Вы находитесь на странице: 1из 5

Versculos acerca do Servio

Gnese 39:4
Jos achou graa em seus olhos, e servia-o; e ele o ps sobre a sua casa, e entregou na sua mo tudo o que tinha.

xodo 21:6
Ento seu senhor o levar aos juzes, e o far chegar porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furar a orelha com uma sovela; e ele o servir para sempre.

Nmero 8:22
E depois vieram os levitas, para exercerem o seu ministrio na tenda da congregao, perante Aro e perante os seus filhos; como o SENHOR ordenara a Moiss acerca dos levitas, assim lhes fizeram.

Eclesiastes 9:10
Tudo quanto te vier mo para fazer, faze-o conforme as tuas foras; porque no Seol, para onde tu vais, no h obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

Efsios 6:7-8
Servindo de boa vontade como ao Senhor, e no como aos homens. Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receber do Senhor todo bem que fizer.

IICrnicas

29:11

Agora, filhos meus, no sejais negligentes; pois o SENHOR vos tem escolhido para estardes diante dele para o servirdes, e para serdes seus ministros e queimadores de incenso.

Discipulado
Embora as declaraes de Jesus registradas em Joo 13:12-15 no contm a palavra discpulo, na verdade fazem concluses a respeito das responsabilidades daqueles que reconhecem que Jesus o Mestre, contribuindo, assim, com algo para o entendimento do discipulado. Jesus explica o significado do ato de servir que ele acabou de realizar para os seus discpulos: Compreendeis o que vos fiz? Vs me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os ps, tambm vs deveis lavar os ps uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, faais vs tambm. Destacam-se dois aspectos. O primeiro relaciona-se com a unio dos dois ttulos Mestre e Senhor. Jesus o Senhor, bem como o Mestre, de seus discpulos. Isso confere ao ttulo Mestre um peso que, talvez, nem sempre se lhe associe. Tem uma conotao um tanto parecida com Mestre com Autoridade o mestre que tem o direito de exigir obedincia de seus discpulos. Mostra por que um discpulo mais que um aluno, no sentido de um mero ajuntador de informaes, mas , na verdade, algum comprometido para aceitar e seguir o ensino de seu Mestre. Alm disso, essas declaraes definem a relao do discpulo com o seu Mestre. Ele no s aprende com o Mestre; deve tambm ser imbudo do esprito de seu Mestre e imitar sua vida. Essas implicaes do discipulado so confirmadas novamente em Joo 13:3435, em que Jesus disse: Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que tambm vos ameis uns aos outros. Nisto conhecero todos que sois meus discpulos: se tiverdes amor uns aos outros. Os discpulos devem demonstrar o mesmo amor altrusta e despojado para com o prximo, como Jesus demonstrou para eles aquele amor que o levou a se sacrificar na cruz. Quando as pessoas testemunham esse mesmo amor entre os discpulos, elas faro a ligao com Jesus e sero capazes de reconhecer que aqueles que tm tal amor como discpulos de Cristo. Assim, somos, mais uma vez, levados a concluir que o discipulado implica estarmos imbudos do esprito do Mestre, seguindo-o. Joo 15:7-8 contm uma importante declarao sobre o discipulado: Se vs estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vs, pedireis tudo o que quiserdes, e vos ser feito. Nisto glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discpulos.

Um dos pontos fundamentais no ministrio de Jesus aqui nesta terra era anunciar a mensagem da Salvao, mas, como esta mensagem chegaria a todo o mundo, se Ele no tivesse desempenhado algo fundamental no seu ministrio, como discipulador? Por isso que Jesus d grande valor ao Discipulado. Ele certamente sabia que Seu tempo era muito curto aqui, e que eram necessrias pessoas capacitadas para que a Sua mensagem chegasse at aos confins da terra. Por essa razo o Salvador deu tanto valor ao Discipulado. E quando falamos de capacitao no estamos a falar somente de conhecimento intelectual, pois Jesus no usa este critrio para escolher os seus discpulos, os critrios de escolha de Jesus, por vezes, so diferentes dos nossos. Ele escolheu os que queriam pagar o preo, para est ao Seu lado, os disponveis, aqueles que Ele capacitaria atravs do Discipulado. O discipulado fundamental na vida daqueles que iniciam no evangelho, assim com, na vida daqueles que j esto na caminhada com Cristo. o meio eficaz para alcanar cura, fazendo verdica a palavra do Senhor em Tiago 5:16: Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A orao feita por um justo pode muito em seus efeitos. muito mais fcil servirmos a Deus sem termos o compromisso de cuidarmos de algum, mas no isso que o Mestre espera de ns. Pois, principal base para o Sucesso do Discipulado de Jesus Cristo foi o Relacionamento.

Exerccios:

- Versculos acerca do Servio; - Discipulado.

Nome: Iramaia Aurora Suassuna de Oliveira

Monte Santo School

Вам также может понравиться