Вы находитесь на странице: 1из 3

O mistrio do livre arbtrio e a experincia do mistrio

Este texto defende o libertismo, considerando que este a posio que melhor esclarece o problema filosfico das condicionantes da aco, inclusive ao ponto de sugerir interessantes pistas para investigaes cientficas e filosficas em curso. Um dos argumentos mais fortes contra o livrearbtrio , na nossa opinio, fornecido por John Gray, quando nos indica que os mecanismos biolgicos do nosso crebro antecipam em cerca de vrios microsegundos a deciso consciente de um ser humano. Esta uma situao que pode ser vista no filme Matrix reloaded, quando o Arquitecto da Matrix diz a Neo: J vejo a reaco em cadeia, os percursores qumicos que desencadeiam uma emoo, concedida especificamente para dominar a lgica e a razo. Admitamos, ento, que na realidade os mecanismos biolgicos, que obedecem a uma dinmica determinada por leis naturais, antecipam a chamada deciso consciente e que, neste sentido, no vale a pena falar de livre arbtrio, uma vez que este uma falsa realidade, ou pelo menos uma consequncia de um certo determinismo. Assim, no h realmente escolha, mas sim uma reaco provocada por cadeias causais fora do domnio consciente, ou como diz outra personagem de Matrix revolutions, chamada Merovigian: onde vocs vm acaso (chance), eu vejo causa (cause). Neste sentido, como explicar a prpria origem dos impulsos biolgicos que so Ser que ter em conta prs e contras, ou antecipar consequncias desta ou daquela opo, ou elaborar cenrios imaginrios para esta ou aquela hiptese, no tem qualquer influncia sobre as condies fsicas, neste caso fisiolgicas? Por exemplo, como que certas palavras, frases, imagens, histrias nos provocam certas emoes? Como que nos podemos assustar quando imaginamos algo perigoso que pode acontecer? Ou como possvel ficarmos tristes quando pensamos nas vtimas de uma tragdia ou catstrofe e alegres quando reflectirmos sobre algo que aconteceu de positivo a algum de quem gostamos? Em todos estes exemplos da vida real, parece acontecer o contrrio daquilo que John Gray refere, ou seja, naquelas situaes o pensamento consciente que parece produzir ou contribuir para certas emoes que, em princpio tm uma correspondncia biolgica, que pode ser verificada de modo experimental. Ou seja, naqueles casos parece haver uma causalidade do pensamento, iniciada pela actividade consciente.
1

Se assim for, ento os mecanismos biolgicos que antecipam a deciso consciente podem ter sido, por sua vez, iniciados ou gerados a partir da reflexo consciente referida e, por conseguinte, podem ser um meio do livre- arbtrio se realizar. A no ser que se consiga mostrar que a prpria reflexo tambm est desde sempre determinada e que, em ltima anlise, optar pelo libertismo ou pelo determinismo antecipado por reaces qumicas, sem qualquer interferncia do modo como pensamos. Mas isto precisamente o que no se consegue mostrar, ou, como diriam os deterministas, o que ainda no se consegue provar. Ora, dizer isto, mais uma aposta, ou um acto de f, que uma argumentao. Pelo contrrio, o libertismo argumenta que esta situao, em que no se consegue determinar como que o pensamento influencia os mecanismos bio-qumicos cerebrais, ou para sermos mais objectivos, os mecanismos bioqumicos corporais, permite que o livrearbtrio uma realidade, ainda que misteriosa. Quer dizer, a realidade do livrearbtrio, que experienciamos quando nos vemos perante vrias alternativas, inclusive ou sobretudo que experienciamos quando descobrimos novas alternativas, algumas de que ningum estava espera, no se consegue explicar, mas um facto. Alis, o que parece no faltar na nossa vida so mistrios que so, simultaneamente, bem reais. O universo, por exemplo, ou o amor, ou o modo como se desenvolve a linguagem, ou o que pensar. E, no entanto, avanamos, odiamos, expressamo-nos de vrias maneiras e experienciamos, com mais ou menos espanto, com mais ou menos ateno, a realidade do mistrio do mundo e da vida. Portanto, onde o determinismo v causalidade determinada, o libertismo v liberdade determinante, ou talvez melhor, causalidade indeterminada, muitas vezes imprevisvel como explicar a 5. sinfonia de Beethoven a partir das condicionantes de vida do autor?... , que s se torna real quando existe escolha. Neste sentido, algumas investigaes sobre a dinmica mental comeam a explorar o papel ou a funo determinante das opes, das tomadas de posio perante diversas possibilidades, embora, dada a complexidade do processo de escolha que envolve memria, emoo, crenas, desejos, expectativas e um nosei qu- inventivo , continue por compreender como que, afinal, surge uma deciso. E como no se compreende, no ser descabido falar em mistrio, nem, como se procurou mostrar, falar em experincia do mistrio. Ora, entre o libertismo e o determinismo, a deciso ou escolha do primeiro como posio mais slida, tem mais um tpico a seu favor, a saber, deixa o problema em
2

aberto (cf. MI:,sem medo de outros argumentos, sobretudo dos que se elaboram a partir de investigaes cientficas). Por ltimo, esta confiana na investigao, bem como na possibilidade de manter tudo em aberto, evitando e combatendo qualquer dogmatismo, refora ainda mais a vocao crtica da filosofia.

Setbal, Novembro de 2010 Francisco Marreiros

Вам также может понравиться