. Em outros termos, a misso do esporte em nossa opinio fazer perceber o homem enquanto sujeito e no como um simples objeto; faz-lo dar-se conta de sua totalidade e complexidade (fsica, moral, esttica e espiritual).

Consideraes finais
Neste ensaio procuramos tratar de um conjunto de temas que, a nosso ver, esto diretamente relacionados com o esporte para crianas e adolescentes; em particular, pensamos que os objetivos propostos ao longo do trabalho contribuem para um possvel e rico debate, principalmente no mbito da pedagogia do esporte. Com efeito, so estes os principais apontamentos: 1. O esporte constitui-se num amplo espao de formao e educao, tendo em vista sua potencialidade em proporcionar oportunidades (em diferentes formas) para a formao e desenvolvimento da conduta humana; 2. Devemos, enquanto professores e pedagogos em esporte, buscar novos mtodos, novas maneiras de ensinar em nossas aulas para atingirmos o objetivo proposto, qual seja, um ensino do esporte que respeite a individualidade e a complexidade de cada aluno; 3. Isto posto, preciso refletir sobre uma pedagogia e um esporte que esteja voltado para o novo enquadramento axiolgico de nossa sociedade na participao de crianas e adolescentes. O pedagogo em esporte deve investir numa educao com base no paradigma da complexidade; 4. Ao se tratar do esporte, devemos procurar trabalhar a competio de forma mais pedaggica, buscando sempre um equilbrio entre o racional e o sensvel (SANTANA, 2005);

5. O esporte pedaggico e educativo quando proporciona oportunidades, desafios e exigncias; quando socializa as crianas num modelo de pensamento mais complexo, abrangente e flexvel, que perceba o todo, as perspectivas e o contexto social e cultural do indivduo; 6. O professor, tendo conscincia da ferramenta valiosa que possui em suas mos (o esporte), deve aprofundar o desenvolvimento de atitudes afetivas e coletivas, fazendo com que seus alunos (no importando a raa, o credo, o gnero) reconheam e respeitem sem discriminao, as caractersticas pessoais, fsicas, sexuais e sociais do prximo. Devemos pensar numa prtica pedaggica que minimize a excluso; em outros termos, uma prtica que negue as desigualdades que acabam inviabilizando o trabalho do professor com seus alunos; 7. No jogo podem ser adquiridos valores (como bem dissemos ao longo do trabalho). Valores, estes, que servem de base para a vida pessoal, contribuindo para a concretizao dos princpios bsicos que devem reger a educao fsica e o ensino do esporte: a busca pelo verdadeiro; a adeso moralidade, percebendo e buscando aquilo que nos enobrece e rejeitando aquilo que ruim (BENTO, 2004); 8. No esporte devemos trabalhar nas crianas o costume de assumir responsabilidades, de aceitar e cumprir regras e tarefas estabelecidas; 9. Por fim, se considerarmos que estamos perante uma sociedade em que h uma crise dos valores morais e sociais, os quais nos conduzem muitas vezes a uma situao de incerteza e insegurana, especialmente, segundo Queirs (2004), entre grupos de jovens que necessitam, por assim dizer, de um novo rumo no caminho da valorizao, das certezas e da incluso social, neste sentido o papel que o esporte deve representar, o de agente, um meio ambiente ou entorno, possibilitador de novas mensagens e de comunicaes que venham alterar, provocar a construo de um novo enquadramento axiolgico nos diferentes grupos ou sistemas sociais!

Notas
Segundo o Novo Dicionrio Aurlio - Sculo XXI, o verbo randomizar pode significar casualizar, acidentalizar, ou aleatorizar. De random, em ingls, derivam o verbo randomizar, e seu particpio randomizado, e o adjetivo randmico. At random significa aleatrio, palavra derivada de igual vocbulo latino, com o significado de fortuito, casual, acidental, dependente de fatores incertos e sujeitos ao acaso. 2. ENRILE, E. Dizzionario dello sport. Paoline: Milano, 1977. 3. Aqui o termo paradigma est sendo utilizado no sentido proposto por Thomas Kuhn, em seu livro: A estrutura das revolues cientficas, 1962. Kuhn coloca que, nos diversos momentos histricos e nos diferentes ramos da cincia, h um conjunto de crenas, vises de mundo e de formas de trabalhar, reconhecido pela comunidade cientfica, configurando o que ele denomina paradigma. 4. At o incio do sculo XX, a maior parte das cincias tinha como modo de conhecimento a reduo (do conhecimento de um todo pelo conhecimento das partes que o compem), como conceito-chave o determinismo, ou seja, a ocultao do acaso, do novo, e a aplicao da lgica mecnica da mquina aos problemas vivos, humanos e sociais. 5. GRANGER, Gilles-gaston. Introduo. In: DESCARTES, Ren. So Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os Pensadores). 6. Morin (2005), em seu livro Introduo ao pensamento complexo, sugere uma relao muito interessante entre os significados e sentidos que podem ser referidos ou atribudos s expresses racionalizao e racionalidade. Para ele a racionalidade o dilogo incessante entre nosso esprito que cria e (re)cria estruturas lgicas e que as aplica sobre o mundo fenomnico. No obstante, Morin salienta que devemos perceber que, quando esta lgica insuficiente, temos de admitir que nosso sistema lgico insuficiente. J a racionalizao consiste em querer encerrar a realidade num sistema corrente e tudo o que contradiz este sistema coerente desviado, ou seja, posto de lado. 7. O pedagogo em esporte o professor de educao fsica propriamente dito, isto , o agente responsvel pela formao pessoal de crianas e jovens, estando apto a debater sobre questes complexas no concernente aos fenmenos ser humano e esporte. 1.

Referncias BENTO, Jorge Olmpio. Novas motivaes, modelos e concepes para a prtica desportiva. In: BENTO, Jorge Olmpio (Org.). O desporto do sculo XXI: os novos desafios. Oeiras: Cmara Municipal de Oeiras, 1991. p. 113-146. _______. Desporto para crianas e jovens: das causas e dos fins. In: GAYA, Adroaldo; MARQUES, Antnio; TANI, Go. Desporto para crianas e jovens: razes e finalidades. Porto Alegre: UFRGS, 2004. p. 21-56. BRACHT, Valter. Esporte, histria e cultura. In: PRONI, Marcelo W.; LUCENA, Ricardo (orgs.). Esporte: histria e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 191-206. _______. Sociologia crtica do esporte: uma introduo. Iju: Editora Uniju, 2005. CAPRA, Fritjof. A teia da vida. So Paulo: Cultrix, 1996. DESCARTES, Ren. Discurso do mtodo. Lisboa: Guimares, 1997. 76 p. FLORENTINO, Jos A. Niklas Luhmann e a teoria social sistmica: um ensaio

- Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas, PUCRS, Porto Alegre. 2006a. _______. Qual o valor do esporte?. Zero Hora, Porto Alegre, 07 out. 2006b. Artigo, p. 23. _______. Qual o verdadeiro compromisso assumido?. Zero Hora, Porto Alegre, 10 jun. 2007a. Artigo, p. 20. _______. Muito alm do espetculo. Zero Hora, Porto Alegre, 24 de jun. 2007b. Artigo, p. 22. FLORENTINO, Jos A.; SALDANHA, Ricardo Pedrozo. Esporte educao e incluso social: reflexes sobre a prtica pedaggica em educao fsica. Revista Lecturas Educacion Fisica y Deportes, Buenos Aires, ano 12, n. 112, set 2007. Disponvel em: http://www.efdeportes.com/efd112/esporte-educacao-einclusao-social.htm. Acesso em: 12 set. 2007. FREIRE, Joo Batista. Pedagogia do futebol. Campinas: Autores Associados, 2003. GAYA, Adroaldo. A reinveno dos corpos: por uma pedagogia da complexidade. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n. 15, p. 250-272, jan/jun 2006. HOMEM, Francisco Teixeira. O direito ao desporto: lazer ou rendimento? Revista Desporto, ano VII, n. 4, p. 24-27, out/dez 2003. KUHN, Thomas S. A estrutura das revolues cientficas. So Paulo: Perspectiva, 2000. MARIOTTI, Humberto. As paixes do ego: complexidade, poltica e solidariedade. So Paulo: Palas Athena, 2000. 356 p. MENDES, Maria Isabel Brando de Souza; NBREGA, Terezinha Petrucia da. Corpo, natureza e cultura: contribuies para a Educao. Revista Brasileira de Educao, Rio de Janeiro, n. 27, p.125-137, set/dez 2004. MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A inteligncia da complexidade. So Paulo: Peirpolis, 2000. MORIN, Edgar. Introduo ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005. _______. Edgar. O mtodo I: a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2003. MOREIRA, Wagner; PELLEGRINOTTI, dico Luiz; BORIN, Joo Paulo. Formao profissional em esporte: a complexidade e a performance humana . In: TANI, Go; BENTO, Jorge Olmpio; PETERSEN, Ricardo Demtrio de Souza (Orgs.). Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 185-192.

sobre a possibilidade de sua contribuio s polticas sociais, exemplificada no fenmeno "rualizao". 2006. 204f. Dissertao (Mestrado em Cincias Sociais)

NEVES, Clarissa Eckert. Baeta; NEVES, Fabrcio Monteiro. O que h de complexo no mundo complexo? Niklas Luhmann e a teoria dos sistemas sociais. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n. 15, p. 182-207, jan/jun 2006. PADIGLIONE, Vincenzo. Diversidad y pluralidad en el escenario deportivo. Apunts: educacin fsica y deportes, v. 41, p. 30-35, 1995. QUEIRS, Paula. Por um novo enquadramento axiolgico na participao de crianas e jovens no desporto. In: GAYA, Adroaldo; MARQUES, Antnio; TANI, Go (Orgs). Desporto para crianas e jovens: razes e finalidades. Porto Alegre: UFRGS, 2004, p. 187-198. RANDOMIZAR. In: FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio Aurlio - Sculo XXI. Positivo, 2004. 2120p. ROITMAN, Riva. A dimenso poltico-pedaggica da Educao Fsica. In: VARGAS, Angelo Luis. Desporto e tramas sociais. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. p. 145-153. SANTANA, Wilton Carlos de. Pedagogia do esporte na infncia e complexidade. In: PAES, Roberto Rodrigues; BALBINO, Hermes Ferreira. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 1-23. SOUSA SANTOS, Boaventura. Pela mo de Alice: o social e o poltico na psmodernidade. So Paulo: Cortez, 1997. STIGGER, Marco Paulo. Educao fsica, esporte e diversidade. Campinas: Autores Associados, 2005. VARGAS, Angelo Luiz de Sousa. Desporto, fenmeno social. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

Вам также может понравиться