Вы находитесь на странице: 1из 1

CAlEndRiO dE VACinAO dO AdOlESCEnTE

recomendaes da associao Brasileira de imunizaes (sbim) 2009


VACinAS ESQUEMAS COMEnTRiOS diSPOniBiliZAO dAS VACinAS
postos pblicos de vacinao clnicas privadas de imunizao

trplice viral (sarampo, caxumba e rubola)

dose nica para adolescentes previamente vacinados. duas doses (com intervalo mnimo de 4 meses entre elas) para aqueles que receberam anteriormente uma dose. Hepatite A duas doses: a segunda seis meses aps a primeira. Hepatite B trs doses: a segunda um ms depois da primeira e a terceira seis meses aps a primeira. Hepatite A e B trs doses: a segunda um ms depois da primeira e a terceira seis meses aps a primeira. para meninas a partir de 9 anos de idade na preveno da infeco pelo papiloma vrus humano: at 26 anos em trs doses, no esquema 0-2-6 meses com a vacina do laboratrio msd ou at 25 anos em trs doses, no esquema 0-1-6 meses com a vacina do laboratrio GsK. Com esquema de vacinao bsico contra o ttano completo: reforo aos 14 anos com dtpa.

Contra-indicada para imunodeprimidos e gestantes.

sim

sim

no Adolescentes no vacinados na infncia contra as hepatites A e B devem ser vacinados o mais precocemente possvel contra essas infeces. Em adolescentes com menos de 16 anos indica-se tambm o esquema de duas doses com intervalo de seis meses com a apresentao adulto da vacina combinada contra hepatite A e B. sim, at 19 anos

sim

hepatites a, B ou a e B

sim

no A princpio, somente as adolescentes do sexo feminino com mais de 9 anos e mulheres at 26 anos devero ser vacinadas. Sempre que possvel, a vacina anti-HPV deve ser aplicada preferencialmente na adolescncia, antes de iniciada a vida sexual, entre 11 e 12 anos de idade.

sim

HPV

no

sim

Vacinas contra difteria, ttano e coqueluche

Com esquema de vacinao bsico contra o ttano incompleto: uma dose de dtpa a qualquer momento e completar a vacinao bsica com uma ou duas doses da vacina dupla do tipo adulto (dt) de forma a totalizar trs doses de vacina contendo o componente tetnico. em ambos os casos, na impossibilidade do uso da vacina dtpa, substituir a mesma pela vacina dt. a partir dos 13 anos de idade: duas doses, com intervalo de dois meses. dose nica anual. dose nica.

A disponibilidade da vacina trplice contra ttano, difteria e pertussis acelular (dTpa), formulada para uso em adolescentes e adultos, oferece novas oportunidades para reduzir o impacto da coqueluche. O uso dessa vacina confere proteo contra as trs doenas e potencialmente deve reduzir a transmisso da coqueluche para outros grupos com alto risco de complicaes, mas o real impacto da adoo dessa medida ainda desconhecido.

dt sim

dt sim

dtpa no

dtpa sim

Varicela (catapora) influenza (gripe) antimeningoccica c conjugada

Contra-indicada para imunodeprimidos e gestantes.

no no

sim sim sim

Sem evidncias at o momento da necessidade de reforos. Indicada para habitantes de reas endmicas de febre amarela e para as pessoas que vo viajar ou mudar-se para essas regies, assim como para atender exigncias sanitrias de determinadas viagens internacionais. Vacina contra-indicada para imunodeprimidos e gestantes, exceto quando os riscos de adquirir a doena superam os riscos potenciais da vacinao. Vacinar pelo menos dez dias antes da viagem.

no

Febre amarela

uma dose de dez em dez anos, para moradores de reas endmicas.

sim

sim

Вам также может понравиться