Вы находитесь на странице: 1из 14

MORAR CARIOCA: UMA NOVA ETAPA DA URBANIZAO DE FAVELAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO?

Gernimo LEITO Professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal Fluminense, Niteri, RJ. Jonas DELECAVE Discente da Escola de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal Fluminense, Niteri, RJ

Resumo: O presente artigo tem o objetivo de discutir os programas de urbanizao de favelas que tm sido desenvolvidos nas ltimas dcadas no Rio de Janeiro, com destaque para o Programa Morar Carioca. Em um primeiro momento, sero expostas as mudanas nas relaes entre o Estado e as comunidades faveladas, entre as dcada de 1960 e 1990. Posteriormente, sero discutidos os programas Favela-Bairro, realizado durante a dcada de 1990, e Morar Carioca, que ser desenvolvido a partir de 2011 e integra o conjunto de investimentos para a cidade do Rio de Janeiro, em funo da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpadas, em 2016. Por ltimo, ser realizada uma reflexo sobre os desafios deste novo programa, que parte da consolidao da favela como um habitat legtimo na cidade, e que deve ser alvo de projetos urbansticos e de promoo social.

Palavras-chave: Habitao Social, Urbanizao de Favelas, Morar Carioca

1. Introduo As favelas constituem um fenmeno urbano contemporneo associado aos processos de segregao scio-espacial impostos pela ausncia de mecanismos de redistribuio da riqueza e de polticas habitacionais que garantam o acesso moradia para as camadas mais pobres da populao. No Rio de Janeiro, as favelas encontram-se fortemente incorporadas paisagem urbana, representando uma das mais graves questes sociais enfrentadas pela cidade. Embora compondo um quadro extremamente complexo e diversificado, decorrente dos condicionantes histricos, scio-econmicos e geogrficos, as favelas cariocas podem ser genericamente caracterizadas como assentamentos informais que apresentam precariedade de redes de infra-estrutura urbana, como acessibilidade, esgotamento sanitrio e drenagem, e servios pblicos, como educao, sade e lazer, alm da posse irregular da terra. Em funo de sua lgica de localizao, que busca reas desocupadas prximas aos mercados de trabalho e servios, as favelas acabam por ocupar regies imprprias para habitao, como encostas de morros ou margens de rios e lagoas. Essa localizao precria potencializa as carncias de infra-estrutura e servios, criando pssimas condies de habitabilidade e fragilizando socialmente a populao desses assentamentos. Nos ltimos cem anos, as favelas ocuparam diferentes lugares, tanto na estrutura fsica da cidade, como na dimenso simblica de seus habitantes. Na primeira metade do sculo XX, as favelas eram vistas como um fenmeno transitrio, cuja erradicao seria um processo natural do desenvolvimento da cidade. Posteriormente, nas dcadas de 1960 e 1970, as favelas passaram a ser compreendidas como assentamentos subnormais, sendo sua erradicao promovida ativamente pelo Estado, atravs de polticas de remoo, com a transferncia de sua populao para conjuntos habitacionais situados em reas perifricas. Essas polticas, porm, foram se revelando ineficientes, sobretudo quanto ao atendimento das necessidades das populaes removidas, bem como pela carncia de recursos para dar continuidade aos programas de remoo. A partir de meados da dcada de 1970, porm, comeam a surgir programas habitacionais alternativos que, implementados pelo Estado, tm em comum o reconhecimento e a parcial adoo das prticas de produo do ambiente construdo das favelas. A maioria dos programas se voltava para a construo de moradias pelos regimes de mutiro e/ou de ajuda mtua, porm, pode-se observar alguns que se destinavam, inclusive, a promover a efetiva urbanizao de comunidades faveladas.

Na cidade do Rio de Janeiro, a urbanizao da favela de Brs de Pina, iniciada no final dos anos 1960, constitui, nesse sentido, um marco referencial do posicionamento crtico de tcnicos, agentes do Estado e lideranas comunitrias. Implementado pela Companhia de Desenvolvimento de Comunidades (CODESCO) um dos rgos executores da poltica habitacional do ento estado da Guanabara e agente financeiro do BNH, durante o perodo do regime autoritrio , o projeto de urbanizao desse assentamento foi desenvolvido segundo premissas e linhas de ao que constituam uma ruptura com as intervenes at ento promovidas pelo poder pblico nas favelas. Blank (1979 p.100) aponta como premissas desse projeto a mobilizao e o engajamento da comunidade atravs de um prvio trabalho de conscientizao. A autora identifica, ainda, trs fases definidas no programa, sendo a primeira, a curto prazo, relativa colocao de infra-estrutura, a segunda, a mdio prazo, melhoria habitacional e, a terceira, a longo prazo, associado ao desenvolvimento scioeconmico do populao favelada. O projeto de urbanizao de Brs de Pina, embora com condies de ao limitadas, se transformaria numa bandeira de luta para a Federao das Associaes de Favelas do Estado da Guanabara, que reivindica, a partir desse momento, a implementao de projetos com caractersticas semelhantes, nas demais favelas cariocas (SANTOS, 1981). No final da dcada de 1970, o esgotamento do regime autoritrio e o crescente movimento pela redemocratizao do pas determinaram mudanas na atitude oficial do governo federal em relao populao favelada dos grandes centros urbanos o fim da poltica de remoes um desdobramento desse quadro poltico (VALLADARES, 1980 p.5). Na primeira metade da dcada de 1980, com as primeiras eleies livres desde 1964, observase um novo discurso poltico, que considera necessrio resgatar a dvida social existente junto s comunidades faveladas. No estado do Rio de Janeiro, uma das propostas de Leonel Brizola, eleito para o governo do estado em novembro de 1982, era transformar as favelas em bairros populares. A atuao da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a implementao de aes como o projeto Todos Juntos, Participando Projeto Mutiro j apontavam para uma mudana na relao entre a administrao municipal e as comunidades faveladas. Iniciado em 1982, o Projeto Mutiro propunha a participao dos moradores na realizao das obras, de modo no s a reduzir custos, mas, tambm, a ampliar as possibilidades de interveno da populao nas aes promovidas pelo poder pblico. Nesse sentido, foram realizadas obras de saneamento bsico, definidas a partir de prioridades estabelecidas pelos moradores e associaes envolvidas (LECOQ, 1999).

Posteriormente, esse projeto passaria por

transformaes, passando a utilizar mo-de-obra paga de comunidades faveladas sendo, a partir de ento, denominado Projeto Mutiro Remunerado (CAVALLIERI, 2003). Destaca-se ainda, nesse perodo, a interveno urbanstica nas favelas PavoPavozinho e Cantagalo localizadas em rea de encosta, entre os bairros de Copacabana e Ipanema , que foram escolhidas, segundo Treiger e Faerstein (1988, p.72), para um projeto demonstrao, concentrando os principais programas de urbanizao anunciados pelo governo. Esse projeto, iniciado em 1984 e concludo em 1986, pretendia contemplar 12mil pessoas, prevendo obras de infra-estrutura, acessibilidade e transporte, alm de unidades habitacionais para as famlias desalojadas pelas obras de urbanizao. As aes do poder pblico em comunidades faveladas ganhariam uma maior expresso quando, em 1992, o Plano Diretor da Cidade consolida a proposta de implementao de um programa global de integrao das favelas cidade, como afirma Pasternak Taschner (1998 p.13 e 14): O Plano Diretor, nos seus artigos 148 a 151, recomenda a incluso das favelas nos mapas e cadastros da cidade, enfatiza a participao dos moradores no processo de urbanizao, recomenda preservar a tipicidade da ocupao local e o esforo para integrar as favelas aos bairros. Essa autora destaca, ainda, que, com a Constituio de 1988, toda a questo referente s invases de terra passou alada do municpio, e, nesse sentido, o programa municipal de desfavelamento, estabelecido pelo Plano Diretor de 1992, reafirmou a idia da integrao das favelas, como parte efetiva do tecido urbano formal, buscando promover a melhoria das condies de vida da populao favelada e integr-la no resto da cidade. A partir das diretrizes contidas no Plano Diretor de 1992, foi criado, em 1994, o Programa Favela-Bairro, que teria por objetivo viabilizar a implementao de melhorias urbansticas, compreendidas as obras de infra-estrutura urbana, a acessibilidade e a criao de equipamentos urbanos que visam, atravs destas aes, obter ganhos sociais, promovendo a integrao e a transformao da favela em bairro 1 De acordo com as diretrizes do Programa Favela-Bairro iniciado com a realizao de um concurso pblico de metodologias para interveno em comunidades faveladas , as principais aes destinadas a promover a integrao das favelas ao tecido urbano da cidade formal deveriam:

Programa Favela-Bairro Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 1998.

complementar ou construir a estrutura urbana principal; oferecer condies ambientais para a leitura da favela como um bairro da cidade; introduzir os valores urbansticos da cidade formal como signo de sua identificao como bairro: ruas, praas, mobilirio e servios pblicos; consolidar a insero da favela no processo de planejamento da cidade; implementar aes de carter social, implantando creches, programas de gerao de renda e capacitao profissional e atividades esportivas, culturais e de lazer; promover a regularizao fundiria e urbanstica. Pasternak Taschner (1998 p.14) destaca que, diferentemente da experincia de Brs de Pina, o programa Favela-Bairro tem como princpio intervir o mnimo nos domiclios, sendo voltado para a qualificao de reas faveladas, atravs da colocao de equipamentos pblicos e infra-estrutura urbana. A autora tambm considera relevante a parceria firmada entre a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no financiamento dos programas de urbanizao, e, no que diz respeito ao desenvolvimento propriamente dito do projeto urbanstico, a tentativa de uma aproximao holstica, atravs do uso de participao social j no prprio desenho. Pde-se observar, por outro lado, os resultados insatisfatrios na regularizao fundiria promovida pelo programa Favela-Bairro, atribudos, por Cavallieri (2003 p.294) ao desinteresse dos moradores das comunidades atendidas, que talvez mesmo no a desejassem, uma vez que poderia representar restries liberdade de construir e de ocupar o solo, de que os favelados desfrutam de forma muito mais ampla do que os moradores das reas formais. Alguns autores criticam, por sua vez, determinados aspectos do programa Favela-Bairro, embora reconheam, tambm, mritos. Davidovich (1997 p.1478), por exemplo, questiona a viso da favela assumida por esse programa definida como uma entidade homognea e sem conflitos , o que impossibilitaria a percepo de importantes diferenciais existentes dentro das comunidades faveladas. Jos Arthur Rios, por outro lado, em entrevista publicada em Captulos da Memria do Urbanismo Carioca2, questiona o programa por consider-lo uma maquiagem urbanstica (2002 p.76). Embora ressaltando que no conhece o programa em profundidade, Rios diz que s compreende um programa em favela com uma dimenso social, ou seja, levantamento do nvel de vida da populao, mediante uma srie de tcnicas e recursos, e participao

2

Edies Folha Seca, Rio de Janeiro, 2002.

(2002 p.76), o que, acrescenta, no existiria no Programa Favela-Bairro. Para Rios, as principais lacunas desse programa de urbanizao seriam a ausncia de uma efetiva participao popular organizada no processo de planejamento e implementao dos projetos e a pouca nfase dada aos programas de promoo social dos moradores das comunidades atendidas. Um estudo realizado em 2003, pelo Instituto Pereira Passos, em conjunto com o Instituto de Pesquisa e Planejamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro, comparando dados de sete favelas onde foram implementados o Programa Favela-Bairro e os de outras cinco, nas quais no foram realizados projetos de urbanizao, revelam resultados diferenciados3. Na avaliao desses resultados, afirma Pedro Abramo, coordenador da pesquisa: A avaliao sobre a situao da comunidade dez anos depois bem melhor onde foi feito o Favela-Bairro. De uma forma geral, os indicadores sociais melhoraram em todas as comunidades. Mas, nos ndices de infra-estrutura, a melhora foi mais significativa onde houve o programa. Contudo, a implementao das obras de urbanizao no trouxe alteraes significativas no que diz respeito situao econmica dos moradores das favelas beneficiadas pelo programa de urbanizao implementado pela prefeitura carioca: Nas comunidades includas no programa, os chefes sem renda passaram de 7,1%, em 1991, para 15,1% em 2000. Sem o programa, o percentual subiu de 5,8% para 11,2%. Sobre essa questo, comenta Abramo: Houve uma piora nesse sentido. E uma melhoria na faixa de dois a dez salrios. Ou seja, quem estava mais preparado, conseguiu avanar, mas piorou a situao dos mais pobres. No vejo impacto do Favela-Bairro nesse ndice. Por outro lado, os dados da pesquisa realizada pelo IPP/IPPUR-UFRJ apontam o crescimento expressivo mais de 200% do nmero de domiclios nas sete favelas onde o Programa Favela-Bairro atuou, o que significa que as obras de urbanizao realizadas estimularam o crescimento destes assentamentos. Dando continuidade a esse processo de urbanizao dos assentamentos informais, so observadas, na primeira dcada do sculo XXI, as intervenes realizadas nos chamados complexos de favelas, como Alemo, Manguinhos e Rocinha esta ltima objeto de uma proposta pioneira de urbanizao em grandes favelas, promovida pelo governo estadual em 2006. Essas grandes intervenes inseridas no Programa de Acelerao do Crescimento (PAC), promovido pelo governo federal ocorrem num cenrio marcado por dois diferenciais

3

Favela-Bairro: mais infra-estrutura e renda pior O Globo, 22 de fevereiro de 2004.

significativos, quando comparadas com outras realizadas no passado recente: a articulao entre as diferentes esferas administrativas (municipal, estadual e federal), no planejamento e execuo da urbanizao proposta, e a perspectiva de garantia de segurana aos cidados que vivem nas favelas, atravs da gradual implantao das Unidades de Polcia Pacificadora (UPPs). O Programa Morar Carioca, lanado pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro em 2010, pretende constituir, nesse sentido, um novo estgio de abordagem das intervenes urbansticas em assentamentos precrios informais, propondo, de acordo com as diretrizes apresentadas pela Secretaria Municipal de Habitao, a incorporao dos conceitos de sustentabilidade ambiental, moradia saudvel, bem como a ampliao das condies de acessibilidade. 2. Morar Carioca: um novo estgio de integrao dos assentamentos informais cidade oficial? Em Julho de 2010, a Secretaria Municipal de Habitao da Prefeitura do Rio de Janeiro lanou o Programa Morar Carioca, com o objetivo de urbanizar todas as favelas da cidade at o ano de 2020. At 2012, seriam investidos 2 bilhes de um total de 8 bilhes de Reais destinados ao Programa, que integra o plano de metas da cidade para a realizao das Olimpadas de 2016. Para viabilizar esse ambicioso programa de ao, a prefeitura firmou uma parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), promovendo um concurso de metodologias de urbanizao de favelas, no qual se inscreveram 86 escritrios com equipes multidisciplinares, obrigatoriamente lideradas por arquitetos urbanistas. Em janeiro de 2011, o concurso foi homologado, qualificando 40 escritrios como aptos a conduzir os processos de urbanizao e regularizao fundiria das favelas cariocas. Parece abrir-se, assim, um novo captulo nas experincias de urbanizao de favelas no Rio de Janeiro que, apesar de, sob certos aspectos, representar a continuidade de um processo em curso, h pelo menos 30 anos, apresenta algumas particularidades inditas. A primeira particularidade do Morar Carioca se refere escala de atuao do programa. Com o objetivo de urbanizar todas as favelas cariocas em 10 anos, e com 8 bilhes de Reais de oramento, o programa expande, de modo significativo, as metas de seu antecessor, o Favela/Bairro. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, na ocasio da diplomao das equipes, este programa ser um dos maiores legados dos mega eventos que a cidade ir sediar nos prximos anos.

A implementao de um programa deste porte dever enfrentar, inevitavelmente, um conjunto significativo de desafios. Inicialmente, h que se considerar as questes referentes permanncia dessas intervenes, que dependem de um investimento contnuo, aps a realizao dos eventos, e da articulao da Secretaria de Habitao com as demais Secretarias Municipais, outras esferas do poder pblico e, inclusive, com agentes do setor privado, alm e sobretudo das entidades de representao comunitria. De acordo com tcnicos da Secretaria Municipal de Habitao, outro grande desafio ser a coordenao dos 40 escritrios selecionados. Alm da comunicao constante entre a SMH e os escritrios, ser fundamental a interao entre os prprios escritrios, a fim de que se possa discutir as experincias ao longo dos processos de projeto e implementao do programa. Para isso, prevista a criao de um banco de dados on-line que ser alimentado constantemente pelos escritrios e mediado pela Secretaria, capaz hospedar as discusses do Morar Carioca. Alm dessas mudanas, de carter operacional, referentes escala do programa implementado pela prefeitura, pode-se perceber algumas diferenas no perfil das propostas de interveno apresentadas para o concurso Morar Carioca, quando comparadas com aquelas selecionadas pelo Programa Favela Bairro, em 1994. Neste ltimo, as intervenes eram restritas qualificao dos espaos pblicos e melhoria de servios de infra-estrutura nas favelas, alm da construo de equipamentos comunitrios. Essas intervenes, de modo geral, procuravam alterar o mnimo possvel a estrutura espacial da favela, sendo as realocaes de moradia propostas somente quando se tratava de reassentar famlias que ocupavam reas de risco ou para viabilizar melhores condies de acessibilidade. Os projetos eram assim desenvolvidos por um conjunto diversificado de razes. O cenrio econmico no pas, por ocasio do lanamento do programa Favela/Bairro, em 1995, era significativamente distinto daquele do final da primeira dcada do sculo XXI. O plano Real recm lanado dava, ento, os primeiros passos no sentido de reduzir os ndices inflacionrios e promover a estabilizao da economia, o que no permitia, no mbito municipal, o aporte de recursos mais substanciais do que aqueles previstos pelo programa que contava, ainda, com financiamento externo. Esse quadro restringia a possibilidade de projetos urbansticos mais ousados, sobretudo no que diz respeito a acessibilidade a quase totalidade dos projetos desconsiderava a possibilidade de implantao de telefricos ou elevadores para acessar as comunidades localizadas em reas de topografia mais acidentada, soluo que seria prevista em quase todas as propostas apresentadas no concurso Morar Carioca. Do mesmo modo, contrapondo-se ao nmero reduzido de unidades de reassentamento previsto nas solues

urbansticas implementadas pelo programa Favela/Bairro, o concurso Morar Carioca estimulava as equipes participantes a apresentarem propostas que desadensassem o tecido urbano das favelas, com a construo de unidades habitacionais multifamiliares verticalizadas em vazios gerados pela retirada de habitaes existentes. H, tambm, motivaes ideolgicas, no que diz respeito essa alterao nas abordagens conceituais dos projetos de urbanizao de favelas. Havia, no passado recente, entre os arquitetos urbanistas, quase que um consenso sobre o respeito permanncia do habitat construdo pelos moradores, ao longo de anos e com recursos e esforos prprios. Soma-se a isso a perspectiva, fundamentada em tericos (como Turner, 1977), de que a favela era a resposta possvel, diante da ausncia de polticas habitacionais adequadas muito mais uma soluo do que um problema. A morfologia irregular da favela traduziria, portanto, as limitaes e possibilidades de produo do habitat pela populao mais pobre, na luta pelo direito cidade. Essa perspectiva ganhava ainda maior respaldo quando se fazia uma avaliao dos conjuntos habitacionais da poca, que frequentemente se encontravam degradados ou abandonados pelas famlias originalmente assentadas, j que localizados em reas perifricas, sem transporte pblico e equipamentos comunitrios adequados, alm de projetados sem participao popular. Dessa forma, seria uma atitude autoritria promover cirurgias urbanas significativas, que colocassem por terra o ambiente construdo ao longo de anos pela populao local, impondo novas solues morfolgicas. Nesse sentido, demolies eram previstas exclusivamente para viabilizar condies mais adequadas de acessibilidade, alm da retirada de famlias que ocupavam reas de risco. Acrescente-se a este quadro a associao feita muitas vezes pelos moradores entre as aes do poder pblico nas favelas e as polticas de remoo - temor, na poca, no de todo abandonado. Por ltimo, h que destacar que era previsto pelo programa Favela/Bairro um nmero mximo de famlias a serem reassentadas, no interior das prprias comunidades contempladas. No concurso Morar Carioca, por sua vez, as equipes propuseram intervenes mais ousadas, com significativas reestruturaes da malha urbana da favela, seja em termos de forma urbana ou de sua acessibilidade/mobilidade. So propostas aberturas de vias de maior porte, construo de telefricos e de planos inclinados. Conjuntos habitacionais verticalizados com a liberao de rea para construo de espaos de recreao e lazer so apresentados em diferentes verses, com a justificativa de assegurar assim melhores condies de habitabilidade para a populao local. Essas novas propostas podem ser consideradas resultado da mudana desses dois contextos econmicos e conceituais. O volume de recursos previstos no Programa Morar

10

Carioca somente seria possvel em um cenrio, apontado por indicadores diversos, como de expanso da atividade econmica do pas. Por outro lado, contribui, tambm, para a implementao desse programa, a realizao na cidade do Rio de Janeiro de mega eventos internacionais, como a Olimpadas de 2016 e a Copa do Mundo de 2014 que exigiro especial ateno do poder pblico, diante da visibilidade expressiva da metrpole carioca no cenrio internacional. No pode ser ignorado, ainda, que essa mudana no processo projetual vai ao encontro, tambm, das demandas do setor empresarial da construo civil para a ampliao de suas atividades, tendo como respaldo social a gerao dos empregos formais para os segmentos menos qualificados da fora de trabalho. Ainda no que diz respeito s referncias conceituais de projeto, observa-se uma outra percepo do espao construdo da favela, que agora tem reconhecidos seus graves problemas de habitabilidade, ao mesmo tempo que legitimada sua insero na cidade. As novas intervenes vo, assim, simultaneamente, propor expressivas cirurgias no tecido da favela, e reconhecer as formas vernculas de habitar dessas comunidades, tendo por objetivo assegurar melhores condies de habitabilidade. Desse modo, so previstas a melhoria das unidades habitacionais existentes, atravs de investimento e assessoria tcnica, pela implementao de solues que contemplem os problemas de salubridade e estabilidade das edificaes. Essa previso est em consonncia com a Lei 11.888, sancionada em dezembro de 2008, que assegura s famlias de baixa renda assistncia tcnica pblica e gratuita para o projeto e a construo de habitao de interesse social. Em termos de projeto de urbanizao de favelas, essa iniciativa constitui um avano, pois reconhece a moradia individual como parte integrante do habitat a ser objeto de interveno. Outra questo que permeia a grande maioria dos projetos apresentados no concurso Morar Carioca, e que no era considerada to relevante no Programa Favela/Bairro, diz respeito sustentabilidade ambiental e s possibilidades de introduo de dispositivos que assegurem reduo do consumo de energia, captao de guas pluviais para reuso, manejo seletivo de resduos slidos e utilizao de componentes construtivos reciclados, para citar alguns exemplos. Esse tema, pertinente em qualquer abordagem que trate do ambiente construdo, exige que sejam reconhecidas as peculiaridades da favela carioca, tanto em termos de suas formas urbanas como das prticas cotidianas de seus habitantes. Desse modo, a interlocuo com os diversos agentes sociais que atuam na favela constitui um desafio para os projetos que sero desenvolvidos, nessa perspectiva de introduo de elementos de sustentabilidade. Podemos citar um exemplo: a proposio de tetos verdes nas moradias presente em algumas propostas apresentadas no concurso vai de encontro apropriao

11

usual das lajes de cobertura como espaos de servio, convvio e recreao, alm de constituirem reas de possvel ampliao vertical das unidades habitacionais. Reconhecendo a dificuldade na adoo imediata de solues no convencionais, muitas equipes as restringiram aos equipamentos pblicos, na expectativa de uma difuso gradual desses elementos. Outro significativo desafio a ser enfrentado est relacionado participao popular organizada, no desenvolvimento e implementao dos projetos de urbanizao a serem realizados. Se, durante o Programa Favela/Bairro, havia explicitamente, em todos os documentos oficiais, a exigncia de que fosse garantida a ampla participao comunitria em todas as fases do projeto, diversos fatores impediram que esse objetivo fosse plenamente alcanado. A ausncia de metodologias participativas mais adequadas, a exiguidade dos prazos contratuais e a pouca representatividade de diversas associaes de moradores, acabaram por transformar essa participao em elemento meramente formal de todo o processo um instrumento de legitimao dos projetos urbansticos, desenvolvidos atravs de consultas de alcance limitado. No Morar Carioca, h a continuidade tanto das exigncias, por parte do poder pblico municipal, como da inteno das equipes em promover a participao comunitria na elaborao dos projetos o que pode ser observado nos trabalhos apresentados no concurso. Porm, somente a existncia de um cenrio poltico efetivamente favorvel permitir que sejam implementadas solues mais ousadas de insero dos moradores no processo de planejamento, acompanhamento da execuo das obras de urbanizao e posterior monitoramento das melhorias implantadas. Dentro desse novo cenrio, deve-se observar o impacto gerado pela poltica de segurana implementada pelo governo do estado, que tem nas UPPs seu elemento chave. Acredita-se que, ao contrrio do que ocorreu em algumas comunidades onde o Favela/Bairro foi desenvolvido - em que a elaborao dos projetos e/ou execuo de obras foram a melhoria das condies de comprometidas pela presena ostensiva do narcotrfico -,

segurana na comunidade poder contribuir para um alcance de resultados mais satisfatrios. Embora a instalao das UPPs tenha contribudo significativamente para a reduo do quadro de violncia cotidiana nas favelas ocupadas, h crticas de diferentes setores quanto a alguns aspectos dessa poltica de segurana, como, por exemplo, os critrios de escolha das favelas a serem atendidas, que teriam privilegiado aquelas localizadas na zona sul e na rea central do Rio de Janeiro. Contudo, no h duvidas de que esse quadro de pacificao de favelas favorece amplamente a atuao das equipes que desenvolvero projetos de urbanizao, seja no que se refere questo operacional propriamente dita, seja no que se refere s possibilidades de uma autntica participao comunitria nas diferentes fases de trabalho.

12

Porm, mesmo com as melhorias das questes de segurana pblica, que realmente contribuem para a participao popular nos projetos de comunidades faveladas, outras questes continuam ainda sem soluo para um dilogo efetivo entre o Poder Pblico e os diferentes setores dessas comunidades. A primeira delas trata exatamente da diversidade interna das comunidades, que comumente no representada por associaes de moradores ou outras associaes locais. A segunda questo diz respeito necessidade de implementao de processos de planejamento efetivamente participativos, o que pressupe, por parte das equipes, o desenvolvimento de metodologias apropriadas essa maior participao popular. Por ltimo, cabe ao poder pblico reconhecer a validade dessa efetiva participao organizada dos moradores, no como um elemento complicador para o desenvolvimento dos trabalhos, mas como um fator imprescindvel para que o programa de urbanizao seja bem sucedido. A proposta de ampliao das atividades dos Postos de Orientao Urbanstica e Social (POUSOs), presente no edital do Concurso Morar Carioca e nos projetos da maioria das equipes premiadas, pretende contribuir para a resoluo de outro desafio: promover o cumprimento de uma legislao urbanstica adequada s caractersticas particulares da favela ordenando o uso e ocupao do solo e, tambm, garantir aos moradores assessoria jurdica e social. O sucesso dessa iniciativa depende de investimentos contnuos em infra-estrutura e em equipes multidisciplinares especializadas, porm, , sem dvida, um caminho importante para a construo de uma outra relao Estado/Comunidade Favelada. 3. Consideraes Finais. Concretizar as propostas adequadas contidas no Programa Morar Carioca, e materializadas nos projetos apresentados pelas equipes tcnicas, algo que depender do que se convencionou chamar de "vontade poltica" daqueles que esto a frente do poder pblico. Depender, tambm, da real incorporao dos moradores das comunidades faveladas atendidas pelo programa s diferentes etapas de deciso, implementao e monitoramento dos projetos urbansticos previstos. Somente assim, ser possvel afirmar que foi construdo um "morar carioca" - a integrao das favelas ao restante da cidade, atravs de projetos de urbanizao que reconhecem o que comum e o que particular em cada favela da cidade do Rio de Janeiro.

13

4. Bibliografia. CAVALLIERI, F. Favelas Cariocas: Mudanas na Infra-Estrutura. In: 4 Estudos. Rio de Janeiro: IPLANRIO, 1986. _____________ Favela-Bairro: Integrao de reas Informais no Rio de Janeiro. In: ABRAMO, P (Org.). A Cidade da Informalidade: O desafio das cidades latinoamericanas. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 2003. COELHO, F. D.: Projetos Habitacionais do Setor Pblico e Iniciativa Popular: a construo de uma esfera pblica politicamente ativa. Anais do Seminrio sobre a questo habitacional no Brasil. Rio de Janeiro: Universidade Santa rsula, 1992. DAVIDOVICH, F.: Programa Favela-Bairro e as tendncias de restruturao da metrpole o caso do Rio de Janeiro. Anais do 7 Encontro Nacional da ANPUR, Recife, 26 a 30 de maio de 1997. FROSSARD, E.: Housing the Urban Poor- The Loteamentos populares in Rio de Janeiro, Boston, 1984. LAGO, L. & RIBEIRO, L.C.Q.: A casa prpria em tempo de crise: os novos padres de proviso de moradia nas grandes cidades. In: RIBEIRO, Luiz Cesar de Queirs; AZEVEDO, Srgio de (Orgs.). A Crise da Moradia nas Grandes Cidades: da questo da habitao reforma urbana. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1996. LEITO, G.: Dos barracos de madeira aos prdios de quitinetes:

Uma anlise do processo de produo da moradia na favela da Rocinha, ao longo de cinqenta anos. Niteri: EdUff, 2009. LEITO G.; DELECAVE, J.: Maro de 1983: A Guinada na Relao Estado/Comunidades Faveladas no Rio de Janeiro. In: Anais do XI Seminrio da Histria da Cidade e do Urbanismo. Vitria, 2010. PASTERNAK TASCHNER, S P.: Tendncias Recentes na Poltica de Desfavelamento Brasileira, artigo apresentado no ISA, em Montreal, julho de1998. PERLMAN, J. E. The Myth of Marginality: Urban poverty and politics in Rio de Janeiro. University of California Press: Berkeley, EUA, 1979.

14

SANTOS, C. N. F.: Est na hora de ver as cidades como elas so de verdade. [s.l.: s.n.], 1986. Cpia xerox. SCHWEIZER, P.; RZEZINSKI, H. Habitao Popular no Brasil: uma mudana na ao governamental. Revista de Administrao Municipal, Instituo Brasileiro de Administrao Municipal: Rio de Janeiro, 1986. VALLADARES, L P. (Org.). Habitao em Questo. Zahar: Rio de Janeiro, 1981.

Вам также может понравиться