Вы находитесь на странице: 1из 18

Fsica Geral e Experimental

Fsica Moderna

Professor Benedito Lobato

Sabemos que a chegada do sculo XX marcou o princpio de uma era de progresso, sem paralelo, no desenvolvimento das Cincias Fsicas.

Mecnica Quntica

Teoria da Relatividade

Ainda assim, por mais que a Mecnica Clssica tenha mais de 400 anos, um conhecimento dessa essencial para compreender claramente os princpios bsicos da Fsica Moderna. CINEMTICA o estudo do movimento - foi desenvolvido por Galileu Galilei (1564 -1642) um brilhante astrnomo e matemtico italiano. No mais bsico dos sentidos, a Cinemtica justamente um estudo geomtrico com a adio de um novo parmetro o tempo. DINMICA o estudo das causas do movimento - foi desenvolvido por Sir Isaac Newton (1642 -1727) um grande astrnomo, fsico e matemtico ingls Independentemente de Leibniz, Newton desenvolveu o Clculo Infinitesimal.

Fsica Geral e Experimental

Professor Benedito Lobato

A Mecnica Clssica tem sido til para resolver uma grande variedade de problemas em Engenharia, Astronomia e Fsica. Entretanto, o desenvolvimento da Fsica Moderna tem mostrado que a Mecnica Clssica no universal em sua aplicao.
A investigao do mundo microscpico dos tomos: eltrons, prtons, nutrons e etc. tem levado ao desenvolvimento de novas ferramentas da Fsica Moderna: da Teoria da Relatividade e da Mecnica Quntica. Entretanto, devemos notar que estamos continuamente buscando modelos matemticos para descrever o universo em nossa volta.

Uma teoria na Fsica no se considera uma verdade total, sendo somente um modelo para aplicar-se na resoluo de problemas e encontrar solues que estejam de acordo com a evidncia oferecida pela experimentao.
As mais fundamentais destas teorias ou modelos so as Leis de Conservao. Estas se dividem em dois grupos: EXTRINSECAS So as Leis elementares: Conservao do Momento Linear, Conservao do Momento Angular e Conservao da Energia.

Fsica Geral e Experimental

Professor Benedito Lobato

INTRINSECAS Conservao do nmero total de nucleons em uma reao nuclear, conservao do nmero de lptons e de brions, etc.

Sistema de Referncia Inercial


Ao discutir os movimento relativos de vrios corpos, poderamos usar as vrias velocidades correspondentes, ou seja, as velocidades de cada um dos corpos, uns em relao aos outros. Este procedimento seria muito complicado. Para facilitar, usaremos um sistema de coordenadas ortogonal tridimensional para ser um sistema de referncia comum, no qual se movem todos os corpos ainda que alguns estejam em repouso. Por ortogonal queremos dizer que as coordenadas no dependem umas das outras. O sistema , , de coordenadas lineares mutuamente perpendiculares um exemplo. Especificamos tambm que este sistema um sistema inercial ou seja, nele, a Mecnica Clssica permanece vlida. Todos os outros sistemas de referncia que se movam com velocidade linear constante em relao ao primeiro, tambm so inerciais.

Fsica Geral e Experimental

Professor Benedito Lobato

O problema da existncia de um sistema de referncia (SR) fundamental, no qual so vlidas as Leis de Newton, um postulado da Mecnica Newtoniana e da Teoria da Gravitao conhecido como Princpio de Mach. Relacionado ao conceito de fora est o que chamamos de massa inercial. A massa inercial representa a oposio de um corpo para ser acelerado. Sabemos que para uma dada fora, quanto maior a massa do corpo, menor ser a acelerao sofrida por ele. Classicamente, consideramos a massa inercial como uma constante universal que independente de efeitos exteriores como fora, temperatura, velocidade, etc.

Conservao do Momento Linear


O momento linear de uma partcula de massa que se move com velocidade um vetor definido por:

= + +

O princpio da Conservao do Momento Linear estabelece que:

Fsica Geral e Experimental

Professor Benedito Lobato

Para um sistema de partculas isolado, o momento linear total dos sistema permanecer constante. Por um sistema isolada se entende um sistema livre de qualquer influncia externa.

+ =

Para um sistema com N partculas:

=
=1

A partir da conservao do momento linear vamos derivar as trs Leis de Newton. Para duas partculas isoladas, vamos diferenciar a equao da conservao do momento em relao ao tempo:

Fsica Geral e Experimental


Professor Benedito Lobato

= =

=
As aceleraes so inversamente proporcionas as massas inerciais: = , onde uma constante de proporcionalidade. Logo temos a definio de fora:

Esta a segunda Lei de Newton

Fsica Geral e Experimental

Professor Benedito Lobato

Para duas partculas isoladas interagindo somente entre si por uma fora (gravitacional ou eltrica), a fora que a partcula exerce sobre a partcula e a fora que a partcula exerce sobre a , assim:

Este o princpio da ao e reao, terceira Lei de Newton


Para uma s partcula livre, j que tanto = 0 como = 0 , uma vez que = conclumos que:

Este o princpio da inrcia ou primeira Lei de Newton Da segunda Lei de Newton podemos escrever:

= =

Fsica Geral e Experimental

Professor Benedito Lobato

Quando a fora atua num tempo finito : Esta integral chamada de IMPULSO da fora atua num tempo finito . Vemos que igual a variao do momento no intervalo de tempo .

=
=0 0


=0

= 0

Conservao do Momento Angular


O momento angular de uma partcula com momento linear , localizada em uma posio um vetor definido por:

= =

Devemos notar que o momento angular depende da escolha da origem de referncia

Fsica Geral e Experimental

Professor Benedito Lobato

Contrariamente as nossas expectativas, a partcula no necessita ter, em relao ao sistema de coordenadas, nenhum tipo de movimento circular para possuir momento angular. O momento angular poder ser escrito em funo dos vetores unitrios e as componentes do momento linear:

= =

= + +

Sabemos que a fora a causa do movimento linear. Da mesma forma, o momento de torso torque: , pode se considerado como a causa do movimento rotacional.

Relao entre o momento angular e o torque:


= =

= +

Fsica Geral e Experimental


= = 0 =

Professor Benedito Lobato

= = =

No movimento planetrio, a atrao gravitacional atua continuamente sobre um corpo. Esta uma fora orientada sempre ao longo do raio da trajetria do corpo.

Uma vez que o vetor posio e a fora esto na mesma direo

= 0

= = 0

Para um sistema de muitas partculas e foras, o torque resultante ser:

=
=1

=1

Para um sistema livre de foras externas:

= 0
=1

Fsica Geral e Experimental

Professor Benedito Lobato

=
=1

Conservao do Momento Angular.

Conservao da Energia

Na figura, sobre uma partcula que se move ao longo da trajetria curvilnea atua uma fora .

O trabalho diferencial da fora se define por:

Se a fora for aplicada ao longo da trajetria, ento o trabalho total dado por:

Fsica Geral e Experimental

Professor Benedito Lobato

Supondo que a fora a resultante de todas as foras que atuam sobre a partcula.

2 = 2

= 2

Princpio do Trabalho-Energia.

Esta quantidade se define como a Energia Cintica.

O trabalho resultante efetuado por todas as foras que atuam sobre a partcula igual a variao correspondente da energia cintica

Fsica Geral e Experimental


Professor Benedito Lobato

Se a fora na figura for conservativa.

= .

Se o trabalho feito pela fora ao mover a partcula desde o ponto at o ponto independe da trajetria tomada, ento uma fora conservativa.
=

=
1 1

Fsica Geral e Experimental


2

Professor Benedito Lobato

=
1

= 2 1

= 1 2 =

J que o trabalho da fora gravitacional independente de qualquer trajetria que se tome entre os pontos e , ento ela uma fora conservativa.

A energia potencial se define em termos do trabalho feito por uma fora conservativa.

A funo escalar de posio , , a funo da energia potencial associada com a fora conservativa . As quantidades e so simplesmente os valores da funo , , avaliada nos pontos extremos da trajetria.

Fsica Geral e Experimental

Professor Benedito Lobato

Se escolhermos o ponto no infinito, de modo que = 0:


= =

A energia potencial em qualquer ponto definida como: o trabalho feito por uma fora igual porm oposta desde o ponto de referncia at a posio dada :

= + = = = = + +

Fsica Geral e Experimental


Se todas as foras implicadas forem conservativas:

Professor Benedito Lobato

= 0 + = + = .

+ + = 0

Esta a conservao da energia mecnica.


Em outras palavras podemos dizer que quando todas as foras que atuam sobre uma partcula so conservativas, a energia total em qualquer posio igual a uma constante chamada energia mecnica total.

Campos
O estudo das principais interaes fsicas: gravitacional, eletromagntica, forte e fraca, pode ser feito atravs do conceito de campo. Existem duas categorias de campos: campos vetoriais e campos escalares. Definimos um campo como uma regio do espao na qual podemos fazer uma medio de uma quantidade fsica.

Fsica Geral e Experimental

Professor Benedito Lobato

Um campo escalar de posio definido por uma funo de posio , , que assume em cada ponto do espao um valor numrico escalar. Exemplo: Consideremos um bloco metlico tridimensional que contm uma fonte de calor. O campo escalar de temperatura para este bloco dado por:

, , = 2 2 3 2 + 16
O valor escalar da temperatura associado com um ponto particular = 2, = 1, = 0 ento dado por: , , = 2,1,0 = 11 . Em alguns casos se adiciona uma quarta coordenada o tempo e o campo escalar passa a ser uma funo da posio e do tempo. Um campo vetorial se define por uma funo vetorial , , que assume para cada ponto em relao a uma origem dada, um vetor. Um bom exemplo de um campo vetorial o campo gravitacional da Terra, que assume o valor em cada ponto do espao.

Fsica Geral e Experimental

Professor Benedito Lobato

O mdulo de depende de um parmetro a distncia do ponto ao centro da Terra. Gravitacional - As intensidades relativas das interaes so: Fraca (nuclear) - Eletromagntica - Forte (nuclear) -

Вам также может понравиться