Вы находитесь на странице: 1из 5

Oxi, uma nova e devastadora droga se espalha pelo pas

Ele mais barato e agressivo do que o crack. E a cincia ainda tenta entender seus efeitos no organismo
Natalia Cuminale

Pedras Oxi na Polcia Federal de Rio Branco, Acre (Regiclay Alves Saady ) Desde a dcada de 1980, distante dos grandes centros brasileiros, o estado do Acre convive com a destruio produzida pelo oxi, uma mistura de pasta-base de cocana, querosene e cal virgem mais devastadora do que o temvel crack. A droga, vendida no formato de pedra, ao valor mdio de 2 reais a unidade, vem se popularizando na regio Norte e, agora, espalha sua chaga pelas cidades do Centro-Oeste e Sudeste. "Ela j chegou ao Piau, Paraba, ao Maranho, a Braslia, So Paulo e Rio de Janeiro", diz lvaro Mendes, vice-presidente da Associao Brasileira de Reduo de Danos. Uma amostra da penetrao da droga em So Paulo pde ser vista na ltima quinta-feira, quando a Polcia deteve, na capital, um casal que carregava uma pedra de meio quilo de oxi. Ao menos duas caractersticas da droga ajudam a explicar por que ela se espalha pelo pas. A primeira seu potencial alucingeno. Assim como o crack, o oxi pode estimular em um usurio o dobro da euforia provocada pela cocana. A segunda razo seu preo. "O crack no uma droga cara, mas o oxi ainda mais barato", diz Philip Ribeiro, especialista em dependncia qumica do Instituto de Psiquiatria da Universidade de So Paulo (USP). "Quando surge uma droga mais poderosa, mais barata e fcil de produzir, a tendncia que ela se dissemine", diz Ronaldo Laranjeira, psiquiatra da Univesidade

Federal de So Paulo (Unifesp). "Isso ocorre especialmente porque no se criou no Brasil at agora um sistema eficaz de tratamento de dependentes." O lado mais assustador do oxi talvez seja a carncia de dados sobre seu alcance no territrio brasileiro. Quem se debrua sobre o assunto, avalia que a droga atinge todas as classes sociais. "No h um perfil estabelecido de usurio: ela usada tanto pelos estratos mais pobres quanto pelos mais ricos da populao", diz Ana Ceclia Marques, psiquiatra da Associao Brasileira de Estudos de lcool e Outras Drogas (Abead). Tambm faltam estudos cientficos sobre sua ao sobre o ser humano. Por ora, sabe-se que, por causa da composio mais "suja", formada por elementos qumicos agressivos, ela afeta o organismo mais rapidamente. A nica pesquisa conhecida sobre a droga conduzida por lvaro Mendes, da Associao Brasileira de Reduo de Danos, em parceria com o Ministrio da Sade acompanhou cem pacientes que fumavam oxi. E chegou a uma terrvel constatao: a droga matou um tero dos usurios no prazo de um ano. Alm, claro, do risco de bito no longo prazo, seu uso contnuo provoca reaes intensas. So comuns vmito e diarreia, aparecimento de leses precoces no sistema nervoso central e degenerao das funes hepticas. "Solventes na composio da droga podem aumentar seu potencial cancergeno", explica Ivan Mario Braun, psiquiatra e autor do livro Drogas: Perguntas e Respostas. Por ltimo, mas no menos importante, uma particularidade do oxi assusta os profissionais de sade: a "frmula" da droga varia de acordo com "receitas caseiras" de usurios. possvel, por exemplo, encontrar a presena de ingredientes como cimento, acetona, cido sulfrico, amnia e soda custica - muitos dos itens podem ser facilmente encontrados em lojas de material de construo. A variedade amplia os riscos sade e dificulta o tratamento. Confira a seguir as informaes conhecidas sobre o oxi e uma comparao dele com o crack:

Crack ou oxi, sinnimos de morte


16/03/2011 (*Archimedes Marques)
Em recente pesquisa sobre o presente tema notei que alguns setores da imprensa brasileira identificaram o que seria uma nova droga tambm proveniente da cocana: o oxi. Tal droga seria uma espcie de crack piorado, vez que em sua composio qumica vrios outros produtos so adicionados pelos traficantes manipuladores no intuito de aumentar o lucro financeiro do seu comrcio, com o barateamento do produto que assim sempre melhor consumido pela classe mais pobre do nosso pas. fato cientfico que para se fabricar o crack, usada a pasta base da cocana que adicionada ao bicarbonato de sdio em propores equivalentes, manipulados com solventes, se transformam em espcie de pedra meio tenra de cor branca caramelizada. Assim, oficialmente o crack composto basicamente do lixo da cocana e do bicarbonato de sdio. J o oxi vai mais alm na sua insanidade. O seu nome de batismo deriva do verbo oxidar, vez que a borra da cocana ao ser diluda com o cido sulfrico e o cido clordrico, misturados e manipulados com a cal virgem, querosene ou gasolina, alm do prprio bicarbonato de sdio em combinao com o oxignio, realiza a transformao qumica, oxidando o produto tambm em forma de pedra, s que mais amarelo e bem mais nocivo que o crack. Em todos os artigos que escrevi sobre o crack sempre contestei a sua frmula qumica oficial que no existe em sua composio qualquer produto inflamvel. Em contra senso, observa-se perfeitamente que h na pedra do crack o cheiro inconfundvel de gasolina ou querosene, ademais alguns usurios me disseram que o odor e o gosto da fumaa inalada semelhante a pneu queimado, razo pela qual, sempre falei que a cal, o querosene ou gasolina, os cidos sulfrico e clordrico e o bicarbonato de sdio, alm da pasta base da cocana, fazem parte da composio qumica dessa droga, entretanto agora aparece o oxi como sendo o dono de tal frmula diablica. Em assim sendo, fica a dvida se os viciados brasileiros estariam consumindo o crack ou o oxi, o que, em absoluto no faz muita diferena. Parece no meu ver, apenas uma questo de nomenclatura. Crack ou oxi se confundem e representam a degradao humana, sofrimento e dor nas suas formas mais drsticas possveis. Crack e oxi tambm pode ser uma coisa s e a frmula que tanto descrevi e combati veementemente pode ser a exata em detrimento frmula oficial do crack originada dos EUA, h mais de trs dcadas atrs. A no ser que o crack dos norte-americanos seja diferente e menos perigoso que o nosso crack. A no ser que o nosso crack seja na verdade o oxi, um crack piorado, falsificado e abrasileirado como tantos outros produtos importados. Na verdade, sendo crack ou oxi, o usurio ao fumar toda essa parafernlia de produtos altamente nocivos e perigosos, aspira o vapor venenoso para dentro de seus pulmes, entrando em conseqncia na sua corrente sangunea. Como a droga

inalada na forma de fumaa chega ao crebro muito mais rpido do que a cocana ou de qualquer outra droga, causando tambm malefcios mais abrangentes para o usurio que sempre vicia a partir do seu primeiro experimento.

O usurio do crack ou oxi pode ter convulso e como conseqncia desse fato, pode lev-lo a uma parada respiratria, coma ou parada cardaca e enfim, a morte. Alm disso, para o debilitado e esqueltico sobrevivente seu declnio fsico assolador, como infarto, dano cerebral, doena heptica e pulmonar, hipertenso, acidente vascular cerebral (AVC), cncer de garganta e traquia, alm da perda dos seus dentes, pois o cido sulfrico presente na absurda frmula dessas drogas assim trata de furar, corroer e destruir a sua dentio. fcil de concluir que os problemas deixados pelo crack ou oxi em todas as reas sociais crescem em grandes propores e atingem em cheio o nosso povo, deixando rastros de lama, misria, sangue e lgrimas, em destaque, para a classe mais pobre do nosso pas, mais de perto, para os jovens menos avisados que se lanam nesse profundo poo de difcil retorno.

Вам также может понравиться