Вы находитесь на странице: 1из 3

PLURALISMO JURDICO Questes disponibilizadas em frum para debate

Frum que constitui atividade avaliativa da segunda unidade da disciplina Antropologia e Direito, ministrada no curso de Direito da FAL Faculdade de Natal.

Orientadora: Profa. Ms. Rita de Cssia de Andrade Silva

NATAL/ RN 2011 PLURALISMO JURDICO

FRUM 1 - PLURALISMO JURDICO E DIREITOS HUMANOS QUESTO: Em que medida a idia do pluralismo jurdico pode fortalecer a implementao dos Direitos Humanos? Segundo Boaventura Santos (2001), os direitos humanos tm se transformado na linguagem da poltica progressista que dificilmente poder se tornar na linguagem quotidiana da dignidade humana nas diferentes regies do globo, caso o sistema vigente seja imposto sem nenhum questionamento. Diante desse contexto, o fenmeno conhecido por pluralismo jurdico um importante acontecimento que pode fortalecer a implementao dos direito humanos na medida em que, reconhecendo as diferenas, promove um dilogo intercultural, desconstruindo preconceitos e primando pela insero social como forma de robustecer um Estado que no detm o direito, mas deve ajust-lo s condutas sociais que se apresentam nessa sociedade que por ser plural (apresentar diferentes realidades) faz do Direito algo tambm plural.

FRUM 2 PLURALISMO JURDICO E UM ESTADO DE DIREITO PARA UMA SOCIEDADE CIVIL? QUESTO: Qual o lugar de um Estado de Direito numa perspectiva pluralista do direito? Como atuaria esse Estado, por exemplo, enquanto instituio coercitiva? Em consonncia com a concepo do pluralismo jurdico, o Direito no mbito da sociedade no deve ser pensado apenas como sendo originrio de leis positivadas, mas sim, originado de diversas fontes de produo, isto porque a sociedade plural, apresentando realidades sociais diferentes. Nesse sentido, um Estado de Direito deve agir reconhecendo as diversidades existentes na sociedade com vistas garantia da coeso social e do bem de todos. Ainda, ao atuar como uma instituio coercitiva, importante que apresente uma postura que leve em conta os aspectos histricos, sociolgicos e religiosos existentes no mbito social, dentre outros, para que o direito no seja reduzido apenas lei, e por ventura, cometa alguma injustia, e possa defender dessa forma a autonomia dos rumos jurdicos de cada etnia.

FRUM 3 - PLURALISMO JURDICO NA HISTRIA QUESTO: O que a histria do pluralismo jurdico nos apresenta de lio? Mostra que os regramentos se modificaram ao longo do tempo, deslegitimando a ideia da existncia do Estado (civilizao) e, consequentemente, da existncia do Direito, apenas nas sociedades utentes da escrita, algo que demonstrava claro desprezo identidade cultural das sociedades chamadas grafas, as quais, muito embora no dispondo de leis escritas, ainda assim, resolviam seus conflitos sob o imperativo de uma ordem social fundada no bem comum. Ainda, que no obstante a diversidade consuetudinria, importa primar pela convivncia harmnica entre os vrios direitos que podem residir numa mesma sociedade e o Direito o qual, longe de ser algo homogneo, deve, respeitando as identidades culturais

existentes, estar apto a ajustar-se na busca de uma melhor adequao s necessidades dessa sociedade que com seus mltiples matizes vai form-lo. FRUM 4 PLURALISMO JURDICO E RESPEITO S DIFERENAS. QUESTO: Cite um exemplo de uma forma de pluralismo jurdico em suas verses fracas (quando fundadas em diferenas complementares ou inversas) ou forte (quando fundada em diferenas de valores concorrentes e excludentes entre si). De forma clara e sucinta, podemos entender que o pluralismo jurdico consiste num fenmeno que possibilita a origem de direitos extra-estatais, vale dizer, Estado no considerado o nico a emanar e/ou deter normas e leis. Ele reconhece como legtimas relaes jurdicas criadas por determinados grupos sociais, estas podendo apresentar-se em duas verses: fraca ou forte. Segundo Rouland (2003), sua verso fraca aludiria existncia de mecanismos jurdicos diferentes aplicados a situaes idnticas, como exemplo, podemos citar a celebrao de um contrato social, que para alguns cidados (classe dominante) se aplica segundo regras mais maleveis, tendo para os demais, um formato de regras mais prejudiciais e rgidas. Por sua vez, a verso forte atribuda ao fato de diferentes grupos sociais vem cruzar em seu seio mltiplas ordens jurdicas, como por exemplo, a comunidade indgena.

De forma clara e sucinta, podemos entender que o pluralismo jurdico consiste num fenmeno que possibilita a origem de direitos extra-estatais, vale dizer, Estado no considerado o nico a emanar e/ou deter normas e leis. Ele reconhece como legtimas relaes jurdicas criadas por determinados grupos sociais, estas podendo apresentar-se em duas verses: fraca ou forte. Em sua verso fraca, podemos citar as tribos indgenas, as quais, conquanto reguladas por uma legislao prpria atribuda pelo Estado, encontram nas suas tradies e costumes a frmula para resolver seus conflitos e manter a harmonia, sem ferir as prescries legais. Como exemplo de verso forte, tem-se os donos de madeireiras que se apropriam de terras distantes, constroem acampamentos, aliciam homens em busca de melhores condies de vida, criam regras internas que muitas vezes os submetem ao regime de trabalho forado, suprimindo sua liberdade, em claro confronto aos ditames de leis ambientais criadas para combater esse tipo de prtica.

Вам также может понравиться