Вы находитесь на странице: 1из 14

CAPTULO 2.

6 CLASSE 6 - SUBSTNCIAS TXICAS E SUBSTNCIAS INFECTANTES


Notas Introdutrias Nota 1: Organismos e microorganismos geneticamente modificados que no se enquadrem na definio de substncia infectante devem ser considerados para classificao na Classe 9 e alocao no N ONU 3245. Nota 2: Toxinas de origem vegetal, animal ou bacteriana que no contenham substncias infectantes, ou toxinas contidas em substncias no-infectantes devem ser consideradas para classificao na Subclasse 6.1 e alocao no N ONU 3172.

2.6.1

Definies A Classe 6 dividida nas duas subclasses seguintes: a) Subclasse 6.1 - Substncias txicas So substncias capazes de provocar morte, leses graves ou danos sade humana, se ingeridas ou inaladas, ou se entrarem em contato com a pele. b) Subclasse 6.2 - Substncias infectantes So substncias que contenham patgenos ou estejam sob suspeita razovel de tal. Patgenos so microorganismos (incluindo bactrias, vrus, rickttsias, parasitas, fungos) ou microorganismos recombinantes (hbridos ou mutantes) que possam ou estejam sob suspeita razovel de poderem provocar doenas infecciosas em seres humanos ou em animais.

2.6.2 2.6.2.1

Subclasse 6.1 - Substncias txicas Definies Para fins deste Regulamento:

2.6.2.1.1 DL50 para toxicidade oral aguda a dose de substncia ministrada oralmente que tenha a maior probabilidade de causar, num prazo de quatorze dias, a morte da metade de um grupo de ratos albinos adultos jovens, tanto machos quanto fmeas. O nmero de animais testados deve ser suficiente para fornecer resultado estatisticamente significativo e estar de acordo com a boa prtica farmacolgica. O resultado expresso em miligramas por quilograma de massa corporal. 83

2.6.2.1.2 DL50 para toxicidade drmica aguda a dose de substncia que, ministrada por contato contnuo com a pele nua de coelhos albinos, por vinte e quatro horas, tenha a maior probabilidade de causar, num prazo de quatorze dias, a morte de metade dos animais testados. O nmero de animais testados deve ser suficiente para fornecer resultado estatisticamente significativo e estar de acordo com a boa prtica farmacolgica. O resultado expresso em miligramas por quilograma de massa corporal. 2.6.2.1.3 CL50 para toxicidade aguda por inalao a concentrao de vapor, neblina ou p que, ministrada por inalao contnua, durante uma hora, a ratos albinos adultos jovens, machos e fmeas, tenha a maior probabilidade de provocar, num prazo de quatorze dias, a morte de metade dos animais testados. Uma substncia slida deve ser testada se no mnimo 10% (em massa) de sua massa total tiver probabilidade de ser p respirvel, ou seja, o dimetro aerodinmico da frao particulada for de 10 micra ou menos. Uma substncia lquida deve ser testada se houver probabilidade de gerao de neblina em caso de vazamento da embalagem de transporte. As amostras de substncias slidas ou lquidas preparadas para ensaio de toxicidade por inalao devem ter mais de 90% da massa na faixa respirvel, conforme definido acima. O resultado expresso em miligramas por litro de ar para ps e neblinas, ou em mililitros por metro cbico de ar (partes por milho) para vapores. 2.6.2.2 Alocao a grupos de embalagem

2.6.2.2.1 Os produtos da Subclasse 6.1, pesticidas inclusive, so alocados a um dos trs seguintes grupos de embalagem, conforme o seu nvel de risco durante o transporte: a) Grupo de Embalagem I: b) Grupo de Embalagem II: c) Grupo de Embalagem III: substncias e preparaes que apresentem risco de toxicidade muito elevado; substncias e preparaes que apresentem srio risco de toxicidade; substncias e preparaes que apresentem risco de toxicidade relativamente baixo.

2.6.2.2.2 Na classificao de um produto, devem ser levadas em conta a experincia humana em casos de envenenamento acidental, bem como quaisquer propriedades especiais de um produto, tais como estado lquido, alta volatilidade, probabilidade especial de penetrao e efeitos biolgicos especiais. 2.6.2.2.3 Na ausncia de experincia humana, a classificao deve ser baseada em dados obtidos em experimentos com animais. Devem ser examinadas trs possveis vias de administrao das substncias txicas. Essas vias so exposio por meio de: a) b) c) Ingesto oral; Contato drmico; e Inalao de ps, neblinas ou vapores.

2.6.2.2.3.1 Experimentos com animais, apropriados para as diversas vias de administrao, so descritos em 2.6.2.1. Quando uma substncia exibir nveis diferentes 84

de toxicidade em duas ou mais dessas vias de administrao, deve ser-lhe atribudo o maior nvel de risco indicado pelos experimentos. 2.6.2.2.4 Os critrios de classificao de uma substncia de acordo com a toxidade que apresenta em cada uma das vias de administrao so apresentados nos pargrafos a seguir. 2.6.2.2.4.1 Os critrios de classificao relativos s vias oral e drmica, bem como inalao de ps e neblinas, so apresentados no quadro seguinte.

CRITRIOS DE CLASSIFICAO POR INGESTO ORAL, CONTATO DRMICO E INALAO DE PS E NEBLINAS


Grupo de embalagem I II III (a)
(a)

Toxicidade oral DL50 (mg/kg) > Slidos: > 5 5 - 50 50 - 200

Toxicidade drmica DL50 (mg/kg) 40 > 40 - 200 > 200 - 1000

Toxicidade por inalao de ps e neblinas CL50 (mg/litro) 0,5 > 0,5 - 2 > 2 - 10

Lquidos: > 50 - 500

Substncias lacrimogneas gasosas devem ser includas no Grupo de Embalagem II, mesmo que seus dados toxicolgicos correspondam a valores do Grupo de Embalagem III.

Nota: Substncias que se enquadrem nos critrios da Classe 8 e que apresentem toxicidade inalao de ps e neblinas (CL50) correspondente ao Grupo de Embalagem I s devem ser aceitas para alocao Subclasse 6.1 se a toxicidade ingesto oral ou ao contato drmico situar-se, pelo menos, na faixa dos Grupos de Embalagem I ou II. Caso contrrio, deve-se alocar Classe 8, se apropriado (ver nota de rodap 1, no Captulo 2.8). 2.6.2.2.4.2 Os critrios de determinao da toxicidade por inalao de ps e neblinas, constantes em 2.6.2.2.4.1, baseiam-se em dados de CL50 relativos a uma hora de exposio, e tal informao deve ser usada quando disponvel. Entretanto, quando s se dispuser de dados relativos a quatro horas de exposio a ps e neblinas, tais valores podem ser multiplicados por quatro, substituindo-se os dados do quadro pelo produto obtido, ou seja, CL50 (4 horas) x 4 considerada equivalente a CL50 (1 hora). 2.6.2.2.4.3 Lquidos que desprendam vapores txicos devem ser classificados num dos grupos seguintes; ondeV a concentrao de vapor saturado, em mililitros por metro cbico de ar, a 20C e presso atmosfrica normal: a) Grupo de Embalagem I: b) Grupo de Embalagem II: se V 10 CL50 e CL50 1.000ml/m3; se V CL50 e CL50 3.000ml/m3 e no forem atendidos os critrios do Grupo de Embalagem I; 85

c) Grupo de Embalagem III( * ):

se V 1/5 CL50 e CL50 5.000ml/m3 e no forem atendidos os critrios dos Grupos de Embalagem I e II.

2.6.2.2.4.4 A Figura 2.3 apresenta, sob a forma de grfico, os critrios descritos em 2.6.2.2.4.3, para facilitar a classificao. Entretanto, em razo das aproximaes inerentes ao uso de grficos, substncias situadas nos limites ou perto dos limites de um grupo de embalagem devem ser verificadas pelos critrios numricos. 2.6.2.2.4.5 Os critrios de determinao de toxicidade por inalao de vapores, constantes em 2.6.2.2.4.3, baseiam-se em dados de CL50 relativos a uma hora de exposio e, sempre que disponvel, tal informao deve ser utilizada. Entretanto, quando essa informao no estiver disponvel, podem-se substituir os valores indicados no critrio acima pelos valores relativos a quatro horas de exposio multiplicados por dois; ou seja, CL50 (4 horas) x 2 considerada equivalente a CL50 (1 horas). 2.6.2.2.4.6 Misturas de lquidos que so txicos inalao devem ser alocadas a um grupo de embalagem de acordo com 2.6.2.2.4.7 ou 2.6.2.2.4.8. 2.6.2.2.4.7 Se forem disponveis os dados de CL50 de cada substncia txica componente de uma mistura, o grupo de embalagem pode ser determinado da seguinte maneira: a) Estimar a CL50 da mistura pela aplicao da frmula:
1 n fi i=1 CL50 i

CL50 i (mistura) =

onde: fi = frao molar do componente i do lquido; CL50 i = concentrao letal mdia do componente i em ml/m3; b) Estimar a volatilidade de cada substncia componente pela frmula:

Pi x 10 6 Vi = ml/m3 101,3
onde: Pi = presso parcial da substncia componente i em kPa, a 20C e 1atm; c) Determinar a razo volatilidade/CL50 pela frmula:

R =

n Vi ; i= 1 CL50i

(*) Gases lacrimogneos so includos no Grupo de Embalagem II mesmo que seus dados toxicolgicos correspondam a valores do Grupo de Embalagem III.

86

d)

Com os valores calculados de CL50 (mistura) e R, o grupo de embalagem da mistura determinado como se segue: (i) (ii)

Grupo de Embalagem I: R 10 e CL50 (mistura) 1.000ml /m3; Grupo de Embalagem II: R 1 e CL50 (mistura) 3.000ml /m3 e no forem atendidos os critrios do Grupo de Embalagem I; (iii) Grupo de Embalagem III: R 1/5 e CL50 (mistura) 5.000ml/m3 e no forem atendidos os critrios dos Grupos de Embalagem I ou II.

87

FIGURA 2.3

88

2.6.2.2.4.8 Na ausncia de informaes referentes s CL50 das substncias txicas componentes, pode-se atribuir mistura um grupo de embalagem com base nos seguintes ensaios simplificados de determinao dos limites e de toxicidade. Quando empregados tais ensaios, o grupo de embalagem mais restritivo deve ser utilizado no transporte da mistura. a) Deve-se alocar determinada mistura ao Grupo de Embalagem I somente se atender aos dois critrios a seguir: (i) Vaporizar uma amostra da mistura lquida e dilu-la em ar para criar uma atmosfera de ensaio de 1.000ml/m3 de mistura vaporizada em ar. Expor dez ratos albinos (cinco machos e cinco fmeas) atmosfera de ensaio por uma hora e observlos por quatorze dias. Se cinco ou mais animais morrerem no perodo de observao, presume-se que a CL50 da mistura seja igual ou inferior a 1.000ml/m3; Diluir uma amostra do vapor em equilbrio com a mistura lquida, a 20C, em nove volumes iguais de ar, formando a atmosfera de ensaio. Expor dez ratos albinos (cinco machos e cinco fmeas) atmosfera de ensaio por uma hora e observlos por quatorze dias. Se cinco ou mais animais morrerem no perodo de observao, presume-se que a mistura apresente uma volatilidade igual ou superior a dez vezes a CL50 da mistura;

(ii)

b)

Deve-se alocar uma mistura ao Grupo de Embalagem II somente se ela atender aos dois critrios a seguir, mas no atender aos critrios do Grupo de Embalagem I: (i) Vaporizar uma amostra da mistura lquida e dilu-la em ar para criar uma atmosfera de ensaio de 3.000ml/m3 de mistura vaporizada em ar. Expor dez ratos albinos (cinco machos e cinco fmeas) atmosfera de ensaio por uma hora e observlos por quatorze dias. Se cinco ou mais animais morrerem no perodo de observao, presume-se que a CL50 da mistura seja igual ou inferior a 3.000ml/m3; Uma amostra do vapor em equilbrio com a mistura lquida, a 20C, utilizada para formar uma atmosfera de ensaio. Expor dez ratos albinos (cinco machos e cinco fmeas) atmosfera de ensaio por uma hora e observ-los por quatorze dias. Se cinco ou mais animais morrerem no perodo de observao, presume-se que a volatilidade da mistura seja igual ou superior CL50 da mistura;

(ii)

c)

Deve-se alocar uma mistura ao Grupo de Embalagem III somente se ela atender aos dois critrios a seguir, mas no atender aos critrios dos Grupos de Embalagem I e II: (i) Vaporizar uma amostra da mistura lquida e dilu-la em ar para criar uma atmosfera de ensaio de 5.000ml/m3 de mistura vaporizada em ar. Expor dez ratos albinos (cinco machos e cinco fmeas) atmosfera de ensaio por uma hora e observlos por quatorze dias. Se cinco ou mais animais morrerem no 89

(ii)

perodo de observao, presume-se que a CL50 da mistura seja igual ou inferior a 5.000ml/m3; Medir a presso de vapor da mistura lquida; se a concentrao de vapor for igual ou maior que 1.000ml/m3, presume-se que a volatilidade da mistura seja igual ou superior a um quinto da CL50 da mistura.

2.6.2.3

Mtodos de determinao da toxicidade oral e drmica de misturas

2.6.2.3.1 Na determinao do grupo de embalagem apropriado a misturas da Subclasse 6.1 de acordo com os critrios de toxicidade oral e drmica de 2.6.2.2, necessrio determinar a DL50 aguda da mistura. 2.6.2.3.2 Se uma mistura contiver apenas uma substncia ativa, e a DL50 daquele componente for conhecida, na ausncia de dados confiveis sobre a toxicidade oral e drmica aguda da mistura a ser transportada, a DL50 oral ou drmica pode ser obtida pelo seguinte mtodo:

Valor da DL50 da preparao =

Valor da DL50 da substncia ativa X 100 %, em massa, de substncia ativa

2.6.2.3.3 Se uma mistura contiver mais de um componente ativo, h trs maneiras possveis de determinar a DL50 oral ou drmica da mistura. O mtodo prefervel a obteno de dados confiveis sobre a toxicidade oral e drmica aguda da prpria mistura a ser transportada. No havendo dados confiveis, pode-se usar um dos dois mtodos seguintes: a) Classificar a formulao de acordo com o componente de maior risco, como se esse componente estivesse presente na mesma concentrao que a concentrao total de todos os componentes ativos; ou Aplicar a frmula:

b)

CA TA

CB TB

+ .... +

Cz Tz

100 TM

onde: C = concentrao, em %, dos componentes A, B, ... Z, na mistura; T = valores da DL50 oral dos componentes A, B, ..., Z; TM = valor da DL50 oral da mistura. Nota: Esta frmula pode ser usada tambm para toxicidades drmicas, desde que tal informao esteja disponvel em relao s mesmas espcies para todos os componentes. O uso desta frmula no leva em considerao nenhum fenmeno de proteo ou potenciao. 2.6.2.4 Classificao de pesticidas

2.6.2.4.1 Todas as substncias pesticidas ativas e suas preparaes cujos valores de DL50 e/ou CL50 sejam conhecidos e que pertenam Subclasse 6.1, devem ser 90

classificadas no grupo de embalagem apropriado segundo os critrios descritos em 2.6.2.2. Substncias e preparaes que apresentem riscos subsidirios devem ser classificadas de acordo com o quadro de precedncia de risco do Captulo 2.0 e alocadas aos grupos de embalagem apropriados. 2.6.2.4.2 Se o valor da DL50 oral ou drmica de uma preparao pesticida no for conhecido, mas conhea-se o valor da DL50 de sua(s) substncia(s) ativa(s), o valor da DL50 da preparao pode ser obtido mediante os procedimentos estabelecidos em 2.6.2.3. Nota: Dados relativos toxicidade DL50 de certo nmero de pesticidas comuns podem ser obtidos na edio mais recente do documento The WHO Recommended Classification of Pesticides by Hazard and Guidelines to Classification, disponvel no Programa Internacional de Segurana Qumica, Organizao Mundial de Sade (OMS), 1211 Genebra, 27, Sua. Embora tal documento possa ser usado como fonte de dados sobre a DL50 de pesticidas, seu sistema da classificao no deve ser empregado na classificao para fins de transporte, nem na determinao de grupos de embalagem a pesticidas, o que deve ser feito de acordo com o que dispe este Regulamento. 2.6.2.4.3 O nome de apropriado para embarque a ser usado no transporte do pesticida deve ser selecionado com base no ingrediente ativo, no estado fsico do pesticida e em quaisquer riscos subsidirios que apresente.

2.6.3 2.6.3.1

Subclasse 6.2 - Substncias infectantes Definies Para os fins deste Regulamento:

Substncias infectantes so substncias que contenham patgenos ou 2.6.3.1.1 estejam sob suspeita razovel de tal. Patgenos so microorganismos (incluindo bactrias, vrus, rickttsias, parasitas, fungos) ou microorganismos recombinantes (hbridos ou mutantes) que possam ou estejam sob suspeita razovel de poderem provocar doenas infecciosas em seres humanos ou em animais.
Nota 1: Esses microorganismos, entretanto, no esto sujeitos s exigncias desta Subclasse se for improvvel que venham a causar doenas em pessoas ou animais. Nota 2: Substncias infectantes estaro sujeitas s exigncias desta Subclasse se, mediante exposio a elas, forem capazes de disseminar doena. 2.6.3.1.2 Produtos biolgicos so aqueles derivados de organismos vivos, fabricados e distribudos de acordo com exigncias das autoridades governamentais nacionais, as quais podem exigir licenciamento especial, e que so usados para preveno, tratamento ou diagnose de doenas humanas ou animais, ou, ainda, para fins de desenvolvimento, experimentao ou investigao. Eles incluem, mas no se limitam a produtos acabados ou no-acabados, tais como vacinas e produtos diagnsticos. Para os fins deste Regulamento, os produtos biolgicos dividem-se nos seguintes grupos: 91

a)

Os que contm patgenos do grupo de risco 1; os que contm patgenos em condies tais que sua capacidade de provocar doenas muito pequena ou inexistente; e aqueles que sabidamente no contm patgenos. Substncias desse grupo so consideradas no-infectantes para os fins deste Regulamento; Os manufaturados e embalados de acordo com as exigncias das autoridades nacionais governamentais de sade(1) e transportados para fins de embalagem ou distribuio final e para uso por profissionais mdicos ou por indivduos, em tratamentos de sade. Substncias deste grupo no esto sujeitas regulamentao aplicvel Subclasse 6.2; Os que contenham, ou haja razes para se esperar que contenham, patgenos dos grupos de risco 2, 3 ou 4 e que no se enquadrem nos critrios de 2.6.3.1.2(b) acima. Substncias desse grupo devem ser classificadas na Subclasse 6.2 sob o nmero ONU 2814 ou o nmero ONU 2900, conforme o caso.

b)

c)

Nota: Alguns produtos biolgicos licenciados podem apresentar risco biolgico apenas em certas partes do mundo. Nesse caso, as autoridades competentes podem exigir que tais produtos atendam s exigncias relativas a substncias infectantes ou podem impor outras restries. 2.6.3.1.3 Espcimes para diagnstico so quaisquer materiais de origem humana ou animal, incluindo (mas no se limitando a) dejetos, secrees, sangue e seus componentes, tecidos ou fludos expedidos para fins de diagnstico, mas excluindo animais vivos infectados. Para os fins deste Regulamento, as espcimes para diagnstico so divididas nos seguintes grupos: a) Os que contenham, ou haja expectativa razovel de que contenham, patgenos dos grupos de risco 2, 3 ou 4, e aqueles que apresentem probabilidade relativamente baixa de conterem patgenos do grupo de risco 4. Essas substncias devem ser enquadradas na Subclasse 6.2 sob o nmero ONU 2814 ou 2900, conforme o caso. Espcimes transportadas para fins de teste inicial ou confirmatrio quanto presena de patgenos recaem neste grupo; Aqueles que apresentem probabilidade relativamente baixa de conter patgenos dos grupos de risco 2 ou 3. Espcimes transportadas para fins de diagnose inicial (que no incluam deteco de patgenos) ou para testes de rotina so enquadrados neste grupo; Os que sabidamente no contenham patgenos.

b)

c)

2.6.3.1.4 Microorganismos e organismos geneticamente modificados so microorganismos e organismos cujo material gentico tenha sido deliberadamente
(1)

Ministrio da Sade

92

modificado, por meio de engenharia gentica, de uma forma que no ocorra naturalmente. Eles so divididos nas seguintes categorias: a) Microorganismos geneticamente modificados que se enquadrem na definio de substncia infectante devem ser classificados na Subclasse 6.2 e transportados sob o nmero ONU 2814 ou 2900; Organismos geneticamente modificados que se saiba ou se suspeite serem perigosos para pessoas, animais ou meio ambiente, devem ser transportados de acordo com o que dispuserem as autoridades competentes(1); Animais que contenham microorganismos geneticamente modificados ou estejam por eles contaminados e organismos que se enquadrem na definio de substncia infectante devem ser transportados de acordo com as exigncias estabelecidas pelas autoridades competentes(1); Microorganismos geneticamente modificados ( exceo dos autorizados para uso incondicional pelos Governos dos pases de origem, trnsito e destino) que no se enquadrem na definio de substncia infectante, mas que sejam capazes de provocar alteraes que normalmente no seriam resultantes de reproduo natural em animais, plantas ou substncias microbiolgicas, devem ser includos na Classe 9 e receber o nmero ONU 3245.

b)

c)

d)

2.6.3.1.5 Resduos (transportados sob o nmero ONU 3291) so resduos resultantes de tratamento mdico de pessoas ou animais, ou de pesquisas biolgicas, em que seja relativamente baixa a probabilidade de haver substncias infectantes. Resduos de substncias infectantes que possam ser especificadas devem ser alocados ao nmero ONU 2814 ou 2900. Resduos que tenham contido substncias infectantes, mas que tenham sido descontaminados, devem ser considerados no-perigosos, desde que no se enquadrem nos critrios de outra classe. 2.6.3.2 Classificao de substncias infectantes e alocao a grupos de risco

2.6.3.2.1 Substncias infectantes devem ser classificadas na Subclasse 6.2 e alocadas, conforme o caso, ao nmero ONU 2814 ou ONU 2900, com base em seu enquadramento em um dos trs grupos de risco a seguir, de acordo com os critrios desenvolvidos pela Organizao Mundial de Sade (OMS) e publicados no Manual de Biossegurana Laboratorial, 2 edio (1993) pela OMS. Um grupo de risco caracterizado pela patogenia do organismo, o modo e a relativa facilidade de transmisso, o nvel de risco, tanto para um indivduo quanto para uma comunidade, e a reversibilidade da doena pela disponibilidade de tratamentos e agentes preventivos conhecidos e eficazes. 2.6.3.2.2 Os critrios de cada grupo, conforme o nvel de risco so:

(1)

Ministrio da Sade/ Ministrio da Agricultura

93

a)

Grupo de Risco 4: um patgeno que costuma provocar grave doena grave em pessoas ou animais, de fcil transmisso (direta ou indiretamente) de um indivduo para outro, e para o qual, em geral, no se dispe de tratamento ou profilaxia eficazes (ou seja, alto risco para indivduos e para comunidades); Grupo de Risco 3: um patgeno que costuma provocar grave doena grave em pessoas ou animais, mas que em geral no se transmite de um indivduo infectado para outro, e para o qual se dispe de tratamento e profilaxia eficazes (ou seja, alto risco para indivduos e baixo risco para comunidades); Grupo de Risco 2: um patgeno que pode provocar doena em pessoas ou animais, mas provavelmente no representa grave risco, e que, embora capaz de causar infeco sria mediante exposio, h disponibilidade de tratamento e profilaxia eficazes e apresenta risco limitado de disseminao da infeco (ou seja, risco moderado para indivduos e baixo risco para comunidades).

b)

c)

Nota: O Grupo de Risco 1 inclui microorganismos que muito provavelmente no provocam doenas em pessoas ou animais (ou seja, no apresentam risco, ou este muito baixo, para indivduos ou para a comunidade). Substncias que contenham apenas tais microorganismos no so consideradas substncias infectantes para os fins deste Regulamento. 2.6.3.3 Produtos biolgicos, espcimes para diagnstico e resduos clnicos ou (bio)mdicos

2.6.3.3.1 Produtos biolgicos que contenham, ou se considere provvel que contenham, quaisquer substncias infectantes devem cumprir as exigncias aplicveis a substncias infectantes. Os produtos biolgicos referidos em 2.6.3.1.2 (a) e (b) no esto sujeitos s exigncias aplicveis Subclasse 6.2. 2.6.3.3.2 Espcimes para diagnstico que contenham, ou se considere provvel que contenham, substncias infectantes devem cumprir as exigncias deste Regulamento aplicveis a substncias infectantes. As espcimes para diagnstico referidas em 2.6.3.1.3(b) no estaro sujeitas s exigncias aplicveis a substncias infectantes se atenderem s seguintes condies: a) b) c) d) O(s) recipiente(s) primrio(s) no contiver(em) mais de 100ml; A embalagem externa no contiver mais de 500ml; O(s) recipiente(s) primrio(s) for(em) estanques(s); e A embalagem incluir: (i) uma embalagem interna, compreendendo: recipiente(s) primrio(s) estanque(s); uma embalagem secundria estanque; 94

material absorvente em quantidade suficiente para absorver todo o contedo, colocado entre o(s) recipiente(s) primrio(s) e a embalagem secundria; se uma embalagem secundria contiver mais de um recipiente primrio, estes devem ser embrulhados um a um, de forma a evitar contato entre eles.

(ii)

uma embalagem externa com resistncia adequada a sua capacidade, massa e uso pretendido, com dimenso externa mnima de 100mm.

2.6.3.3.3 Resduos clnicos ou (bio)mdicos devem atender a todas as exigncias aplicveis ao nmero ONU a que tenham sido alocados.

95

96

Вам также может понравиться