Вы находитесь на странице: 1из 4

A aquisio da linguagem a ocorrncia mais considervel na vida de uma criana.

. Ligada ao domnio da funo simblica, a aquisio da linguagem decorre geralmente entre um (1) e trs (3) anos e correlativa ao desenvolvimento da inteligncia. A) ETAPAS DA AQUISIO DA LINGUAGEM Ao longo do desenvolvimento humano, a linguagem antecedida pelos modos de comunicao no-verbais (jogos de imitao recprocos entre a me e o beb por exemplo). Logo aps o parto (isto , a partir de alguns minutos aps o nascimento) o beb detecta se as pessoas que o rodeiam esto a interagir com ele ou no. Caso exista esta interaco o beb fica estimulado e responde: trata-se j da comunicao pr-verbal. Em seguida, esta comunicao no-verbal fica presente durante a comunicao verbal: por exemplo, ao discutir, as pessoas entendem-se melhor enquanto se olharem um e outro. A possibilidade de manipular os sinais lingusticos no surge subitamente mas, preparada por um trabalho que comea muito cedo. assim que o sotaque da lngua materna se faz entender desde os primeiros BALBUCIOS (em francs: Babillages) da criana antes que saiba falar devidamente nem mesmo pronunciar um som com algum contedo semntico. A aquisio da linguagem faz-se mediante cinco sentidos: a audio, a viso, o tacto, o olfacto e o paladar que ajudam a estruturao do crebro a fim de reconhecer os estmulos exteriores. B) OS GRITOS DA CRIANA Numa primeira instncia, os gritos do recm-nascido ainda no constituem uma linguagem, trata-se apenas de expresses de incmodos ou de dores sem qualquer inteno de significado ou de comunicao. Mas, se estes gritos no tm sentido para o beb, os adultos a sua volta

vo dando sentido a estes gritos. Assim, o beb vai ento estabelecer uma ligao no seu crebro entre seus gritos e a viso dos adultos; ele vai por conseguinte us-los como sinais dirigidos aos seus semelhantes (homens) para que possam agir sobre ele. C) O BALBUCIO Paulatinamente, a criana vai reconhecer as pessoas e estabelecer um lao entre as palavras que pronuncia e certos objectos designados por estas palavras. A interaco entre a criana e estes objectos servir cada vez mais de indcios bem definidos. Por volta dos trs (3) meses, a criana entende as palavras simples como papa. Importa assinalar que um dos factores fundamentais permitindo o desenvolvimento da comunicao lingustica a comunicao no-verbal (imitao, comunicao afectiva). Para a criana falar, preciso que ele prprio o possa desejar e que haja tambm estmulos. Por volta do quarto (4) ms j o se pode ouvir as a

primeiras PALRICES (Frc.:

Gazouillement),

que

corresponde

um BALBUCIO mais complexo. O beb produz primeiramente os sons de forma acidental, geralmente isto tem sido um forte estmulos para os adultos que estejam a interagir com o beb. Os adultos comentam estes sons, repetem-nos e reagem. , pois, a prpria interaco adulto-beb que fica estimulada e o beb fortemente incitado a perseverar. O beb vai ento reproduzindo certos sons de forma constante e repetida. J no final do primeiro ano (aproximadamente), o BALBUCIO fica mais claro e j se pode constatar a repetio intencional de certas sonoridades, a criana j tem a possibilidade de pronunciar as primeiras palavras.

D) A PRIMEIRA PALAVRA A primeira palavra manifesta uma inteno de significado conciso e corresponde verdadeiramente ao acesso linguagem. No existe palavras privilegiadas que apaream mais sistematicamente que outras (embora papa e mam sejam as palavras mais frequentes) e a idade de apario situa-se entre nove (9) e doze (12). Esta primeira palavra tem mais sentido para a criana do que para o adulto, por isso que se qualifica PALAVRA-FRASE (Holofrase), pois, no se refere apenas a um objecto mas a uma aco ou uma situao. Exemplo: Mam pode significar ela est a vir, este objecto lhe pertence ou estou a ouvir a voz dela. De facto, a criana quer falar mais do que pode, a inteno de significado ultrapassa a capacidade de expresso. Uma s palavra acaba por ter uma pluralidade de significados que o ambiente humano a volta da criana consegue descodificar em funo das circunstncias. Pode se considerar ento dois (2) momentos principais na aquisio da linguagem: O primeiro momento inerente capacidade de articular certos fonemas independentemente do seu significado, o segundo momento refere-se capacidade de atribuir s palavras um sentido relativamente lngua falada a sua volta. Os sentidos usados para significar a palavra tem muita importncia: quanto mais haver implicados, maior ser a capacidade de defini-las. Exemplo: ver uma mulher pode significar mam em quanto que ver e ouvir uma mulher pode significar mam por uma pessoa em particular.

Mesmo assim, importa lembrar que a articulao da linguagem falada implica a interveno de um complexo aparelho anatmico-fisiolgico (aparelho fonador), por meio do qual os sons so produzidos: pulmes, laringe, cavidade bucal, lbios, palato e cavidade nasal. A linguagem depende, ainda, do ponto de vista fisiolgico, da articulao de reas cerebrais progressivas pela comunicao simblica verbal. Isto, entretanto, no tudo, quando se quer explicar a linguagem em termos do que ela favorece ao desenvolvimento cognitivo humano. No decorrer do processo de socializao, a criana vai ampliando o seu vocabulrio, no s quanto ao nmero de palavras, mas tambm quanto complexidade dos conceitos utilizados. E o que mais importante nesse processo que a linguagem, uma vez apropriada, se transforma no s em instrumento do pensamento como, tambm, em instrumento de regulao do prprio comportamento.

Вам также может понравиться