Вы находитесь на странице: 1из 7

Como utilizar sua webcam para criar um sistema de vigilncia caseiro!

Para que se preocupar com a segurana de seus itens pessoais se possvel criar um sistema de vigilncia com pouqussimos recursos?
Por Renan Roesler Hamann em 31/3/2010

Se voc est desconfiado de que algum anda mexendo nas suas coisas, mas no faz ideia de quem seja, nem tem provas suficientes para acusar algum, sabe que seria maravilhoso criar um sistema de vigilncia interna caseiro, para ficar de olho no seu quarto enquanto voc est fora de casa. Ento aproveite este passo a passo do Portal Baixaki para aprender a criar uma rede de proteo vigiada por cmeras! Ela controlada por um software simples, porm muito completo e que pode oferecer timos resultados.

Pr-requisitos
No so necessrios grandes recursos para a criao do sistema de vigilncia, tudo o que o usurio precisa para criar o mecanismo de uma webcam e de um software de captura de vdeo. Com este tutorial, o Baixaki ensina voc a utilizar o programa Vitamin D Video para cuidar de seus bens e pegar no flagra os espertinhos.

Adicionando cmeras ao sistema


Assim que instalado o software, o usurio poder comear a utiliz-lo. Conecte a webcam ao computador e instale o dispositivo antes de iniciar o programa de captura pela primeira vez. Somente aps ter instalado todos os dispositivos de captura que indicado o uso do Vitamin D Video. O primeiro passo a ser realizado a adio da cmera ao sistema do Vitamin D. Para isso basta clicar sobre o boto Tools (Ferramentas) e em seguida em Add camera. aberta uma nova janela com opes de escolha de cmera. Selecione a sua cmera em Camera type e em seguida clique em Next para avanar.

A tela sequente dever mostrar a imagem que est sendo capturada pela cmera naquele determinado momento, em tempo real. Se a imagem aparecer, ento voc pode clicar em Next novamente para que seja possvel prosseguir nas configuraes.

Camera location (Localizao da cmera) um campo para que voc coloque um nome nas cenas capturadas. Por exemplo, se a cmera ficar na cozinha o indicado que seja aplicado o nome cozinha, se estiver no corredor, coloca-se corredor e assim por diante. Isso feito, clique sobre Next e em seguida em Finish (Finalizar).

Terminadas as configuraes de localizao da cmera, chegou a hora de acertar tambm as gravaes que sero feitas pelo Vitamin D. lgico que possvel orden-las como constantes e ininterruptas, mas indicado, principalmente para usurios que no possuem um HD dedicado para o servio, que sejam feitos alguns ajustes.

Configurando as gravaes

Inicialmente necessrio estabelecer uma rotina de eventos para o acionamento da cmera e das gravaes. Clicando sobre o boto People inside my region in NOME DA CMERA e em seguida sobre Edit rule (Editar regra), voc direcionado para uma nova tela de opes. Em Look for (Buscar por) possvel escolher entre pessoas (People) ou objetos (Any object). Caso seja selecionada a opo pessoas, apenas seres humanos ativam a gravao do Vitamin D. J se for liberado para qualquer objeto, todo movimento captado ativa a gravao. H tambm a opo Ignore objects smaller than (Ignorar objetos menores que), para que seja estabelecido um tamanho mnimo de objetos para a ativao.

That are (Que sejam) possibilita uma srie de outras configuraes condicionais para as gravaes. Moving objects that are (Objetos em movimentos que estejam): Anywhere (Em qualquer lugar, ou seja, em qualquer regio capturada pelas lentes da cmera). permitida a criao de condies para a movimentao dos objetos que estejam na rea de alcance da cmera. Criando uma regio de acesso, voc delimita se o dispositivo ativado quando algo ou algum entra ou sai da rea determinada. Tambm possvel delimitar uma porta a ser utilizada com base.

Outra opo interessante Crossing a boundary (Cruzando um limite). Nela o usurio cria uma linha virtual e estabelece uma direo de ativao. Por exemplo, havendo uma linha vertical com a seta para a direita, sempre que algum objeto cruzar essa linha para o lado direito, a cmera ativar o modo de gravao.

O segundo conjunto de regras a ser estabelecido relacionado ao perodo de utilizao do sistema. As opes so Everyday (Todos os dias), Weekdays (Dias de semana), Weekends (Finais de semana) e Custom (Personalizado) - em que podem ser escolhidos os dias da semana ou final de semana.

Em seguida basta escolher os horrios. H a opo 24 horas por dia, que funciona de maneira ininterrupta; ou ento podem ser determinados horrios personalizados, para isso necessrio estabelecer um de ativao e outro de desativao.

Hora de verificar o que foi gravado


Clicando no boto da lupa na parte de cima da interface possvel assistir a todos os vdeos que foram armazenados pelo Vitamin D. Eles ficam divididos em fontes de captura e data de gravao.

Uma configurao que deve ser feita relacionada ao perodo de armazenamento e tambm ao espao mximo que os vdeos podem ocupar em disco. Em Tools e em seguida em Options surgiro as seguintes opes: To store video, dont use more than X GB (Para armazenar vdeos, no usar mais de X GB) e Temporarily keep all videos for up to X days (Manter vdeos temporariamente por X dias).

E para resultados profissionais?


Logicamente esses passos so indicados para quem quer fazer um sistema de vigilncia realmente caseiro. Se voc pretende criar centrais de cmeras mais indicado o uso de dispositivos profissionais de segurana, ligados a placas de captura de televiso e servidores dedicados para poder armazenar mais tempo de vdeo sem problemas.

Вам также может понравиться