Вы находитесь на странице: 1из 2

o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifcios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais

e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construo ou reforma. Sua atuao inclui a anlise das caractersticas do solo, o estudo da insolao e da ventilao do local e a definio dos tipos de fundao. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padres de qualidade e de segurana. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurana da edificao, calculando os efeitos dos ventos e das mudanas de temperatura na resistncia dos materiais. Ele tambm pode dedicarse administrao de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupao de um edifcio.

O mercado de trabalho
O mercado para o engenheiro est aquecido em todo o pas, e a expectativa melhorar ainda mais nos prximos anos. O bom momento atual reflexo do crescimento da economia
e de projetos do governo federal como o Programa de Acelerao do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida, que aumentou a oferta de imveis, o que beneficia o bacharel. Escritrios de arquitetura tambm costumam contratar o profissional para atuar no planejamento de projetos.

Salrio inicial: R$ 3.060,00 (6 horas dirias; fonte: Crea-SP).

O curso
Disciplinas como matemtica, fsica, estatstica, desenho e lgica so o forte do currculo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em clculo e desenho. H atividades em laboratrio e matrias das reas de administrao e economia que ensinam tcnicas e mtodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos trs anos finais, voc cursa disciplinas mais ligadas s reas de especializao escolhidas: estruturas, construo civil, hidrulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estgio obrigatrio, assim como um trabalho de concluso de curso.

O que voc pode fazer


Construo urbana

Projetar, construir e reformar prdios e grandes instalaes, como estdios esportivos, shopping centers e aeroportos.
Estruturas e fundaes

Projetar e edifi car fundaes e estruturas de madeira, ao ou concreto, que do apoio s construes, calculando o material necessrio e as dimenses da obra.

Gerncia de recursos prediais

Manter em ordem a infraestrutura de prdios e estabelecer padres de qualidade, ocupao e uso do espao.
Hidrulica e recursos hdricos

Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatrios, sistemas de irrigao, drenagem ou obras costeiras.
Saneamento

Fazer o projeto e construir obras de saneamento bsico, como redes de captao e distribuio de gua e estaes de tratamento de gua e esgotos.
Transportes

Projetar e construir obras de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrs e viadutos.

Вам также может понравиться