Вы находитесь на странице: 1из 7

Buscar

fev 2009

26

Kanban
por admin em Metodologias geis (10) comentrios

site Locaweb
Acesse o site www.locaweb.com.br

Nos ltimos meses tem-se falado bastante sobre Kanban, e em como as prticas de administrao de produo podem ser aplicadas a desenvolvimento de software. David Anderson em suas palestras no Agile 2008 e no Falando em Agile apresentou algumas dessas ideias, que esto atualmente sendo aplicadas na Locaweb. Antes, vale uma introduo ao tema. Kanban (literalmente carto visual) uma metodologia de produo que utiliza controles visuais (cartes) como sinalizadores de estoque ou status de uma determinada etapa do processo. Os cartes podem ter diversos significados: problemas, ateno, quantidades em falta ou em excesso etc. o Kanban que permite a aplicao dos conceitos de Just-In-Time (produo somente do necessrio, na quantidade necessria e no momento necessrio, sem estoques ou desperdcios) da metodologia Lean. Um bom exemplo de Kanban aplicado ao dia-a-dia o apresentado por David Anderson: em uma visita a um lugar turstico no Japo, Anderson observou que na entrada eram distribudos cartes em branco, sem nenhuma instruo ou nmero de controle. Esses cartes eram recolhidos na sada, e re-aproveitados para nova distribuio. A explicao: mais do que controlar a quantidade total de pessoas que entram, os cartes eram usados para controlar a quantidade de pessoas que estavam no lugar naquele exato momento ou seja, a falta de cartes indica que h muitos turistas visitando o lugar e que deve-se diminuir o fluxo de entrada. Na rea de software, esse conceito est sendo usado para o mesmo propsito controlar o fluxo de funcionalidades (histrias) em desenvolvimento.

webcast
Eventos Anteriores

entrevistas
Conversando com gente que faz

revista Locaweb
Nas bancas Edio 29
Twitter turbinado Sem domnio Overlay

Outras edies

Quadro de Kanban
O primeiro passo definir a ferramenta a ser usada para a aplicao do Kanban. Com um simples quadro branco e post-its ou cartes j possvel criar um controle de fluxo de histrias buscando 100% de eficincia. O quadro deve conter colunas para identificar os diversos status de uma histria (ex: No Iniciado, Em Andamento, Impedimento, Em Publicao, Concludo). Observao: quanto menos status houver, mais fcil de manter o quadro; adicionem somente os status que no dependem da prpria equipe resolver (ex: equipe no tem acesso de publicao em produo).

+ blogs da Locaweb
Blog Locaweb Status Blog Press Releases Locawebers

receba novidades por email


E-mail

#13elw: assista online!

Antes de comear a falar sobre Kanban, vale fazer um comparativo: muito comum equipes usarem planilhas ou sistemas para controle dos sprints. Apesar de serem boas ferramentas, muitas vezes no temos feedbacks visuais de como o sprint est andando. Com isso, possvel no percebermos que o sprint est dessa forma:

categorias
Atendimento
(52) (3)

Conversando com gente que faz Estatsticas site Locaweb Eventos Geral
(113) (98) (4)

Experincia do Usurio
(401) (13) (237) (64)

Internacional Marketing Produtos IaaS PaaS SaaS

Metodologias geis
(388) (33) (71) (159)

Recursos Humanos Tecnologia Webcast


(243) (26)

(22)

vdeos Locaweb
Data Center

O primeiro passo definir uma ordem de prioridade das histrias, deixando claro de alguma forma qual a histria mais importante que deve ser a primeira a ser desenvolvida.

posts recentes
Cloud Server Pro com preos reduzidos at 40% de desconto! Vem a a RubyConf Brasil 2011 by Locaweb! Turbine sua Hospedagem de Sites com Cloud Hosting WebStore: melhore a organizao dos seus produtos Com patrocnio exclusivo Locaweb, Info lana especial sobre Steve Jobs

Em seguida, ao primeiro dia do sprint, a equipe puxa a primeira histria e a coloca como Em Andamento:

posts arquivados

Na figura acima notem que adicionamos um trao que delimita o tamanho do espao Em Andamento. Essa limitao na verdade o segredo de todo o processo: como nesse espao cabem um e somente um post-it, na prtica limitamos a uma e somente uma nica histria em desenvolvimento. O simples fato de criarmos essa limitao fsica faz com que eliminemos alguns dos principais desperdcios Lean trabalho no terminado, troca de tarefas etc.

Impedimentos
Uma boa metfora para um quadro de Kanban compar-lo com uma mquina qualquer, que transforma matria-prima (histrias) em produtos (funcionalidades). Quando a mquina tem algum problema, normalmente uma luz vermelha acesa, indicando qual o problema e que algo deve ser feito para resolv-lo. Da mesma forma, podemos transpor essa ideia para o quadro. Caso haja algum problema que impea o andamento da histria, a equipe pode acender a luz vermelha com um post-it vermelho acima da histria para indicar a todos que o problema existe e ainda no foi solucionado. Alm disso, importante movimentar a histria para a coluna Em Impedimento a razo disso liberar espao para a equipe puxar uma nova histria Em Andamento enquanto o impedimento no for resolvido. Importante: esse procedimento s deve ser feito se o impedimento for algo que depende de terceiros e no pode ser resolvido no momento; se a prpria equipe puder resolv-lo, a histria deve continuar Em Andamento.

De forma anloga, o status Em Publicao segue a mesma ideia: s deve ser usado se a publicao em produo depender de terceiros; se a prpria equipe tiver acesso produo, a histria deve continuar Em Andamento. Uma observao: caso as histrias devam ser armazenadas para a publicao de um release futuro, importante mostrar isso no quadro, aumentando o limite de acordo com a necessidade; muitos post-its armazenados podem indicar que o release est com muitas funcionalidades e que talvez deva ser publicado antes do previsto.

Feedback Visual
Com o Kanban em funcionamento, possvel comear a ler algumas informaes. No exemplo abaixo, as trs histrias que estavam no backlog no incio foram consumidas pela fila, e os espaos em branco indicam que a equipe parou o sprint por falta de novas histrias.

O exemplo abaixo mostra uma situao crtica no Kanban: a histria Em Andamento deveria ser movida para Em Publicao (ou Em Impedimento), mas no h espao para esse movimento:

A soluo para essa situao publicar a histria Em Publicao, ou remover o impedimento o mais rpido possvel. Caso nenhum desses dois seja possvel realizar no momento, vale reunir a equipe e analisar o sprint por que o impedimento no pode ser resolvido naquele momento? Por que a histria no pode ser publicada naquele momento? O que fazer para que a mquina no pare novamente? Devemos repensar esses limites (ex: duas histrias na fila de publicao)?

Com o impedimento resolvido, importante guard-lo em um espao reservado, para analisar qual a raiz daquele problema e o que deve ser feito para que no ocorra novamente. Na prtica, qualquer informao que passar pelo quadro serve como pauta para a Reunio de Retrospectiva de Sprint. Eis um exemplo de um Kanban com problemas:

Os problemas que podemos identificar: Muitas histrias em andamento, gerando desperdcios; Muitas histrias em publicao, gerando atraso e acmulo de trabalho; Nenhuma histria foi finalizada ainda, apesar de todo o trabalho em andamento; Muitas atividades off-sprint, o que indica que a equipe est ocupada com atividades gerais (chamados, correes de bugs em produo etc); Muitos impedimentos O que fazer para evit-los? Histrias canceladas Por que foram canceladas? Por que eram prioritrias antes? Como fazer para evitar essa situao? Como fazer para identificar histrias que deveriam ter sido canceladas e acabaram sendo implementadas, gerando desperdcios e complexidade? Por fim, o quadro de Kanban pode ser usado para diversas outras informaes que a equipe achar relevante:

Estamos implantando essas ideias em diversas equipes na Locaweb, e o resultado tem sido excelente. Em um prximo post daremos algumas dicas do que andamos observando. At l!
compartilhe: Link deste post Tags: Kanban

Comentrios (10)

david de assis uchoa disse:


14 de abril de 2009 s 18:47

estou fazendo o curso de tecnologo na area de logistica, e tenho que realizar um trabalho sobre kanban, com o resultado pratico dessa tecnica em alguma empresa como exemplo, pesquisei em alguns sites e achei muito esclarecedor os graficos e o conteudo.obrigado por dispor o seu conhecimento da area. Podcast 3: Scrum e relaes trabalhistas .Net Architects Podcast disse:
16 de julho de 2009 s 20:51

[...] Kanban no Agil blog (Portugus) [...]

CDANIEL Arajo disse:


3 de maro de 2010 s 11:45

Estou assumindo alguns projetos na empresa onde trabalho e gostaria de implementar a metodologia SCRUM. Uma dvida que tenho sobre o uso do Kanban, como ferramenta de trabalho sobre o off-sprint. Tenho muitas interrupes durante o trabalho, no por conta das atividades do sprint e sim para resolver assuntos que no esto relacionados com o product backlog, mesmo assim, devo mostrar isso no quadro? De forma geral, tenho que expor ao quadro todas as atividades que no correspondem as relacionadas em andamento?

alexandre disse:
1 de outubro de 2010 s 16:38

muito boo texto, a ilustrao e o contedo. Obrigado por compartilhar. Abrao

Luis Cesar disse:


11 de janeiro de 2011 s 17:36

Boa tarde, gostaria de saber se tem como eu alterar um codigo fonte do plugin do Kanban de acordo com minha forma de administrar as tarefas, conforme abaixo: hoje possuo varios projetos dentro do Redmine, porem o kanban relacionado com o projeto, e eu gostaria de relaciona-lo com as tarefas, independente do projeto. A inteno saber onde cada integrante da equipe est alocada e quais os status das tarefas. Alguem pode me dar um caminho ? abrao

Rodrigo Hortenciano disse:


11 de janeiro de 2011 s 18:13

Ol Luis! Existem alguns plugins que podem ajudar, porm no temos como garantir sua

eficcia e infelizmente no podemos indicar um mais adequado. Atencisoamente,

Odair disse:
23 de maio de 2011 s 17:48

Muito bom o artigo, ajudou e muito no meu estudo sobre ele. Agora vou aplicar na prtica, e desenvolver algo em cima disto.

felipebastosweb disse:
4 de agosto de 2011 s 23:08

artigo e exemplos esto timos.

Joelmir Patriota disse:


23 de setembro de 2011 s 17:43

Muito obrigado pelas ilustraes, foram bastantes claras e objetivas. Estava precisando saber a respeito sobre o Kanban, um resumo a ser feito para ser entrega a uma professora de Gerencia de Projeto de Software. Muito obrigado! Meus parabns!

Elson Barbosa disse:


15 de abril de 2009 s 13:38

Legal David, se tiver dvidas especficas pode escrever pra c. E boa sorte no teu trabalho. Abraos, Elson

Deixar um comentrio
Nome (requerido)

E-Mail (requerido) (no ser publicado) Website

Mensagem

tag cloud
blog Call Center cliente cloud cloud computing computao em nuvem Comrcio Eletrnico Data Center Desenvolvedores Desenvolvimento Desenvolvimento de Software Design design de interao e-

.NET arquitetura de informao Atendimento

commerce e-mail marketing evento Hospedagem Internet linguagens de programao Linux Locaweb loja virtual microsoft novidade PABX Virtual

Prodis rails Revenda ruby ruby on rails scrum seo Tecnologia telecom Testes usabilidade voip Webcast WebDesk WebStore windows XP
Copyright 1997 - 2011 Locaweb Servios de Internet S/A. Todo o contedo deste site de uso exclusivo da Locaweb.

Вам также может понравиться