Вы находитесь на странице: 1из 25

Notas sobre cultura, Constituio e direitos culturais*

PROF. DOUTOR JORGE MIRANDA

SUMRIO: 1. Cultura e Constituio. 2. Cultura e poltica. 3. A cultura e a Constituio. 4. A cultura ao longo das Constituies portuguesas. 5. A identidade cultural na Constituio. 6. A educao, a cincia e a cultura na Constituio. 7. A cultura stricto sensu na Constituio. 8. Quadro dos direitos culturais. 9. Direitos relativos identidade cultural. 10. As liberdades culturais. 11. O direito de acesso aos bens de cultura. 12. O Direito da Cultura.

1. Cultura e Constituio I Ainda que sem pretender dar uma definio de cultura tarefa das mais difceis e talvez das mais inglrias pode assentar-se em que cultura envolve: tudo quanto tem significado espiritual e, simultaneamente, adquire relevncia colectiva; tudo que se reporta a bens no econmicos; tudo que tem que ver com obras de criao ou de valorao humana, contrapostas s puras expresses da natureza1.

O presente texto corresponde s notas tomadas pelo Autor, com vista arguio da lio de sntese do Doutor Vasco Pereira da Silva, nas provas para obteno do ttulo de agregado realizadas na Universidade de Lisboa em 31 de Maio e 1 de Junho de 2006. No se trata aqui, evidentemente, de retomar o contraditrio estabelecido naquela prova acadmica.
O Direito 138 (2006), IV, ???-???

Jorge Miranda

Ou olhando para os bens culturais, eles so, como diz Jos Afonso da Silva, coisas criadas pelo homem mediante projeco de valores, criadas no apenas no sentido de produzidas, no s do mundo construdo, mas no sentido de vivncia espiritual do objecto, consoante se d em face de uma paisagem natural de notvel beleza, que, sem ser materialmente construda ou produzida, se integra com a presena e a participao do esprito humano2. Cultura abrange a lngua e as diferentes formas de linguagem e de comunicao, os usos e costumes quotidianos, a religio, os smbolos comunitrios, as formas de apreenso e de transmisso de conhecimentos, as formas de cultivo da terra e do mar e as formas de transformao dos produtos da extrados, as formas de organizao poltica, o meio ambiente enquanto alvo de aco humanizadora. Cultura significa humanidade, assim como cada homem ou mulher , antes do mais, conformado pela cultura em que nasce e se desenvolve. Para alm do que universal, cada comunidade, por fora de circunstncias geogrficas e histricas, possui a sua prpria cultura, distinta, embora sempre em contacto com as demais e sofrendo as suas influncias. Mas, nos nossos dias de hoje, a circulao sem precedentes de bens culturais e de pessoas conduz, algo contraditoriamente, a tendncias uniformizadoras e de multiculturalismo.

JORGE MIRANDA, O patrimnio cultural e a Constituio tpicos, in Direito do Patrimnio Cultural, obra colectiva, Oeiras, 1996, pg. 253. Ordenao constitucional da cultura, So Paulo, 2001, pg. 26.

O Direito 138 (2006), IV, ???-???

Notas sobre cultura, Constituio e direitos culturais

II A Constituio de um Estado um fenmeno cultural por no poder ser compreendida desentranhada da cultura da comunidade donde provm e por ser, em si mesma, uma obra e um bem de cultura. Da Peter Hberle propor mesmo uma teoria da Constituio como cincia da cultura3. A Constituio reflecte a formao, as crenas, as atitudes mentais, a geografia e as condies econmicas de uma sociedade e, simultaneamente, imprime-lhe carcter, funciona como princpio de organizao, dispe sobre os direitos e os deveres de indivduos e de grupos rege os seus comportamentos, racionaliza as suas posies recprocas e garante a vida colectiva como um todo, pode ser agente, ora de conservao, ora de transformao4. Em ltimo termo, uma Constituio s se torna efectiva e perdura quando o empenhamento em conferir-lhe realizao est em consonncia (intelectual e, sobretudo, afectiva e existencial) com o sentido essencial dos seus princpios e preceitos5. E esse empenhamento, essa vontade de Constituio (Hesse) depende, por seu turno, do grau de cultura cvica ou seja, de cultura constitucional que se tenha atingido. A Constituio de 1976 no se teria radicado como Constituio normativa sem o progresso da cultura constitucional entre ns.

III A cultura tambm objecto da Constituio quer no sentido lato acabado de convocar, quer em sentidos menos latos e que so aqueles em que, de ordinrio, se fala.

Verfassungslehre als Kulturwissenschaft, 1998, trad. castelhana Introduccin a la Teoria de la Constitucin como Ciencia de la Cultura, Madrid, 2000. JORGE MIRANDA, Manual de Direito Constitucional, II, 5 ed., Coimbra, 2003, pg. 83. Ibidem, pg. 85.
O Direito 138 (2006), IV, ???-???

4 5

Jorge Miranda

Quando a Constituio

se ocupa das confisses religiosas, ou da

comunicao social ou da informtica, por exemplo, est-se ocupando, por certo, de bens culturais. No entanto, a esses sentidos menos latos que se ligam o conceito de Constituio cultural e o de direitos culturais. So eles: a) A cultura como expresso da identidade de uma comunidade, de um povo; b) A cultura como educao, cincia e cultura stricto ou strictissimo sensu; c) A cultura como tudo quanto no recai na educao e na cincia ou, em termos positivos, como criao e fruio de bens de cultura.

2. Cultura e poltica I A cultura no se confunde com a poltica, mas, devido sua relevncia colectiva, os poderes pblicos no lhe so, nunca lhe foram indiferentes, como se observa na Grcia e em Roma, no Renascimento e no Despotismo esclarecido, sobretudo no nosso tempo6. As posies do Estado perante os fenmenos culturais variveis consoante as pocas, as reas e os regimes polticos sumariam-se, assim, por graus crescentes de interveno: relativa indiferena;

Retomamos, em parte, neste nmero e nos ns 3 e 4 o que escrevemos em A Constituio e o patrimnio cultural, cit., loc.cit., pgs. 253 e segs.
O Direito 138 (2006), IV, ???-???

Notas sobre cultura, Constituio e direitos culturais

mera regulao externa, reconhecimento, garantia; apoio, favorecimento, promoo; tutela; direco; absoro.

II Muito em especial cabe considerar as relaes dos regimes polticos com a cultura, que tipo de polticas culturais conduzem os diversos regimes polticos em razo da sua ndole prpria. O critrio bsico de destrina o da liberdade (da liberdade poltica e da liberdade cultural). Mas importa, para este efeito, considerar tambm trs outros o da relao com a religio, o da relao com a economia e o da estrutura da Administrao pblica. E conhecem-se as grandes taxonomias: quanto liberdade, regimes liberais, autoritrios e totalitrios; quanto relao com a religio, regimes de identificao entre Estado e religio, de no identificao e de oposio ou, com mais directo interesse nos tempos modernos, regimes de unio entre o Estado e certa confisso religiosa, de separao e laicistas; quanto relao com a economia, regimes de economia de mercado e de direco central total ou, noutra perspectiva, regimes liberais, de Estado social de Direito, corporativos e colectivistas; quanto estrutura da Administrao, regimes centralizados e descentralizados e com concentrao ou com desconcentrao.

O Direito 138 (2006), IV, ???-???

Jorge Miranda

Por outro lado, para l das grandes concepes filosficas e ideolgicas, em cada pas h que contar com a sua tradio, a sua experincia histrica e os factores polticos, econmicos e culturais diversos7.

3. A cultura e a Constituio I Sendo a cultura uma das dimenses da vida comunitria e sendo a Constituio o estatuto jurdico do Estado na sua dupla face de comunidade e de poder, nunca a cultura (tal como a economia) pode ficar fora da Constituio. Do mesmo modo que, ao garantirem a propriedade e a liberdade de comrcio e indstria, as Constituies do sculo XIX confirmavam certa ordem econmica (a do liberalismo individualista e concorrencial), tambm, ao garantirem a liberdade de expresso e a liberdade de imprensa, salvaguardavam certa ordem cultural (a do liberalismo poltico e do iluminismo ou ps-iluminismo). Mais ainda: convictos de que, sem educao, a liberdade no

Donde, modelos bem diferenciados de polticas culturais: Em Frana e em geral nos pases latinos, uma poltica cultural liberal, laica e, por vezes, laicista, com forte interveno estatal e centralizadora; Na Gr-Bretanha e, em geral, nos pases anglo-saxnicos, uma poltica liberal, no laicista, com pouca interveno estatal e descentralizadora; Na antiga Unio Sovitica e, em geral, nos pases com regimes marxistas-leninistas, uma poltica totalitria, laicista, planificadora e centralizadora; Na Alemanha aps 1949, uma poltica liberal, no laicista, com mitigada interveno estatal e descentralizadora; Em Portugal no regime de Salazar, uma poltica autoritria, no laicista com forte interveno do Estado e centralizadora.

O Direito 138 (2006), IV, ???-???

Notas sobre cultura, Constituio e direitos culturais

poderia vingar, os liberais preocuparam-se com a criao de escolas, por vezes em normas programticas das Constituies. Mas apenas o Estado social que introduz de pleno os direitos culturais no contexto constitucional; ele que, a par dos direitos econmico como pretenses de realizao pessoal e de bem-estar atravs do trabalho e de direitos sociais como pretenses de segurana na necessidade, introduz direitos culturais como exigncias de acesso educao e cultura e, em ltimo turno, de transformao da condio operria; e que, para os tornar efectivos, prev mltiplas incumbncias dos poderes pblicos. E, assim como se cuida da Constituio econmica, tambm se cuida agora da Constituio cultural como conjunto de princpios e preceitos com relativa autonomia, respeitantes a matrias culturais. E no falta quem preconize que se fale, doravante, em Estado de cultura8.

II Estas expresses Constituio cultural e Estado de cultura devem ser encaradas com certa prudncia. Considerar uma Constituio cultural (ou uma Constituio econmica, uma Constituio penal ou uma Constituio eleitoral) pode revelar-se til, na trplice medida em que propicia uma mais ntida conscincia do escopo da Constituio, em que permite um aprofundamento da anlise das pertinentes normas constitucionais e em que serve de apoio para a imprescindvel ponte entre essas normas e as normas de legislao ordinria que lhes correspondem. No

Cf., por exemplo, ENRICO SPAGNA MUSSO, Lo Stato di culture nella Costituzione italiana, Npoles, 1961: o Estado de cultura seria aquele que assentaria no desenvolvimento da cultura e na liberdade cultural. E a Constituio bvara de 1946 fala em Estado de Direito, de cultura e social.
O Direito 138 (2006), IV, ???-???

Jorge Miranda

deve, contudo, acarretar a pulverizao, a perda de unidade sistemtica da Constituio ou o retorno a uma mera exegese. No h uma Constituio de direitos fundamentais independente da Constituio dos poderes e o Estado de Direito implica, precisamente, uma determinada conformao recproca. No existe uma Constituio cultural independente da Constituio poltica ou uma Constituio penal margem da Constituio administrativa. E at quando os princpios respectivos tenham origens e formulaes aparentemente discrepantes (em Constituies

compromissrias) no podem ser lidos e entendidos seno no contexto da mesma Constituio material9. Quanto frmula Estado de cultura, por melhores que sejam as intenes, justifica-se rejeit-la pelos riscos inversos, ou de se pr a cultura ao servio do Estado ou da ideologia dominante no Estado, sacrificando a liberdade de criao e de crtica dos agentes culturais; ou de se pr o Estado (aparentemente) ao servio dos agentes culturais, suscitando dependncias e secando as iniciativas vindas da sociedade civil. E ambos estes riscos esto esconjurados pela Constituio de 1976.

4. A cultura ao longo das Constituies portuguesas I Sem esquecer as polticas da lngua, do ensino, das artes e da cincia que marcaram todas as fases da histria do Estado Portugus antes do constitucionalismo (desde D. Dinis a D. Maria I, desde D. Joo III ao Marqus de

Manual ..., II, cit., pg. 289.

O Direito 138 (2006), IV, ???-???

Notas sobre cultura, Constituio e direitos culturais

Pombal), justifica-se, sobretudo, um conspecto do tratamento da cultura nas nossas seis Constituies escritas modernas. Naturalmente, a observao mostra-nos, mais uma vez aqui, o contraste entre as quatro Constituies liberais de 1822, 1826, 1838 e 1911, a Constituio autoritria de 1933 e a Constituio democrtica de 1976.

II A Constituio de 1822 prescrevia a existncia em todos os lugares onde convier de escolas primrias suficientemente dotadas (artigo 237) e de estabelecimentos para o ensino das cincias e artes (artigo 238); declarava livre a todo o cidado abrir aulas para o ensino pblico (artigo 239); cometia s cmaras municipais cuidar das escolas de primeiras letras (artigo 223, IV); e cominava a incapacidade eleitoral dos que, para o futuro, chegando idade de vinte e cinco anos, no soubessem ler e escrever, se tivessem menos de dezassete anos quando se publicasse a Constituio (artigo 33, VI). A Carta Constitucional e a Constituio de 1838 trouxeram como novidade a instruo primria gratuita (artigos 145, 30, e 28-I, respectivamente) e a garantia da propriedade intelectual (artigos 145, 24, e 23, 4). A Constituio de 1911 imps a obrigatoriedade do ensino primrio elementar (artigo 3, n 11).

III As duas grandes diferenas da Constituio de 1933 em face dos anteriores a abertura a direitos positivos e interveno do Estado e a limitao das liberdades patenteiam-se bem no domnio da cultura. A Repblica baseia-se no livre acesso de todas as classes aos benefcios da civilizao (artigo 5); o ttulo IX da parte I trata Da educao, ensino e
O Direito 138 (2006), IV, ???-???

10

Jorge Miranda

cultura nacional; e o Estado obriga-se a facilitar aos pais o cumprimento do dever de instruir a educar os filhos (artigo 13, n 4) e a manter escolas de todos os graus e institutos de alta cultura (artigo 43). Em contrapartida, a liberdade de ensino fica sujeita a lei especial (artigo 8, 2) e as artes e as cincias devem respeitar a Constituio, a hierarquia e a aco coordenadora do Estado (artigo 43, 2). Mas, pela primeira vez entre ns e quase sem paralelo no estrangeiro a Constituio (embora estranhamente no ttulo sobre domnio pblico e privado do Estado) declara sob proteco do Estado os monumentos artsticos, histricos e naturais, e os objectos artsticos oficialmente reconhecidos como tais e probe a sua alienao a favor de estrangeiros (artigo 52).

IV Por ltimo, no tocante Lei Fundamental de 1976, no menos se exibem as suas caractersticas de extenso, intensidade e complexidade de regulamentao. Tendo em conta a dicotomia direitos, liberdades e garantias direitos econmicos, sociais e culturais, encontram-se direitos concernentes cultura tanto numa como noutra sede (ttulos II e III da parte I). Como elementos novos contam-se, sobretudo, um preceito especfico sobre liberdade de criao cultural, donde constam os direitos de autor (artigo 42), a vedao ao Estado de programar a educao e a cultura segundo quaisquer directrizes filosficas, estticas, ideolgicas ou religiosas (artigo 43, n 2); e um captulo s sobre direitos culturais (direitos positivos culturais), com incumbncias ao Estado no domnio da cincia, da democratizao da educao e da cultura e da proteco do patrimnio cultural (artigos 73 e segs.).

O Direito 138 (2006), IV, ???-???

Notas sobre cultura, Constituio e direitos culturais

11

A primeira, a segunda, a quarta e a quinta revises constitucionais trariam alteraes e aditamentos significativos, em especial eliminando um ou outro elemento ideolgico-proclamatrio; explicitariam o direito de criao de escolas particulares e cooperativas; formulariam um artigo muito abrangente sobre fruio cultural; e prescreveriam incumbncias do Estado concernentes lngua portuguesa.

5. A identidade cultural na Constituio I A cultura enquanto expresso de identidade do povo portugus transparece no texto constitucional actual: no artigo 9, quando declara tarefas fundamentais do Estado proteger o patrimnio cultural10 e assegurar o ensino e a valorizao permanente, defender o uso e promover a difuso internacional da lngua portuguesa [alneas e) e f)]; no artigo 11, ns 2 e 3, quando constitucionaliza os smbolos nacionais; no artigo11, n 3, quando formaliza o estatuto de lngua oficial da lngua portuguesa; nos artigos 7, n 4, 15, n 3 e 78, n 2, alnea d), quando prev laos privilegiados e estatutos especiais relativamente aos pases de lngua portuguesa;

10

Cf., em geral, a obra colectiva j citada Direito do Patrimnio Cultural, Oeiras, 1996, e JOS CASALTA NABAIS, Introduo ao Direito do Patrimnio Cultural, Coimbra, 2004.
O Direito 138 (2006), IV, ???-???

12

Jorge Miranda

no artigo 66, n 2, quando incumbe o Estado de classificar e proteger paisagens e stios, de modo a garantir a conservao da natureza e a preservao de valores culturais de interesse histrico ou artstico e de promover, em colaborao com as autarquias locais, a qualidade ambiental das povoaes e da vida urbana, designadamente no plano arquitectnico e da proteco das zonas histricas [alneas c) e e)]; no artigo 74, alnea h) e i), quando incumbe o Estado de proteger e valorizar a lngua gestual portuguesa, enquanto expresso cultural, e de assegurar aos filhos dos emigrantes o ensino da lngua portuguesa e o acesso cultura portuguesa; no artigo 78, n 1, quando contempla o dever de todos de preservar, defender e valorizar o patrimnio cultural e no artigo 52, n 3, quando confere a todos, pessoalmente ou atravs de associaes de defesa do patrimnio cultural, o direito de promover a preveno, a cessao ou a perseguio judicial das infraces contra o patrimnio cultural [alnea a)]; no artigo 78, n 2, quando incumbe o Estado de promover a salvaguarda e a valorizao do patrimnio cultural, tornando-a elemento vivificador da identidade cultural comum [alnea c)]; no artigo 225, n 1, quando fundamenta o regime

poltico-administrativo prprio dos Aores e da Madeira tambm nas suas caractersticas culturais11.

A nvel orgnico, acrescentem-se a reserva absoluta de competncia legislativa da Assembleia da Repblica sobre os smbolos nacionais [artigo 164, alnea s)] e a reserva relativa sobre as bases do sistema de proteco do patrimnio cultural [artigo 165, n 1, alnea g)].
O Direito 138 (2006), IV, ???-???

11

Notas sobre cultura, Constituio e direitos culturais

13

6. A educao, a cincia e a cultura na Constituio I A Constituio dedica numerosas normas educao, cincia e cultura em dois lugares: no dos direitos, liberdades e garantias (artigos 42 e 43) e no dos direitos econmicos, sociais e culturais (artigos 73 e segs.). F-lo segndo esta dicotomia, ao invs do que acontece com outras Constituies12. Remetendo para anteriores estudos o tratamento das matrias da educao13 e no considerando agora especificamente os concernentes cincia, importa apenas referir aqui dois pontos. O primeiro a norma, segundo a qual o Estado no pode programar a educao e a cultura segundo quaisquer directrizes filosficas, estticas, polticas, ideolgicas ou religiosas (artigo 43, n 2). A segunda a que, para assegurar o acesso de todos os cidados fruio e criao cultural, chama colaborao os rgos de comunicao social, as associaes e fundaes de finas culturais, as colectividades de cultura e recreio, as associaes de defesa do patrimnio cultural, as organizaes de moradores e os outros agentes culturais [artigos 73, n 3, e 78, n 1, corpo, e alnea b)]. Por fora destas normas, Portugal no poderia ser qualificado de Estado de cultura no sentido que tememos que a esta expresso alguns tenderiam a dar.

Como a brasileira que os concentra num nico captulo do ttulo da ordem social (artigos 205 e segs.).
13

12

Manual ..., IV, 3 ed., Coimbra, 2000, pgs. 429 e segs.


O Direito 138 (2006), IV, ???-???

14

Jorge Miranda

II Corolrio do princpio geral do pluralismo inerente ao Estado de Direito democrtico, o artigo 43, n 214, significa a no identificao com qualquer filosofia, esttica, poltica, ideologia ou religio, sendo vedado elevar qualquer delas a contedo da aco do Estado no mbito educativo e cultural. Ou, como foi afirmado com clareza na Assembleia Constituinte, est a a recusa de filosofia, de esttica oficial, de ideologia oficial e de religio oficial e a recusa de controlo poltico do contedo da cultura e da educao e da unicidade em matria cultural15. A liberdade cultural um direito individual. A iseno doutrinria do Estado um dever do Estado para com a colectividade16. Mas esta regra o contrrio seria absurdo no impede o Estado de desenvolver polticas pblicas, independentemente daquelas directrizes, ligadas umas identidade nacional (acabadas de ver), outras realizao do Estado de Direito democrtico e outras ainda democratizao da educao e da cultura (artigos 73 e segs.). A no identificao (ou, doutro prisma, a neutralidade) no impede o Estado, nomeadamente, de promover uma educao que contribua para o esprito de tolerncia, de compreenso mtua, de solidariedade e de responsabilidade e para a participao democrtica na vida colectiva (artigo 73, n 2, e artigo 26, n 2, da Declarao Universal dos Direitos do Homem).

Tal como o artigo 43, n 2, que declara o ensino pblico no confessional (o que no impede, verificadas certas condies, a abertura ao ensino religioso quando ministrado pelas prprias confisses).
15 16

14

Deputado Sottomayor Cardia, in Dirio, n 61, de 10 de Outubro de 1975, pg. 1879.

Deputado Sottomayor Cardia, ibidem, pg. 1888. No debate (pgs. 1877 e segs.) intervieram tambm na mesma linha os Deputados Costa Andrade e Jos Augusto Seabra e em posies antagnicas ou diferentes os Deputados Sousa Pereira, Vital Moreira, Francisco Miguel e Manuel Gusmo.
O Direito 138 (2006), IV, ???-???

Notas sobre cultura, Constituio e direitos culturais

15

Os objectivos e valores a que aqui se apela so coessenciais ordem constitucional democrtica, no fazem mais do que recortar o quadro bsico em que o contraditrio inerente a uma sociedade livre deve desenvolver-se e o Estado no lhes pode ser indiferente. neste quadro bsico que podem manifestar-se e conviver todas as correntes filosficas, estticas, polticas, ideolgicas e religiosas.

III Quanto norma do artigo 73, n 3, o seu alcance consiste em, negando o exclusivismo do Estado, abrir a porta s iniciativas culturais das diversas formaes sociais a mencionadas e, porque no taxativo, de quaisquer outros grupos ou instituies presentes na sociedade civil, como as famlias [artigos 36, n 5, e 67, n 2, alnea c)], as confisses religiosas (artigo 41, n 5), as organizaes de trabalhadores [artigo 58, n 2, alnea c)], as organizaes juvenis (artigo 70, n 3) ou as organizaes de cidados portadores de deficincia (artigo 71, n 3). norma coerente com outras que, similarmente, apelam colaborao de grupos de interessados na efectivao de direitos econmicos, sociais e culturais: as associaes de consumidores (artigo 60, n 3), as associaes representativas de beneficirios de segurana social (artigo 63, n 2), as associaes de defesa do ambiente (artigo 66, n 2), as associaes de famlias [artigo 67, n 2, alnea g)], as associaes e colectividades desportivas (artigo 79, n 2).

7. A cultura stricto sensu na Constituio A cultura stricto ou strictissimo sensu aparece no texto constitucional:

O Direito 138 (2006), IV, ???-???

16

Jorge Miranda

no artigo 42, ao garantir a liberdade de criao cultural e os direitos de autor; no artigo 58, alnea c), ao incumbir o Estado de promover a formao cultural dos trabalhadores; no artigo 70, sobre juventude; no artigo 72, n 2, sobre terceira idade; nos artigos 73, n 1, e 78, n 1 e n 2, alnea a), ao declarar o direito de todos fruio e criao cultural; no artigo 74, n 2, alnea d), ao incumbir o Estado de garantir a todos os cidados, segundo as suas capacidades, o acesso aos graus mais elevados da criao artstica; no artigo 78, n 2, alnea a), 2 parte, ao incumbir o Estado de corrigir as assimetrias existentes no pas quanto aos meios e instrumentos de aco cultural; no artigo 78, n 2, alnea b), ao incumbir o Estado de apoiar as iniciativas que estimulem a criao individual e colectiva nas suas mltiplas formas e expresses e uma maior circulao das obras e dos bens culturais de qualidade17; no artigo 78, n 2, alnea e), 2 parte, ao incumbir o Estado de assegurar a defesa e a promoo da cultura portuguesa no estrangeiro; no artigo 90, ao impor a coordenao dos planos de desenvolvimento econmico e social com a poltica cultural.

17

Nesta incumbncia deve inserir-se o poder de exigir programas e espaos culturais de qualidade no servio pblico de rdio e televiso (artigos 38, n 5 e 73, n 3).

O Direito 138 (2006), IV, ???-???

Notas sobre cultura, Constituio e direitos culturais

17

8. Quadro dos direitos culturais A Constituio reserva o termo direitos culturais para os consignados no captulo III do ttulo III da parte I. No so, de modo algum, os nicos e justifica-se estabelecer um quadro mais amplo, esteado no seu contexto global. Afastando da anlise a liberdade de aprender e ensinar e o direito educao, encontramos trs categorias bsicas: a) Direitos relativos identidade cultural; b) Liberdades culturais18; c) Direitos de acesso aos bens culturais. No parece adequado falar, compactamente, em direito cultura19, por causa da diversidade desses direitos e porque a expresso melhor se ajustaria aos direitos do terceiro grupo.

9. Direitos relativos identidade cultural I Direitos relativos identidade cultural so: o direito identidade cultural como componente ou desenvolvimento do direito identidade pessoal20 ou, mesmo, do direito ao

18 19

Cf. PETER HBERLLE, Verdad y Estado constitucional, trad., Mxico, 2006, pgs. 119 e segs.

De resto, em rigor, no existe um direito cultura, como no existe um direito sade; o que h um feixe de direitos de liberdade e de acesso cultura, tal como h um direito proteco da sade.
O Direito 138 (2006), IV, ???-???

18

Jorge Miranda

desenvolvimento da personalidade (artigo 26, n 1), pois a pertena a um povo com uma identidade cultural comum [artigo 78, n 2, alnea c)] faz parte tambm da individualidade de cada pessoa; o direito de uso da lngua, sabendo-se como a lngua materna, por seu turno, o primeiro elemento distintivo da identidade cultural21; o direito de defender, especialmente em juzo, o patrimnio cultural [artigo 52, n 3, alnea a)]. Afirmar estes direitos e os correlativos deveres torna-se particularmente necessrio no contexto de uma integrao europeia, em que importa salvaguardar o estatuto da lngua portuguesa como lngua de vocao universal; e em face de uma globalizao, em que o domnio dos meios audiovisuais e cibernticos acompanha a hegemonia poltica e financeira.

II Os no portugueses que se encontrem ou residam em Portugal (artigo 15) tambm tm direito sua identidade cultural. No entanto, no seu exerccio tm de compaginar com a prpria insero na vida colectiva, o que pressupe o conhecimento e o uso da lngua portuguesa [artigos 9, alnea f), e 11, n 3] e o respeito pelos princpios da Constituio e da ordem pblica portuguesa.

Assim, RUI MEDEIROS e ANTNIO CORTS, anotao em JORGE MIRANDA e RUI MEDEIROS, Constituio Portuguesa Anotada, I, Coimbra, 2005, pg. 285. Cf., entre tantos, JONATHAN POUL, The Official Language Problem, in American Political Science Review, Junho de 1991, pgs. 495 e segs.; Langues et Droits Langues du Droit, Droit des Langues, obra colectiva, Blgica, 1999; VALERIA PIERGIGLI, Langue minoritarie e identit culturale, Milo, 2001; Langues et Constitutions, obra colectiva, Paris-Aix, 2004; CHRISTIAN LEHMANN, On the value of a language, in European Review, vol. 14, n 2, Maio de 2006, pgs. 151 e segs. V. tambm ANTNIO MARQUES DOS SANTOS (a quem prestamos saudosa homenagem), Algumas consideraes sobre o Direito e a lngua ou a ignorncia dos juristas no aproveita a ningum, in Scientia Juridica, 2001, pgs. 19 e segs.
O Direito 138 (2006), IV, ???-???
21

20

Notas sobre cultura, Constituio e direitos culturais

19

Um correcto multiculturalismo requer dilogo, reconhecimento de diferenas, tolerncia e comunicao entre culturas para enriquecimento recproco; no criao de espaos e de grupos fechados, auto-ensimesmamento, recusa de participao e de interesses comuns22.

10. As liberdades culturais I Liberdades culturais so: a liberdade de criao cultural (artigos 42, 70, n 2, e 78, n 1); a liberdade de divulgao de obras culturais (artigo 42, n 2); a liberdade de fruio cultural, liberdade de acesso aos bens de cultura, sejam os meios e instrumentos de aco cultural (literatura, msica, teatro, cinema, etc.), sejam os bens do patrimnio cultural [artigo 78, n 1 e n 2, alnea a)]; a liberdade de iniciativa cultural, liberdade de promover eventos culturais (edio de livros, concertos, exposies, etc. [artigos 73, n 3, e 78, n 2, corpo e alnea b)].

Com sublinha JRGEN HABERMAS, Die Einbestekung des anderen. Studien zur politischen Theorie, 1996, trad. francesa Lintgration rpublicaine, Paris, 1998, pg. 93: O direito democrtico autodeterminao inclui o direito de preservar a sua prpria cultura poltica, mas no inclui o direito de afirmar uma forma de vida cultural privilegiada. No contexto de uma Constituio de Estado de Direito democrtico, diversas formas de vida podem coexistir, beneficiando de direitos iguais. Importa, porm, que se revejam numa cultura poltica comum aberta a impulsos vindos de formas de vida novas. Cf. ainda os outros autores citados em Manual ..., III, 5 ed., Coimbra, 2004, pg. 75 e LUSA LEAL DE FARIA, A questo do multiculturalismo nos Estados Unidos e na Europa: semelhanas e diferenas, in Europa Globalizao e multiculturalismo, obra colectiva, Vila Nova de Famalico, 2006, pgs. 199 e segs.
O Direito 138 (2006), IV, ???-???

22

20

Jorge Miranda

Complementarmente: a liberdade de associao e fundao cultural (artigos 46 e 73, n 3); a liberdade de iniciativa econmica cultural [artigos 61, 73, n 3, e 78, n 2, corpo e alnea b)], abrangendo a liberdade de mecenato. Como garantia: a proibio da censura (artigo 37, n 2). E como garantia institucional conexa: a proteco legal dos direitos de autor (artigo 42, n 2, 2 parte).

II A liberdade de criao cultural ou de criao artstica, intelectual e cientfica , antes de mais, uma manifestao do prprio desenvolvimento da personalidade (cf. artigo 26., n. 1)23. Pressupe autonomia da pessoa na determinao do objecto, da forma, do tempo e do modo de qualquer obra artstica, literria e cientfica, sem interferncia de qualquer poder pblico ou privado. Mas para que seja possvel produzir cultura torna-se necessrio receber cultura, o que implica educao. No h liberdade de criao cultural sem liberdade de aprender, e tambm de ensinar (artigo 43., n. 1); assim como no se torna uma liberdade acessvel a todos sem direito educao (artigos 73. e segs.).

Seguimos aqui as nossas anotaes em JORGE MIRANDA e RUI MEDEIROS, Constituio Portuguesa Anotada, I, Coimbra, 2005, pgs. 452 e segs.
O Direito 138 (2006), IV, ???-???

23

Notas sobre cultura, Constituio e direitos culturais

21

III Esta liberdade indissocivel da liberdade de expresso e da liberdade de fruio cultural. No h liberdade de criao sem liberdade de expresso, sem a liberdade de comunicar aos outros e de divulgar, dentro e fora da comunidade nacional, o resultado da criao (n. 2, 1. parte). E trata-se mesmo de uma liberdade de expresso qualificada, at porque a expresso tanto pode ser de pensamento como de sentimentos e emoes. Sem criao, no pode verificar-se fruio cultural. Tal como, reciprocamente, s poder criar cultura quem fruir cultura. Da a

interdependncia de liberdade de criao e de liberdade de fruio cultural, que deve, portanto, sem prejuzo do que dispe o artigo 78., ter-se por implcita no artigo 42..

IV Na maior parte dos casos, justamente pela necessidade de comunicao, a criao cultural implica a disponibilidade de meios de variadssima natureza edio de livros ou de discos, produo de cinema, de teatro ou de outros espectculos, exposies, etc.; e, quanto cincia, equipamentos adequados de investigao. A liberdade dos criadores, a liberdade de arte, literatura e cincia implica ento a liberdade dos habitualmente chamados operadores culturais. Sem a liberdade de iniciativa e de organizao destes correlacionada com liberdade de iniciativa empresarial impedem-se ou diminuem-se drasticamente quer a fruio quer a criao cultural.

V A liberdade de criao cultural no sofre condicionamentos ou restries. E tambm no a liberdade de divulgao ou expresso cultural, no
O Direito 138 (2006), IV, ???-???

22

Jorge Miranda

sujeita no apenas a censura como a direito de resposta, de rectificao e de indemnizao (artigo 37, n 4). Mas a liberdade de divulgao est sujeita aos limites constantes do artigo 29, n 2, da Declarao Universal, quando se sirva dos meios de comunicao social24: tem de respeitar os direitos dos outros e as exigncias da moral, da ordem pblica e do bem-estar numa sociedade democrtica.

VII A garantia institucional dos direitos de autor surge como elemento ou como corolrio do direito de inveno, produo e divulgao da obra cultural25. Caracterizam-na: a) A sua amplitude ficam garantidos tanto os direitos morais como os direitos materiais de autor, sendo aqueles os que se ligam paternidade, genuinidade e integridade da obra e estes os respeitantes sua disposio, fruio e utilizao (artigo 9 do Cdigo do Direito de Autor e dos Direitos Conexos); b) Ao contrrio, portanto, do que se verifica com a propriedade sobre coisas corpreas (artigo 62.), a ligao directa e imediata desses direitos materiais liberdade mas, do mesmo passo, e agora em

Ou quando se sirva de padres comunicativos prprios de outras linguagens (EDUARDO ANDR FOLQUE FERREIRA, Liberdade de criao artstica, liberdade de expresso e sentimentos religiosos, in Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2001, pg. 283). Cf. JORGE MIRANDA, A Constituio e os direitos de autor, in Direito e Justia, 1994, I, pgs. 47 e segs.; JOS DE OLIVEIRA ASCENSO, Direitos de autor e direitos fundamentais, in Perspectivas Constitucionais, obra colectiva, II, Coimbra, 1997, pgs. 181 e segs.; GOMES CANOTILHO, Liberdade e exclusivo, in Estudos sobre direitos fundamentais, Coimbra, 2004, pgs. 217 e segs.
O Direito 138 (2006), IV, ???-???
25

24

Notas sobre cultura, Constituio e direitos culturais

23

consonncia com o favor prestado pela Constituio a algumas formas de propriedade, a sua ligao ao trabalho (a propriedade intelectual sempre fruto do trabalho). Enquanto espao de autonomia pessoal perante o poder pblico, a propriedade privada (sobre coisas corpreas) tem uma natureza que se reconduz dos direitos, liberdades e garantias. Contudo, os direitos de autor no s traduzem em si mesmo essa autonomia como derivam essencialmente do seu exerccio, do exerccio da liberdade pessoal de criao. E , por isso, que eles recebem, luz da ideia de Direito da Constituio de 1976, uma proteco mais alargada ou reforada.

VIII Nas

liberdades

culturais,

como

em

quaisquer

liberdades,

prevalecem a dimenso negativa e a facultas agendi. No obstante, no so secundrias a dimenso positiva e a facultas exigendi aos poderes pblicos de organizao do sistema de ensino, de preservao do patrimnio cultural, de proteco dos direitos de autor.

11. O direito de acesso aos bens de cultura O direito de acesso aos bens de cultura compreende: direito formao cultural em geral, que se reconduz ao direito educao e ao ensino (artigos 73, ns 1 e 2, 74, e 76, n 1);

O Direito 138 (2006), IV, ???-???

24

Jorge Miranda

direito fruio cultural compreendendo o direito de acesso ao patrimnio cultural [artigo 78, n 1 e n 2, alnea a), 2 parte, e alnea b), 2 parte, e, em especial, artigo 72, n 1]. J no atinente criao cultural domina o elemento objectivo das incumbncias do Estado [artigos 74, n 2, alneas d) e h), 78, n 2, alnea b), 1 parte, e, em especial, artigos 58, n 2, alnea c), e 72, n 1, alnea a), e n 2]. Todos estes direitos e incumbncias reconduzem-se ideia de democracia cultural (artigos 2, in fine, e ainda 73), incindvel, porm, da liberdade cultural26 porque assim o exigem a unidade e a coerncia do Estado de Direito democrtico. To universais como os direitos, liberdades e garantias, os direitos culturais podem assumir, porm, projeces diversificadas em razo das condies concretas das pessoas porque, em ltima anlise, visam a que todos usufruam da cultura como expresso de liberdade e de qualidade de vida [ainda artigo 9, alnea d)]27.

12. O Direito da Cultura A Constituio no esgota o tratamento jurdico da cultura. Longe disso, abundam, em Portugal como nos demais pases, normas de legislao ordinria e

Cf., por todos, JOS AUGUSTO SEABRA, Os direitos culturais na Constituio, in Estudos sobre a Constituio, obra colectiva, III, Lisboa, 1979.
27

26

Cf. Manual ..., IV, pgs. 104 e 105.

O Direito 138 (2006), IV, ???-???

Notas sobre cultura, Constituio e direitos culturais

25

regulamentares que dela se ocupam, a ponto de fazer todo o sentido recortar um Direito da Cultura justamente unificado a partir das normas constitucionais. semelhana do Direito da Educao, do Direito do Ambiente e de outros conjuntos normativos alvo de elaborao doutrinal e jurisprudencial nas ltimas dcadas, esse Direito da Cultura no um ramo autnomo; , sim, transversal a diversos ramos, como o Direito Administrativo, o Direito Civil e o Direito Penal e Contra-Ordenacional. H um Direito administrativo da cultura que se decompe em Direito da Lngua, Direito do Patrimnio Cultural e Direito dos Espectculo e que tem laos fortes com o Direito do Ambiente e com o Direito do Ordenamento do Territrio28. Assim como h um Direito Privado da Cultura, que se confunde com o Direito de Autor. m Direito Fiscal da Cultura, em que entra o mecenato. E um Direito Penal e Contra-Ordenacional da Cultura, voltado sobretudo para a proteco do patrimnio cultural e dos direitos de autor.

Cf. CARLA GOMES, Direito do Patrimnio Cultural, Direito do Urbanismo, Direito do Ambiente: o que os une e o que os separa, in Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2001, pgs. 353 e segs., assinalando como traos comuns referirem-se a grandezas que se fruem, mas que no se possuem, com relevncia comunitria e com sentido do presente e futuro e de solidariedade intergovernamental (pgs. 353 e segs.).
O Direito 138 (2006), IV, ???-???

28

Вам также может понравиться