Вы находитесь на странице: 1из 3

RI O D E J A N E I RO , 1 1 DE A G OS T O DE 2 0 11 .

M A T E R I A : D I R EI T O P R O C ES S U A L I

P R O FE S S OR : H E N R I Q U E L A V O U R A S .

1. I n t r o d u o

Para compreendermos a formao do processo, devemos saber que este tem um ciclo de vida. Todos os processos tm um incio (formao), um meio (desenvolvimento) e um fim (extino). Como veremos nas prximas aulas, h casos em que o processo no vai se desenvolver, pulando do incio ao fim sem mesmo ter um meio. O Ttulo VI, Captulo I do CPC cuida do tema em estudo que trata do formao do processo, ou seja, a fase do incio. Segundo o artigo 262 do CPC,

O processo civil comea: por iniciativa da parte, mas se


desenvolve por impulso oficial. Vislumbramos acima os princpios dispositivo e do impulso oficial.

No que tange ao princpio dispositivo:

o arbtrio que as pessoas tem de acionar ou no o Estado para ver um direito seu assegurado.

Para uma melhor visualizao, vejamos o que diz o artigo 2 do CPC:


Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais. Trata do princpio da demanda onde a pessoa lesada deve tirar o Estado da inrcia, empurr-lo. Acionando o estado, o processo andar por impulso oficial, sem a necessidade das partes estarem pressionando.

2. P r o p o s i t u r a d a a o

O artigo 263 do CPC diz: Considera-se proposta a ao, tanto que a petio inicial seja despachada pelo juiz, ou simplesmente distribuda, onde houver mais de uma vara. A propositura da ao, todavia, s produz, quanto ao ru, os efeitos mencionados no art. 219 depois que for validamente citado. Quando efetivamente proposta a ao, quando a petio inicial for despachada pelo juiz ou distribuda, ou quando o ru for devidamente citado? Aplicando uma interpretao literal entendemos que estar proposta a ao quando despachada pelo juiz ou, onde houver mais de uma vara, da simples distribuio. Porm, ela s torna prevento o juzo, induz litispendncia, faz coisa julgada, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrio aps a citao vlida do ru. Esse o entendimento dos nossos tribunais. Podemos ver atravs do da Ementa do STJ - RECURSO ESPECIAL: REsp 598.798-RS (2003/0180092-1): Data da propositura da ao. Art. 263 do Cdigo de Processo Civil. 1. A interpretao do art. 263 do Cdigo de Processo Civil que melhor cobre a prtica judiciria aquela que considera proposta a ao, ainda que se trate de comarca de vara nica, no dia em que protocolada a petio no cartrio, recebida pelo serventurio, o qual deve despach-la com o Juiz. Com isso, a contar desta data correm os efeitos da propositura do pedido, dentre os quais o de interromper a prescrio, na forma do art. 219, 1, do Cdigo de Processo Civil.
3. A l t e r a e s d a ca u s a d e p e d i r e p e d i d o

O artigo 264 diz que Feita a citao, defeso ao autor modificar o pedido ou a causa de pedir, sem o consentimento do ru, mantendo-se as mesmas partes, salvo as substituies permitidas por lei. Logo, a parte r sendo validamente citada, automaticamente d estabilidade ao processo, ficando o autor proibido de fazer mudanas no pedido ou na causa de pedir.

Todavia, caso seja convencionado entre as partes as alteraes, poder haver mudana de acordo com o que for pactuado. Lembramos que no h previso legal de que esse acordo tem que seguir uma forma, podendo ser reconhecido tacitamente, ou seja, caso o autor aps a citao vlida mudar a causa de pedir ou o pedido e a parte r no se manifestar, este ato se tornar precluso. Porm para que haja a alterao objetiva, dever ser respeitado o lapso temporal trazido no pargrafo nico do referido artigo onde diz q ue, A alterao do pedido ou da causa de pedir em nenhuma hiptese ser permitida aps o saneamento do processo. Segundo o mestre J. J. Calmon de Passos "O novo cdigo reservou o nome de despacho saneador no para o que expunge o processo de seus vcios e irregularidades, sim para aquele que o declara livre desses mesmos vcios e em condies de prosseguir na fase instrutria. O saneador. portanto, deciso sempre Interlocutria, insuscetvel de pr fim ao processo, que apenas resolve, com fora preclusiva, questes incidentes, relativas aos pressupostos processuais,condies da ao e validade dos atos do procedimento na fase postulatria." (J. J. CALMON DE PASSOS, Comentrios ao Cdigo de Processo Civil. Ed. For., 1 ed., vol. III. p. 442)

Вам также может понравиться