Вы находитесь на странице: 1из 12

LEVANTAMENTO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA BACIA DO CRREGO DO VERSSIMO, MUNICIPIO DE OURO BRANCO MG

Orientador: Rodrigo damo geograforodrigoadamo@yahoo.com.br Salete Fany Cherobin Instituio: Faculdade Santa Rita FASAR fanycherobin@yahoo.com.br

O presente estudo tem como objetivo principal avaliar as alteraes ambientais na bacia do Crrego do Verssimo na serra do Ouro Branco, MG, e as consequncias destas para o ecossistema local. Considerando-se uma abordagem sistmica, a bacia hidrogrfica, possibilita um melhor entendimento da atuao dos impactos naturais e antrpicos, pois estes dependem de uma gama de fatores como clima, relevo, natureza do terreno e cobertura vegetal que atuam e interagem para manter em equilbrio dinmico todo o conjunto. Com aproximadamente 18 km2, a bacia do Crrego do Verssimo abastece a populao ourobranquense com suas guas a mais de trinta anos. A necessidade de uma avaliao ambiental no espao abordado levou em considerao o significativo aumento populacional ocorrido nas ltimas dcadas, o que implica em uma maior demanda de gua per capita. A metodologia utilizada na avaliao consistiu de pesquisa bibliogrfica e cartogrfica. A realizao de trabalho de campo em diferentes pocas (seca e chuvosa) permitiu verificar e registrar tanto a ao das guas pluviais, em locais de maior vulnerabilidade, como as encostas, e tambm a ao do fogo que durante a estiagem uma constante na regio. Foram demarcadas as principais feies de eroso (voorocas) ao longo da Bacia. O grande nmero de voorocas mapeadas na rea da bacia so indcios que esta sofre uma srie de modificaes que influenciam na estabilidade dos ecossistemas, o que caracteriza o impacto negativo no qual a rea submetida. Pelo estudo pode-se identificar a vulnerabilidade da bacia do Crrego do Verssimo que poder num futuro prximo comprometer o abastecimento de gua da cidade, pois este depende diretamente da preservao de seus mananciais e entornos.

Palavras chave: Sistemas - bacia hidrogrfica - impacto ambiental.

ASSESSMENT OF ENVIRONMENTAL IMPACTS OF THE WATERSHED OF VERSSIMOS CREEK, IN OURO BRANCO MG ABSTRACT This study as main objective to assess environmental change and its consequences for the ecosystem in the watershed of the Verssimos Creek, which is situated in Serra do Ouro Branco, MG. Considering a systemic approach, the hydrographic basin provides a better understanding of the natural impact, because its depends on many factors such as climate, topography, type of terrain and vegetation that act and interact together to keep all in balance dynamic. Watershed of Verssimos Creek, which has approximately 18 km2, have supplied the Ouro Branco population with water for more than thirty years. The significant increase in the population of this city generated the need for an environmental assessment. The methodology used in the evaluation consisted of Bibliographical and Cartographic research. The realization of the fieldwork in different seasons (wet and dry) has shown both the action and record of rainwater in areas of greatest vulnerability, such as slopes, and also the action of the fire that during the drought is a constant in the region. The great quantity of gully mapped in the basin is evidence that this has suffered high number of changes that affect the stability of ecosystem, which characterize the negative impact this area is submitted. Through this study we can identify the vulnerability of the basin that may in the near future jeopardize water supply in the city, because it depends directly on the preservation of water springs and their surroundings.

Key words: Systems - watershed - environmental degradation.

INTRODUO Na concepo do universo como uma rede interligada de relaes e interdependncias, a Terra vista como um sistema vivo com dinmica prpria. Os muitos processos que atuam, dentro desse sistema, interagem e se completam de forma tal que, qualquer alterao em uma parte do sistema repercute no conjunto.

Um sistema, segundo Cristofoletti (1974), pode ser definido como um conjunto dos elementos e das relaes entre si e seus atributos. Este baseia-se na concepo de totalidades integradas que resultam das interaes e interdependncias de suas partes, que se manifestam por meio de uma natureza intrinsecamente dinmica e flexvel.

A bacia hidrogrfica, como tal, possibilita uma abordagem sistmica da atuao dos impactos naturais e antrpicos, esses dependem de uma gama de fatores como clima, relevo, natureza do terreno e cobertura vegetal.

Os fatores so diretamente associados, interferem no conjunto provocando maior ou menos eroso de acordo com as caractersticas particulares de cada um. Estas, quando combinadas ao uso e ocupao inadequados do solo, contribuem para o agravamento dos problemas ambientais que resultam em uma srie de consequncias para os ecossistemas locais.

Das caractersticas evidenciadas, levou-se em considerao a dinmica inter-relao existente entre as encostas e os vales fluviais. Pois, destes resultam quase sempre a maior ou menor eroso quando ligados aos componentes predispostos para algum tipo de impacto.

Impacto ambiental a expresso utilizada para caracterizar uma srie de modificaes causadas ao meio ambiente que influenciam na estabilidade dos ecossistemas e podem comprometer a fauna, a flora, rios, e a qualidade de vida dos seres.

O presente trabalho constitui um levantamento dos impactos ambientais na bacia do crrego do Verssimo que possibilita um melhor entendimento dos vrios fatores de degradao, dentro da bacia hidrogrfica, e suas conseqncias para o ecossistema local.

CARACTERIZAO GERAL DA AREA DE ESTUDO

A serra do Ouro Branco est localizada no municpio do mesmo nome, em Minas Gerais (2029S e 4343W), na regio dos Campos das Vertentes, extremo sul da cadeia do Espinhao. O local de grande importncia ambiental, inserida numa rea de transio entre os biomas Mata Atlntica, a leste, e Cerrado, a oeste. Ao sul, apresenta um paredo com aproximadamente 17 quilmetros de comprimento (sentido leste oeste), a noroeste, declividades rochosas acentuadas com inmeros cursos dgua. A nordeste, o relevo exibe declividades menos acentuadas e caracterizado por uma transio abrupta de Cerrado para o domnio da Mata Atlntica. Acima de aproximadamente 1300 metros de altitude estabelece-se um plat ondulado composto por um mosaico de fisionomias que se caracterizam como campos rupestres. Neste plat originam-se vrios cursos dgua, dentre os quais, o que faz parte da bacia em estudo

Modificado de Prefeitura Municipal de Ouro Branco. 2006 Localizao da serra do Ouro Branco

Metodologia

Selecionado o local de estudo que teve como escopo a degradao ambiental e as diferentes formas de eroso, numa rea de mananciais, dividiu-se o trabalho em duas etapas:

No trabalho de gabinete, utilizou-se cartas topogrficas de Ouro Branco e Ouro Preto na escala 1: 50.000, para a localizao e delimitao da bacia. Da mesma forma o uso de imagens de satlite Google Earth, 05/09/2007 e aerofotocarta CEMIG, 1986, serviram para a localizao dos pontos mais crticos dentro da bacia.

Tambm foram utilizadas as cartas topogrficas (Ouro Branco e Ouro Preto) no traado de perfis longitudinais e transversais. No primeiro o corte E F objetivou o levantamento da declividade do crrego. No segundo os cortes A B e C D, que dividiu a bacia em trs sees permitiram visualizar os tipos de vales existentes na bacia. Nas mesmas cartas topogrficas (Ouro Branco e Ouro Preto, 1: 50.000) foram demarcados os canais de drenagem segundo classificao de Sthraller que possibilita inferir a vulnerabilidade de um curso dgua.

No campo, fez-se o reconhecimento da rea baseado em cartas topogrficas (Ouro Branco e Ouro Preto). Posteriormente, percorreu-se toda a extenso do crrego do Verssimo da nascente a foz, quando com auxlio de GPS (Garmin), bssola (Enginneer), foram demarcados e catalogados os pontos mais crticos de degradao. Feito tambm na ocasio registros fotogrficos (cmera digital Cannon A 360). Visitas em diferentes pocas (chuvosa e seca) permitiram verificar e registrar tanto a ao das guas pluviais em locais de maior vulnerabilidade como as encostas e tambm a ao do fogo que durante a estiagem uma constante na regio.

DISCUSSO E RESULTADOS

A bacia do crrego do Verssimo vem sofrendo ao longo do tempo uma modificao antropogentica significativa que se evidencia na observao de vrias reas fortemente impactadas pelo uso inadequado do solo e a busca freqente de atividades de lazer, uma vez que o local, no alto da serra, oferece muitas possibilidades de recreao.

Com isso a interveno do homem nos geossistemas pode produzir modificaes sensveis no ambiente natural e alterar o equilbrio de uma natureza que no esttica, mas que apresenta quase sempre um dinamismo harmnico e contnuo.

A dinmica inter-relao que existe entre as encostas e os vales fluviais, permite avaliar melhor as constantes trocas de causa e efeito entre os elementos da bacia hidrogrfica, pois verifica-se, que no encadeamento dos fenmenos e dos fatores ambientais, os efeitos de uma causa, tornam-se causas de outros efeitos (Coimbra, 2004).

Dessa forma, buscou-se conhecer os tipos de vales que ocorrem na rea de estudo, para um melhor entendimento da constante interao entre seus elementos que propiciam maior ou menor eroso.

Na bacia do crrego do Verssimo, as interaes entre encostas e vales fluviais foram analisados por meio dos perfis topogrficos (A B - C D), que demonstraram tendncia na rea por uma formao de perfil em caixa (LEUZINGER, 1948), ou seja, com encostas de declividade acentuadas.

Perfil topogrfico Seo Transversal A B

Perfil topogrfico Seo Transversal C D

Segundo DAEE (1989), um incremento na velocidade de eroso pode ser esperado em relevos acidentados, pois favorece a concentrao e a velocidade do fluxo dgua aumentando sua capacidade de eroso.

Estes fatores so diretamente associados, interferem no conjunto provocando maior ou menor eroso de acordo com as caractersticas particulares de cada um.

Dessa forma, dentro da unidade natural, busca-se conhecer as interrelaes existentes entre os diferentes elementos que compem a paisagem na perspectiva de se obter um melhor entendimento dessas associaes.

Os fatores geogrficos conjugados dinmica atmosfrica local e ao tipo de solo, que se caracteriza pelo carter lico, combinado s atividades antrpicas, aceleram a propenso eroso. O clima, como um dos componentes, atua por meio da pluviosidade, essa depende da intensidade e freqncia com a qual ocorre no local. Quanto aos solos, suas caractersticas determinam a maior ou menor susceptibilidade eroso. Quando apresentam uma textura grosseira ou arenosa, se desagregam mais facilmente perante um fluxo de gua (POESEN, 1981 apud GUERRA, 2007). Essa caracterstica foi descrita na rea de estudo por Paula et al. (2004), como tpico de solos originados de quartzitos.

Diretamente associado s caractersticas citadas, encontra-se a cobertura vegetal, essa ao ser retirada por intermdio da ao antrpica, propicia condies para que ocorra eroso dos solos, uma vez que este se torna desprotegida contra a ao do impacto provocado pela chuva.

O estudo desses atributos permite compreender a correlao da dinmica dentro de uma abordagem holstica e avaliar a susceptibilidade dos sistemas naturais determinando os pontos de interferncia e dos limiares de sistemas que sero modificados.

Com isso, pode-se inferir que o comportamento ambiental dos sistemas de bacias hidrogrficas modificase assim que qualquer fator significativo venha ocorrer em uma das partes, pois as alteraes de uma certa poro da bacia podero afetar outras reas situadas jusante, uma vez que esto sempre interligadas (CUNHA,2007).

Atravs da anlise de campo, constatou-se um elevado nvel de degradao ambiental com vrias voorocas de grandes propores que foram demarcadas ao longo da Bacia, algumas, em estgio bastante avanado, fornecem indcios de grande atividade. Observa-se a exfiltrao da gua pela exposio do lenol fretico, laterais abruptas com solapamento na base do talude que evidenciam as alcovas de regresso (OLIVEIRA, 1999) formadas pelo efeito cachoeira provocado pela queda das guas pluviais durante evento chuvoso. O escoamento intenso e constante das guas superficiais, conhecido como plung pool erosion (idem), provoca a retirada brusca de material na base interna do talude. Esse

solapamento pode acarretar queda de blocos ocasionada pelas fendas de trao que so bem visveis na parte superior prximas cabeceira da vooroca.

Tambm observa-se a formao de dutos ou piping, que est relacionada ao escoamento subsuperficial responsvel pelo transporte de material em subsuperfcie e pode ocasionar o colapso do solo situado logo a cima.

Ao longo de uma das vertentes se estabelece o cultivo inicial de eucalipto. O aspecto observado sugere falha no manejo, pois a rea e seu entorno se mostram bastante alteradas. Com a subtrao da vegetao natural, desde o incio do topo, do morro, surgem as ravinas que o resultado do escoamento superficial concentrado, deflagrado durante vrios eventos pluviomtricos. A velocidade e a turbulncia do fluxo, geralmente associados a alguma interferncia antrpica, iniciam o processo que segundo Araujo et al. (2005), ocorre com a remoo de partculas do solo pela gua atravs de canais visveis ou canaletas muito pequenas, mas bem definidas, onde h concentrao do fluxo sobre o solo.

A retirada da cobertura vegetal de uma rea propicia condies para que ocorra eroso nos solos, uma vez que este se torna desprotegido contra a ao do impacto provocado pela chuva que ocasiona seu salpicamento (splash), por desagregao de suas partculas.

A partir do momento em que a vertente comea a ser ocupada, provoca srias mudanas na composio ambiental de certas partes da bacia hidrogrfica que iro afetar outras reas situadas a jusante. Assim as queimadas, retiradas de vegetao e o uso do solo em reas imprprias, repercutem no elo da cadeia dos sistemas naturais que associados aos tipos de solo, clima e relevo vo condicionar processos de eroso, que afetam subsistemas com maior ou menor intensidade. Estes formam um conjunto extremamente variado e rico que, sem a interveno antrpica, se auto regularia para manter o prprio equilbrio (COIMBRA, 2004).

A pecuria da forma como conduzida em toda a extenso da bacia apresenta-se como um dos pontos mais negativos. O pisoteio do gado cria micro formas com aparncia de degraus, ao longo das encostas, os terracetes. A compactao destas reas resulta em menor infiltrao da gua no solo e o conseqente aumento do escoamento superficial. A contaminao das nascentes e a introduo de espcies invasoras, agressivas na sua colonizao, so conseqncias dessa mesma atividade.

O fogo, nas pocas mais secas do ano (junho/setembro) observado em toda a extenso da serra do Ouro Branco. Promovido por aes criminosas, crendices ou tradicionais prticas de manejo,

contribuem paulatinamente para a diminuio na disponibilidade de alimento e abrigo para a fauna nativa. Diminui ainda a fertilidade dos solos e elimina a cobertura vegetal.

Nas estradas, a falta de um bom planejamento para a sada lateral das guas pluviais que se concentram durante um evento chuvoso, interfere em todo o ecossistema. A concentrao de gua no corte vertical da encosta, ganha fora e velocidade suficiente para transportar detritos, provocar desmoronamentos de taludes e arrastar material desagregado. Como resultante dessas interaes, as degradaes se processam numa cadeia de causa e efeito que abrangem uma rea considervel de estragos. O entulhamento da calha do crrego uma das conseqncias mais observadas.

O aglomerado de pessoas e veculos que ocupam a lateral direita da cabeceira da bacia, durante o evento religioso (festa de Nossa Senhora Aparecida) contribui para impactar a rea. Pode-se citar o estacionamento de veculos que ocupam grande rea no local dos campos graminosos, compactando os solos. A concentrao de lixo, manuteno de vias de acesso, entre outros, levam aos sucessivos impactos que paulatinamente depauperam o ecossistema local.

Segundo Couri e Santos (2005), o evento religioso que acontece na serra do Ouro Branco desde 1959, no ms de agosto, tambm se apresenta como fator impactante uma vez que cresce cada vez mais o nmero de participantes. Segundo a mesma autora, nenhum rgo ou entidade responsvel pelo evento, caracterizando-se como uma manifestao popular de f e devoo.

A cabeceira da bacia, prxima rea do evento, apresenta-se com uma mata ripria bem escassa se comparada com outras mais distantes e de difcil acesso. Acredita-se ser provvel que o acontecimento religioso anual que por mais de 40 anos ocorre no local, tenha contribudo de forma significativa com a supresso vegetal. Pois o aumento populacional dos ltimos 30 anos, transformou uma romaria em uma festa de propores significativas.

Consideraes Finais

O presente trabalho abordou algumas consideraes a cerca dos impactos ambientais na serra do Ouro Branco, mais precisamente na bacia do crrego do Verssimo, que abastece a populao de Ouro Branco.

Diante do exposto, pode-se inferir que a bacia do Verssimo est localizada em um ecossistema frgil que ao longo do tempo poder sofrer as conseqncias dos constantes impactos que atualmente lhe so

impostos. O aumento populacional, associado aos vrios interesses polticos, econmicos, culturais pode comprometer num futuro prximo o abastecimento de gua. Pois este depende diretamente da preservao de seus mananciais e entornos.

Apesar da rea e adjacncias fazerem parte das unidades de conservao que compem as zonas ncleos da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhao, o local apresenta-se fortemente impactado. A APE do Verssimo, na bacia do crrego de mesmo nome, destinada a proteger o manancial que abastece a cidade de Ouro Branco (Decreto estadual n 22.055/82) j o tombamento promovido pelo IEPHA (Decreto estadual n 19.530/78) foi realizado com o objetivo de proteger a silhueta paisagstica da serra (TERRA BRASILIS, 2006).

O grande nmero de voorocas mapeadas na rea da bacia so indcios que esta sofre uma srie de modificaes que influenciam na estabilidade dos ecossistemas, o que caracteriza o impacto negativo no qual a rea submetida.

Percebe-se que a degradao ambiental constitui-se em uma ameaa constante para o meio ambiente, estas fortemente vinculadas a ao antrpica. A reverso desse quadro implica a adoo de prticas conservacionistas de gesto dos recursos naturais. Atividades de manuteno, preservao e recuperao das reas degradadas possibilitar satisfazer o abastecimento de gua ao longo do tempo, para a populao de Ouro Branco que se mostra em franca expanso.

Para tanto, o conhecimento e o cumprimento da lei n. 4.771/65, (15 de setembro de 1965), que institui o Cdigo Florestal, asseguraria que vrias prticas utilizadas (pastoreio, queimadas, extrao de plantas e outras) fossem suspensas, o que propiciaria ao longo do tempo a gradativa recuperao de vrios pontos na rea.

BIBLIOGRAFIA ARAJO, Gustavo Henrique de Souza; ALMEIDA, Josimar Ribeiro; GUERRA, Antnio Jos Teixeira. Gesto ambiental das reas degradadas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 320 p. BRASIL, Lei Federal n. 4.771 de 15 de setembro de 1965. CHRISTOFOLETTI, Antnio. Geomorfologia. So Paulo: Edgard Blcher, Editora Universidade de So Paulo, 1974. COIMBRA, Jos de vila Aguiar. Linguagem e Percepo Ambiental. In: PHILIPPE JUNIOR, Arlindo; ROMERO, Marcelo de Andrade; BRUNA, Gilda Collet. Curso de Gesto Ambiental. So Paulo: Manole, 2004.

COURI, Elyana Assis; SANTOS, Knia M. R. Moreira. O papel do evento religioso na transformao do espao natural: Estudo de caso da Festa de Nossa Senhora Aparecida na serra do Ouro Branco. 2005. Monografia - Faculdade Santa Rita FASAR. 2005. CUNHA, Sandra Baptista da. Geomorfologia Fluvial. In: Guerra, Antnio Jos Teixeira; Cunha, Sandra Baptista da. Geomorfologia: uma atualizao de bases e conceitos. 7 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007, 443 p. DAEE (Departamento de guas e Energia Eltrica). Controle de Eroso: bases conceituais e tcnicas. So Paulo: DAEE / IPT, 1989. LEUZINGER, Victor Ribeiro. Controvrsias geomorfolgicas. Rio de Janeiro: Jornal do Commrcio, 1948. OLIVEIRA, Marcelo Accioly Teixeira de. Processos Erosivos de reas de Risco de Eroso por voorocas. In: GUERRA, Antnio Jos Teixeira; SILVA, Antnio Soares; BOTELHO, Rosangela G. Machado. (orgs.) Eroso e Conservao dos solos: conceitos temas e aplicaes. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. PAULA, Cludio Coelho de; SILVA, Renato Ramos da; OLIVEIRA, Diego Aniceto dos Santos. Flora Fanerogmica da Serra do Ouro Branco. Viosa: UFV, 2004. PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO BRANCO. Mapa de localizao da serra do Ouro Branco. Secretaria Municipal de Planejamento. 2006. TERRA BRASILIS. Proposta para criao de unidades de conservao na regio de Ouro Branco, MG. 2006.

Вам также может понравиться