Вы находитесь на странице: 1из 8

GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole: o que a globalizao est fazendo de ns. 3 ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

Por: Moabe Breno Ferreira Costa

Anthony Giddens socilogo, diretor da London Schol of Economics e professor da Universidde de Cambridge. Tambm conferencista e professor visitante de algumas das instituies mais importantes do mundo, como as universidades de Harvard, Standford, Roma, Sorbonne. O pensador tem editado trinta e um livros, publicados em vinte e dois idiomas. O livro, Mundo em descontrole, resultado de uma srie de palestras realizadas em 1999 por Giddens, para a BBC de Londres. A temtica central discutida na obra refere-se aos efeitos da globalizao sobre a sociedade tradicional. O autor estuda mudanas pelas quais esto passando culturas tradicionais, o choque entre a busca de integrao e o fundamentalismo, as intolerncias religiosas e as identidades nacionais e as incertezas criadas pelo processo de unificao em escala planetria. O livro divido em cinco captulos: Globalizao, Risco, Tradio, Famlia e Democracia, nos quais Giddnes aponta mudanas j perceptveis nos papis de gnero, no casamento e no ncleo familiar. No primeiro captulo, Globalizao, Giddens, apresenta uma nova abordagem sobre a temtica, a partir da anlise de dois grupos de pensamento sobre o fenmeno os cticose os radicais. Os primeiros, apontam que o fenmeno no uma novidade da contemporaneidade, visto que, trocas sociais, econmicas e mesmo questes polticas sempre existiram ao longo da histria, com conseqncias to catastrficas quanto s da atualidade. O outro grupo, os radicais, divergem dos cticos, afirmando que essa globalizao nova porque seus efeitos podem ser sentidos em toda parte, no atingindo apenas os envolvidos diretamente nos processos interculturais. Para Giddens, essa globalizao nova e revolucionria por permitir a emergncia de vrias e divergentes formas de reaes sobre os fenmenos globais. Assim, o autor aponta que esse novo momento, permite que grupos de resistncia, por exemplo, elaborem mais facilmente, aes de auto-afirmao. Nesse sentido, a globalizao caracteriza-se como um fenmeno poltico, econmico, tecnolgico e cultural, potencializado pelos meios de comunicao, que possibilita as mesmas informaes em todos os locais do mundo. Destarte, o pensador britnico aponta que a globalizao afeta tanto os grandes grupos quanto os pequenos, influenciando o ressurgimento das identidades culturais em todas as

partes do mundo. Contudo, o autor ressalva que esses efeitos dependem da estrutura organizacional do grupo. Nesse sentido, Giddens reafirma que a globalizao cria grupos antagnicos (vencedores//perdedores; atual//arcaico; central//perifrico). Desse modo, o autor percebe dois divergentes posicionamentos na contemporaneidade. O primeiro corresponde a uma analogia entre globalizao e americanizao, uma vez que os maiores smbolos da globalizao so americanos (coca-cola, Mcdonald, Hollywood...). Em contra partida, h uma onda mundial de adaptao aos costumes de pases em desenvolvimento (principalmente referente s questes religiosas) bem como uma certa aceitao de produtos oriundos destes locais. A essa influncia inversa o autor denomina de colonizao inversa. Finalizando o captulo, o socilogo atenta para a necessidade das naes e os pequenos grupos que a compem repensarem as suas identidades, considerando os riscos e perigos que advm desse processo de trocas mtuas e instantneas. Afinal, instituies como famlia, escolas, igrejas, exibem e ostentam hbitos que no correspondem s praticas cotidianas. O fato que o mundo tornou-se uma sociedade cosmopolita global, onde as influncias so mtuas, mas ocorrem de forma anrquica e fortuita. Portanto, a atual globalizao no firme nem segura, mas repleta de ansiedades bem como marcada por profundas divises (GIDDENS, 2003, p.29), por isso a necessidade de reconstruo das instituies sociais ou mesmo a criao de novas, tarefas repletas de riscos. Tema que o autor discute no segundo captulo. Segundo Giddens (2003, p.33), risco corresponde a infortnios ativamente avaliados em relao a possibilidades futuras. Portanto, o termo tem um sentido amplo para as sociedades que entendem o futuro como um espao a ser conquistado. Esse conceito est atrelado s sociedades que buscam incondicionalmente romper com o passado, caracterstica primordial das civilizaes industriais. Nesse sentido, a aceitao da existncia do risco corresponde a uma forma calculista de ver o mundo, atravs da qual, prescinde-se vrias possibilidades de reaes aos acontecimentos, investimentos e novidades propostas pela vida capitalista.

O risco a dinmica mobilizadora de uma sociedade propensa mudana, que deseja determinar seu prprio futuro em vez de confia-lo religio, a tradio ou aos caprichos da natureza. O capitalismo moderno difere de todas as formas anteriores de sistema econmico em suas atitudes em relao ao futuro. Os tipos de empreendimento de mercado anteriores eram irregulares ou parciais. As atividades dos mercadores e negociantes , por exemplo, nunca tiveram um efeito muito profundo na estrutura bsica das civilizaes tradicionais, que permaneceram amplamente agrcolas e rurais (GIDDENS, 2003, p.34)

Como o capitalismo busca o acmulo de lucro, o risco torna-se um processo continuo, afinal, qualquer infortnio, natural ou social, pode culminar na reduo ou perda do lucro. Portanto, leis polticas de assistncia social constituem-se como sistemas de proteo ao risco, quando se destina a proteger contra adversidades que antes eram tidas como desgnios dos deuses como doena, invalidez, desemprego, velhice, nesse sentido compreende-se o seguro como a afirmao de que as pessoas esto dispostas a assumirem riscos ou admitem a possibilidade de sua existncia. Por essa perspectiva, Giddens define dois tipos de riscos: os externos (vindos da tradio ou da natureza) e os riscos fabricados (derivados da ao humana). Esses riscos penetram em todas as reas da vida. Afinal, com as mudanas sociais promovidas pela industrializao (que delimita riscos fabricados) o casamento e a famlia sofreram, e esto sofrendo mais ainda, profundas mudanas. H trs geraes, por exemplo, casar significava edificar uma instituio social, com base na tradio. Atualmente, o casamento corresponde a tamanha incerteza que preciso normas jurdicas para sua estruturao. Assim, o casamento passa a corresponder a um risco fabricado pelas mudanas sociais ocorridas na modernidade. Quanto mais a cincia e a tecnologia interferem na vida social, mais o homem percebe e admite a existncia do risco e absorve o princpio do acautelamento, em que se sustenta a incerteza cientfica (a dvida). Contudo, independente da aceitao ou no desse princpio, Giddens reconhece que a atualidade est cheia de perigos criados pelo prprio homem to ameaadores quanto os riscos naturais. Estes riscos fabricados podem atuar tanto em esfera global, quanto podem afetar os indivduos mais diretamente, como as questes referentes dieta, medicina e ao casamento, redefinindo, de qualquer modo, todas as estruturas sociais. Nesse sentido, no terceiro captulo do livro, Giddens discute a relao entre tradio e globalizao. Partido da idia de Hobsbawm de que as tradies so inventadas, o autor aponta para a necessidade da modernidade em criar tradies para servir como mecanismo de controle, uma vez que a tradio propriedade de grupos, de coletividades ou comunidades. Assim, no seria o tempo de existncia que caracteriza a tradio, mas sim, o ritual e a repetio, que, por sua vez, vo definir um tipo de verdade, que corresponder estrutura (a base) das aes sociais, que podem, em grade parte, no ser questionadas. Por essa acepo, nos pases industrializados, instituies governamentais e econmicas definem a persistncia da tradio.

Contudo, mudanas esto ocorrendo na contemporaneidade sob o impacto da globalizao, afinal, na era atual, as aes no esto mais confinadas s reas geogrficas, mas tm repercusses globais. Isso implica no desprendimento tanto das instituies pblicas, quanto da vida cotidiana da tradio, corroborando para a idia da sociedade cosmopolita global.

No entanto, com freqncia as tradies tambm sucumbem modernidade, e em algumas situaes isso vem ocorrendo para o mundo todo. Tradio que esvaziada de seu contedo, e comercializada, torna-se kitsch as bugigangas que se compram na loja do aeroporto. Tal como desenvolvida pela industria da herana, herana tradio reembalada como espetculo. Os prdios restaurados nos locais tursticos, podem parecer esplndidos, e a restaurao pode parecer autntica at os mnimos detalhes. Mas a herana que assim protegida est dissociada da seiva da tradio que sua conexo com a experincia que a vida cotidiana. (GIDDENS, 2003, p.54)

O autor entende que as tradies tambm so necessrias em uma sociedade para dar continuidade e formar a vida social. Mas ele prope que a tradio seja defendida e perpetuada de uma maneira no tradicional, o que se torna possvel a partir das trocas culturais. Nesse sentido, a medida em que o papel da tradio muda, novas dinmicas so introduzidas na vida social, constituindo por um lado, um empurra e puxa de ao e compulsividade, e, por outro, uma troca entre cosmopolitismo e fundamentalismo. Essas trocas, ao mesmo tempo em que mudam as estruturas mundiais, interferem na identidade do cidado que se encontra no cerne da luta entre dependncia e autonomia e entre fundamentalismo e cosmopolitismo, caracterstica da atual globalizao. Com essa perspectiva, Anthony Giddens inicia o quarto captulo, Famlia, enfocando que entre todas as mudanas que esto ocorrendo no mundo, as mais importantes so aquelas que ocorrem no nvel do indivduo. Sexualidade, relacionamento, casamento e famlia so aspectos sociais que esto sofrendo diretamente o impacto das transformaes em nvel global, cujas expresses de tais mudanas so perceptveis no modo como as pessoas esto se relacionando, afinal em quase todos os locais do mundo esto se desenrolando discusses sobre igualdade sexual, a regulao da sexualidade e o destino da famlia. Mas as mudanas dependem da organizao cultural em que vive o indivduo. Contudo, para o autor, em qualquer contexto, essas so mudanas difceis e perturbadoras, devido dificuldade do homem em trabalhar suas questes emocionais. As divergncias culturais com relao sexualidade, por exemplo, so remotas. Por muito tempo as mulheres eram vistas como propriedade dos homens, devendo viver para a

famlia; e a homossexualidade, por muito tempo, foi entendida como uma patologia. Somente aps 1950, esse quadro comea a se modificar, com o ingresso das mulheres no mercado de trabalho. Essa nova postura feminina vai contribuir, em grande escala, para as mudanas na estrutura familiar. O casamento passa a ser visto como fundamento no amor romntico e no mais como contrato econmico (considerando que nas sociedades agrcolas a mulher no tinha o direito de escolher seu marido e geralmente sua vida familiar estava submetida aos negcios do pai). Atualmente apenas uma minoria pode ser chamada de famlia padro da dcada de 1950. Em alguns pases, mais de um tero dos nascimentos ocorrem fora do matrimnio e a proporo de pessoas que moram sozinhas cresce cada vez mais. A vida familiar est sendo substituda pelo casal informal ou pela unio informal. O casal da contemporaneidade passa a ser o cerne da famlia, desvinculando-se do parentesco. As relaes esto fundamentadas na intimidade e na comunicao emocional, visto que, atualmente, as pessoas se preocupam com a idia de relacionamento e no com a idia de compromisso, como ocorria h tempos. O compromisso ainda existe, mas no a base principal da unio, contudo representa que o casal est vivendo de forma estvel. A posio das crianas tambm sofre alterao nesse contexto. As crianas so mais valorizadas porque so mais raras e so mais raras tambm porque representam mais encargos financeiros para os pais. Alm disso, as decises em ter um filho so guiadas por necessidades psicolgicas e emocionais, afinal, como o casamento um risco em que h a possibilidade de divorcio, preciso pensar o efeito deste sobre os filhos, observando que a existncia de muitas famlias sem pai aponta falhas no modo como as crianas so educadas. Com essa observncia sobre a relao pais-filhos, Giddens, nota trs reas principais em que a comunicao emocional est substituindo as relaes tradicionais entre as pessoas os relacionamentos sexuais e de amor, os relacionamentos pais-filhos e os relacionamentos de amizade. Para compreender esse novo modo de unio entre as pessoas, o pensador desenvolve a idia de relacionamento puro, no qual as recompensas derivadas de uma comunicao emocional so a base para a continuao do relacionamento.

O relacionamento puro tem uma dinmica completamente diferente da de tipos de mais tradicionais de laos sociais. Depende de processos de confiana ativa a abertura de si mesmo para o outro. Franqueza a condio bsica da intimidade. O relacionamento puro intimamente democrtico... se considerarmos o modo como um terapeuta v um bom relacionamento em qualquer das trs esferas aqui mencionadas

notaremos a existncia de um impressionante paralelo com a democracia pblica. (GIDDENS, 2003, p.70-71)

Para o autor o bom relacionamento aquele em que os envolvidos tm direitos e obrigaes iguais. Assim, o relacionamento puro baseado na comunidade e caracteriza-se pelo fluxo de conversa, de dilogo e pela existncia de uma confiana mtua, constantemente estimulada e trabalhada. Portanto, coero, poder arbitrrio e violncia no condizem com a idia de um bom relacionamento. Desse modo, o bom relacionamento corresponde a uma ao democrtica e como tal, um ideal, pelo qual subsiste emergncia de uma democracia das emoes na vida cotidiana, ao to importante quanto a democracia pblica para o aperfeioamento da qualidade de vida. Isso deve ser aplicado a todas os relacionamentos, inclusive os de pais e filhos. Na democracia das emoes os filhos devem e podem der o direito de resposta. A autoridade, nesse modo de relacionamento, d-se na base do respeito. Assim a democracia das emoes no admite distines entre qualquer tipo de relacionamento. Para Giddens, os homossexuais foram os pioneiros na descoberta desse mundo de relacionamento fundamentado nas possibilidades, uma vez que, ao sair do armrio, os gays no tinham como depender dos amparos normais (legais) da sociedade tradicional. Contudo, a democracia emocional no anula as obrigaes familiares muito menos as polticas pblicas voltadas para as normas de regulamentao da famlia e das outras instituies sociais. Democracia significa aceitao das obrigaes. Assim, a democracia emocional, no corresponde a uma ruptura com as imposies legais, mas sim uma luta entre cosmopolitismo e fundamentalismo, voltada para uma renegociao dos hbitos e valores da sociedade tradicional. Portanto, igualdade sexual, liberdade sexual das mulheres e dos homossexuais e redefinio da estrutura familiar marcam o afloramento de uma nova democracia, tema discutido no captulo final e conclusivo do livro Mundo em Descontrole. Giddens inicia o quinto captulo relatando a importncia dos meios de comunicao eletrnicos para o alastramento da democracia pelo mundo. Sob sua lgica, democracia um sistema que envolve competio efetiva entre partidos polticos por cargos de poder, na qual h eleies regulares em que todos os membros da sociedade podem participar. Essa participao est atrelada liberdade de expresso e discusso bem como liberdade de formao de grupos e/ou associaes polticas. Contudo, o funcionamento desse sistema organizacional est atrelado s peculiaridades culturais dos locais.

Desde a revoluo francesa, que ocorre com fundamento nos princpios da democracia, cada vez mais esse sistema se alastra pelo mundo. Contudo, a partir da dcada de 1970 que a democracia tem um grande avano em todo o mundo. Uma possvel explicao para esse fato, observa Giddens, a relao entre democracia e livre mercado, proposta pelo pensamento ocidental. Contudo, o autor contra-argumenta essa percepo, ressalvando uma desiluso generalizada com os processo democrticos junto s democracias maduras (referindo-se aos pases que aderiram democracia h mais de um sculo), o que ele denomina paradoxo da democracia. Esse descontentamento pode ser detectado a partir das transformaes sociais apontadas nos captulos anteriores. O paradoxo da democracia um fenmeno estimulado fortemente pelos meios de comunicao, em especial os eletrnicos. Afinal, fatos histricos, como a demolio do muro de Berlim e a luta contra o apartheud (e pode-se acrescentar o episdio de 11 de setembro), que rapidamente tomaram uma dimenso mundial a partir das transmisses televisivas, influenciaram cidados conectados a questionarem sobre as relaes polticas na atualidade. E nesse sentido, a difuso de comunicaes alternativas (voltadas para o questionamento e posicionamento contra-hegemnico das relaes sociais como um todo) aponta para a necessidade de descentralizao e flexibilidade da comunicao global, uma vez que, na contemporaneidade o monoplio da informao, cada vez torna-se mais impraticvel.

A revoluo das comunicaes produziu mais conjuntos conscientes de cidados do que havia antes. So exatamente esses desenvolvimentos que esto, ao mesmo tempo, produzindo descontentamentos nas democracias h muito estabelecidas. Num momento marcado pelo declnio das tradies, os polticos no podem contar com as velhas formas da poma e circunstncia para justificar o que fazem. A poltica parlamentar ortodoxa fica distanciada da torrente de mudanas que passa impetuosamente pela vida das pessoas (GIDDENS, 2003, p. 82-83).

Pesquisas de opinio, realizadas em diferentes locais do ocidente, mostram que as pessoas esto perdendo a confiana nos processos democrticos ortodoxos e esto ansiosas por uma reestruturao da democracia, o que aponta que as pessoas no esto desinteressadas pela poltica, mas sim descrentes nos modelos atuais. Isso inclui os mais jovens, que so os mais cticos com relao a propostas de polticos, especialmente em suas crticas aos grupos opositores. Para os jovens, a poltica uma atividade corrupta, na qual polticos so movidos por interesses pessoais e no tm condies de lidar com as foras econmicas que movem o mundo. Assim, as questes que mais movimentam a juventude esto centradas na ecologia,

nos direitos humanos, na poltica da famlia e na liberdade sexual. O que pode ser observado a partir da emergncia de grupos ativistas com interesses especficos. A questo final do livro como podem a democracia e o governo ativo se sustentar quando parecem ter perdido sua posio de vantagens nos eventos? (GIDDENS, 2003, p.84). como resposta e sugesto, o autor aponta para uma democratizao da democracia, uma forma de aprofundamento da prpria democracia, no qual busca-se o descentramento efetivo do poder, criando medidas anticorrupes efetivas em todos os nveis. Tambm devem est atreladas a esse processo, uma reforma constitucional e a promoo de maior transparncia das questes polticas. Isso implica na busca de procedimentos democrticos alternativos, principalmente quando estes podem contribuir pra uma maior interao entre polticos e a vida cotidiana da populao, da a importncia dos atuais meios eletrnicos de comunicao. Contudo, esse processo, embora transnacional, deve est embasado s necessidades e especificidades locais. Giddens tambm prope que os partidos polticos devero se acostumar e aderir a grupos de causa nica, que vem sendo uma forte realidade no ocidente. Esses grupos, geralmente, suscitam problemas e questes que muitas vezes so ignorados pela poltica ortodoxa. Assim, o autor finaliza com a idia de que impossvel atuar na contemporaneidade com as esferas polticas, econmicas e sociais dissociadas. Estas devem formar um trip interdependente, em que deve se basear a administrao pblica. A esse trip, devem estar associados os meios de comunicao, que apresentam uma dupla relao com a democracia, atuando tanto como veculo de dominao quanto como espao de discusso e banalizao das aes tecnocrticas.

Вам также может понравиться