Вы находитесь на странице: 1из 15

Sbado, 1 de outubro 23h20 [GMT+ 1]

NMERO

46

Eu Por nada no mundo eu teria perdido um seminrio Philippe Sollers Ns ganharemos porque no temos outra escolha Agnes Aflalo

HIPTESES SOBRE ROUDINESCO meu direito, emitir hipteses - Sra. Roudinesco

Hiptese de Hlne Bonnaud. 1. Elisabeth Roudinesco defende seu direito hiptese. Parece-me que se trata mais do que uma hiptese, de uma construo. Ela explica em Libration que ela a fez a partir dos escritos de Lacan. Porque no? Mas isso no objeto de um conflito. Quando ns vamos procurar a formulao exata no texto propriamente dito, ficamos tocados pelo seu enunciado: (...) apesar de ele desejado um funeral catlico, ele foi enterrado sem nenhum ritual e na intimidade, no cemitrio de Guitrancourt. Para mim, trata-se de uma frase que implica um subentendido que vexatrio para a famlia. No se trata do direito de dizer, alis, to pouco do de maldizer, mas no que se ouve ( en ce quon entend) no que dito. Essa frase fere o que h de mais srio na morte, isto , a palavra, o respeito palavra. Ora, o que ns ouvimos a, justamente o que no est escrito, e que entrega sua mensagem de suspeita e de m f. Nisso, ela significa muito bem outra coisa alm de uma hiptese histrica. 2. E. Roudinesco desenvolve a tendncia aos delrios interpretativos da comunidade psicanaltica. Mas por que ser que ela no se pergunta at onde ela participa do dio que ela denuncia? Porque ela faz pouco caso da famlia de Lacan? Eis a uma questo. Ela gostaria de escrever a histria de Lacan sem

ligao com a famlia dele. Salvo no que diz respeito maneira de como ele teria sido enterrado? Em psicanlise isso tem um nome. a denegao.

Hiptese de Marie-Hlne Roch. A Sra. Elisabeth Roudinesco pede ao leitor, em nome de um direito intelectual, que aceite uma hiptese, isto , uma simples suposio sobre a vida privada de Jacques Lacan sem se preocupar com sua veracidade, por razes que so suas, sentimentais ou religiosas. Em psicanlise, se emite uma hiptese sobre seu prprio inconsciente e se paga por isso uma libra de carne. No um direito intelectual, um tributo. Reitero meu apoio a Judith Miller e a sua famlia.

Hiptese de Patrick Lambouley. A Sra. Roudinesco escreveu sobre Jacques Lacan: Ele desejou um funeral catlico. Ela qualifica o seu dizer de hiptese, no h do que se exaltar, ora. Mas no final de sua entrevista em Libration ela diz: Eu pensava que um significante era um significante e que nenhum relativismo cultural justifica que se negocie essa afirmao. Nenhuma qualificao, nenhum relativismo pode enfraquecer o enunciado: Ele desejou. CQD?

Hiptese de Jonathan Leroy. Ali onde Lacan fala s paredes, Roudinesco as limpa. Como grande amante do equilbrio e da limpeza, ela no sabe o que fazer com a mancha.

Hiptese de Claude Parchliniak. Em busca do equilbrio perdido: a bile de Batrice. Campe Batrice! As duas pginas repletas de fel que voc assinou em Libration contra a psicanlise de orientao lacaniana so levadas conta daquela que a ataca mais perfidamente! Em Lib, ns temos a experincia de certa discriminao num passado no to longnquo, com o Sr. Favereau. Mas aqui, diante da enormidade do subterfgio eu fico estupefata... Entretanto, Ba, voc tem sua carteira profissional de jornalista, voc mesmo diretora adjunta da redao, encarregada da revista, ento? O que aconteceu? Porque no fez sua enquete com Judith? Vocs so, entretanto vizinhas na Rua dAssas. Um paginador esqueceu de enquadrar o artigo e de escrever publicidade embaixo, como quer sua profisso quando se trata de publicidade de redao? Mas, ora, veja, estou pensando, voc dirigiu a obra As Umas de Libration (Les Unes de Libration) nas Edies Martinire? Haveria uma relao? Porque, Batrice, voc no reservou sua recusa a RAFAH? Duas pginas com uma grande foto de Rafah em Lib teriam sido muito teis para ajudar na sua liberao das masmorras srias onde ela est seqestrada. A sim, a foto teria charme...

Contra-Hiptese de Alfredo Zenoni. A primeira questo que me ocorreu foi da amplido de espao que Libration concedeu a essa entrevista. No seria para permitir a Roudinesco de afundar em uma srie de consideraes o que est realmente em causa (the point, como se diz em ingls) na ao empreendida por Judith Miller? Por intermdio da entrevista desliza o que se tornou agora uma hiptese, enquanto que no escapa a ningum que falar de hiptese um subterfgio. Libration tomou partido? Ser que ele ofereceria o mesmo espao ou simplesmente um lugar para Judith Miller?

Hiptese de Pierre Bosson. Voc est exagerando, Babette! Como voc eu tambm estive na cole freudienne de Paris e fui amamentado com o bom leite de Dolto e tive minhas aulas na Rua Cujas com a lanterna mgica de Boris! O que um intelectual? Verdiglione organizou um colquio sobre isso com os dissidentes soviticos, voc estava l? Cabea dura! Eu no freqentei os jesutas e no me recomendaria de nenhuma filiao intelectual pretensiosa... a Judith que voc ofende deixando subentender que ela traiu a vontade do seu pai! Eu estive com ele pouco tempo antes de sua morte, sou neuropsiquiatra e afirmo que ele tinha sua cabea. Deixa essa histria!

Hiptese de Marie-France Frerichs-Cigli. Coloquemos a hiptese, como E. Roudinesco, de que a psicanlise seja apenas uma disciplina intelectual como qualquer outra. Coloquemos a hiptese que tenhamos o direito, a obra de Lacan pertencendo a todo mundo, de pretender demonstrar_ o que no diz respeito em nada a famlia_ que Lacan tenha desejado um sepultamento catlico. Coloquemos a hiptese de que os psicanalistas sejam incapazes de ultrapassar seus delrios interpretativos, tendo algumas vezes atravessado episdios difceis, depressivos, reativos ou violentos. Ns teremos ento aderido demonstrao de que tudo isso apenas uma querela de intelectuais. E concluso de que a psicanlise, enquanto prxis baseada em uma experincia, est morta. Seria necessrio enterr-la? Com ou sem missa?

Hiptese de Anne Poumellec. Arrematar o prmio imediatamente. ER veste de veludo (ER marque la culotte_ traduzi livremente uma expresso que desconheo e que no encontrei nos dicionrios) a sombra de um Lacan universal para todo mundo. A esse Lacan, ela promete funerais grandiosos, barrocos e catlicos desde que lhe seja reconhecido que ento ela ter sido intelectual, mas eis que ela acaba de ofender (tacler) maldosamente quela que vela ao lado de um Lacan por outro lado mais real, ento, carto vermelho? Talvez, com efeito, ela no se recuperar disso, desse perodo no clube dos campees, mas resta uma possibilidade de arrematar o prmio: Take the money and run! E o que ela faz aos olhos dos leitores boquiabertos de Libration: ela alinha valores seguros: Sartre, Simone de Beauvoir, Foucault, Derrida (todos mortos), e decide ser herdeira deles! Isso um assalto!

Hiptese de Pascale Fari. Embaixo da inconsistncia, o dio. Os procedimentos pseudo-argumentativos do artigo de Elisabeth Roudinesco (ER) deixariam quase sem voz tanto sua inconsistncia insgnia. Eu me limitarei aqui a dois exemplos, uma vez que eles so uma legio. Judith Miller, escreve ela, se sente ofendida, mas no defende nenhum ponto de vista, porque eu no atinjo a memria de Lacan. Custa crer: o mas e o porque que estruturam gramaticalmente a frase coordenam trs asseres que no tm nenhuma relao entre elas, escotomisando pura e simplesmente uma evidncia: insinuar - na pgina de concluso do seu livro - que a ltima vontade de Jacques Lacan no teria sido respeitada coloca em causa de facto, seus prximos. O recurso ao direito uma maneira de escapar ao debate intelectual. Injuria-se o outro para se dizer ofendida. A tambm, trs proposies deslizam umas sobre as outras: recurso ao direito, escapada ao debate intelectual e injria so colocadas em equivalncia. ER confundiria ela o insulto e o direito desde que ela tem de responder sobre o que ela publica? Pobre truque de mgica... No somente que todos os golpes seriam permitidos bela alma, fora de uma discusso razovel entre pessoas de boa companhia. Porque essa inconsistncia est finalmente a servio da nica coisa que lastra os propsitos de ER, deste leitmotiv que constitui a coluna vertebral do artigo: desacreditar o outro instilando dvidas sobre sua sade mental. E desta vez, a coisa malvada est a com fora consistente; nenhum pargrafo escapa a isso e suas ocorrncias esto alm de toda compatibilidade. como para o recalque, do qual Freud e Lacan nos mostram que abrange sempre um largo espao: toda histria do movimento psicanaltico passa por a e mesmo a prpria psicanlise. Mas ser, realmente, falta de jeito, contingncia? Edificante maneira, em todo caso (e isso a mais de um ttulo) de se fazer campe do debate intelectual! Podemos apenas lamentar que Libration esteja to mal informado - a apresentao do artigo indica que Judith Miller psicanalista. E empresta suas colunas a tais inpcias.

POSIES

LILIA MAHJOUB

Roudinesco desequilibrada e em queda livre

Duas pginas de entrevista com a renomada historiadora da psicanlise, sob o ttulo risvel, at mesmo ridculo: Como formar psicanalistas equilibrados? eis o que nos oferece o cotidiano Libration, hoje de manh, 1 de outubro. Dizer eu, um homem ou uma mulher, at mesmo uma criana, desequilibrado, faz parte do discurso comum. chamada equilibrada uma personalidade na qual no se nota nenhum excesso, que no pende para nenhum lado e no faz onda. O que seria um psicanalista equilibrado? Nunca li nem ouvi uma formulao to vazia, to inapropriada formao do psicanalista, nem em Freud nem em Lacan, nem em nenhum psicanalista digno desse nome. Inicialmente, a formao do psicanalista no admite a noo de equilbrio, mas a ultrapassa, acentuando a singularidade daquele que deu provas de ler seu inconsciente. O inconsciente no tem nada a ver com o equilbrio, ela faz vacilar, bascula o equilbrio prprio ao eu, instncia freudiana que no se deve confundir com o inconsciente. Elisabeth Roudinesco, que tem a pretenso ao debate intelectual, est longe de estabelecer essas distines; ela no tem idia delas; ntido que ela no formada para o discurso analtico. o que se nota logo no seu discurso, que o mais comum possvel, feito de generalizaes, de clichs, de lugares comuns. Quando no se sabe nomear o real em jogo na formao do psicanalista, invocase o equilbrio e at mesmo a homeostase. O que o eu no pode apreender, compreender, teria a ver com o desequilbrio mental e aparecem ento os delrios interpretativos, os perseguidos. Na psicanlise, todo mundo louco ou suspeito de ser louco, salvo a Sra. Roudinesco. Pelo menos essa a opinio da Sra. Roudinesco. Mas de quem mais? A historiadora, de reputao to equilibrada, e que cai das nuvens, alfineta os prximos de Lacan. Vestindo-se com as vestes de Antgona, grande demais para ela, a atriz de comdias (comdienne de boulevard) se sente insultada e no se priva, pelo seu lado, de praticar ofensa e ultraje. A personagem representa o equilbrio, sempre com um p e outro de cada lado da linha amarela. Examinemos aqui alguns pontos da sua entrevista. Judith Miller se sente ofendida, mas no defende nenhum ponto de vista. Leia-se ento o que ela escreveu na revista semanal Le Point. A obra de Lacan pertence a todo mundo, depois dela ter falado da distino entre ritos funerrios e sepultura, logo de suas hipteses sobre o que Lacan teria desejado. Que eu saiba, o homem, o corpo de Lacan, se est presente em sua obra, no pertence a todo mundo.

O recurso ao direito uma forma de escapar ao debate intelectual. Teria sido necessrio, talvez, debater o funeral de Lacan? Hipteses de historiadora? Ainda bem que os seres humanos, isto , os seres falantes, podem recorrer ao direito, quando se toca em suas dignidades, em suas honras e em seus direitos. Quanto ao debate intelectual, a Sra. Roudinesco esquece o nmero de vezes em que foi convidada a se exprimir nas assemblias, fruns e outras manifestaes de psicanalistas, nas nossas, no caso? Mas, notemos, nada em troca, porque a historiadora no tem nada de uma potncia convidativa. Nenhuma generosidade! Ela se move apenas por ela mesma, pela sua gloriazinha, por seus livros mal escritos, mal pensados, ela os infiltra na mdia e lubrifica constantemente seu sistema e somos forados a constatar que Libration faz parte disso. Eu gostaria de dizer que enviei, h duas semanas, um texto a esse jornal, pedindo sua publicao, diretamente ao diretor de publicao e redao, o Sr. Nicolas Demorand. At agora no obtive nenhuma resposta, nem telefnica, nem escruta e nem mesmo uma recusa. Alm disso, as linhas de introduo do texto da entrevista do uma falsa informao, designando a filha do Mestre, ela mesma analista. Se Judith Miller, que filha de Lacan, trabalha bem, desde a morte dele, pelo brilho do seu pensamento e da sua obra no mundo, que, enquanto Presidente da Fundao do Campo Freudiano, associao 1901, ela entretanto jamais se declarou ser psicanalista e no pratica a psicanlise. Trata-se ento de uma desinformao. Quanto a Libration, pode-se notar que esse jornal no verifica muito suas fontes. Judith Miller uma mulher de uma grande dignidade, que sabe se portar na vida e faz o que ela tem o direito e o dever de fazer, o que merece o maior respeito. Os psicanalistas so, ento, loucos, e a historiadora nos oferece toda sorte de motivos, de exemplos, como os de Wilhelm Reich, um louco simptico. Porque haveria, supe-se, loucos antipticos. E depois de todas essas notas, inteis, vale dizer, a historiadora decreta que Lacan era nem delirante nem louco. Ela acrescenta, entretanto que ele era capaz de excessos. Ateno, o desequilbrio no est longe! Enfim, ela chega a sua histria! O apelo aurola da Resistncia, o batismo catlico, para chegar esttica, isto ao que ela compreendeu muito bem em Lacan. E de fazer o processo daqueles que no compreenderam Lacan to bem quanto ela - tudo isso para chegar grande confuso entre o signo e o significante. Atualmente, de notoriedade pblica que essa historiadora no compreendeu muita coisa do que Lacan ensinou. Em troca, ela se identifica a ele. Identifica-se j como insultada a Sartre e Simone de Beauvoir, a Foucault, a Derrida. Eu sou a herdeira de uma bela dinastia profere ela sem pudor. Faltava Lacan...

Eis a interpretao - porque era necessria - que eu fao do que li nesse artigo.

AGNES AFLALO O direito na alcova

Curiosa a sorte que foi reservada ao direito nessa entrevista: ele no somente imediatamente vilipendiado como recurso do fraco esquivando-se covardemente ao debate como se torna a arma fatal da autora. Cantado como um refro esse eu tenho o direito assim erigido como regra diante do qual todos deveriam se prosternar. Mas qual ento essa regra qual se pretende submeter a vontade de todos? O que dito nesse artigo no deixa ouvir assim: Tenho o direito de comentar, pode me dizer algum, e esse direito, eu o exercerei, sem que nenhum limite me detenha nesse capricho das exaes que eu tenho o gosto de satisfazer. O divino Marqus, que no se contradiz sem cessa, no recua a dizer o direito que ele reivindica: um direito ao gozo. E, no dispositivo sadiano, sabe-se que de incio, violar o mais ntimo do sujeito para atingir o seu pudor. Achar-se com o direito a uma vontade de um funeral religioso vindo de Lacan, no seria de chofre ignorar completamente sua palavra pblica, isto , o seu ensino?Ele no somente disse o que era a sua posio subjetiva, ele o demonstrou em ato e durante mais de trinta anos de Seminrio. Lacan no est mais aqui para faz-lo ouvir, mas seu ensino se defende muito bem graas a aqueles que dedicam a faz-lo existir como Jacques-Alain Miller, claro, mas tambm Judith Miller que presidente do Campo freudiano. No ser exatamente por isso que ela se encontra questionada por tais alegaes? No se trata mais somente de atingir o ensino e a pessoa de Lacan. Trata-se tambm, doravante, de lanar o descrdito sobre a sua descendncia, e em particular sua filha Judith que se teria tornado culpada de no ter respeitado sua ltima vontade. No se trata aqui de nenhuma Antgona a quem uma nova interpretao oferece um enterro de primeira classe. Trata-se de Judith, bem viva, e que exige reparao para tal acusao. Falar depois disso no seria mais debate, mas bl-bl-bl. Continuar a blablablatar quando necessrio agir uma covardia que se paga caro porque ela volta-se sempre contra voc. H momentos em que no h outra escolha a no ser o ato. Ele o nico a demonstrar a posio que se decide ocupar assumindo plenamente as conseqncias. O que h de surpreendente em que o apelo da lei ressoe quando as palavras no so mais suficientes para deter o transbordamento de gozo de quem acredita que tudo lhe permitido? A psicanlise estaria doente por escapar s regras do ensino pblico. Como enunciar mais claramente o desejo de que o discurso universitrio faa desaparecer o discurso analtico?

Lacan antecipou esse desastre e para fazer face a ele, inventou sua Escola. Tomou a deciso de dissolv-la no momento preciso em que um bando de padres quis a fazer uma capela. E sabemos, graas a Franoise Dosse (A Descoberta, 2002), o papel determinante que teve Michel de Certeau, chamado ao socorro por algumas mulheres, que no recuavam diante da injria, e decididas a ejetar Lacan da sua Escola. Deve-se verdadeira religio e aos padres da Igreja a criao da Universidade. E, houve um tempo, quando falar tinha conseqncia. A inquisio velava por isso. Mas no se meditar jamais o bastante sobre os tipos de sociedades burocrticas que esse tipo de discurso produziu, uma vez liberadas de seus entraves religiosos: a crena no amanh que canta jamais produziu tantos massacres quanto os de Stalin e Mao. Os Estados marxistas? Sim, no sem Kafka. A paixo da verdade prospera, sem dvida, sombra das igrejas. Mas o discurso analtico requer que seja o real que a comanda. Ele no aberto a todos os sentidos. Ele visa sobretudo a esgot-la para atingir uma ausncia (ab-sens) radical. Desde que se pretende o contrrio, desde que se quer ouvir o sentido, se balana na hermenutica, isto , na explicao e sai-se do discurso analtico. Interpretar em todos os sentidos no somente um delrio, uma errncia. Ela freqente porque o real faz delirar, bem por isso que necessrio comear por reconhecer que todo mundo delira. Jacques-Alain Miller consagrou um ano do seu curso para comentar esse dito de Lacan. Ns no soubemos recomendar suficientemente sua leitura. A psicanlise o sabe, e por isso que ela deve esgotar o sentido, no cultiv-lo. No bastar, ento, abrigar-se sob o insulto do delrio. O mais curto ser, ento, o melhor, se ns no esquecermos que a experincia analtica , antes de tudo, uma tica. O que conta o bem dizer, no o dizer tudo, porque dizer deve levar a conseqncias. A cincia no saberia melhor legitimar a interpretao da psicanlise porque ela no faz parte desse campo. Invocar o direito de interpretar para fazer dizer a um ensino o contrrio do que ele diz, em toda impunidade, tem apenas uma finalidade: fazer desaparecer esse discurso e foracluir o nome daqueles que o servem. Seria por demais subversivo revelar a cada um, o horror de um gozo desconhecido dele mesmo? Sem a menor dvida, no, no h apenas o significante. H tambm o gozo que sabe se fazer ouvir muito alm do dio. Quanto a ter uma percepo bastante viva dos sentimentos de uma menina pela sua me, no poderamos nos manter na alcova?

Analle Lebovits-Quenehen

OS DOMINGOS DE ELISABETH ROUDINESCO

Ser que Elisabeth Roudinesco no vai acabar nunca de insultar aqueles que amam Lacan? Porque, afinal de contas, suas afirmaes sem vergonha no Libration de hoje no acrescentam eles, insulto ao insulto, na tentativa de se descartar, do que se ouve, no seu livro, atrs do que se l? No satisfeita, de fato, de ter deixado claramente entender a qualquer leitor digno desse nome que Lacan foi trado pelos seus prximos no dia seguinte de sua morte [i] - e a biografia no pode ignorar que sua filha Judith era sua mais prxima - ela pretende ainda que essa leitura provenha de um delrio de interpretao. Seria necessrio que Elisabeth Roudinesco fosse uma leitora to fraca (si mauvaise lectrice) para no reconhecer os subentendidos gritantes que comportam sua obra to ruim? E, ao mesmo tempo, como se espantar realmente que ela no saiba ler - at mesmo seus prprios escritos - quando se v a maneira como ela trata o ensino de Lacan, do qual ela ignora praticamente tudo e ao qual ela no compreende nada, mesmo que ela o pretenda? Seu livro no exala somente os mal odores do dio que ela denuncia no Outro, ele no somente o fruto de uma historiadora indigna do ttulo que ela se outorga, ele tambm o resultado de exerccios de uma leitora de domingo - se que ela leu Lacan, mesmo que tenha sido aos domingos, o que no de maneira nenhuma garantido. o que dizem muito bem os leitores de Lacan que constatam, estarrecidos, o uso que Elisabeth Roudinesco faz do pensamento profundo do Dr. Lacan. o que constatam os leitores srios - ouo isso em todo lugar. Voc no? Pois bem, que Elisabeth Roudinesco saiba que mais de 1.300 pessoas hoje, das quais um certo nmero de analistas experimentados no exerccio da interpretao, 1.300 pessoas sabendo que ler requer um esforo, 1.300 pessoas vindas dos quatro cantos do mundo e tendo aprendido o francs para ler Lacan (e podendo l-la), foram tomados pelo que h de abjeto no seu livro! Eles a fizeram saber, um por um, co-assinando a Lettre du Diable probablement Judith Miller enviando um e-mail a :diableprobablement@gmail.com . Que ela deduza, se ela puder, que mais de 1.300 pessoas, pelo menos, so atingidas do mesmo delrio de interpretao que Judith Miller.

-> O DIABO PROVAVELMENTE: CADA VEZ MAIS INDIGNADO -> ->

Quarto florilgio de mensagens enviadas a Le Diable probablementdiableprobablement@gmail.com pelos co-signatrios de sua carta a Judith Miller:

Benot Jacquot: Amigavelmente e sem reserva.

Jacques Aubert: Cara Judith, eu no respondi eletronicamente s mensagens que me falavam de voc e das provaes que voc tem passado (sou desajeitado com a internet). Mas voc precisa saber que, mais do que nunca meus pensamentos e meu apoio se dirigem a voc e a Jacques-Alain, na bela lembrana daquele que me concedeu a honra de me considerar como seu amigo. Beijo.

Marina Veneka: (seguidora de Jacques Lacan): Prezados Srs/Sras, Aquele que tem muitos inimigos, mesmo aps sua morte... NO est morto totalmente!! Seu trabalho permanecer para sempre em nossas almas. Lacan continua nos ensinando, por isso que ele ainda insultado. Gostaria de escrever este e-mail para a Sra. Judith Miller porque ningum pode viver ou ser enterrado contra a sua vontade, de fato. E vontade nos d poder de vida e desejo. Meu respeito a Sra. Judith. Sinceramente,

Fatma Ben Mahmoud: Quando sabemos da generosidade, da presena de extenso e da discrio com a qual a senhora partilha o seu pai, no tem como no se indignar diante de afirmaes to absurdas.

Ines Conception Risso: Envio todo o meu apio e confiana em Judith Miller, desejando que esse mal momento traga para ela um vio de alento e imensa gratido por seu magnfico trabalho. A verdade tem a luz que ela sempre tem sabido acender.

Carmen Navarro-Nin _ Houston Texas: Fao chegar at voc meus sentimentos de estima e gratido. Manifesto minha adeso carta que manifesta nosso apoio e solidariedade diante da situao da qual voc tem sido objeto. Todos sabemos sobre sua valiosa e sustentada contribuio em ato, para lograr a transcendncia do ensino de Jacques Lacan alm da Frana. Tem sido a melhor homenagem que um pai pode receber. Voc tem vencido muitas dificuldades, tem avanado e honrado a memria do seu querido pai, com respeito e dignidade. Muitos seguidores do ensino de Jacques Lacan, nos sentimos honrados com sua generosidade. Abraos com gratido.

Virginio Baio: Cara Judith Miller: Sexta em Livorno, a Antenna do Campo Freudiano de

Pisa apresentar o Seminrio A Psicose, na livraria Gaia Scienza. Muitos testemunharo sobre a clnica iluminada de Lacan e sobre seu ensino. Este testemunho a nossa maneira, o nosso grito, que enoda indignao e alegria. Indignao que nos refora sempre mais a seguir Lacan e estar com a senhora, Judith. Obrigado,

Fdo. Mariasun Landa Lizarralde: A maldade intriga e calcula at arrematar com uma injria, a maneira de dissimular sua miservel posio. Meus melhores desejos e solidariedade a Judith Miller que tem sido um exemplo de honestidade, valentia e exemplar na transmisso do trabalho e obra de Jacques Lacan.

Marcel Eydoux: equipe de redao do Diable probablement: Essa palavrinha para assinar sua mensagem de solidariedade a Judith Miller e sua famlia. O livro de Roudinescoi (desculpe o lapsus calami, ela faria melhor, com efeito, de calar-se) est repleto de falsificaes tendenciosas, intil enumerlas_ elas seriam cmicas e ridculas, se no ultrapassassem a medida visando a boa f daqueles que no tm a ventura de agrad-la, no seio de sua intimidade. Fernand Braudel e Marc Bloch, esses grande historiadores aos quais ela invoca constantemente a cauo, devem, como Lacan e alguns outros, se contorcerem em seus tmulos... isso a histria, esse agregado de fofocas de comadres (concierges)?

Silvia Macri: (Diretora CEIP Centro de Estudos e Investigao em Psicanlise Lacaniana de Santiago do Chile): Receba, querida Judith, meu apio incondicional diante de to injustificada acusao. Fui testemunha pessoal do seu amor e grande respeito por seu pai durante a visita que to generosamente nos permitiu fazer ao seu consultrio no ano passado em Paris. Conte com minha solidariedade e a dos membros e associados da instituio que dirijo aqui em Santiago do Chile. Uma afetuosa saudao.

Luiz Fernando Carrijo da Cunha: (Diretor Geral da EBP-Seo So Paulo): Assinamos aqui nosso apoio a Judith Miller, Presidente da Fundao do Campo Freudiano ao qual, honrosamente, pertencemos de damos estatuto nossa prtica e nossa insero na psicanlise.

Ginette Michaux: (Psicanalista, Membro da ECF, Professora emrita de literatura da lngua francesa, Universidade de Louvain, Faculdade de Filosofia e Letras, Blgica): associo-me de todo corao s cartas de apio endereadas Sra. Judith Miller e desejo acrescentar minha assinatura lista aberta em sua honra pela equipe do Diable probablement. Muito obrigada.

Maria de Ftima Ferreira (EBP-AMP): Cara Sra. Judith Miller e famlia, me sinto indignada com tamanha injria levantada pela Sra. E. Roudinesco. Ningum mais que a Sra. e o Sr. Jacques-Alain Miller mantm acesa a chama do desejo de Lacan. por isso que voc e Miller nos transmitem do ensino de Lacan que hoje posso manifestar vivamente, com coragem, amor e muita fora, minha solidariedade a vocs. O que seria de ns, analistas praticantes neste mundo to voraz, competidor e invejoso, se vocs no possibilitassem que mantivssemos aceso o desejo de Lacan to vivo em cada um de ns!!! A inveja, a injria e a difamao so para os pobres de alma, os que nutrem o dio, os que no amam e os que no acreditam no pai. Cordialmente.

Marcela Antelo - EBP-Bahia: Cara Judith, com voc, contra a violncia da infmia.

Dominique Carpentier Lacan impulsiona rentre literria!

por essas poucas palavras que Jean-Marie, responsvel da seco de Cincias Humanas, nos recebeu na Livraria Le Failler, em Rennes. Ns comeamos, Emmanuelle Borgnis Desbordes comigo, neste ms de setembro, uma aventura com essa livraria, que seu atual proprietrio, Dominique Fredj, deseja que seja um local de vida. Fazer conhecer a orientao lacaniana a um pblico que ignora frequentemente o trabalho clnico e epistmico de nosso campo motiva nossa vontade nessa empreitada. Para a nossa primeira noite, Michel David, autor de A Melancolia de Houellebecq, nas edies Harmattan, se dispe a uma entrevista e conversa com um pblico do qual um participante interroga, a partir da evoluo da obra Inimigos Pblicos, a questo do pai e do seu lugar no nosso mundo contemporneo. Da literatura ao debate, a aposta se mantm. H um ms Lacan impulsiona a rentre literria: nossa curiosidade aguada em saber o que se l em nossa cidade que tem inmeros analistas em suas Pginas Amarelas, que em seu seio abriga vrias escolas de psicanlise e estudantes de diferentes disciplinas. Ento os nmeros, quem pode ser amigos quando eles servem nossa causa: A Livraria Le Failler pertence a uma rede de 600 livrarias independentes aparelhadas de uma base de dados(Mdialogue) que calcula o nmero de obras vendidas. A classificao da livraria est no cume no que diz respeito venda de livros sobre psicanlise.

Julguemos: 59 Seminrios ... ou pire vendidos, Je parle aux murs 68, 59 exemplares de Vie de Lacan, 30 exemplares de Diable probablement...E.Roudinesco, 25, Mditer jour aprs jours de C. Andr, 10. No vamos esquecer de mencionar as obras da Press Universitaire de Rennes, sob a direo da colega Laetitia Jodeau-Belle e Laurent Ottavi Fondamentaux de la psychanalyse e tourdie, sob a direo de Emmanuelle BorgnisDesbordes que comearam uma bela carreira (94 para o primeiro citado) e 10 para o segundo, que acaba de ser colocado na prateleira. Aberta para o mundo, essa livraria organiza assinaturas regularmente e sabe preencher, por uma escolha judiciosa que ela opera, salas repletas de um pblico vido de encontros, de trocas e debates. Da mesma forma, sua vinda no sbado 21 de janeiro prximo nos convida a fazer disso um acontecimento particular, muito esperado pelo nosso amigo livreiro, que, com nossa colaborao e a dos nossos colegas da ACF e da ECF, permitir ao grande pblico de ouvir sua vida de Lacan. Preciso lhe dizer que est prevista uma sesso de dedicatrias que Dominique Fredj se prope com prazer a organizar em seguida sua interveno. A seguir ento...

JACQUES-ALAIN MILLER RESPONDE S QUESTES DE MARTIN QUENEHEN Cinco emisses difundidas de segunda, 17 de outubro, sexta, 21, de 20h s 20:30 http://www.franceculture.com/emission-a-voix-nue.html-1

CORREIO

Jacques Sdat. Stein e Lacan. Voc notificou nos LQ, as jornadas de homenagem a Conrad Stein. Ele conheceu muito bem Lacan que em vrias ocasies, o convidou a intervir em seus seminrios. No LEnfant imaginaire, publicado em 1971, Conrad Stein evoca a importncia dos colegas que o ajudaram no seu empreendimento intelectual. Mas, finalmente, ele cita apenas Lacan. Nesse aniversrio de Jacques Lacan, acho que essa homenagem pronunciada por Conrad Stein durante a vida de Lacan, mereceria ser lembrada. Numerosos so os psicanalistas contemporneos cujo encontro contribuiu, de uma maneira ou de outra, a me lanar na via que a minha e h alguns entre eles que deveriam ser nomeados por tal reflexo, cuja reminiscncia ter sido particularmente frutfera... vou nomear somente Jacques Lacan porque estou quase certo que o encontro com ele teve um papel determinante na maneira de me situar em relao obra de Freud. Menos pelo que eu pude tomar

emprestado a ele, menos pela fonte de inspirao que pude encontrar num sistema de interpretao do qual entretanto eu no fao parte, do que pelo que ele deu imaginao o seu direito de cidadania numa psicanlise que estava sufocada por um conformismo pseudo-cientfico. De uma certa forma, e enquanto ainda tempo, ele soube dizer que o rei estava nu.

Libertem Rafah! Dominique Miller a JAM. Acabo de ler no nosso LQ o texto desse homem que voc encontrou ontem. Um grito! To doloroso! Uma dor em ressonncia com pessoas que vivem atualmente na Sria, amedrontadas, encarceradas ou tomadas como testemunhas de montes de corpos supliciados, em plena rua. Ns pensamos em Rafah encarcerada, com a qual fizemos o emblema daqueles que esto assim mortificados. Esse texto impressionante de coragem e de abertura! Em particular quando ele espera que a revoluo dos cristos vir se inscrever na sequncia da chamada revoluo rabe. verdade que ficamos sempre sem voz diante de tal cumplicidade dos religiosos com as injustias e atrocidades. Ele, esse homem religioso, decidiu dizer. Que nossa ao de hoje te tenha permitido assim encontrar tais testemunhos era imprevisvel h pouco tempo. Acreditamos que era necessrio um lugar onde se pudessem dizer essas coisas, e que esse Lacan Cotidiano seja ele. Melhor para ns assim, que podemos assim falar com os outros. E talvez fazer o mundo mexer um pouco. O que no a priori esperado pelos psicanalistas.

Libertem Rafah! Florence Ngre. Caro Jacques-Alain Miller, eis as ltimas notcias. Eu as recebi da Sra. Cantier: A Frana e seu Ministro das Relaes Exteriores esto mobilizadas para obterem a liberao de Rafah Nached. O porta voz do MRE, Bernard Valero, exprimiu-se a esse respeito. No Ministrio das Relaes Exteriores, pode-se contatar: Sbastien Fagart. SebastienFagart@diplomatie.gov.fr. ASF continua a acompanhar atentamente a situao na Sria, est em contato com numerosos advogados srios e permanece disponvel para a famlia da ECF.

LTIMA HORA/ JAM ESTAVA EM TOULOUSE HOJE TARDE


Mais de 250 pessoas entraram na penumbra do teatro Sorano para ouvir Jacques-Alain Miller, convidado pela livraria Sombras Brancas (Ombres Blanches), continua a rentre lacaniana em Toulouse. O que que ele vai dizer? Havia a atualidade. A entrevista da Sra. Roudinesco em Libration serviu de ocasio de um prazer de ironia s custas da historiadora-emissora-dehipteses. Depois havia o Seminrio impedodp. Jacques-Alain Miller pode

dizer tudo o que ele queria no 18 de setembro no seminrio Furar o jogo de Lacan? (Percer le jeu de Lacan?). No. Faltou dizer. Inicialmente, fazer a histria de um significante, A regra do jogo (La rgle du jeu) - partindo do seu autor, Leiris. Depois lembrar que o jogo um dos modos da liberdade. Sartre, filsofo da liberdade, um jogador que no cessa de se perguntar como o ator Kean do seu teatro: Ser que eu represento? (Est-ce que je joue?). O jogo s possvel no significante. tambm verdade que o significante pode destruir maciamente a vida, quando ele posto em frmula na bomba atmica. A, o significante toca o real. A est a chave do interesse que Leiris tinha pela tauromaquia. Os semblantes das vestimentas de luz so detidos pela morte que nos faz sair do espetculo. Apresentao e no mais representao. Se h um Lacan jogador de significante, h tambm um Lacan que no brinca (qui ne joue pas), de se debater (de se colleter) com o que no se mexe, que no tem jogo (qui na pas de jeu), o real. Poderamos dizer a mesma coisa de Jacques-Alain Miller.

Fim do LQ 46

Traduo: Fernando Coutinho (Colaborao: M Cristina Maia - traduo do ingls e italiano)

Вам также может понравиться