Вы находитесь на странице: 1из 9

ISEP - Departamento de Engenharia Electrotcnica

2010-2011

1 Semestre

Electrnica (Laboratrio)

Assunto:
Introduo aos Aparelhos de Bancada

Consideraes gerais:
-Fontes -Aparelhos de Medida Como fontes temos: -fonte de alimentao -gerador de sinais -transformador Como aparelhos de medida temos: -multmetro -osciloscpio Comecemos pelas fontes: -geram tenses e correntes a ser injectadas nos circuitos elctricos e electrnicos, com o objectivo de fornecerem energia ou potncia para que cumpram as funes a que se destinam (caso das fontes de alimentao e transformadores) ou sinais elctricos mais ou menos complexos, de baixa potncia, que sero tratados por aqueles circuitos de formas muito variadas (caso dos geradores de sinais). As fontes de alimentao, neste caso, destinam-se a fornecer tenses e correntes contnuas. Isto quer dizer que fixado um determinado valor de tenso, ele mantm-se constante ao longo do tempo. Mas por meio de um boto, podemos variar esse valor entre determinados limtes, por exemplo entre 0 V e 30 V de uma forma linear.

O smbolo de uma fonte de alimentao varivel :

Como podemos ver aqui, a tenso positiva entre o ponto A e B (e negativa entre B e A). Estas fontes de alimentao so duplas; quer dizer, temos 2 fontes de alimentao distintas que podem ser usadas isoladamente ou em conjunto. Ento estas fontes poderiam na sua totalidade ser representadas assim:

Uma grande parte dos circutos electrnicos, utiliza tenses positivas; isso quer dizer que o terminal da fonte est ligado massa ou ponto comum desses circuitos. Mas se for o terminal + a estar ligado massa ou terra daqueles circuitos, ento diremos que a alimentao de tenso negativa. Exemplifiquemos com esquemas

Dito isto podemos combinar as duas fontes acima citadas, por exemplo, para termos uma tenso negativa e outra positiva relativamente a um ponto comum que a massa:

Para alm dos botes reguladores das tenses, ainda existem outros dois reguladores ou limitadores de corrente, que fixam os valores mximos a serem fornecidos aos circuitos elctricos ou electrnicos. Por exemplo, se no queremos que o circuito electrnico absorva mais do que 1 ampere, podemos curto-circuitar a sada da fonte e regular a corrente 2

para 1 ampere, o que ser visvel num display de ponteiro que mede as correntes (ampermetro). Para alm do ampermetro existe tambm outro display que nos indica a tenso de sada da fonte. Obviamente que para as fontes de alimentao fornecerem tenses e correntes, tambm tm de receber energia, neste caso os 220 volts da rede das tomadas. No decorrer deste curso, iremos fazer uma fonte de alimentao simples. Ento liguemos estes aparelhos e regulemos as tenses e correntes vontade. Estas fontes so protegidas contra curto-circuitos o que permite uslas mesmo sem grandes precaues.

Em relao ao transformador, recebe a tenso alterna da rede no enrolamento primrio( frequncia de 50 Hz, ou seja, a variao ao longo de 1 perodo de 1/50 seg. tem a seguinte forma:)

, e fornece uma tenso alterna no secundrio, neste caso de valor inferior (12 V ou 6,3 V conforme os casos), mas na mesma frequncia de 50 Hz. Representa-se assim:

Tratam-se neste caso de transformadores abaixadores de tenso. Outra caracterstica o facto de qualquer terminal do secundrio estar isolado de qualquer terminal do primrio. Portanto no h circulao de corrente entre o primrio e secundrio. Assim consegue-se o isolamento entre a entrada e a sada, muito importante por questes de segurana Por vezes usado tambm como gerador de tenso alterna, quando se pretende um sinal sincronizado com a rede. Por ltimo o gerador de sinais um aparelho que fornece sinais alternos de frequncia, tenso e forma variveis. A gama de frequncias varia desde poucos hertz at centenas de Khertz ou at mesmo Mhertz. No possvel ter uma regulao linear destas frequncias numa nica gama. Por esse facto temos um comutador de escalas p.e. at 200 Hz na 1, at 2000 Hz na 2 etc. Estabelecida a escala pretendida temos uma regulao contnua com um boto rotativo. O valor da frequncia pode ser lido num display digital, usado tambm para outras grandezas por intermdio de um boto pulsante, por exemplo para ler o valor da tenso de sada. A tenso de sada varivel continuamente de 0 a 20 V por intermdio de um boto rotativo, e obtida na ficha MAIN OUTPUT (50 ou 75 de impedncia de sada). 4

Existe ainda um interruptor que permite atenuar a tenso 20 dB ou seja 10 vezes. Outro boto que temos sempre que considerar o que introduz uma tenso contnua que se soma ao sinal de sada, o que tem interesse em certos circuitos fora do mbito deste programa. Chama-se DC offset e no nosso caso deve ser mantido em zero para que a sada no contenha nenhuma tenso contnua, o que se pode vigiar no mesmo display por intermdio do interruptor pulsante usado para comutar a visualizao da tenso ou da frequncia j abordadas.

Outras utilizaes do gerador de sinais no sero aqui atendidas. Dado que o gerador de sinais um circuito electrnico complexo, necessita obviamente de uma fonte de alimentao interna. E como qualquer fonte de alimentao, tambm dispe de um transformador. Por fim a seleco do tipo de forma de onda feita por meio de um grupo de comutadores a saber :

onda sinusoidal

onda triangular

onda quadrada No que respeita aos aparelhos de medida comecemos por analisar os multmetros. Permitem essencialmente medir: tenses correntes alternas contnuas valores eficazes valores mdios

e, resistncias Os aparelhos tm entradas prprias para medir as diferentes grandezas com cabos que vo ligar aos pontos a testar. Tal como no gerador de funes tnhamos um grupo de comutadores para alterar a gama de frequncias pretendida, tambm nos multmetros digitais devemos escolher a escala mais apropriada e que d um erro de medida menor ou seja a maior escala imediatamente a seguir ao valor que imaginamos ir ler. Na dvida, utilizar a escala maior. Quanto s resistncias, devem de ser medidas fora do circuito, para que os restantes elementos no influam no resultado. As tenses so medidas com os terminais do multmetro em paralelo com o elemento a testar: Exemplo:

Neste caso deveremos fazer tambm a seleco do tipo de tenso, alterna ou contnua. As correntes so medidas com os terminais do multmetro intercalados em srie com o ramo do circuito. Quer dizer que numa malha , a corrente que a percorre s uma, portanto os pontos de abertura do circuito onde colocado o ampermetro so indiferentes:

ou Escolhe-se tambm o tipo de corrente, alterna ou contnua, comutando entre AC e DC. Quando pretendemos medir um valor mdio de um sinal ou tenso, o que vamos medir a componente contnua desse sinal. Neste caso colocamos o aparelho (voltmetro ou ampermetro) em DC. Quando se trata de medir um valor eficaz alterno de sinal ou tenso, colocamos o multmetro em AC, o que rejeita toda a tenso contnua que esse sinal possa conter. Um sinal sinusoidal, p.e. que tem um valor de V1p., ter um valor eficaz de V1p./2

V1eff = V1p/ 2

Exemplo: -Calcular o valor de pico de uma tenso sinusoidal de valor mdio nulo e de valor eficaz Vr.m.s.=220 V. O mesmo raciocnio aplica-se s correntes. Observao: nunca colocar os terminais de um ampermetro em paralelo com um elemento sujeito a uma tenso.

Porqu? Porque o ampermetro no tem resistncia interna (teoricamente) e neste caso, curto-circuita R e, sendo atravessado por uma corrente muito mais 7

intensa do que o valor de fim de escala para a qual esteja seleccionado, pode ser danificado. Sobre O Osciloscpio. Trata-se de um aparelho de medida bem mais complexo. Fundamentalmente uma unidade que permite visualizar as formas de onda tal como as idealizamos no papel, evoluindo ao longo do tempo, ou seja

Assim conseguimos ver e medir todos os valores de uma tenso, qualquer que seja o instante considerado o que no acontece com o voltmetro, pois este s mede o valor eficaz ou valor mdio durante o equivalente a um perodo. Constituio simplificada do osciloscpio (em blocos):

Com uma frequncia de varrimento elevada (base de tempo), temos uma representao do sinal com menos perodos que no caso da base de tempo ser baixa. Se a onda dente de serra da base de tempo tiver a mesma frequncia que o sinal a medir, isso ir corresponder representao de um perodo desse sinal. Se o dente de serra tiver metade da frequncia desse sinal, teremos no cran o equivalente a dois perodos do sinal. Podemos ter duas entradas distintas e podemos ver em simultneo os dois sinais . A comutao da visualizao de explorao dos dois sinais pode ser feita de duas maneiras: - o feixe electrnico desloca-se proporcionalmente a um dos sinais produzindo um quadro completo, passando depois ao 2 sinal exactamente da mesma forma, no perodo seguinte do dente de serra (modo alternate),ou -durante um varrimento de um extremo ao outro do cran (quadro completo), passa sucessivamente a mostrar partes do 1 sinal e partes do 2 sinal (chopper).

Portanto tambm existem comutadores para mostrar qualquer um dos sinais isoladamente ou em simultneo. No amplificador de cada canal existe um comutador rotativo que nos d o factor multiplicador sobre o n de divises verticais lidas. Pode ainda existir outro boto rotativo contnuo (que funciona como atenuador ou amplificador conforme os modelos).

O tipo de sinal a medir pode ser comutado entre AC e DC ou ainda na posio de GND (ground), a qual curto-circuita a entrada para posicionar e aferir melhor o trao de medida.

Para mais informaes consultar o ficheiro PDF da autoria do Prof. Mrio Alves sobre o Osciloscpio no moodle.

Вам также может понравиться