Вы находитесь на странице: 1из 2

Conceito de Gesto de Pessoas

A Gesto de pessoas contingencial e situacional, pois depende da cultura, da estrutura, das caractersticas do contexto ambiental, da tecnologia e processos internos utilizados na organizao entre outras variveis.

Objetivos da Gesto de Pessoas


O principal ativo das organizaes so as pessoas, com isso a empresa tem a necessidade de se tornar mais consciente e atenta aos seus funcionrios. As organizaes esto percebendo que se tiverem o retorno sobre os investimentos feitos a seus funcionrios a empresa podero crescer e dar continuidade aos planos futuros. A Gesto de pessoas nas organizaes a funo que permite a eficcia de seus funcionrios para alcanar os objetivos da empresas e individuais. As pessoas podem ampliar as foras de uma organizao, dependendo da maneira que so tratadas, dessa forma aumentando o desempenho e a eficcia organizacional.

Desenvolvimento de Pessoas
O desenvolvimento de pessoas est relacionado com a orientao para o futuro do funcionrio na organizao. Querendo significar as atividades de desenvolvimento pessoal relacionadas com os processos de formao da personalidade e da melhoria da capacidade para melhor compreender e interpretar o conhecimento focalizando na carreira futura e no apenas no cargo atual. Na abordagem tradicional o desenvolvimento gerencial era reservado somente para nveis mais elevados. Com a reduo da hierarquia os empregados passaram a ter maior participao nos cargos e maior preocupao com a qualidade e os clientes. Hoje as organizaes esto exigindo mais dos funcionrios fazendo com que todos procurem se desenvolver para atender as exigncias. Desenvolvimento de pessoas est relacionado diretamente com o desenvolvimento de carreiras. Carreira uma sequncia de cargos que uma pessoa ocupa durante a vida profissional. O seu desenvolvimento alcanado de acordo com o desempenho dos funcionrios alcanado atravs do desenvolvimento pessoal. O desenvolvimento de carreiras nas organizaes eram formalizados e voltados para as necessidades organizacionais, como uma preparao antecipada dos funcionrios para mudanas de mercados e nas organizaes. Recentemente esses planos passaram a atender as necessidades da organizao e das pessoas envolvidas. Hoje as organizaes esto atribuindo as responsabilidades pela administrao de carreira aos funcionrios envolvidos, oferecendo condies e suportes possveis para melhorar suas escolhas e serem bem-sucedidos.

Mtodos de Desenvolvimento de Pessoas


H muitos mtodos para o desenvolvimento de pessoas. Os Principais mtodos de desenvolvimento no cargo atual so: 1- Rotao de cargos: a movimentao das pessoas em vrias posies na organizao ajudando a expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades. 2- Posies de assessoria: a oportunidade dada a uma pessoa de trabalhar provisoriamente na superviso de um gerente em diferentes reas da organizao, sendo como assistente ou prestando assessoria direta. 3- Aprendizagem prtica: a tcnica de treinamento na qual se dedica a um trabalho para analisar e resolver problemas em certos projetos ou em outros departamentos. 4- Atribuio de comisses: So atribuies temporrias dada a uma pessoa para participar de comisses de trabalho, compartilhando da tomada de decises e aprender pela observao dos outros e pesquisar problemas especficos da organizao. 5- Participao em cursos e seminrios externos: Oferece a oportunidade de adquiris novos conhecimentos e desenvolver habilidades conceituais e analticas. Pode ser em forma de cursos formais ou seminrios. 6- Exerccios de simulao: Os exerccios de simulao incluem estudos de casos, jogos de empresas e simulao de papis. Pode- se utilizar experincias de outras organizaes para que se diagnostique e desenvolva as solues para os problemas 7- Treinamento fora da empresa: Utilizado para a busca de novos conhecimentos, atitudes e comportamentos que no existem na empresa. Um dos focos a importncia do trabalho em equipe. 8- Estudo de caso: Usado para a pessoa analisar e resolver um problema na organizao. Habilidades de anlise, comunicao e persuaso, so algumas das habilidades que se pode adquirir com este mtodo. 9- Jogos de empresas: So tcnicas de desenvolvimento nas quais as equipes competem umas com as outras tomando decises em situaes reais ou simuladas nas empresas. 10- Centros de desenvolvimento internos: So mtodos localizados nas empresas para expor os funcionrios a exerccios realsticos para desenvolver habilidades pessoais.

Referencia: Gesto de Pessoas Idalberto Chiavenato pg: 6; 8-9; 322 326.

Вам также может понравиться