Вы находитесь на странице: 1из 6

Tamanho Da Fonte IPv6 tem recursos de mobilidade e segurana por Jacilio Saraiva, especial para IT Web 21/02/2008 Nova

verso substitui o IPv4 a partir de 2010, mas ambos protocolos iro conviver na rede por muito tempo A internet ficou pequena. Estima-se que em 2012, a web ter mais de quatro bilhes de usurios fixos e mveis. Para dar conta de tantos endereos eletrnicos, vem a o IPv6 ou protocolo internet verso 6 , que dever substituir progressivamente o protocolo atual, o IPv4, a partir de 2010. A idia estender o atual espao de endereamento, que se tornou insuficiente para acomodar a taxa de crescimento da rede. Os novos endereos tm 128 bits de comprimento, contra os 32 bits do IPv4, e possibilitam um aumento significativo no nmero de hosts. Na verdade, o IPv4, com prazo de esgotamento previsto para os prximos dois anos, permite que at 4.294.967.296 de endereos IP estejam em uso. No IPv6, esse nmero pode chegar a 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 e ganhar recursos extras, como o suporte a tecnologias de rede, como ATM e Gigabit Ethernet. Outro fator presente hoje e inexistente em 1970, quando o IPv4 foi desenvolvido, a mobilidade, que permitir aos usurios e sistemas se comunicarem em diversas redes, sem a perda da conexo, explica Robson Oliveira, diretor de tecnologia da IPv6 do Brasil, especializada em internet. Segundo o especialista, no IPv6 a segurana tambm um item obrigatrio: vai permitir que as empresas possam dialogar de forma segura, sem ter de investir em novas tecnologias ou servios adicionais. Na dianteira Atualmente, diversos pases montam foras-tarefas para promover o uso da novidade. O Japo, por exemplo, adotou desde 2001 uma poltica agressiva de incentivos fiscais para empresas que pesquisam esse campo. Nos Estados Unidos, o governo americano investiu cerca de US$ 30 bilhes na migrao de sua infra-estrutura para promover a adoo da tecnologia na indstria blica, de TI, de bens e servios. A China tambm est com a infra-estrutura de internet baseada em IPv6, aguardando as Olimpadas, para realizar a maior transmisso digital por meio do novo protocolo, conta. J a Amrica Latina iniciou os trabalhos no setor em 2004, com a Global IPv6 Summit Event, uma conferncia mundial que discute o tema na regio. No Brasil, Oliveira acredita que at 2012 todas as empresas devero ter o protocolo instalado e em funcionamento.

Mas nem tudo perfeito no IPv6. No novo protocolo, a autoconfigurao continuar dependendo de um servidor, como no IPv4. Para Frederico Neves, diretor de tecnologia do Registro.br, um dos braos do CGI.br-Comit Gestor da Internet no Brasil e responsvel pela manuteno dos endereos IP no Pas, a palavra transio no a mais adequada para o assunto. O nome correto adoo. Os dois protocolos iro conviver na rede por muito tempo, pois o IPv4 continuar a funcionar. Os sistemas operacionais e equipamentos de rede devero suportar os dois protocolos, finaliza.

Vantagens do IPv6 - 128 bits de espao de endereamento - arquitetura de endereamento melhor estruturada - mobilidade - configurao plug-and-play - mecanismos de segurana, incluindo encriptao e autenticao - suporte a aplicaes multimdia em tempo real

Foto: Enza Lofrano

IT Web preparou uma srie especial para explicar as mudanas incorporadas no IPv6

Foto: Enza Lofrano Transio para IPv6 no gera gastos extras por Jacilio saraiva, especial para o IT Web 25/02/2008 De acordo com especialistas, adequar-se verso 6 no custar muito; para as corporaes IPv6 permitir ganhos reais de produtividade Por conta do anncio do esgotamento, at 2010, dos endereos IP na verso 4, muitas empresas acenderam a luz amarela. Segundo especialistas, para uma companhia realizar a migrao, independentemente do seu porte, ter de estar atenta para manter as duas operaes em funcionamento - os dois protocolos tero que co-existir durante o perodo de transio. Para Marcelo Toledo, CTO da Vex, que instala redes IT Web preparou uma srie de hotspots e desenvolve sistemas de acesso Wi-Fi, especial para explicar as todos os impactos do IPv6 para os usurios mudanas incorporadas no IPv6 corporativos j foram previstos pelos prprios engenheiros que projetaram o novo padro. "A migrao ser suave", garante. De acordo com Toledo, usurios sem experincia tcnica tero muito pouco com o que se preocupar, pois a nica coisa a ser feita habilitar o IPv6 em seus computadores sendo que sistemas operacionais, como o Windows Vista, j saem da caixa com esse recurso padronizado. A Vex tm milhares de equipamentos se comunicando sobre IPv4. "Em um determinado momento, todos, gradualmente, passaro a funcionar via IPv6, em uma transio imperceptvel." Sem pesar no bolso J quem fez investimentos recentes em equipamentos adequados para IPv4 pode dormir tranqilo. Segundo Toledo, tanto os softwares do IPv4 quanto do IPv6 viabilizam a comunicao IP e, desta forma, o hardware no se tornar obsoleto. " provvel que as empresas atualizem a comunicao nas duas verses do protocolo." O VexBox, por exemplo, parte principal de um hotspot da Vex, j sai da fbrica com suporte ao IPv6. "Quando as operadoras iniciarem as migraes, teremos como habilitar nossos equipamentos de maneira correta. As mquinas que ainda no suportam o novo IP devero ser atualizadas pelos firmwares dos fornecedores. Mas o investimento para se adequar ao IPv6 ser praticamente nulo". Davi Carvalho, diretor de TI da Transit Telecom, explica que, para a operadora que trabalha com solues em VoIP, os atuais equipamentos de rede j tm a opo de receber, tambm, o IPv6. "Problemas poderiam ocorrer quando uma mquina que fala apenas a verso 4 precisar trocar informaes com outra que s entende o IPv6. Mas, mesmo neste caso, esto previstas situaes de transio", escarece.

Por conta disso, poucos oramentos devem movimentar o mercado por conta da adoo do padro. "Apenas dois custos sero maiores do que o previsto pelos analistas: os das reas de treinamento e de desenvolvimento, devido necessidade de entendimento das principais mudanas trazidas com a nova tecnologia", diz Robson Oliveira, diretor da IPv6 do Brasil, especializada em internet. Por outro lado, segundo especialistas, o uso do IPv6 dentro do ambiente corporativo permitir ganhos reais de produtividade. "Pelo fato de haver no IPv6 um nmero muito maior de endereos, funcionrios tero dentro de uma mesma empresa diversas formas de conectividade, com a possibilidade de estarem sempre online, em qualquer lugar", diz Oliveira. Foto: Enza Lofrano IPv6 gera oportunidade de negcios para fornecedores por Jacilio Saraiva, especial para o IT Web 22/02/2008 Impacto para desenvolvedoras de software ser menor, mas para fornecedoras de infra-estrutura de hardware transio ser complexa O que vai mudar na indstria com o IPv6? Com a chegada do novo protocolo, servios baseados em IP tendem a ganhar mais espao na vida do usurio. Para muitos fornecedores, a transio considerada uma oportunidade de novos negcios, com a troca de mquinas e atualizaes de software nos clientes. Na prtica, espera-se que um grande volume de equipamentos de rede possa migrar para novos ativos, compatveis com a verso 6, e gerar uma onda de IT Web preparou uma srie aquecimento na indstria de TI. especial para explicar as mudanas incorporadas no IPv6 "O novo protocolo tambm abrir espao para as empresas de distribuio de contedo via web e de servios de comunicao de voz e vdeo baseados em IP", garante Vinicius da Silveira, gerente de produto da Leucotron, empresa mineira que desenvolve solues de telecomunicaes para corporaes e mercado domstico. "J estamos agregando produtos baseados em IP nossa plataforma." Para Marcelo Corradini, gerente de produtos de redes da Siemens Enterprise Communications, os impactos da mudana para os fornecedores de equipamentos sero significativos. "H at quem compare o IPv6 com o bug do milnio. Mas, como no haver data e hora definidas, a transio deve se dar de forma gradual", reflete. J o impacto para as desenvolvedoras de software pode ser menor. Elas possuem esquemas de atualizao montados para atender seus clientes, o que pode facilitar a transio. No caso das fornecedoras de infra-estrutura de hardware para redes, a questo parece mais complexa. "A capacidade de trabalho na camada IP est se aproximando da borda e os usurios tero de arcar com as despesas de troca de equipamentos."

Segundo Corradini, vrias companhias j incluem a capacidade do IPv6 em seus editais e RFPs (request for proposal). "O que indica que esto se preparando para a mudana e querem proteger seus investimentos", aponta Corradini. Para Tarcsio Ribeiro, vice-presidente da Tellabs para a Amrica Latina, empresa do setor de redes de telecomunicaes, os equipamentos precisaro de mais espao de memria e as organizaes, possivelmente, devero comprar novos roteadores para suportar o aumento dos endereos, das transferncias de pacotes de dados e das listas de controle de acesso (ACL). No setor de provedores de servios, esperado um aumento da complexidade dos equipamentos de diagnstico e de gerenciamento de redes. "Essas companhias devero determinar como desenharo suas redes em termos de endereamento de IP." Mas Ribeiro no acredita em mudanas drsticas na indstria com o desembarque do IPv6. "Fornecedores de equipamentos como a Tellabs continuaro entregando roteadores IP e os hardwares devero gerenciar, eficientemente, tanto o IPv4 quanto o IPv6." Enquanto isso, companhias especializadas no desenvolvimento de solues em IPv6 arregaam as mangas para aproveitar melhor a fase de pr-estria do protocolo. Nos Estados Unidos, a Command Information j laou clientes na lista da Fortune 1000, como Verizon e HP, e ganhou apoio financeiro de fundos de investimento para se estabelecer nesse novo mercado.

Вам также может понравиться