Вы находитесь на странице: 1из 10

Introduo

Aps as investigaes que fiz, ao longo deste trabalho irei abordar os seguintes tema: o Vrus

Informtico. Vrus so programas so programas muitos pequenos e invisveis. O computador (ou melhor dizendo, o sistema operacional), por si s, no tem como detectar a existncia deste programinha. Ele no referenciado em nenhuma parte dos seus arquivos, ningum sabe dele, e ele no costuma se mostrar antes do ataque fatal. Em linhas gerais, um vrus completo (entendase por completo o vrus que usa todas as formas possveis de contaminar e se ocultar) chega at a memria do computador.

O Vrus Informtico
Os vrus representam um dos maiores problemas para usurios de computador. Consistem em pequenos programas criados para causar algum dano ao computador infectado, seja apagando dados, seja capturando informaes, seja alterando o funcionamento normal da mquina. Os usurios dos sistemas operacionais Windows so vtimas quase que exclusivas de vrus, j que os sistemas da Microsoft so largamente usados no mundo todo. Existem vrus para sistemas operacionais Mac e os baseados em Unix, mas estes so extremamente raros e costumam ser bastante limitados. Esses "programas maliciosos" receberam o nome vrus porque possuem a caracterstica de se multiplicar facilmente, assim como ocorre com os vrus reais, ou seja, os vrus biolgicos. Eles se disseminam ou agem por meio de falhas ou limitaes de determinados programas, se espalhando como em uma infeco. Um exemplo disso, so os vrus que se espalham atravs da lista de contatos do cliente de e-mail do usurio. Provavelmente o primeiro vrus informtico nasceu em 1986 e se chamava Brain, era da classe dos Vrus de Boot, ou seja, danificava o setor de inicializao do disco rgido. Sua forma de propagao era atravs de um disquete contaminado. Apesar do Brain ser considerado o primeiro vrus conhecido, o ttulo de primeiro cdigo malicioso pertence ao Elk Cloner, escrito por Richard Skrenta. Dados estatsticos

At 1990 - 80 vrus conhecidos. At 1995 - 5.000 vrus conhecidos. At 1999 - 20.500 vrus conhecidos. At 2000 - 49.000 vrus conhecidos. At 2001 - 58.000 vrus conhecidos. At 2005 - 72.010 vrus conhecidos aproximadamente. At 2007 - quantidade ainda indeterminada.

Como os Vrus so esplalhados


Os primeiros vrus foram criados atravs de linguagens como Assembly e C. Nos dias de hoje, os vrus podem ser criados de maneira muito mais simples, podendo, inclusive, serem desenvolvidos atravs de scripts e de funes de macro de determinados programas. Para contaminarem os computadores, os vrus antigamente usavam disquetes ou arquivos infectados. Hoje, os vrus podem atingir em poucos minutos milhares de computadores em todo mundo. Isso tudo graas Internet. O mtodo de propagao mais comum o uso de emails, onde o vrus usa um texto que tenta convencer o internauta a clicar no arquivo em anexo. nesse anexo que se encontra o vrus. Os meios de convencimento so muitos e costumam ser bastante criativos. O e-mail (e at o campo assunto da mensagem) costuma ter textos que despertam a curiosidade do internauta. Muitos exploram assuntos erticos ou abordam questes atuais. Alguns vrus podem at usar um remetente falso, fazendo o destinatrio do e-mail acreditar que trata-se de uma mensagem verdadeira. Muitos internautas costumam identificar emails de vrus, mas os criadores destas "pragas digitais" podem usar artifcios inditos que no poupam nem o usurio mais experiente. Ainda, h os vrus que exploram falhas de programao de determinados softwares. Algumas falhas so to graves que podem permitir a contaminao automtica do computador, sem que o usurio perceba. Outros vrus costumam se propagar atravs de compartilhamento de recursos, como aqueles que inserem arquivos em pastas de programa P2P (softwares desse tipo permitem o compartilhamento de arquivos entre internautas ou usurios de uma mesma rede de computadores). Aps ter contaminado o computador, o vrus passa ento a executar suas tarefas, que podem ser dos mais diversos tipos, desde a simples execuo de um programa at a destruio total do sistema operacional. A maioria dos vrus tem como primeira atividade a tentativa de propagao para outros computadores.

Os Danos que os Vrus podem causar


Perda de desempenho do micro; Excluso de arquivos; Alterao de dados; Acesso informaes confidenciais por pessoas no autorizadas; Perda de desempenho da rede (local e Internet); Monitoramento de utilizao (espies); Desconfigurao do Sistema Operacional. Inutilizao de determinadas peas (HD por exemplo, quando se baixa da internet o vrus chamado de KLENEU 66,por exemplo, que alm disso, apaga o que tem dentro dele) Controlar o acionar e desligar de perifriicos da mquina (web cam, por exemplo)
3

Para manter o micro protegido, alguns passos devem ser sempre seguidos:

Mantenha seu Sistema Operacional sempre atualizado, no caso do Windows XP, assegure-se que tenha instalado no mnimo o Service Pack 2; Tenha um antivrus, e o mantenha sempre atualizado; Atualize os principais programas de acesso a Internet (navegadores, clientes de e-mails, mensageiros instantneos); No caso do Windows, nunca abra arquivos anexos em e-mails com extenses .exe, .bat, .scr, .com, .pif, etc, sem antes certificar-se de sua idoneidade.

Os Vrus e a Internet
Os vrus nada tm a ver, diretamente, com a Internet. So programas que se instalam no seu computador quando voc executa um programa j infectado, causando danos, e j existiam bem antes dela. Mas o crescimento da Internet certamente contribuiu em muito para a disseminao dos vrus, pois facilitou enormemente a troca de arquivos entre computadores, o que antes era feito basicamente por meio de disquetes. Do mesmo modo que os vrus se propagam por meio de arquivos contaminados em disquetes, tambm o fazem atravs de arquivos transmitidos via Internet. A melhor poltica com relao proteo do seu computador contra vrus possuir um bom software anti-vrus original instalado e atualiz-lo com freqncia, pois surgem vrus novos a cada dia. Portanto, a regra bsica com relao a vrus (e outras infeces) : Jamais execute programas que no tenham sido obtidos de fontes absolutamente confiveis. O tema dos vrus muito extenso e no se pode pretender abord-lo aqui seno superficialmente, para dar orientaes essenciais. Vamos a algumas recomendaes. Os processos mais comuns de se receber arquivos so como anexos de mensagens de email, atravs de programas de FTP, ou por meio de programas de comunicao, como o ICQ, o NetMeeting, etc.

Cuidados que se deve tomar com mensagens de correio eletrnico


Simplesmente ler a mensagem no causa qualquer problema. No entanto, se a mensagem contm anexos (ou attachments, em Ingls), preciso cuidado. O anexo pode ser um arquivo executvel (programa), e portanto, pode estar contaminado. A no ser que voc tenha certeza absoluta da integridade do arquivo, melhor ser precavido e suspeitar. No abra o arquivo sem antes pass-lo por uma anlise do anti-vrus atualizado.

Riscos dos Download


Simplesmente baixar o programa para o seu computador no causa infeco, seja por FTP, ICQ, ou o que for. Mas de modo algum execute o programa (de qualquer tipo, joguinhos, utilitrios, protetores de tela, etc.) sem antes submet-lo a um bom anti-vrus.

Crackers e hackers
H quem diga que cracker e hacker so a mesma coisa, mas no essa a verdade, hacker a pessoa que quebra senhas, cdigos e sistemas de segurana por puro prazer em achar tais falhas, so pessoas que se preocupam em conhecer o funcionamento mais ntimo de um sistema computacional, enquanto o cracker o criminoso virtual, que estorque pessoas usando seus conhecimentos, usando as mais variadas estratgias. H cerca de 20 anos, eram aficcionados em informtica, conheciam muitas linguagens de programao e quase sempre jovens, que criavam seus vrus , para muitas vezes, saber o quanto eles poderiam se propagar. Hoje em dia, quase a mesma coisa,porm, j se criou um verdadeiro mercado negro de vrus de computador, onde certos sites, principalmente russos, disponibilizam downloads de vrus e kits para qualquer um que puder pagar virar um hacker, o que chamado de terceirizao da "atividade". Em geral um hacker odeia ser confundido com um cracker.

Worms ou Vermes
Os worms (vermes) podem ser interpretados como um tipo de vrus mais inteligente que os demais. A principal diferena entre eles est na forma de propagao: os worms podem se propagar rapidamente para outros computadores, seja pela Internet, seja por meio de uma rede local. Geralmente, a contaminao ocorre de maneira discreta e o usurio s nota o problema quando o computador apresenta alguma anormalidade. O que faz destes vrus inteligentes a gama de possibilidades de propagao. O worm pode capturar endereos de e-mail em arquivos do usurio, usar servios de SMTP (sistema de envio de e-mails) prprios ou qualquer outro meio que permita a contaminao de computadores (normalmente milhares) em pouco tempo.

Trojans ou Cavalos de Tria


Cavalos de tria (trojans) so um tipo de praga digital que, basicamente, permitem acesso remoto ao computador aps a infeco. Os cavalos-de-tria podem ter outras funcionalidades, como captura de dados do usurio e execuo de instrues presentes em scripts. Entre tais instrues, podem haver ordens para apagar arquivos, destruir aplicativos, entre outros. Quando um cavalo-de-tria permite acesso ao computador, o que ocorre que a praga passa a utilizar portas TCP e de alguma maneira informa a seu criador a "disponibilidade" daquele computador. Ainda, a praga pode se conectar a servidores e executar instrues que estejam disponveis no momento do acesso.

Spywares e keyloggers
Apesar de no serem necessariamente vrus, estes trs nomes tambm representam perigo.

Spywares so programas que ficam "espionando" as atividades dos internautas ou


capturam informaes sobre eles. Para contaminar um computador, os spywares podem vir embutidos em softwares desconhecidos ou serem baixados automaticamente quando o internauta visita sites de contedo duvidoso.

keyloggers so pequenos aplicativos que podem vir embutidos em vrus, spywares


ou softwares suspeitos, destinados a capturar tudo o que digitado no teclado. O objetivo principal, nestes casos, capturar senhas.

Novos meios
Muito se fala de preveno contra vrus de computador em computadores pessoais, o famoso PC, mas pouca gente sabe que com a evoluo, aparelhos que tem acesso internet, como muitos tipos de telefones celulares, podem estar atacando e prejudicando a performance dos aparelhos em questo. Por enquanto so casos isolados, mas o temor entre especialistas em segurana digital que com a propagao de uma imensa quantidade de aparelhos com acesso internet,hackers e crackers iro se interessar cada vez mais por atacar esses novos meios de acesso a web.

Antivrus
Os antivrus so programas desenvolvidos por firmas de segurana, com o objetivo de detectar e eliminar vrus encontrados no computador. Os antivrus possuem uma base de dados contendo as assinaturas dos vrus de que podem eliminar. Desta forma, somente aps a atualizao de seu banco de dados, os vrus recmdescobertos podem ser detectados. Alguns antivrus dispem da tecnologia heurstica, que uma forma de detectar a ao de um vrus ainda desconhecido atravs de sua ao no sistema do usurio. A Panda Software criou um servio de heurstica que foi muito popular, porque detectou 98.92% dos vrus desconhecidos (no na sua base de dados) em um teste. Agora, as pessoas com esta heurstica podem ficar 98.92% mais descansadas! Hoje em dia os Antivrus podem ter "Proteo em Tempo Real" que detecta os cdigos maliciosos desde que voc inicie o computador at que o desligue. Esta tecnologia torna mais fcil de o utilizador ficar protegido.

Firewall
Os firewall's so programas desenvolvidos por empresas de software, com o objetivo de evitar os "Blended Threats" (codigos maliciosos que se espalham pela Internet sem que o utilizador do computador que infecta/est a infectar saiba) e os ataques de programas espies. Falando da sua funo relacionada com os vrus, este programa vigia as "portas" (as portas so aquelas que deixam passar a informao da internet/computador , conforme o protocolo. O protocolo refere-se a um tipo de comunicao feita entre computador-Internet), de maneira a impedir que os vrus ataquem num protocolo. Assim, se instalar um firewall, est protegido contra ataques de muitos vrus, sem que eles cheguem ao seu computador! O firewall tambm protege de ataques de hacker's (pessoas que pretendem invadir o seu sistema ), porque ao vigiar o trfico das portas dos protocolos, conseguem detectar intruses no seu sistema atravs de um computador remoto.

Detectando, prevenindo e combatendo os vrus


Nada pode garantir a segurana total de um computador. Entretanto, voc pode melhorar a segurana dele e diminuir a probabilidade de ser infectado. Remover um vrus de um sistema sem a ajuda das ferramentas necessrias, uma tarefa complicada at mesmo para um profissional. Alguns vrus e outros programas maliciosos (incluindo o spyware) esto programados para re-infectar o computador, mesmo depois de detectados e removidos. Atualizar o computador periodicamente uma ao preventiva contra os vrus. Alm dessa opo, existem algumas empresas que fornecem ferramentas no gratuitas, que ajudam na deteco, preveno e remoo permanente dos vrus.

Concluso
O presente trabalho foi investigado com pura vontade de expr o mesmo perante qualquer leitor e, contudo elevar os conhecimentos na rea de Vrus Informtico pelo que , sobretudo importante esta investigao. Conclui-se que o vrus muito perigoso para o nosso computador e que o nosso computador tem que ser prevenido por ele. Para nos prevenirmos do vrus nos temos que usar um antivrus para que o computador fique protegido contra o vrus.

Bibliografia
http://www.rayinformatica.com.br/virus.htm http://www.infowester.com/virus.php http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_de_computador

10

Вам также может понравиться