Вы находитесь на странице: 1из 48

Assdio Moral no Trabalho Reaja e Denuncie

Confederao Nacional dos Trabalhadores na Sade Braslia/DF - 2007

CNTS
Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

Assdio Moral no Trabalho Reaja e Denuncie

Assdio moral no trabalho toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetio ou sistematizao, contra a dignidade ou a integridade psquica ou fsica de uma pessoa, ameaando seu emprego ou degradando o clima de trabalho. Marie-France Hirigoyen, psicanalista e escritora francesa, autora das obras Assdio Moral - A Violncia Perversa no Cotidiano e Mal-estar no Trabalho Redefinindo o Assdio Moral.

Confederao Nacional dos Trabalhadores na Sade Braslia/DF - 2007




CNTS
Diretoria Efetiva
Presidente: Jos Lio de Almeida (SP) Vice-Presidente: Joo Rodrigues Filho (PB) 1 Vice-Presidente: Jnio Silva (SC) 2 Vice-Presidente: Domingos Jesus de Souza (MS) Secretrio-Geral: Valdirlei Castagna (RS) 1 Secretrio: Paulo Pimentel (SP) 2 Secretria: Clotilde Marques (MS) Tesoureiro-Geral: Jos Caetano Rodrigues (SC) 1 Tesoureiro: Adair Vassoler (SC) 2 Tesoureiro: Antonio Lemos (PR) Diretora de Patrimnio: Dalva Maria Selzler (PR) Diretora Social e de Assuntos Legislativos: Lucimary Santos Pinto (MA) Diretor de Assuntos Internacionais: Clair Klein (RS) Diretor de Assuntos Culturais e Orientao Sindical: Edson Clatino de Souza (RS) Diretor de Assuntos Trabalhistas e Judicirios: Joaquim Jos da Silva Filho (SP) Diretor de Assuntos de Seguridade Social: Mrio Jorge dos Santos Filho (AL)

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie




Diretores Suplentes
Carlos Jos Suzano da Silva (SP); Terezinha Perissinotto (RS); Claudionor Jos da Silva (PE); Mario Luiz Cordeiro (PR); Sidney Jos Gomes Bettu (SC); Aparecida dos Santos Lima (MS); Silas da Silva (SP); Carlo Geovani de Oliveira Corra (RS); Jos Bernardo da Silva (AL); Sueli Aparecida Koupak (PR); Carlos Cesar Rodrigues (SC); Jos Souza da Silva (SP); Emerson Cordeiro Pacheco (RS); Domingos da Silva Ferreira (RN); Milton Carlos Sanches (SP); Jaime Ferreira dos Santos (PR).

Conselho Fiscal
Efetivos: Remi Borazo (PR); Jos Paulo da Silva (RS); Walter Jos Bruno DEmery (PE). Suplentes: Jos Carlos dos Santos (SC); Ana Maria Mazarin da Silva (SP); Vaina Dias de Paula Silva (MS).

Delegao Internacional
Maria de Ftima Neves de Souza (SP); Maria Salete Cross (SC); Lcia Maria Flach (RS); Severino Ramos de Souto (PB); Leodlia Aparecida de Souza (SC); Nadia Sloboda Chaneiko (PR); Lamartine dos Santos Rosa (MS); Carlos Eduardo Martiniano de Souza (SP); Rosana Arajo Pestana (MA).

CNTS

Apresentao
No bastassem os problemas relacionados s mudanas no mercado de trabalho, reflexo da globalizao, que levou precarizao das relaes trabalhistas e reduo de direitos, das inovaes tecnolgicas e das crises financeiras, os trabalhadores passaram a conviver com mais um inimigo no dia-a-dia de suas atividades: o assdio moral no ambiente de trabalho. A violncia psicolgica, o constrangimento e a humilhao so prticas que passaram a ser adotadas de formas variadas no cotidiano. Seu poder de destruio, porm, afirmam estudiosos do tema, vai alm da sua prtica, levando degradao das condies de trabalho, com efeitos nocivos dignidade, s relaes afetivas e sociais e sade fsica e mental do trabalhador, alm de prejuzos para as empresas e rgos pblicos. O terror, presente no cenrio internacional, atinge homens e mulheres, trabalhadores da iniciativa privada e do setor pblico, de todos os nveis e categorias. Levantamento da Organizao Internacional do Trabalho em diversos pases revela que a proporo do assdio moral no trabalho tamanha que, para coibi-lo, vrios pases passaram a inserir dispositivos legais em seus ordenamentos jurdicos. Para as prximas dcadas, o prognstico da OIT sombrio: predominaro depresses, angstias e outros danos psquicos, relacionados com as novas polticas de gesto na organizao do trabalho, desafiando a mobilizao da sociedade e a adoo de medidas concretas, especialmente visando preveno do problema e reverso dessas expectativas. O assdio moral, muitas vezes, praticado de forma dissimulada, por meio de atitudes dificilmente identificadas no incio, com a inteno de baixar a auto-estima e desestabilizar, emocionalmente e profissionalmente, a vtima. No entanto, atinge propores que levam ao desequilbrio no local de trabalho, a prejuzos para a empresa ou rgo e ameaam a dignidade e a sade do trabalhador. A intensificao do assdio, apontam pesquisadores, pode


Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

CNTS
resultar no isolamento da vtima, diante da omisso dos prprios colegas, pelo temor de perder o emprego ou de se tornarem alvos da violncia. Estudiosos do assunto definem esse comportamento do grupo como um pacto de tolerncia e do silncio, sendo comum os colegas de trabalho cortarem laos afetivos com a vtima e, s vezes, repetirem aes e atos agressivos no ambiente de trabalho. Os procedimentos e atitudes se tornam constantes, repetitivos, sempre com o objetivo de expor o assediado a humilhaes e constrangimentos. As condutas mais comuns vo desde a atribuio de tarefas estranhas ou incompatveis com o cargo, ou em condies e prazos inexeqveis, tortura psicolgica, em que o assediador ignora e/ou humilha a vtima, isolando-a do contato com colegas e superiores hierrquicos. Os atos passam, ainda, pela atribuio de funes triviais a funcionrios qualificados ou especializados; pela apropriao de idias, projetos ou trabalhos; pela sonegao de informaes necessrias ao desempenho das funes ou relativas vida funcional; limitao da autonomia; cerceamento das atividades; por no repassar servios ao trabalhador, deixando-o propositalmente ocioso; at a imposio de prendas que o exponham ao ridculo e a divulgao de comentrios maldosos ou crticas reiteradas. O comportamento agressivo passou a ser estudado, nos ltimos anos, por psiclogos, mdicos, administradores e advogados no intuito de conceituar o assdio moral. Embora no seja um fenmeno novo, o debate recente no Brasil e teve como marco inicial a pesquisa feita pela mdica do trabalho Margarida Barreto. Em sua tese de mestrado, Jornada de Humilhaes, defendida em maio de 2000, na Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, ela ouviu 2.072 trabalhadores de 97 empresas no Estado de So Paulo, dos quais 42% declararam ter sofrido repetitivas humilhaes no trabalho. Desde ento, os poderes legislativos federal, estadual e municipal iniciaram a discusso de projetos no sentido de aprovar leis que probam e punam a prtica do assdio moral nas relaes de trabalho. Tambm aumentaram as denncias


Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

CNTS
levadas Justia Trabalhista que, mesmo sem uma legislao especfica, tem se baseado na Constituio Federal e na Consolidao das Leis do Trabalho para julgar os casos. Nos julgamentos, considera essenciais aspectos como a continuidade dos ataques e a determinao de desestabilizar emocionalmente a vtima, visando afast-la do trabalho. Diante das denncias de assdio moral na rea da sade, feitas aos sindicatos e federaes filiadas, a Diretoria da Confederao Nacional dos Trabalhadores na Sade - CNTS decidiu pela edio da presente cartilha, Assdio Moral no Trabalho: Reaja e Denuncie. Este documento tem como objetivo ampliar o debate e o conhecimento sobre o que vem a ser assdio moral, alertar sobre as condutas mais comuns adotadas pelos agressores e orientar os trabalhadores para a denncia dos casos. Certamente, o tema no se esgota nesta cartilha e muitos debates ainda viro. Segundo denncias levadas aos sindicatos e federaes filiadas CNTS, os trabalhadores da sade so ainda vtimas do assdio moral por parte de clientes usurios do sistema de sade, por meio de humilhaes e desrespeito ao profissional, principalmente os da rea da Enfermagem, que atuam no cuidado direto e prximo do paciente. Diante do grave problema, a Confederao considera extremamente necessria a mobilizao dos dirigentes sindicais, em todos os nveis, no sentido de denunciar e exigir o fim da prtica do assdio nos locais de trabalho e pressionar os parlamentares pela aprovao de propostas que cobam e tipifiquem como crime no Cdigo de Processo Penal o assdio moral nas relaes trabalhistas. Mais importante ainda a conscientizao dos trabalhadores, vtimas em potencial, dos empregadores e da sociedade em geral, a adoo de medidas preventivas e o combate omisso. O assdio moral uma prtica inadmissvel e condenvel e deve ser estirpada do ambiente de trabalho. A ao dos companheiros de trabalho e das entidades sindicais fundamental para ajudar as vtimas e combater a violncia. Diretoria da CNTS


Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

CNTS

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie




Assdio moral a deliberada degradao das condies de trabalho atravs do estabelecimento de comunicaes no ticas (abusivas) que se caracterizam pela repetio por longo tempo de durao de um comportamento hostil que um superior ou colega(s) desenvolve(m) contra um indivduo que apresenta, como reao, um quadro de misria fsica, psicolgica e social duradoura. Heinz Leymann, estudioso alemo, radicado na Sucia, que identificou como doena profissional enfermidades de natureza psicossomticas, derivadas do mobbing.

CNTS

O que assdio moral


O Dicionrio Aurlio traz a seguinte definio para assdio moral - Rebaixamento moral, vexame, afronta, ultraje. Ato ou efeito de humilhar (-se). Humilhar. Tornar humilde, vexar, rebaixar, oprimir, abater, referir-se com menosprezo, tratar desdenhosamente, com soberba, submeter, sujeitar (...). Com relao ao assdio moral nas relaes de trabalho, psicanalistas, mdicos, psiclogos e estudiosos do assunto apresentam definies que levam a um ponto comum: trata-se de conduta abusiva, adotada por palavras, gestos ou atitudes, que, intencional e freqentemente, atinge a dignidade e a integridade fsica e/ou psquica da vtima, ameaando seu emprego e degradando o ambiente de trabalho. Para a CNTS, o assdio moral um comportamento desumano e anti-tico, abominvel, que afeta a dignidade do trabalhador, com prejuzos moral, social e econmico, e o bom desempenho de suas atividades. Mobbing, assdio moral e terror psicolgico no trabalho so sinnimos destinados a definir a violncia pessoal, moral e psicolgica, vertical, horizontal ou ascendente no ambiente de trabalho. O termo mobbing foi empregado pela primeira vez pelo etiologista Heinz Leymann, ao definir o comportamento de certos animais que, circundando ameaadoramente outro membro do grupo, provocam sua fuga por medo de um ataque, destaca Mrcia Novaes Guedes, Juza do Trabalho substituta da 5 Regio (BA) e membro do Instituto Bahiano de Direito do Trabalho, em seu artigo Mobbing Violncia Psicolgica no Trabalho. Segundo ela, Leymann definiu o mobbing como um conflito cuja ao visa manipulao da pessoa no sentido no amigvel e essa ao pode ser analisada em trs grupos de comportamentos: um que se desenvolve sobre a comunicao com a pessoa atacada, tendendo a levar a pessoa ao absurdo ou interrupo da comunicao; outro que se assenta sobre a reputao da pessoa; e um terceiro que tende a manipular a dignidade profissional.


Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

CNTS
A juza Mrcia Novaes lembra que a primeira tentativa de dar uma definio jurdica para o assdio moral partiu de uma comisso da Unio Europia, segundo a qual mobbing uma situao na qual a pessoa vem maltratada ou perseguida em circunstncia ligada ao trabalho, surgindo uma explcita ou implcita ameaa sua segurana e sade. Ela ressalta que o mobbing no uma ao singular nem um conflito generalizado. Portanto, no configura assdio moral atos praticados pelo empregador relativos ao poder de comando e aqueles com propsito de acompanhar e fiscalizar a execuo dos servios. O terror psicolgico uma estratgia, uma ao sistemtica, estruturada, repetida e duradoura. O mobbing no um conflito furioso ocasional entre subordinado e superior hierrquico, uma transferncia do empregado de um local de trabalho para outro, ainda que desvantajosa e prejudicial; no a diminuio ou o excesso exagerado de trabalho; no uma ordem de prestao de servio humilhante; no a determinao de prestar servio em local incmodo e ergonomicamente desaconselhvel; no a anotao desabonadora na Carteira de Trabalho, acusando o empregado de falta grave, mesmo que se registre a suposta falta. Tambm no se pode caracterizar como assdio moral o terror psicolgico generalizado e continuado dentro de um ambiente de trabalho doentio, dominado pelo estresse, onde impera o autoritarismo e a inobservncia de normas trabalhistas e de segurana elementares, afirma a juza. A vtima do assdio moral ou terror psicolgico violentada no conjunto de direitos que compem a personalidade. So os direitos fundamentais, apreciados sob o ngulo das relaes entre os particulares, aviltados, achincalhados, desrespeitados no nvel mais profundo. O mais terrvel que essa violncia se desenrola sorrateiramente, silenciosamente a vtima uma caixa de ressonncia das piores agresses e, por no acreditar que tudo aquilo contra ela, por no saber como reagir diante de tamanha violncia, por no encontrar apoio junto aos colegas nem na direo da empresa, por medo de perder o emprego e, finalmente, porque se considera culpada de toda a situao, dificilmente consegue escapar das garras do perverso com equilbrio emocional e psquico para enfrentar a situao
10

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

CNTS
e se defender do terrorismo ao qual foi condenada, explica a juza Mrcia Novaes, em seu artigo resumo do estudo publicado no livro de sua autoria Terror Psicolgico no Trabalho.

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

Ainda segundo o texto de Mrcia Novaes, o assdio moral no deve ser confundido com o assdio sexual em que a agresso normalmente uma violncia vertical, de cima para baixo, o agressor ocupa posio hierarquicamente superior ou detm posio privilegiada na empresa e abusa do poder que possui para chantagear a vtima, ameaando-a com o desemprego, para obter favores sexuais. Assdio Sexual crime (art. 216-A, do Cdigo Penal, com redao dada pela Lei n 10.224/91).

11

CNTS

Condutas mais comuns que caracterizam o assdio moral


A pesquisa realizada pela mdica do trabalho Margarida Barreto exemplifica as situaes/aes de assdio moral mais freqentes: - Dar instrues confusas e imprecisas; - bloquear o andamento do trabalho alheio; - atribuir erros imaginrios; - ignorar a presena de funcionrio na frente de outros; - pedir trabalhos urgentes sem necessidade; - pedir a execuo de tarefas sem interesse; - fazer crticas em pblico; - sobrecarregar o funcionrio de trabalho; - no cumprimentar e no dirigir a palavra ao empregado; - impor horrios injustificados; - fazer circular boatos maldosos e calnias sobre a pessoa; - forar a demisso; - insinuar que o funcionrio tem problemas mentais ou familiares; - transferir o empregado de setor ou de horrio, para isollo; - no lhe atribuir tarefas; - retirar seus instrumentos de trabalho (telefone, fax, computador, mesa); - agredir preferencialmente quando est a ss com o assediado; - proibir os colegas de falar e almoar com a pessoa.

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

Outras formas de controle e presso sobre o trabalhador:


- Retirar ou limitar a autonomia do profissional; - ignorar ou contestar as decises e opinies; - apoderar-se das idias da outra pessoa; - descumprir o cdigo de tica e as leis trabalhistas; - fazer gestos de desprezo, tais como suspiros e olhares; - marcao sobre o nmero de vezes e tempo que vai ou fica
12

CNTS
no banheiro; - vigilncia constante sobre o trabalho que est sendo feito; - desvalorizar a atividade profissional do trabalhador; - exigir desempenho de funes acima do conhecimento do empregado ou abaixo de sua capacidade ou degradantes; - induzir o trabalhador ao erro, no s para critic-lo ou rebaix-lo, mas tambm para que tenha uma m imagem de si mesmo; - repetir a mesma ordem para tarefa simples; - criticar o trabalho feito ou dizer que o mesmo no importante; - induzir a vtima ao descrdito de sua prpria capacidade laborativa; - recusa comunicao direta com a vtima, dando-lhe ordens atravs de um colega, por bilhete ou e-mail; - censurar de forma vaga e imprecisa, dando ensejo a interpretaes dbias e a mal entendidos; - exigir tarefas impossveis de serem executadas ou realizao de atividades complexas em tempo demasiado curto; - exigir que cumpra tarefas fora da jornada de trabalho; - suprimir documentos ou informaes importantes para a realizao do trabalho; - no permitir ao trabalhador que se submeta a treinamentos; - marcar reunies sem avisar o empregado e cobrar sua ausncia na frente dos colegas; - ridicularizar as convices religiosas ou polticas do trabalhador. (Fonte: www.assediomoral.com.br)

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie


1

CNTS

Quem so as vtimas potenciais?


Contrariando o que seus agressores tentam fazer crer, as vtimas, de incio, no so pessoas portadoras de qualquer patologia, ou particularmente frgeis. Pelo contrrio, freqentemente o assdio se inicia quando uma vtima reage ao autoritarismo de um chefe, ou se recusa a deixar-se subjugar. sua capacidade de resistir autoridade, apesar das presses, que a leva a tornar-se um alvo. O assdio torna-se possvel porque vem precedido de uma desvalorizao da vtima pelo perverso, que aceita e at caucionada posteriormente pelo grupo. Essa depreciao d uma justificativa a posteriori crueldade exercida contra ela e leva a pensar que ela realmente merece o que lhe est acontecendo. No entanto, as vtimas no so franco-atiradoras. Pelo contrrio, encontramos entre elas inmeras pessoas escrupulosas, que apresentam um presentesmo patolgico: so empregados perfeccionistas, muito dedicados a seu trabalho e que almejam ser impecveis. (Hirigoyen, 2001) Segundo a psicanalista francesa Marie-France Hirigoyen, autora dos livros Assdio Moral A Violncia Perversa no Cotidiano e Mal-estar no Trabalho Redefinindo o Assdio Moral, a definio do perfil da vtima est intimamente ligada ao ambiente de trabalho, personalidade do agressor e capacidade de resistncia do prprio assediado. Uma das estratgias adotadas pelos que praticam o assdio moral no local de trabalho passar uma imagem irreal da vtima, atribuindo-lhe um perfil neurtico, de mau carter, de difcil convivncia e profissionalmente incompetente. De acordo com Hirigoyen, os funcionrios-modelo so o alvo principal do agressor, uma vez que ele sente que poder perder um funcionrio em funo de uma situao particular; e pela ameaa posio de liderana do agressor, com a possibilidade de ascenso do funcionrio na organizao.

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie


1

CNTS
Caractersticas do perfil da vtima segundo MarieFrance Hirigoyen, Margarida Barreto e Mauro Azevedo:
- Trabalhadores com mais de 35 anos; - os que atingem salrios muito altos; - saudveis, escrupulosos, honestos; - as pessoas que tm senso de culpa muito desenvolvido; - dedicados ao trabalho, perfeccionistas, impecveis, no hesitam em trabalhar nos fins de semana, ficam at mais tarde e no faltam ao trabalho mesmo quando doentes; - no se curvam ao autoritarismo, nem se deixam subjugar; - so mais competentes que o agressor; - pessoas que esto perdendo a resistncia fsica e psicolgica para suportar humilhaes; - portadores de algum tipo de deficincia; - mulher em um grupo de homens; - homem em um grupo de mulheres; - os que tm crena religiosa ou orientao sexual diferente das daquele que assedia; - quem tem limitao de oportunidades por ser especialista; - aqueles que vivem ss. (Fonte: www.assediomoral.com)

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

Assdio na rea da sade


Na rea da sade so alvos frequentes os trabalhadores com estabilidade, criativos e donos de iniciativas, com mais idade, que sejam acometidos de doena ou sofram acidente de trabalho estes ltimos geralmente so assediados tambm por colegas quando retornam ao trabalho. De acordo com denncias feitas a sindicatos e federaes, comum aos adoecidos e acidentados a ridicularizao da doena, com menosprezo ao sofrimento, o controle das idas ao mdico, o isolamento ou a transferncia do local de trabalho, o desvio de funo, a demora na entrega de documentos necessrios realizao de percia mdica, no ter reconhecidos seus direitos, conselho para que pea demisso, falta de orientao sobre os riscos existentes no setor ou posto de trabalho. Para fugir do assdio,
1

CNTS
muitos continuam trabalhando mesmo doentes e em condies fsicas e mentais que no permitem o mesmo desempenho.

Assdio s mulheres
Historicamente discriminadas no mercado de trabalho, seja recebendo menores salrios e com menor acesso s promoes, programas de capacitao ou indicao para cargos de chefia, as mulheres so vtimas potenciais do assdio moral. Muitas vezes, o assdio praticado ainda na fase da procura por emprego. As mulheres, alm de alvo das condutas comuns, se deparam com exigncia rgida quanto aparncia e de exames desnecessrios. A agresso atinge, geralmente, as trabalhadoras casadas, que estejam grvidas ou que tenham filhos pequenos. Determinao de tarefas repetitivas e de menor importncia, permanncia por mais tempo em perodos de experincia, primeiras a serem demitidas quando h cortes de gastos nas empresas, alijamento nos cursos de qualificao, desvio da funo e submisso a tarefas alm de suas foras so algumas das agresses dirigidas especialmente s trabalhadoras.

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

Assdio no Servio Pblico


A forma de gesto e relaes humanas propiciam a prtica do assdio moral no setor pblico, onde as reparties tendem a ser locais marcados por situaes agressivas, muitas vezes por falta do preparo de alguns chefes imediatos ou por perseguio poltica. Alm das condutas mais comuns nos casos de assdio, no servio pblico h, ainda, a negao de promoes por conta das avaliaes dos superiores e a retirada de cargos em comisso ou funes gratificadas, prejudicando financeiramente o servidor.

1

CNTS

Perfil do agressor
Pesquisadores apontam que, embora a situao mais frequente de assdio moral seja aquela em que um superior agride um subordinado, h tambm os casos em que um colega agride outro colega e quando um superior agredido por subordinados caso mais difcil de acontecer. O agressor, geralmente, julga-se superior em todos os sentidos com relao s outras pessoas; dotado do sentimento de grandeza e tem necessidade de ser admirado e aprovado; critica as falhas dos demais, mas no aceita ser contestado. Com esse comportamento busca encobrir as prprias deficincias. Caractersticas: - Tem senso grandioso da prpria importncia; - absorvido por fantasias de sucesso ilimitado, de poder; - acredita ser especial e singular; - tem excessiva necessidade de ser admirado; - pensa que tudo lhe devido; - explora o outro nas relaes interpessoais; - no tem a menor empatia; - inveja muitas vezes os outros; - d provas de atitudes e comportamentos arrogantes. Em sua obra O Assdio Moral no Direito do Trabalho, a juza do Trabalho em Minas Gerais, doutora em Direito pela Universidade de Paris II, Martha Halfeld Furtado de Mendona Schmidt, enumera as caractersticas que definem o perfil do assediador, baseado em observaes de trabalhadores: 1 - Profeta - Considera como misso demitir indiscriminadamente os trabalhadores para tornar a mquina mais enxuta. Para ele demitir uma grande realizao. Gosta de humilhar com cautela, reserva e elegncia. 2 - Pit-bull - Humilha os subordinados por prazer, agressivo, violento e at perverso no que fala e em suas aes. 3 - Troglodita - uma pessoa brusca, que sempre tem razo. As normas so implantadas sem que ningum seja consultado, pois acha que os subordinados devem obedecer sem reclamar.
1

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

CNTS
4 - Tigro - Quer ser temido para esconder sua incapacidade. Tem atitudes grosseiras e necessita de pblico para conferi-las, sentindo-se respeitado pelo temor que tenta incutir aos outros. 5 - Mala-babo - Bajula o patro e controla cada um dos subordinados com mo-de-ferro. Tambm gosta de perseguir aos que comanda. 6 - Grande Irmo - Finge que sensvel e amigo dos trabalhadores. Quer saber dos problemas particulares de cada um para depois manipular o trabalhador, usando o que sabe para assedi-lo. 7 - Garganta - Vive contando vantagens apesar de no conhecer bem o seu trabalho e no admite que seus subordinados saibam mais que ele.

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie


1

8 - Tasea (t se achando) - Confuso e inseguro, no sabe como agir em relao s demandas de seus superiores. No tem clareza de seus objetivos, d ordens contraditrias. Se algum projeto ganha os elogios dos superiores ele apresenta-se para receb-los, mas em situao inversa responsabiliza os subordinados pela incompetncia. (Fonte: www.assediomoral.com.br)

CNTS
Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie Este problema de recente reconhecimento no mbito das relaes de trabalho e tem-se expandido notavelmente nos ltimos 10 anos, influindo no meio ambiente de trabalho, com conseqncias pstraumticas ao trabalhador assediado, quando a situao habitual e inerente s condies de trabalho e o ambiente de trabalho hostil, intimidatrio e humilhante. Lydia Guevara Ramrez, professora e secretria da Diretoria Nacional da Sociedade Cubana de Direito do Trabalho e Seguridade Social.
1

CNTS

Conseqncias da violncia moral


Depois de uma longa srie de insucessos, as vtimas se desencorajam e j antecipam cada novo fracasso. O que agrava nelas o estresse a inutilidade das tentativas de defesa. ...O que espantoso, nesta fase, que, quando vemos empregados perseguidos em seu prprio local de trabalho e propomos uma licena para tratamento, raro que ela seja aceita: Se eu parar, vai ser pior! Vo me fazer pagar caro por isso! O medo faz com que aceitem tudo. (Assdio Moral - A Violncia Perversa no Cotidiano MarieFrance Hirigoyen, 2001) A combinao entre ambiente insalubre e presso psicolgica pode levar deteriorao do local de trabalho, ao surgimento de doenas profissionais das mais diversas e a acidentes de trabalho, com efeitos fsicos, psicolgicos, sociais, familiares e no ambiente de trabalho. Depresso uma das principais causas de afastamento entre os trabalhadores da sade , ansiedade, insnia ou sonolncia excessiva, palpitaes, hipertenso arterial, distrbios cardiovasculares, tremores, sensaes de falta de ar, de fadiga, irritabilidade, dores de cabea, perturbaes digestivas, dores abdominais, crises de choro e diminuio da libido so alguns dos males sofridos pela vtima do assdio moral. Vm sendo observados, ainda, casos de alcoolismo, anorexia, transtornos, sndrome do pnico pessoas com medo de ir trabalhar e sndrome de Burnout ou da exausto, caracterizada pelo desgaste fsico e emocional associado ao trabalho profissional, que acomete principalmente aqueles que trabalham em contato direto com pessoas, expostos ao estresse crnico. As reaes variam de mulheres para homens e devem ser consideradas doenas do trabalho. Segundo a psicanalista francesa Marie-France Hirigoyen, em seu livro Assdio Moral A Violncia Perversa no Cotidiano, quanto mais a vtima vive a situao do assdio moral, as doenas deixam de ser de carter psicolgico e passam a ser fisiolgico, sendo necessrio no somente o afastamento do trabalho, como tratamento mdico, com utilizao de medica20

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

CNTS
mentos. Ela revela que o assdio moral deixar algum tipo de seqela, seja psicolgica, psicossomtica ou fisiolgica, sendo o seu tratamento de baixa eficcia, uma vez que os mdicos consultados podem tratar do sintoma e podem no verificar a causa dele. Hirigoyen afirma, ainda, que as agresses ou humilhaes permanecem inscritas na memria e so revividas por imagens, pensamentos... so emoes intensas e repetitivas, que apresentam distrbio de memria e de concentrao. As vtimas por vezes perdem o apetite, ou tm, pelo contrrio, condutas bulmicas, que aumentam seu consumo de lcool ou de fumo. Ela acrescenta: O assdio moral um fenmeno destrutivo, uma vez que seu poder de destruio vai alm da sua prtica, alm de produzir os sintomas, agrava situaes ou vcios j presentes na vtima. Ela cita no livro, por exemplo, que a vtima pode passar de um consumidor social de bebidas alcolicas para um viciado. Esse sintoma que no caracterstico da prtica do assdio moral, mas sim uma conseqncia dele, faz com que a vtima esteja vulnervel a doenas relacionadas ao uso excessivo do lcool e, portanto, totalmente sensvel contrao de doenas no catalogadas como sendo da prtica do assdio moral, alerta. Ao considerar que o problema passa a ser crnico para a vtima, a psicanalista ressalta que a possibilidade de recuperao pequena, uma vez que est vivendo constantemente, mesmo no sendo mais assediada, o sentimento de baixa auto-estima, levando-a a possveis fracassos inconscientes, pois qualquer situao semelhante do assdio moral, porm no sistemtico, possivelmente a far entender que todo o processo de assdio est retornando, deixando-a insegura e induzindo-a ao sentimento de incapacidade.

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

Assdio pode levar a acidentes de trabalho


Muitas das aes praticadas pelo assediador podem levar o trabalhador ansiedade e insegurana e provocar acidentes ocupacionais, exigindo-se da empresa a emisso da Comuni21

CNTS
cao de Acidente do Trabalho (CAT). Pesquisadores apontam como exemplos o fato de no municiar o empregado das informaes necessrias para a execuo do trabalho; determinar a execuo de funo para a qual o empregado no foi treinado ou orientado; determinar a execuo de funo perigosa a empregado despreparado; negar o fornecimento de equipamento individual de proteo; no dar espao a questionamentos do empregado. Consequentemente, as perdas para a empresa sero muitas. Estatsticas apresentadas por estudiosos no assunto apontam as principais consequncias da prtica do assdio moral nos locais de trabalho: - Queda da produtividade; - alterao na qualidade do servio/produto; - menor eficincia; - baixo ndice de criatividade; - absentesmo; - doenas profissionais; - acidentes de trabalho; - danos aos equipamentos; - alta rotatividade da mo-de-obra, gerando aumento de despesa com rescises contratuais, seleo e treinamento de pessoal; - aumento de demandas trabalhistas com pedidos de reparao por danos morais; - abalo da reputao da empresa. Esses efeitos negativos so gerados pela instabilidade que o empregado sente e pelo clima desfavorvel de apreenso e competio que se cria na empresa, alm de atingir a imagem da empresa junto ao pblico consumidor e ao prprio mercado de trabalho. (Fonte: www.assediomoral.com.br)

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie


22

CNTS

Prevenir e Denunciar armas contra o assdio


A primeira e mais decisiva forma de defesa a preveno. Muito embora no se desprezem as causas psicolgicas do fenmeno, os especialistas advertem sobre a necessidade de se aprofundar o conhecimento em torno das causas sociais da violncia psicolgica no trabalho. O marketing social desenvolvido atravs da ao sindical organizada, aliado difuso de informaes junto aos trabalhadores acerca da dinmica, mtodos empregados pelos perversos, , sem dvida, uma das melhores armas no combate ao assdio moral. o que afirma a Juza do Trabalho substituta da 5 Regio (BA) e membro do Instituto Bahiano de Direito do Trabalho, Mrcia Novaes Guedes, em seu artigo Mobbing Violncia Psicolgica no Trabalho. Segundo ela, no mbito individual, aconselhvel desenvolver estratgias de defesa, seja anotando e datando fatos, seja buscando aliados que, no futuro, podero servir como testemunhas num possvel processo judicial. O trabalhador deve guardar documentos que provem a determinao de tarefas impossveis ou inteis e/ou perda de vantagens financeiras, anotar e/ou gravar o teor da conversa, evitar ficar ou conversar a ss com o agressor, buscar apoio dentro e fora da empresa, dar visibilidade s agresses, exigir as crticas por escrito, encaminhar carta ao departamento de pessoal ou recursos humanos com recibo, relatando os fatos e pedindo providncias, no se deixar abater, buscar apoio de familiares e profissionais para cuidar dos danos morais e psicolgicos, procurar a CIPA, no temer represlias, no se demitir. A preveno passa, ainda, pelo estreitamento das relaes afetivas entre os colegas de trabalho, criando um clima de solidariedade que beneficiar a todos contra o comportamento agressivo. Fora do mbito do local de trabalho, a vtima da violncia moral deve denunciar o fato ao Sindicato, Delegacia Regional do Trabalho, a rgo do Ministrio da Sade, ao Ministrio
2

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

CNTS
Pblico do Trabalho, ao conselho profissional e comisses de direitos humanos do Poder Legislativo e de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil, entre outras instituies e entidades. Denunciar a mais forte arma contra o assdio e para por fim impunidade. possvel ao trabalhador pleitear a tutela de seus direitos com base no dano moral trabalhista e no direito ao meio-ambiente de trabalho saudvel, garantidos na Constituio Federal.

Responsabilidade da empresa
Consolidao das Leis do Trabalho Art. 483. O empregado poder considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenizao quando: ... e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua famlia, ato lesivo da honra e boa fama calnia, difamao, injria, dano moral. Como prev o artigo 483, alnea e, da CLT, o empregador ser penalizado com o pagamento de indenizao caso um empregado ou familiar seja vtima de dano moral praticado por um superior hierrquico, ou mesmo colegas. Alm da resciso indireta do contrato de trabalho e da conseqente indenizao trabalhista, a conduta pode ensejar o pagamento de indenizao por danos morais e materiais vtima, na forma da lei civil. Portanto, cabe ao empregador, diante da denncia de assdio no mbito da empresa, apurar e eliminar o problema, alm da adoo de medidas de punio ao assediador e reparadoras em relao vtima. Fingir que o problema no existe e/ou adotar uma soluo inadequada pode reforar a prtica do assdio moral, alertam estudiosos do tema. Os estudos mostram ser fundamental a instituio de programa de preveno por parte da empresa, que deve envolver a forma de organizao do trabalho e seus mtodos de gesto de pessoal e a adoo de uma poltica de recursos humanos voltada para a conscientizao dos empregados de todos os
2

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

CNTS
nveis hierrquicos. J a preveno promovida pela empresa certamente a mais eficaz forma de combate dessa violncia tanto silenciosa quanto destruidora, todavia apenas razes de natureza econmica no so suficientes para convencer organizaes a ensarilhar armas contra o assdio moral, ressalta a juza Mrcia Novaes Guedes. Formar uma equipe multidisciplinar de representante da empresa, CIPA, mdico do trabalho, psiclogo, socilogo, assistente social, advogado trabalhista, representante do Sindicato e acompanhamento do Ministrio do Trabalho - DRT, com a finalidade de avaliar os fatores psicossociais, identificar, determinar e admitir a existncia dos problemas, definir a violncia moral, informar e sensibilizar o conjunto dos funcionrios acerca dos danos e agravos sade, em conseqncia do assdio, so algumas das medidas que devem ser adotadas pelas empresas, orienta a equipe do stio www.assediomoral. com.br. A comisso deve, ainda, informar o empregador dos custos para a empresa e difundir o resultado das prticas preventivas para o conjunto dos trabalhadores. Tambm aconselhvel a adoo de um cdigo de tica, que vise ao combate de todas as formas de discriminao e de assdio; a difuso do respeito dignidade e cidadania; criar, na empresa, ouvidorias ou comits para que as vtimas possam apresentar suas denncias sobre intimidaes e constrangimentos... sem esquecer a importncia de postura solidria dos colegas, em relao ao assediado.

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie


2

CNTS

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie


2

Existem vrias definies que variam segundo o enfoque desejado (mdico, psicolgico ou jurdico). Juridicamente, pode ser considerado como um abuso emocional no local de trabalho, de forma maliciosa, no-sexual e no-racial, com o fim de afastar o empregado das relaes profissionais, atravs de boatos, intimidaes, humilhaes, descrdito e isolamento. Martha Halfeld Furtado de Mendona Schmidt, Juza do Trabalho em Minas Gerais, Conselheira da Escola Judicial do TRT da 3 Regio, Doutora em Direito pela Universidade de Paris II (Panthon-Assas) e Professora licenciada da UNA em Belo Horizonte.

CNTS

Aumentam denncias Justia do Trabalho


Constituio Federal de 1988 (EC 45/04) Art. 114. Compete Justia do Trabalho processar e julgar: ... VI as aes de indenizao por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relao de trabalho. Levantamento realizado em 2006 pela ministra do Tribunal Superior do Trabalho Maria Cristina Hirigoyen Peduzzi indica que o tema assdio moral nas relaes de trabalho, embora ainda recente, j foi examinado por quase todos os 24 TRTs e que a partir de 2005 ocorreu um substancial aumento, especialmente nas regies Sul e Sudeste. Os fatos mais recorrentes so a inao compulsria quando o empregador se recusa a repassar servio ao empregado , humilhaes verbais por parte de superiores inclusive com palavras de baixo calo , coaes psicolgicas visando adeso do empregado a programas de desligamento voluntrio ou demisso, ressalta a ministra, em matria divulgada no stio do TST. Os processos que chegam Justia do Trabalho buscando reparao por danos causados pelo assdio moral, ainda segundo o levantamento, revelam que, em muitas empresas, o ambiente de trabalho um circo de horrores. Ameaas, ofensas, sugestes humilhantes, isolamento e at agresses fsicas fazem parte do roteiro. Outra prtica, alvo de vrias reclamaes trabalhistas, o pagamento de prendas e os castigos vexatrios, quando os empregados so submetidos a constrangimentos como desfilar de saia rodada, perucas e batom diante dos colegas e mesmo de visitantes. Segundo o TST, o processo trabalhista considerado pioneiro na abordagem do assdio moral no Brasil veio do Esprito Santo, no qual o Tribunal Regional do Trabalho da 17 Regio classifica e enquadra como assdio moral as perseguies so2

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

CNTS
fridas por um tcnico de publicidade e propaganda: A tortura psicolgica, destinada a golpear a auto-estima do empregado, visando forar sua demisso ou apressar sua dispensa atravs de mtodos que resultem em sobrecarregar o empregado de tarefas inteis, sonegar-lhe informaes e fingir que no o v, resultam em assdio moral, cujo efeito o direito indenizao por dano moral, porque ultrapassa o mbito profissional, eis que minam a sade fsica e mental da vtima e corri a sua auto-estima, registra o acrdo do Recurso Ordinrio n 1315.2000.00.17.00.1, relatado pela juza Snia das Dores Dionzio.

Formas de Reparao
Os resultados dos processos que envolvem alegaes de assdio moral, quando favorveis ao empregado, geram basicamente trs tipos de reparao. A primeira a resciso indireta do contrato de trabalho, hiptese semelhante justa causa, s que em favor do empregado, que se demite, mas mantm o direito ao recebimento de todas as verbas rescisrias, como se tivesse sido demitido sem motivao. Outra a indenizao por danos morais, que na esfera trabalhista visa proteo da dignidade do trabalhador. A terceira a indenizao por danos materiais, nos casos em que os prejuzos psicolgicos causados ao trabalhador sejam graves a ponto de gerar gastos com remdios e tratamentos. Alm dessas, h a hiptese de dano moral coletivo, cuja indenizao revertida ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A fixao de valores para dano moral, conforme vem sendo adotada pelo TST, tem dupla finalidade: compensar a vtima pelo dano moral sofrido e punir o infrator, a fim de coibir a reincidncia nesse tipo de prtica. O que se busca um possvel equilbrio entre as possibilidades do lesante o porte e o poder econmico da empresa e as condies do lesado a extenso do dano causado. O ministro Ives Gandra Martins Filho, numa das primeiras decises do TST relativas ao tema (RR 122/2001-036-12-00.0), ressalta que a ausncia de critrios especficos para fixao de dano moral na legislao trabalhista leva o julgador a lanar
2

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

CNTS
mo do princpio da razoabilidade, cujo corolrio o princpio da proporcionalidade, pelo qual se estabelece a relao de equivalncia entre a gravidade da leso imagem e honra e o valor monetrio da indenizao imposta. Para que o trabalhador alcance uma deciso judicial favorvel, no entanto, preciso que conhea bem os seus direitos e esteja consciente sobre as caractersticas que definem o assdio moral. Os julgamentos nas instncias do Poder Judicirio s se estabelecem a partir de provas concretas, materiais e testemunhais. Portanto, essencial que a vtima junte o mximo de provas da ocorrncia do assdio, como comprovantes de trocas de correspondncias, e-mails e mesmo a gravao de conversas entre a vtima e o agressor, alm de testemunhas. (Fonte: TST)

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie


2

CNTS

Mais que leis, preciso conscientizao


O assdio moral ainda no definido no Cdigo de Processo Penal, porm, no campo dos direitos humanos e da cidadania, h possibilidades de proteo via Cdigo de Processo Civil. E tambm h dispositivos na Consolidao das Leis do Trabalho que permitem enquadrar processos de assdio moral, inclusive no que diz respeito sade, relacionando suas conseqncias como doena vinculada ao trabalho. Portanto, fundamental buscar a proteo jurdica que o sindicato pode e deve oferecer. A Justia do Trabalho tem se posicionado independentemente da existncia de leis especficas. A teoria do assdio moral se baseia no direito dignidade humana, fundamento da Repblica Federativa do Brasil, como prev o artigo 1, inciso III, da Constituio, observa a ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, do Tribunal Superior do Trabalho. possvel citar tambm o direito sade, mais especificamente sade mental, abrangida na proteo conferida pelo artigo 6, e o direito honra, previsto no artigo 5, inciso X, tambm da Constituio, acrescenta. Porm, o trabalhador precisa ter conscincia de que o problema no ter soluo apenas com a sano de leis. Mais que isso, necessria a conscientizao de cada vtima em potencial sobre como identificar e reagir ao assdio moral; do assediador, quanto s consequncias do seu ato; e tambm da sociedade, a includas as entidades sindicais, que no podem ser omissas diante da violncia moral.

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

Legislao e projetos
No Brasil a primeira lei a tratar do assdio moral, a Lei 1.163/00, foi regulamentada em 2001 em Iracempolis/SP. O Rio de Janeiro foi o primeiro Estado a adotar legislao especfica sobre o tema a Lei Estadual n 3.921/02, voltada especificamente para os rgos dos trs poderes estaduais e concessionrias de servios pblicos. Hoje, existem vrios projetos de lei em tramitao nas cmaras de vereadores e assemblias legislativas. Em nvel federal, tramitam no Congresso Nacional
0

CNTS
propostas de alterao do Cdigo Penal, da Lei n 8.112/80, que instituiu o Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos, e outros projetos relativos ao tema. O PL n 2.369/03, do ex-deputado Mauro Passos (PT-SC), dispe sobre o assdio moral nas relaes de trabalho, transformando-o em ilcito trabalhista, que pode gerar o direito indenizao, com valor mnimo equivalente a dez vezes a remunerao do empregado, calculada em dobro em caso de reincidncia. A proposta define esse assdio como o constrangimento causado por atos repetitivos que degradam as relaes de trabalho e que pode ser praticado tanto por superiores hierrquicos quanto por colegas. Para configurar assdio moral, essas aes devem atentar contra a dignidade do funcionrio ou afetar sua sade fsica e/ou mental, comprometendo sua carreira profissional. Em conjunto com o projeto tramita o PL 2.593/03, da deputada Maria do Rosrio (PTRS), que altera a CLT, com o mesmo objetivo de proibir a prtica de assdio moral nas relaes trabalhistas. O Projeto de Lei 4.742/01, do ex-deputado Marcos de Jesus (PL-PE), prev a introduo do crime de assdio moral no trabalho no Cdigo Penal Brasileiro. A proposta define o assdio como a desqualificao por meio de palavras, gestos ou atitudes da auto-estima, da segurana ou da imagem do servidor pblico ou do empregado em razo de vnculo hierrquico funcional ou laboral. A proposta prev pena de deteno de trs meses a um ano, e multa, para quem for condenado. Ao projeto de Marcos de Jesus esto apensados o PL 4.960/01, do ex-deputado Feu Rosa (PP-ES); o PL 5.887/01, do deputado Max Rosenmann (PMDB-PR); e o PL 5.971/01, do ex-deputado e atual senador Incio Arruda (PCdoB-CE). Esses projetos tambm tipificam o assdio moral como crime no Cdigo Penal. Os textos foram aprovados na Comisso de Constituio e Justia e de Cidadania e esto prontos para ser apreciados pelo plenrio da Cmara dos Deputados. O Projeto de Lei 1.060/07, da deputada Janete Rocha Piet (PT-SP), dispe sobre a aplicao de penalidades prtica do assdio moral nas dependncias da administrao pblica federal, direta e indireta, por servidores pblicos federais.
1

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

CNTS

Leis Municipais
Lei n 1.163/00 - Cmara Municipal de Iracempolis (SP) - Dispe sobre a aplicao de penalidades prtica de assdio moral nas dependncias da administrao pblica municipal direta por servidores pblicos municipais. Lei n 2.982/01 - Cmara Municipal de Jaboticabal (SP) - Dispe sobre a aplicao de penalidades prtica de assdio moral nas dependncias da administrao pblica municipal, por servidores ou funcionrios pblicos municipais efetivos ou nomeados para cargos de confiana. Lei n 1.078/01 - Prefeitura de Sidrolndia (MS) - Dispe sobre a aplicao de penalidades prtica de assdio moral no mbito da administrao municipal. Lei n 358/01 - Cmara Municipal de Guarulhos (SP) Dispe sobre a aplicao de penalidades prtica de assdio moral nas dependncias da administrao pblica municipal por servidores pblicos municipais. Lei n 3.243/01 - Cmara Municipal de Cascavel (PR) Dispe sobre a aplicao de penalidades prtica de assdio moral nas dependncias da administrao pblica municipal, por servidores ou funcionrios pblicos municipais efetivos ou nomeados para cargos de confiana. Lei n 13.288/02 - Cmara Municipal de So Paulo (SP) - Dispe sobre a aplicao de penalidades prtica de assdio moral nas dependncias da administrao pblica municipal. Lei n 11.409/02 - Cmara Municipal de Campinas (SP) - Veda o assdio moral no mbito da administrao pblica municipal. Lei n 3.671/02 - Prefeitura de Americana (SP) - Dispe sobre a aplicao de penalidades prtica de assdio moral nas dependncias da administrao pblica municipal direta e indireta.
2

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

CNTS
Lei n 189/02 - Cmara Municipal de Natal (RN) - Dispe sobre a aplicao de penalidades prtica de assdio moral nas dependncias da administrao pblica municipal, por servidores pblicos municipais nomeados para cargos de confiana. Lei n 12/02 - Cmara Municipal da Estncia Turstica de Ribeiro Pires (SP) - Dispe sobre a aplicao de penalidades prtica de assdio moral nas dependncias da administrao pblica municipal direta. Lei n 12/02 - Cmara Municipal de So Jos dos Campos (SP) - Dispe sobre a caracterizao do assdio moral nas dependncias da administrao pblica municipal e aplicao de penalidades prtica do mesmo. Lei n 511/03 - Cmara Municipal de So Gabriel do Oeste (MS) - Dispe sobre a aplicao de penalidades prtica de assdio moral no mbito da administrao pblica do municpio. Lei n 2.377/03 - Prefeitura de Presidente Venceslau (SP) - Dispe sobre a aplicao de penalidades prtica de assdio moral nas dependncias da administrao pblica municipal, por servidores pblicos municipais. (Fonte: www.assediomoral.com.br)

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie




CNTS

Onde denunciar?
Denunciar a melhor forma de reao contra a prtica do assdio moral. Munido do mximo de provas e testemunhas, o trabalhador deve fazer a denncia Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA), ao Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho (SESMT) e/ou ao sindicato da categoria profissional. Se no houver soluo, a denncia deve ser encaminhada ao Ministrio do Trabalho e ao Ministrio Pblico do Trabalho. ACRE Ministrio da Sade - Coordenadoria da Sade do Trabalhador Av. Naes Unidas n 700, Bosque Hospital das Clnicas - Rio Branco (AC) CEP: 69908-620 Fone: (68) 3223-4266 Fax: (68) 3224-5793 Delegacia Regional do Trabalho Ncleo de Combate Discriminao no Trabalho Rua Marechal Deodoro n 257, Centro - Rio Branco (AC) CEP: 69900-210 ALAGOAS Ministrio da Sade - Ncleo do Trabalhador do Estado Av. Duque de Caxias n 978, Jaragu - Macei (AL) CEP: 57020-950 Fone: (82) 3315-1114 Fax: (82) 3338-8899 Delegacia Regional do Trabalho Ncleo de Combate s Desigualdades de Oportunidades no Trabalho Rua do Livramento n 91, Centro - Macei (AL) CEP: 57020-030 Fone: (82) 3215-4333 fax: (82) 3215-4335 AMAP Ministrio da Sade - Diviso de Sade do Trabalhador Av. Fab. n 69, Centro - Macap (AP) CEP: 68900-010 Fone: (96) 3212-6119 / 6100 Fax: (96) 3212-6182 Delegacia Regional do Trabalho - Ncleo Ecoando Igualdade Av. Salgado Filho n 61, Santa Rita - Macap (AP) CEP: 68906-570 Fone: (96) 3223-4485 fax (96) 3223-9407

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie




CNTS
AMAZONAS Ministrio da Sade Coordenadoria de Vigilncia Sanitria em Sade Av. Andr Arajo n 701, Aleixo - Manaus (AM) CEP: 69060-001 Fone: (92) 3663- 4826 Fax: (92) 3611-4566 Delegacia Regional do Trabalho - Ncleo de Cidadania e Trabalho Av. Andr Arajo n 140, Aleixo - Manaus (AM) CEP: 69069-001 Fone: (92) 3663-1244 r.231 Fax: (92) 3664-4139 BAHIA Ministrio da Sade Rua Pedro Lessa n 123, Canela - Salvador (BA) CEP: 40110-050 Fone: (71) 3336-1627 /3249-7888 Fax: (71) 3336-1788 E-mail: cesat@saude.ba.gov.br Delegacia Regional do Trabalho Ncleo de Igualdade de Oportunidades da Bahia Av. 7 de Setembro n 698, Mercs - Salvador (BA) CEP: 40060-001 Fone: (71) 3329-0833 Fax (71) 3329-0848 E-mail: nioba.drtba@mte.gov.br CEAR Ministrio da Sade - Equipe de Sade do Trabalhador Rua Almirante Barroso n 600, Iracema - Fortaleza (CE) CEP: 60060-440 Fone: (85) 3488-2142/5805 Delegacia Regional do Trabalho - Ncleo Pr-Igualdade Rua 24 de maio n 178, 2 andar, sala 214, Centro - Fortaleza (CE) CEP: 60020-000 Fone: (85) 3255-3994/3925 E-mail: pro-igualdade.drtce@mte.gov.br DISTRITO FEDERAL Delegacia Regional do Trabalho Av. W3 Norte Quadra 509 Bloco E, Ed. Sede, Asa Norte - Braslia (DF) CEP 70750-550 Telefones: (61) 3340-3215 Fax: (61) 3340-3245

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie




CNTS
ESPRITO SANTO Ministrio da Sade - Centro de Referncia de Sade do Trabalhador Rua Joo Caetano n 33, Ed. Pres. Vargas, 10 andar, Centro - Vitria (ES) CEP: 29016-200 Fones: (27) 3381-3332 Fax (27) 3381-3331 E-mail: crst@saude.es.gov.br Delegacia Regional do Trabalho - Ncleo Pr-Igualdade no Trabalho Rua 23 de Maio n 79, Centro - Vitria (ES) CEP: 29010-200 Fone: (27) 3381-3819 / 3232-3830/3804 Fax (27) 3232-3806 E-mail: nit.drtes.tem.gov.br GOIS Ministrio da Sade - Diviso de Proteo Sade do Trabalhador Superintendncia de Vigilncia Sanitria Av. Anhanguera n 5195, Setor Coimbra - Goinia (GO) CEP: 74043-011 Fone: (62) 3201-4100 Fax (62) 3201-4101 E-mail: dst@visa.goias.gov.br

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie




Coordenadoria de Sade do Trabalhador Av. Tocantins n 311, 5 andar, Centro - Goinia (GO) CEP: 74047-044 Fone/fax: (62) 3201-4264 E-mail: cesat@saude. go.gov.br Delegacia Regional do Trabalho Ncleo de Combate Discriminao no Trabalho Av. 85 n 887, 6 andar, Setor Sul, Ed. Genebra - Goinia (GO) EP: 74080-010 Fone: (62) 3227-7011/7001 fax (62) 3227-7082 MARANHO Ministrio da Sade - Coordenadoria da rea Tcnica de Sade do Trabalhador Fone: (98) 218-8735/8714 Delegacia Regional do Trabalho Ncleo de Combate Desigualdade de Oportunidades no Trabalho Av. Marechal Castelo Branco n 789, So Francisco - So Lus (MA) CEP: 65076-091 Fone: (98) 3213-1950 r.1975 Fax (98) 3227-7064 Subdelegacia Regional do Trabalho em Imperatriz Ncleo de Combate as Desigualdades de Oportunidades no Trabalho Rua Gonalves Dias n 206, Centro - Imperatriz (MA) CEP: 65900-210 Fone: (99) 3525-3090

CNTS
MATO GROSSO Ministrio da Sade Coordenadoria de Vigilncia Sanitria e Epidemiolgica Centro Poltico Administrativo, Bloco 05, Trreo - Cuiab (MT) CEP: 78079-070 Fone: (65) 3613-5370 Fax: (65) 3613-5384/5377 E-mail: cvs@zaz.com.br Delegacia Regional do Trabalho - Ncleo de Promoo de Igualdade de Oportunidades e de Combate Discriminao no Emprego e Profisso Rua So Joaquim n 345, Porto - Cuiab (MT) CEP: 78005-902 Fone: (65) 3616-4832 Fax (65) 3624-9071 MATO GROSSO DO SUL Coordenadorias Estaduais de Sade do Trabalhador Ncleo de Sade do Trabalhador Parque dos Poderes, Bloco 07 - Campo Grande (MS) CEP: 79031-902 Fone: (67) 3312-1100 Fax: (67) 3318-1675/1672 Delegacia Regional do Trabalho Ncleo de Combate Discriminao no Emprego e Profisso Rua 13 de maio n 3214, 5 Andar - Campo Grande (MS) CEP 79002-356 Fone: (67) 3390-3002 Fax (67) 3901-3059 Subdelegacia Regional do Trabalho em Dourados Ncleo de Combate Discriminao no Emprego e Profisso Rua Joaquim Teixeira Alves n 1246, Centro - Dourados (MS) CEP: 79801-014 Fone: (67) 3422-2772 MINAS GERAIS Ministrio da Sade - Coordenadoria de Sade do Trabalhador Av. Afonso Pena n 2300, 9 andar, sala 913, Funcionrios Belo Horizonte (MG) CEP: 30130-007 Fone: (31) 3261-4809 Fax: (31) 3261-6103 Coordenadoria de Sade do Trabalhador / SMS-MG Av. Afonso Pena n 2336, 4 andar, Funcionrios - Belo Horizonte (MG) CEP: 30130-007 Fone: (31) 3277-7800 Fax (31) 3277-5328 E-mail: gesatsa@pbh.gov.br Centros de Referncia em Sade do Trabalhador Rua Rio Grande do Norte n 1.179, 2 andar, Funcionrios - Belo Horizonte (MG) CEP 30130-131 Fone: (31) 3277-5033 E-mail: cersat@pbh.gov.br 

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

CNTS
Rua Pinheiro Chagas n 125, Barreiro - Belo Horizonte (MG) CEP 30642-030 Fone: (31) 3277-5800 / 3277-5985 E-mail: cersatb@pbh.gov.br Delegacia Regional do Trabalho - Ncleo de Combate Discriminao em Termos de Emprego e Ocupao Rua Tamoios n 596, 12 andar, sala 1202, Centro Belo Horizonte (MG) CEP: 30120-050 Fone: (31) 3270-6178 fax (31) 3270-6102 E-mail: ncd.drtmg@mte.gov.br Subdelegacia Regional do Trabalho de Juiz de Fora - Ncleo Regional de Promoo da Igualdade em Termos de Emprego e Ocupao Rua Santo Antnio n 711, Centro - Juiz de Fora (MG) CEP: 36015-001 Fones: (32) 3215 2397 Fax: (32) 3215-2404 PAR Ministrio da Sade - Diviso de Sade do Trabalhador Rua Pres. Pernambuco n 489, Batista Campos - Belm (PA) CEP: 66015-200 Fone: (91) 3223-9438 Fax: (91) E-mail: sespa6@prodepa.gov.br Delegacia Regional do Trabalho Ncleo Pr-Integrao nas Relaes de Trabalho Rua Gaspar Viana n 284, 2 andar, Comrcio - Belm (PA) CEP 66010-060 Fone: (91) 3211-3516 / 3226-2569 Fax (91) 3223-4258 Delegacia Regional do Trabalho - Ncleo Pr-Dignidade Av. Gov. Jorge Teixeira, Q.D Lt. 01, Costa e Silva - Belm (PA) CEP: 78904-320 Fone: 3229-0741 PARABA Ministrio da Sade Coordenadoria da Vigilncia Sanitria da Paraba Av. Joo Machado n 109, 1 andar, Centro - Joo Pessoa (PB) CEP: 58013-520 Fone: (83) 218-5927 / 5958 / 241-2958 / 3843 Fax: (83) 3218-5930 E-mail: agevisa@agevisa.pbh.gov.br 1 CERESAT - NESC/UFPB 2andar, Campus Universitrio Joo Pessoa (PB) CEP: 58059-900 E-mail: cdnesc@ccs.ufpb.br

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie




CNTS
Delegacia Regional do Trabalho - Ncleo de Combate Discriminao no Trabalho Praa Venncio Neiva n 11, Centro - Joo Pessoa (PB) CEP: 58011-020 Fone: (83) 2107-7600/7627 fax (83) 2107-7641 PARAN Ministrio da Sade Centro Estadual de Sade do Trabalhador Av. Rio Branco n 465, 1 andar, Corredor Central, Centro - Curitiba (PR) CEP: 80010-180 Fone: (41) 3304-7509 Fax: (41) 3222-3225 E-mail saudedotrabalhador@pr.gov.br Centros de Referncia em Sade do Trabalhador Centro Metropolitano de Apoio Sade - CEMAST Rua Baro do Rio Branco n 465, Centro - Curitiba (PR) CEP: 80010-180 Fone: (41) 3304-7571/7524 Fax (41) 3222-1225 E-mail: saudedotrabalhador@sesa.pr.gov.br Delegacia Regional do Trabalho - Ncleo Pr-Igualdade Rua Jos Loureiro n 574, Centro - Curitiba (PR) CEP: 80010-924 Fone: (41) 3219-7775 E-mail: proigualdade.drtpr@mte.gov.br PERNAMBUCO Ministrio da Sade - Programa de Sade do Trabalhador Praa Oswaldo Cruz s/n, Boa Vista Recife (PE) CEP: 50050-210 Fone: (81) 3181-6247/6260/6263 Fax: (81) 3181-6367 E-mail: sesaainds@fisepe.pe.gov.br Delegacia Regional do Trabalho Ncleo de Combate Discriminao nas Relaes de Trabalho Av. Agamenon Magalhes n 2000, Espinheiro - Recife (PE) CEP: 52021-170 Fone: (81) 3427-7900 fax (81) 3427-3799 Subdelegacia Regional do Trabalho em Caruaru Ncleo de Combate Discriminao nas Relaes de Trabalho Rua Padre Felix Barreto n 50, Centro - Caruaru (PE) CEP 55014-300 Fone: (81) 3721-3258 Fax: (81) 3722-2900 PIAU Ministrio da Sade - Diviso de Vigilncia Sanitria Rua 19 de novembro, 1865, Primavera - Teresina (PI) CEP: 64009-190 Fone: (86) 221-9799 / 216-3660 a 3664 Fax: (86) 221-9799 E-mail:viva@saude.pi.gov.br

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie




CNTS
Delegacia Regional do Trabalho - Ncleo de Combate Discriminao e Promoo Igualdade de Oportunidades Av. Frei Serafim n 1860, Centro - Teresina (PI) CEP: 64001-020 Fone: (86) 3226-1715 / 3222-0001 Fax: (86) 3221-7704 RIO DE JANEIRO Ministrio da Sade - Coordenadoria de Sade do Trabalhador Rua Mxico n 128, 4 andar, sala 417, Castelo - Rio de Janeiro (RJ) CEP: 20031-142 Fone: (21) 2240-1748 / 0611 Fax: (21) 2240-1748 E-mail: bstrab@saude.rj.gov.br Delegacia Regional do Trabalho - Ncleo Cidadania e Trabalho Av. Presidente Antnio Carlos n 251, Trreo - Rio de Janeiro (RJ) CEP: 20020-010 Fone: (21) 3220-5018 / 3533-1339 Fax (21) 2020-2119 E-mail: nct.drtrj@mte.gov.br RIO GRANDE DO NORTE Ministrio da Sade - Coordenadoria de Sade do Trabalhador/SESRN Av. Junqueira Aires n 488, Centro - Natal (RN) CEP: 59025-280 Fone: (84) 3211- 4600 Fax: (84) 3211-2828 Vigilncia Sanitria - Ncleo de Sade do Trabalhador Rua Joo Pessoa n 634, 4andar, Ed. Center Palace, Antigo Ducal, Cidade Alta - Natal (RN) CEP: 59000-000 Fone: (84) 3232-8606 Delegacia Regional do Trabalho - Ncleo de Combate Discriminao e Valorizao da Pessoa Humana no Trabalho / Pr-Dignidade Av. Duque de Caxias n 80, Ribeira - Natal (RN) CEP: 59010-200 Fone: (84) 3211-5280 / 3220-2000 Fax (84)3211-4805 Subdelegacia Regional do Trabalho em Mossor Ncleo de Combate Discriminao e Valorizao da Pessoa Humana no Trabalho Praa Antnio Gomes n 06, Ed. Helba, Centro - Mossor (RN) CEP: 59000-600 Fone: (84) 3316-1419 Fax: (84) 3316-1870 RIO GRANDE DO SUL Ministrio da Sade - Centro de Ateno em Sade do Trabalhador Av. Borges de Medeiros, 1501, 5 andar, sala 3, Ala Norte - Porto Alegre (RS) CEP: 90119-900 Fone: (51) 3228-3209 / 3288-5892 Fax: (51) 3228-8398 E-mail:cdi@saude.rs.gov.br trabalhador@saude.rs.gov.br 0

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

CNTS
Centro de Referncia em Sade do Trabalhador Rua Capito Montanha n 27, 4 andar, Centro - Porto Alegre (RS) CEP 90010-040 Fonefax: (51) 3225-2211 Delegacia Regional do Trabalho - Ncleo Igualdade no Trabalho Av. Mau n 1013, sala 910, Centro - Porto Alegre (RS) CEP: 90010-110 Fone: (51) 3225-2843 / 3228-5693 Subdelegacia Regional do Trabalho em Caxias do Sul Ncleo de Combate Discriminao no Trabalho Rua Feij Jnior n 460, Centro - Caxias do Sul (RS) CEP: 95034-160 RONDNIA Ministrio da Sade - Coordenadoria da Sade do Trabalhador Departamento de Vigilncia Sanitria Padre ngelo Cerri, s/n, Esplanada das Secretrias - Porto Velho (RO) CEP: 78900-000 Fone: (69) 3229-1260/5297 Fax: (69) 3216-5343 E-mail: saudetrabalhador@.bol.com.br Delegacia Regional do Trabalho - Ncleo Pr-Dignidade Av. Gov. Jorge Teixeira n 3521, Costa e Silva - Porto Velho (RO) CEP: 78904-320 Fone: (69) 3217-3713 RORAIMA Ministrio da Sade - Diviso de Sade do Trabalhador - Departamento de Vigilncia Sanitria Av. Brigadeiro Eduardo, s/n, Campus de Paricarana - Boa Vista (RR) CEP: 69304-650 Fone: (95) 3623-2771/9288 Fax: (95) 3623-1294 E-mail: saude.trabalhador.visa.rr@bol.com.br Delegacia Regional do Trabalho Av. Governador Jorge Teixeira n 3521, Costa e Silva - Porto Velho (RO) CEP 78904-320 Telefax: (69) 3217-3713 SANTA CATARINA Ministrio da Sade - Coordenadoria da Sade do Trabalhador Rua Esteves Jnior n 390, 4 andar, Centro - Florianpolis (SC) CEP: 88015-530 Fone: (48) 3212-1697 Fax (48) 3212-1646 E-mail: idoso@saude.sc.gov.br 1

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie

CNTS
Delegacia Regional do Trabalho - Ncleo de Promoes da Igualdade de Oportunidades e Combate Discriminao Rua Victor Meirelles n 198, Centro - Florianpolis (SC) CEP: 88010-440 Telefones (48) 3524-1771 Fax (48) 3522-0627 SO PAULO Ministrio da Sade Coordenadorias Estaduais de Sade do Trabalhador Av. Dr. Arnaldo n 351, 1 andar, sala 137 - So Paulo (SP) CEP: 01216-000 Fone: (11) 3066-8777 Fax: (11) 3081-9161 E-mail: cerest-coordenacao@saude.sp.gov.br Centro de Referencia em Sade do Trabalhador do Centro Rua Conselheiro Crispiniano n 20, 8andar, Centro - So Paulo (SP) CEP: 01037-000 Fone: (11) 3259-2202 E-mail cerest-secretaria@saude.sp.gov.br

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie


2

Centro de Referncia em Sade do Trabalhador da Mooca Av. Paes de Barros n 872, Mooca - So Paulo (SP) CEP: 03114-000 Fone: (11) 3291-0520 Centro de Referncia em Sade do Trabalhador da Freguesia do Av. Itaberaba n 1210/1218, Freguesia do - So Paulo (SP) CEP: 02734-000 Fone: (11) 3975-0974 Fax (11) 3975-0974 E-mail crst.fo@ig.com.br Centro de Referncia em Sade do Trabalhador de Santo Amaro Av. Adolfo Pinheiro n 581, Santo Amaro - So Paulo (SP) CEP: 04731-000 Fone: (11) 5523-5382 / 5541-8992 Centro de Referncia em Sade do Trabalhador da S Rua Frederico Alvarenga n 259, 5 andar, Parque Dom Pedro So Paulo (SP) CEP: 01020-030 Fone: (11) 3105-5330 Fax (11) 3106-8908 E-mail crstse@terra.com.br Centro de Referncia em Sade do Trabalhador de Pompia Rua Cotox n 664, Vila Pompia - So Paulo (SP) CEP: 05021-000 Fone: (11) 3865-2077 Centro de Referncia em Sade do Trabalhador Rua Maria Adelaide L. Quelhas n 55, Jd. Olavo Bilac - So Bernardo do Campo (SP) CEP: 09725-610

CNTS
Centro de Referncia em Sade do Trabalhador Av. Pref. Faria Lima n 680, Pq. Itlia - Campinas (SP) CEP: 13036-220 Fone: (19) 3272-8025/1292 fax (19) 3272-1292 E-mail: saude.crst@campinas.sp.gov.br Delegacia Regional do Trabalho Rua Martins Fontes n 109, 9 andar, Centro - So Paulo (SP) CEP: 01050-000 telefone (11) 3150-8106 Fax (11) 3255-6373 SERGIPE Ministrio da Sade - Coordenadoria de Sade do Trabalhador Rua Urquiza Leal, 617, Salgado Filho - Aracaju (SE) CEP: 49020-490 Fone: (79) 3246-5236 Fax: (79) 3211-9133 E-mail: sesdvs@prodase.com.br Delegacia Regional do Trabalho Ncleo de Combate Discriminao no Trabalho Rua Joo Pessoa n 164 com Calado de Laranjeiras - Aracaju (SE) CEP: 49010-190 Fone/fax: (79) 3211-7390 TOCANTINS Ministrio da Sade - rea Tcnica de Sade do Trabalhador Secretaria de Estado de Sade Esplanada das Secretarias s/n, Praa dos Girassis - Palmas (TO) CEP: 77015-007 Fone: (63) 3218-3291/3295 Fax: (63) 3218-3295 E-mail: cerest@saude.to.gov.br Delegacia Regional do Trabalho Ncleo Cidadania e Igualdade no Trabalho Av. NS 02, 302 Norte, Quadra 12, Lote 03, Centro - Palmas (TO) CEP: 77006-330 Fone: (63) 3218-6027/6014 Fax (63) 3218-6018

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie




Fontes: www.assediomoral.com.br; www.mte.gov.br Veja lista completa das Delegacias Regionais do Trabalho na pgina da CNTS www.cnts.org.br

CNTS

Bibliografia
Assdio Moral: Dando a Volta por Cima, 2 edio. Iracempolis (SP) Autor: Pereira, Joo Renato Alves Editora: Editora do Autor, 2004 Assdio Moral - A Violncia Perversa no Cotidiano Autor: Hirigoyen, Marie-france Editora: Bertrand Brasil Mal-estar no Trabalho - Redefinindo o Assdio Moral Autor: Hirigoyen, Marie-france Editora: Bertrand Brasil Assdio Moral nas Relaes de Trabalho Autores: Dolores, Hdassa; Ferreira, Bonilha Editora: Russell

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie




Violncia, Sade, Trabalho - Uma Jornada de Humilhaes Autor: Margarida Barreto Terror Psicolgico no Trabalho Autor: Mrcia Novaes Guedes Editora: LTR Gesto e Organizao no Capitalismo Globalizado / Histria da Manipulao Psicolgica no Mundo do Trabalho Autor: Roberto Heloani Editora: Atlas O Dano Moral e as Leses por Esforos Repetitivos Autor: Joo Vianey Nogueira Martins Editora: LTR Assdio Moral - Combatendo a Humilhao e a Agresso no Local de Trabalho Autor: Vereador Arselino Tatto e equipe Editora: Atlas

CNTS
Assdio Moral no Ambiente de Trabalho Autor: Jorge Luiz de Oliveira da Silva Editora: Jurdica - Rio de Janeiro - Edio 1 Assdio Moral em Face ao Servidor Pblico Autor: Llian Ramos Batalha Editora: Noa - Edio 1 O Assdio Moral e o Mundo do Trabalho Documento elaborado por Silvia Maria Zimmermann (Ministrio Pblico do Trabalho - Procuradoria Regional do Trabalho/12 Regio), Teresa Cristina Dunka Rodrigues dos Santos (Ministrio Pblico do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho/12 Regio) e Wilma Coral Mendes de Lima (Ministrio do Trabalho e Emprego - Delegacia Regional do Trabalho/SC) www.assediomoral.com.br

Assdio Moral no Trabalho - Reaja e Denuncie




Os textos constantes desta cartilha tm como fontes livros, estudos, cartilhas e artigos divulgados em stios relacionados ao tema, conforme relao acima. Pesquisa realizada pela Assessoria de Comunicao da CNTS Responsvel: Geralda Fernandes.

Cano da Sada
Bertolt Brecht* Se no tens o que comer como pretendes defender-te? preciso transformar todo o Estado at que tenhas o que comer. E ento sers tu prprio convidado. Quando no houver trabalho para ti como ters de defender-te? preciso transformar todo o Estado at que sejas teu prprio empregador. E ento haver trabalho para ti. Se riem de tua fraqueza como pretendes defender-te? Deves unir-te aos fracos e marcharem todos unidos. Ento ser uma grande fora. E ningum rir. *Poeta e dramaturgo alemo

Confederao Nacional dos Trabalhadores na Sade

Se eu deixasse algum presente a voc, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A conscincia de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora. Lembraria os erros que foram cometidos para que no mais se repetissem. Deixaria para voc, se houvesse, o respeito quilo que indispensvel: Alm do po; o trabalho. Alm do trabalho; a ao. E quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a fora para encontrar a sada. Gandhi

SCS - Ed. Baracat Salas 1605/06 Fone/Fax: (61) 3323-5454 Braslia-DF home-page: www.cnts.org.br Emaill: cnts@cnts.org.br

Вам также может понравиться