Вы находитесь на странице: 1из 5

Sntese sobre os crimes de licitao

Introduo A Lei 8.666/93 descreve entre os arts. 89 a 98 os tipos penais que abrange. Todos constituem infraes penais contra a licitao e, possuem como sujeitos ativos os licitantes, servidores pblicos e pessoas a eles vinculadas. Apresentaremos as infraes penais constantes do art. 89 a 98 da Lei n 8.666/93 e o art. 99 que a eles correlato. Art.89 Dispensa ou inexigibilidade ilegais de licitao Dispe o art. 89 da Lei 8.666/93: Art. 89. Dispensar ou inexigir licitao fora das hipteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes dispensa ou inexigibilidade: Pena - deteno, de 3 (trs) a 5 (cinco) anos, e multa . Pargrafo nico. Na mesma pena incorre aquele que, tendo comprovadamente concorrido para a consumao da ilegalidade, beneficiou-se da dispensa ou inexigibilidade ilegal, para celebrar contrato com o Poder Pblico.

Como de notrio conhecimento, a licitao um procedimento administrativo prvio, obrigatrio, realizado toda vez que a Administrao Pblica deseja contratar obras, servios, compras, alienaes e locaes com terceiros. Apenas em dois casos a licitao no realizada: na hiptese de ser dispensada e na hiptese de ser inexigvel. A licitao dispensada ocorre nos casos em que no realizada a licitao por razes de interesse pblico devidamente justificado, mesmo que haja possibilidade de competio entre os fornecedores. As suas hipteses esto taxativamente dispostas na Lei de Licitaes e Contratos administrativos, no art. 24.

A licitao inexigvel ocorre nos casos em que no existe possibilidade de competio entre os fornecedores, vez que existe apenas um objeto ou uma pessoa que o fornea. A Lei 8666/93 apenas enumera os casos mais comuns, mas no os taxa como faz nos casos de licitao dispensvel. Bem, o dispositivo descreve que aquele dispensar ou inexigir licitao fora das hipteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes dispensa ou inexigibilidade, incorre em crime. Este o mais comum dos crimes de licitao. Possui como sujeito ativo o(s) servidor(es) pblico(s) responsvel(is) pela licitao e/ou terceiro que tenha concorrido para a consumao da ilegalidade e que tenha se beneficiado com esta. A pena de deteno de 3 (trs) a 5 (cinco) anos, e multa.

Art. 90 Frustar ou fraudar competio em licitao A infrao penal disposta no art. 90 da Lei 8.666/93 viola de maneira frontal a finalidade da licitao (possibilitar a igualdade de oportunidades em competio entre terceiros para contratar com a Administrao Pblica, evitando apadrinhamentos, favoritismos e perseguies). Portanto, aquele que frustra ou frauda, mediante ajuste, combinao ou qualquer outro expediente, o carter competitivo do procedimento licitatrio, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicao do objeto da licitao, pratica crime e est sujeito pena de deteno, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Art. 91 Patrocnio de interesse privado Conforme determina o art. 91 da Lei de Licitaes e Contratos Administrativos, constitui infrao penal "Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a Administrao, dando causa instaurao de licitao ou celebrao de contrato, cuja invalidao vier a ser decretada pelo Poder Judicirio". Entendeu por bem o legislador em tipificar como crime com pena de deteno, de 06 (seis) meses a 02 (dois) anos, e multa. Contudo, para que se configure o crime, deve ter havido a invalidao da licitao ou do contrato administrativo pelo Poder Judicirio, o que dificulta bastante a imposio desta pena.

Artigo 92 - Modificao ou vantagem contratual na fase executria O artigo 92 determina que constitui infrao penal: "Admitir, possibilitar ou dar causa a qualquer modificao ou vantagem, inclusive prorrogao contratual, em favor do adjudicatrio, durante a execuo dos contratos celebrados com o Poder Pblico, sem autorizao em lei, no ato convocatrio da licitao ou nos respectivos instrumentos contratuais, ou, ainda, pagar fatura com preterio da ordem cronolgica de sua exigibilidade, observado o disposto no art. 121 desta Lei:" Para tal crime a pena de deteno de 02(dois) a 04(quatro) anos, e multa. Como se sabe, aps a adjudicao (ato de atribuio ao vencedor do objeto da licitao) e durante a execuo dos contratos, no pode haver qualquer modificao, a no ser nas hipteses previstas em lei, edital ou em prvias clusulas contratuais. Por isso, qualquer ofensa a esta determinao crime O legislador entendeu por bem, ainda, acrescentar um pargrafo a este dispositivo para o caso de corrupo. Vejamos: Pargrafo nico, art. 92. " Incide na mesma pena o contratado que, tendo comprovadamente concorrido para a consumao da ilegalidade, obtm vantagem indevida ou se beneficia, injustamente, das modificaes ou prorrogaes contratuais." Art. 93 Atentar contra ato do procedimento licitatrio Impedir, perturbar ou fraudar a realizao de qualquer ato de procedimento licitatrio tambm configura crime, com pena de deteno, de 06 (seis) meses a 02 (dois) anos, e multa. Lembre-se que todos os que participam do procedimento licitatrio tem o direito pblico subjetivo fiel observncia deste procedimento e que qualquer cidado pode acompanhar o seu regular desenvolvimento (art. 4 da Lei 8.666/93).

Artigo 94 - Devassar o sigilo de proposta Diz o art. 94 da lei em estudo: "Devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatrio, ou proporcionar a terceiro o ensejo de

devass-lo: Pena - deteno, de 2 (dois) a 3 (trs) anos, e multa." O sigilo das propostas apresentadas pelos licitantes at a anlise destas para a verificao de viabilidade e/ou execuo da contratao ponto indispensvel para que haja igualdade entre os licitantes. Qualquer afronta a este sigilo crime, pois atinge frontalmente o princpio da isonomia, gerando favoritismos entre os participantes. Artigo 95 - Afastar ou tentar afastar licitante por meios ilegais A infrao penal disposta no art. 95 da Lei 8.666/93 insulta os princpios licitatrios pois deixa prevalecer as perseguies e corrupo to presentes neste meio atualmente. Destarte, configura crime afastar ou procurar afastar licitante, por meio de violncia, grave ameaa, fraude ou oferecimento de vantagem de qualquer tipo, com pena de deteno que varia de 02(dois) a 04(quatro) anos, alm de multa e da pena correspondente violncia. Importa ainda registrar que aquele que se abstm ou desiste de licitar porque lhe foi oferecida vantagem, incorre na mesma pena.

Artigo 96 - Fraude licitao Art. 96. Fraudar, em prejuzo da Fazenda Pblica, licitao instaurada para aquisio ou venda de bens ou mercadorias, ou contrato dela decorrente: I - elevando arbitrariamente os preos; II - vendendo, como verdadeira ou perfeita, mercadoria falsificada ou deteriorada; III - entregando uma mercadoria por outra; IV - alterando substncia, qualidade ou quantidade da mercadoria fornecida; V - tornando, por qualquer modo, injustamente, mais onerosa a proposta ou a execuo do contrato: Pena - deteno, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa". A prtica de qualquer um destes atos equivale fraude licitao e so notoriamente atos que atentam contra o interesse pblico.

Artigo 97 - Licitao com quem no possui idoneidade Admitir licitao ou celebrar contrato com empresa ou profissional declarado inidneo, tambm crime definido no art. 97 da lei em comento. E

mais, a empresa ou profissional declarado inidneo que contrate com o Poder Pblico tambm pratica crime e incorre na mesma pena daquele que o admite, ou seja, em deteno, de 06 (seis) meses a 02 (dois) anos, e multa. Artigo 98 - Frustrar a participao em licitao Veja como o delito disposto no art. 98 afronta a finalidade da licitao de possibilitar a todos a contratao com a Administrao Pblica: "Art. 98. Obstar, impedir ou dificultar, injustamente, a inscrio de qualquer interessado nos registros cadastrais ou promover indevidamente a alterao, suspenso ou cancelamento de registro do inscrito." Por isso, quem pratica este crime deve ser punido com deteno, de 06 (seis) meses a 02 (dois) anos, e multa. Artigo 99 - A multa. Todos os crimes descritos pela Lei n 8.666/93 so apenados com deteno e multa. A pena de multa consiste no pagamento de quantia fixada na sentena e calculada em ndices percentuais, cuja base deve corresponder ao valor da vantagem efetivamente obtida ou potencialmente aufervel pelo agente. Deve-se ter em mente ainda que: - Os ndices percentuais no podem ser inferiores a 2% (dois por cento), nem superiores a 5% (cinco por cento) do valor do contrato licitado ou celebrado com dispensa ou inexigibilidade de licitao; - O produto da arrecadao da multa deve sempre ser revertido conforme o caso, Fazenda Federal, Distrital, Estadual ou Municipal.

Вам также может понравиться