Вы находитесь на странице: 1из 1

ARTIGO MATEUS BANDEIRA

Gesto pblica empreendedora


A formao de uma nova mentalidade empreendedora no Governo um dos elementos essenciais para o desenvolvimento de uma administrao pblica eficiente, com foco em resultados e orientada para a prestao de servios de qualidade que atendam as demandas da sociedade contempornea. E o que a sociedade deseja simples: governos que faam mais, melhor e custem menos. A prtica de boa governana pblica tem sido, inclusive, um tema atual nos debates sobre a reforma administrativa e gerencial do Governo Federal nos ltimos anos. Os efeitos da globalizao contribuem para uma certa presso pela modernizao da gesto pblica. Por outro lado, o uso cada vez mais intensivo da tecnologia da informao nos processos, aliado a crescente descentralizao administrativa, so claramente alguns dos elementos bsicos para um governo do futuro. Entretanto, a construo desse novo paradigma de gesto pblica empreendedora e voltada para resultados depende, fundamentalmente, da qualificao profissional das carreiras de estado e da formao de gestores e lideranas capazes de mobilizar os quadros de servidores em torno de objetivos comuns, favorecendo uma viso compartilhada da necessidade de mudana e alavancando, assim, a modernizao da mquina pblica. Isso implica a interveno do Estado no desenvolvimento de estratgias para a seleo e formao de gestores, bem como na criao de um ambiente propcio e favorvel mudana, baseado menos na hierarquia e mais na liderana, engajamento e meritocracia. Sob pena de se tornar cada vez menos atrativo em relao ao setor privado, o Estado precisa incentivar de forma sistemtica a qualificao profissional, atravs de programas regulares de educao continuada, seminrios para troca de experincias, programas de especializao e atualizao profissional em reas de gesto publica, planejamento governamental, gesto da tecnologia de informao e, mesmo, em programas de MBA, que podem oferecer uma formao de gesto mais abrangente e difundir uma abordagem de mercado, conceitos de business e instrumentos de gesto inovadores para executivos de alto nvel da administrao publica. Este assunto vem ganhando importncia crescente em diversos paises, que tm adotado estratgias

Mateus Bandeira Agente Fiscal do Tesouro do Estado, Graduado em Proc. Dados, Ps-graduado em Finanas Corporativas pela FGV e Gesto de Sistemas de Informao pela UFRGS e bolsista da Fundao Estudar cursando o MBA da Universidade Wharton na Pennsylvania.

variadas para o desenvolvimento de lideranas e formao de gestores pblicos como agentes de mudana. E essa reforma interessa no apenas aos Governos, mas a toda sociedade civil e ao setor empresarial, j que a melhoria da eficincia e o aperfeioamento da capacidade de gesto do aparelho estatal um fator crucial na promoo e conduo do desenvolvimento econmico, nico caminho para a reduo da desigualdade social. Afinal, a reduo do dficit pblico e a produo de supervit pelos Governos depende da disciplina fiscal, que por sua vez pressupe boa gesto, eliminao de despesas desnecessrias e aumento da produtividade dos servidores. Um exemplo importante da crescente preocupao e interesse do setor privado na modernizao da capacidade de gesto estatal o novo programa de bolsas de estudos da Fundao Estudar (www.estudar.org.br), uma entidade sem fins lucrativos, cujo objetivo conceder bolsas de estudos a jovens brasileiros que tenham claro potencial de liderana e de multiplicao de suas aes na sociedade. O programa lanado este ano exclusivo para funcionrios pblicos concursados, que tenham sido aprovados em cursos de psgraduao em administrao pblica, em escolas de primeira linha no exterior. O objetivo ajudar a formar gestores de alto nvel, que so ou sero responsveis pelo planejamento e pela execuo das polticas pblicas do Pas. Iniciativas como essa representam um avano importante em relao percepo do setor empresarial sobre a necessidade de uma gesto pblica eficiente, em linha com os desejos da sociedade. Programas como o da Fundao Estudar precisam ainda serem complementados pela ao do Estado e, no menos importante, encontrar profissionais altamente motivados e imbudos de um vigoroso esprito de servio pblico, igualmente dispostos a investir na sua carreira. Se o Governo do Estado for capaz de adotar essa idia e cumprir seu papel na elaborao de uma poltica estratgica de formao de executivos de alto nvel e com viso empreendedora para a Administrao Pblica Estadual, estar viabilizando a modernizao da capacidade de ao e gesto do Estado gacho e das finanas pblicas.

Finanas em linha Maro 2003

34385_p9a16.P65

14/03/03, 17:16

Вам также может понравиться