Вы находитесь на странице: 1из 17

Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza

Etec Prof. Luiz Pires Barbosa Habilitao Profissional Tcnica de Nvel Mdio de Tcnico em Agroindstria

Rodrigo Csar de Jesus

ESTUDO DE TRATAMENTO DE RESDUOS LQUIDOS INDUSTRIAIS

Cndido Mota 2011

Rodrigo Csar de Jesus

ESTUDO DE TRATAMENTO DE RESDUOS LQUIDOS INDUSTRIAIS

Projeto apresentado na Disciplina de Trabalho de Concluso de Curso como requisito parcial para concluso da Habilitao Profissional Tcnica de Nvel Mdio de Tcnico em Agroindstria da Etec Prof Luiz Pires Barbosa.
Orientador (a): Karen Cristina Gimenis Gil

Cndido Mota

2011

Rodrigo Csar de Jesus

ESTUDO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LQUIDOS INDUSTRIAIS

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como requisito parcial para a concluso da Habilitao Profissional Tcnica de Nvel Mdio de Tcnico em Agroindstria da Etec Prof Luiz Pires Barbosa

Banca Examinadora _______________________________________________________ Orientador (a): _______________________________________________________ 1 Examinador (a): _______________________________________________________ 2 Examinador (a)

Cndido Mota, 27 de junho de 2011.

DEDICATRIA

Dedico meu trabalho a todos que se dedicaram um dia por qualquer coisa, e aos professores que fizeram parte de toda nossa trajetria.

AGRADECIMENTOS

Agradeo a todos que me ajudou a elaborar esse trabalho e a todos que me fez acreditar em mim mesmos, agradeo aos meus professores a aos meus colegas de classe e a todos que esto me acompanhando hoje.

Sucesso uma questo de no desistir, e fracasso uma questo de desistir cedo demais. Walter Burke

O grande sucesso no provm do sucesso. Ele provm da adversidade, do fracasso e da frustrao, s vezes, da catstrofe, e do modo como lidamos com eles e damos a volta por cima. Summer Redstone

ESTUDO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LQUIDOS INDUSTRIAIS

RESUMO O Tratamento de Efluentes Lquidos hoje nas indstrias esta sendo cada vez mais exigido por causa da poluio ambiental que vem aumentando. Segundo o trabalho que fala sobre Efluentes lquidos Industriais, foi citada a CETESB - Companhia Ambiental do Estado de So Paulo e a CONAMA Conselho Nacional do Meio Ambiente que visam a fiscalizao de Tratamentos de Efluentes lquidos, slidos e gasosos quanto as boas praticas de manejo, se as Indstrias em si seguem a Norma Tcnica Brasileira a NBR. Foi citada a Norma Tcnica Brasileira NBR 10004 e NBR 9800/1987 que conceitua a periculosidade de um resduo, se ela ou no prejudicial sade publica. Os Resduos so prejudiciais a sade e ao meio ambiente facilitando infeces de doenas, e prejudicando deficincia, tanto no ser vivo quanto na natureza.

Palavras-Chave: Efluentes Lquidos, Tratamento de Efluentes, Efluentes Industriais.

STUDY OF INDUSTRIAL WASTEWATER TREATMENT


SUMMARY The Wastewater Treatment industries today are increasingly being required because of environmental pollution is increasing. According to the work that talks about industrial wastewater, was quoted CETESB - Environmental Company of So Paulo and CONAMA - National Council of the Environment that vision in Wastewater Treatment monitoring both liquid and solid and gas and in good management practices if the industry itself follows the Brazilian Technical Standard NBR. Mention the Brazilian Technical Standard NBR 10004 and NBR 9800/1987 appraises the danger of waste, whether it is or is not detrimental to public health. The wastes are harmful to health and the environment facilitating infection of diseases and disabilities affecting both the living and in the wild.

Keywords: Wastewater, Wastewater Treatment, Industrial Effluent.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

CETESB - Companhia Ambiental do Estado de So Paulo NBR Norma Tcnica Brasileira CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente

SUMRIO

1 INTRODUO............................................................................................... 11 2 REVISES BIBLIOGRFICAS 2.1 Resduo lquido Industrial........................................................................... 12 2.2 Tcnicas Utilizadas para o Tratamento dos Resduos Lquidos................ 12 2.3 Normas e Procedimentos Corretos para Tratamento dos Resduos Lquido Industrial........................................................................................................... 14 2.4 Problemas Ambientais Ocasionais pelos Resduos Lquidos Produzidos pelas Indstrias................................................................................................ 15 3 METODOLOGIAS DE PESQUISA 3.1 Tipos de pesquisa....................................................................................... 16 3.2 Coletas de dados........................................................................................ 16 3.3 Procedimentos............................................................................................ 16 3.4 Anlises de dados....................................................................................... 16 4 RESULTADOS E DISCUSSES.................................................................. 16 5 CONCLUSO................................................................................................ 16 6 REFERNCIAS............................................................................................. 17

INTRODUO
Em todo Brasil, tem-se cerca de 198,5 bilhes de animais sendo abatidos. A quantidade de efluentes lquidos decorrentes deste processo muito grande, sendo que se fossem escoados para os rios e lagos poluiria o meio ambiente e isso seria uma catstrofe. Segundo Vilas Boas (2009), nos efluentes de matadouros e frigorficos, o efluente composto por grande quantidade de sangue, fragmentos de tecidos, gorduras que liberado durante o processo de abate. Os sistemas de tratamento desses efluentes so fundamentais para a conservao dos rios que, por outro lado so atingidos de forma inexplicvel, por empresas de pequeno porte, ou at mesmo empresas de grande porte. No Brasil, Para que a gua utilizada na lavagem das peas ensaiadas por lquido penetrante possa ser descartada, deve-se atender a legislao vigente na rea de localizao da planta que utiliza o ensaio. No Estado de So Paulo se aplica o Decreto 8468 de 08/09/76 que regulamenta a lei 997 da CETESB, nos artigos 18 ao 19 e a Resoluo CONAMA n 20 de 18/06/86 no artigo 21. Aprova o Regulamento da Lei n 997, de 31 de maio de 1976, que dispe sobre a preveno e o controle da poluio do meio ambiente. Segundo a NBR 10004 A Norma Tcnica Brasileira conceitua a periculosidade de um resduo como uma "caracterstica apresentada por um resduo, que, em funo de suas propriedades fsicas, qumicas ou infectocontagiosas, pode apresentar: a) risco sade pblica, provocando ou acentuando, de forma significativa, um aumento de mortalidade por incidncia de doenas, e ou; b) riscos ao meio ambiente, quando o resduo manuseado ou destinado de forma inadequada. No caso da gua contaminada com lquido penetrante este resduo classe ll (resduos no inertes). Todo resduo gerado considerado tratvel perante os rgos ambientais.

2. REVISES BIBLIOGRAFIA
2.1 Resduo lquido Industrial: De acordo com a Norma Brasileira NBR 9800/1987, efluente lquido industrial o despejo lquido proveniente do estabelecimento industrial, compreendendo emanaes de processo industrial, gua de refrigerao poluda, guas pluviais poludas e esgoto domstico. No caso das indstrias os resduos lquidos encontrados so: Reagentes qumicos que so usados para limpeza do estabelecimento; Resduo animal, que so encontrados em frigorficos/abatedouros e etc. 2.2 Tcnicas Utilizadas para o Tratamento dos Resduos Lquidos: Processos fsicos So os processos que basicamente removem os slidos em suspenso sedimentveis e flutuantes atravs de processos fsicos, tais como: Gradeamento; Peneiramento; Separao de leos e gorduras; Sedimentao; Flotao; So processos fsicos tambm aqueles capazes de remover a matria orgnica e inorgnica em suspenso coloidal e reduzir ou eliminar a presena de microrganismos tais como: Processos de filtrao em areia; Processos de filtrao em membranas (micro filtrao e ultra filtrao); Os processos fsicos tambm so utilizados unicamente com a finalidade de desinfeco, tais como a radiao ultravioleta. Gradeamento Com o objetivo da remoo de slidos grosseiros capazes de causar entupimentos e aspecto desagradvel nas unidades do sistema de tratamento so utilizadas grades mecnicas ou de limpeza manual. O espaamento entre as barras varia normalmente entre 0,5 e 2 cm.

Peneiramento Com o objetivo da remoo de slidos normalmente com dimetros superiores a 1 mm, capazes de causar entupimentos ou com considervel carga orgnica so utilizadas peneiras. As peneiras mais utilizadas tm malhas com barras triangulares com espaamento variando entre 0,5 a 2 mm, podendo a limpeza ser mecanizada (jatos de gua ou escovas) ou ser esttica. No caso de serem utilizadas peneiras em efluentes gordurosos ou com a presena de leos minerais devem-se utilizar as peneiras com limpeza mecanizada por escovas. A utilizao de peneiras imprescindvel em tratamentos de efluentes de Indstrias de refrigerantes, txtil, pescado, abatedouros e frigorficos, curtumes, cervejarias, sucos de frutas e outras indstrias de alimentos. As peneiras devem ser aplicadas tambm em outros efluentes que apresentem materiais grosseiros, tais como: fiapos; plsticos; resduos de alimentos, etc. Separao gua/ leo O processo de separao um processo fsico que ocorre por diferena de densidade, sendo normalmente as fraes oleosas mais leves recolhidas na superfcie. No caso de leos ou borras oleosas mais densas que a gua, esses so sedimentados e removidos por limpeza de fundo do tanque. O processo muito utilizado na indstria do petrleo, postos de servio, oficinas mecnicas e outras atividades que utilizam leo. Este processo no capaz de remover leo emulsionado, sendo utilizado na etapa preliminar dos sistemas de tratamento. Sedimentao O processo de sedimentao uma das etapas de clarificao, devendo ser aplicado conforme as caractersticas de cada efluente e do processo de tratamento. No caso dos processos que gerem lodos orgnicos deve-se evitar a permanncia exagerada desses no fundo dos decantadores para reduzir a sua anaerobiose e a consequente formao de gases que causam a flutuao de aglomerados de lodos.

Isto pode ocorrer por simples anaerobiose com a formao de metano e gs carbnico e pela desnitrificao com a reduo dos ons nitratos a gs nitrognio. Pode ocorrer tambm a formao de gs sulfdrico pela reduo do on sulfato. A sedimentao um processo fsico, logo se devem evitar nos decantadores as condies para ocorrncia da atividade microbiana. Nos casos de lodos originados nos processos qumicos ou com efluentes originados em processos industriais inorgnicos pode-se admitir um tempo de reteno maior dos lodos no fundo dos decantadores. Os decantadores apresentam diversas formas construtivas e de remoo de lodo, com ou sem mecanizao. Os decantadores podem ser circulares ou retangulares, com limpeza de fundo por presso hidrosttica ou com remoo de lodo mecanizada por raspagem ou suco. No caso da presena de escumas (materiais flutuantes), necessrio um removedor de escuma. Como qualquer outra unidade de tratamento os tanques de decantao so projetados para um equipamento especfico ou sistema de limpeza, no sendo viveis alteraes posteriores ao projeto. Giordano 2004 2.3 Normas e Procedimentos Corretos para Tratamento dos Resduos Lquido Industrial: Qualquer que seja a soluo adotada para o lanamento dos resduos originados no processo produtivo ou na limpeza das instalaes, fundamental que a indstria disponha de sistema para tratamento ou condicionamento desses materiais residuais. Para isso preciso que sejam respondidas algumas perguntas, como: a) Qual o volume e composio dos resduos gerados? b) Esses resduos podem ser reutilizados na prpria indstria? c) Esse material pode ser reciclado e comercializado? d) Quanta custa coletar, transportar e tratar esses resduos? e) Existe local adequado para destino final desses resduos?

Processos Fsicos Os processos fsicos esto sempre associados aos tratamentos preliminares e primrios, promovem a remoo de slidos flutuantes (ou no) geralmente de dimenses relativamente grandes, de slidos em suspenso, areias, leos e gorduras. Para essa finalidade so utilizados principalmente grades, peneiras, caixas de areia, tanques prprios para a remoo de leos e graxas, flotadores, decantadores e filtros. 2.4 Problemas Ambientais Ocasionais pelos Resduos Lquidos

Produzidos pelas Indstrias:

O lixo gerado pelas atividades agrcolas e industriais tecnicamente conhecido como resduo e os geradores so obrigados a cuidar do gerenciamento, transporte, tratamento e destinao final de seus resduos, e essa responsabilidade para sempre. O lixo domstico apenas uma pequena parte de todo o lixo produzido. A indstria responsvel por grande quantidade de resduo sobras de carvo mineral, refugos da indstria metalrgica, resduo qumico e gs e fumaa lanados pelas chamins das fbricas. O resduo industrial um dos maiores responsveis pelas agresses fatais ao ambiente. Nele esto includos produtos qumicos (cianureto, pesticidas, solventes), metais (mercrio, cdmio, chumbo) e solventes qumicos que ameaam os ciclos naturais onde so despejados. Os resduos slidos so amontoados e enterrados; os lquidos so despejados em rios e mares; os gases so lanados no ar. Assim, a sade do ambiente, e conseqentemente dos seres que nele vivem, torna-se ameaada, podendo levar a grandes tragdias. O consumo habitual de gua e alimentos - como peixes de gua doce ou do mar - contaminados com metais pesados coloca em risco a sade. As populaes que moram em torno das fbricas de baterias artesanais, indstrias de cloro-soda que utilizam mercrio, indstrias navais, siderrgicas e metalrgicas, correm risco de serem contaminadas. Maria Elisabeth Pereira Kraemer 2006

3 METODOLOGIAS DE PESQUISA
3.1 Tipos de pesquisa: Dados da Web. 3.2 Coletas de dados: Atravs de levantamentos de sites e literaturas sobre efluentes lquidos industriais. 3.3 Procedimentos: Foi elaborado um estudo sobre os Efluentes Lquidos Industriais, sendo feito um levantamento em sites da internet e de acordo com o tipo de pesquisa elaborado. 3.4 Anlises de dados: Os dados analisados foram levantados de sites da internet de acordo com o assunto do trabalho.

4 RESULTADOS E DISCUSSES:
Os Resduos Lquidos Industriais so despejados em lagos, rios ou mares sendo poludos e dificultando a vida marinha que j bastante ameaada. Existem tratamentos especficos para estes fins como o sistema de trs lagoas, no caso de abatedouros e frigorficos e/ou indstrias que so usados gua em expanso, que no caso seria obrigatoriamente exigido algum tipo de tratamento desse Resduo tanto slido quanto liquido e/ou at gasoso seguindo corretamente os processos de tratamento no excedendo nenhuma etapa do0 processo.

5 CONCLUSO:
As Indstrias em si devem criar seus prprios sistemas de tratamento de acordo com a Norma Tcnica Brasileira, obedecendo todos os critrios apresentados, fazendo fiscalizaes nas Indstrias para ver o cumprimento do tratamento desses resduos, sendo realizadas visitas tcnicas para o acompanhamento do tratamento desses, alm de conter um controle dos efluentes lanados no meio ambiente com um relatrio explicando qual o local de despejo de cada efluente e sua porcentagem diria / mensal / anual para um

controle de qualidade do meio ambiente sem contar que cada indstria deve ser responsvel por seu prprio nvel de poluio, sem exceo da porcentagem de resduos lquidos reaproveitados e de resduos despejados sem nenhum, tipo de fim Indstria. Seguindo a risca todas as normas de procedimento de qualquer funo exercida na Indstria.

6 REFERNCIAS:
http://www.ufmt.br/esa/Modulo_II_Efluentes_Industriais/Apost_EI_2004_1ABES _Mato_Grosso_UFMT2.pdf. http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/3669-efluentes-industriais. http://br.monografias.com/trabalhos/residuos-industriais/residuosindustriais.shtml. http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal11/Procesosambientales/ Impactoambiental/25.pdf.

Вам также может понравиться