Вы находитесь на странице: 1из 10

DESAFIO NATIONAL GEOGRAPHIC 2011

PRIMEIRA PROVA
(FAsE LOCAL)

10/08/2011

INsTrues
Prezado(a) estudante, seja bem-vindo(a) ao concurso Viagem do Conhecimento. com muita satisfao que o(a) recebemos para fazer a Primeira Prova (Fase Local) do Desafio National Geographic. Tenha calma, leia a prova com ateno, responda a todas as questes e boa sorte!
1 Esta prova ter 2h30min de durao. 2 Voc no poder deixar o local da prova antes de decorrida uma hora de seu incio. 3 Verifique se sua prova contm 25 testes de mltipla escolha. 4 Leia cada questo com ateno antes de escolher qual opo assinalar. Cada questo tem apenas uma alternativa correta. 5 No permitido portar aparelhos eletrnicos ou utilizar calculadoras e materiais

de apoio durante a realizao da prova. Voc s pode usar apenas lpis ou lapiseira, borracha e caneta esferogrfica azul ou preta. 6 Destaque a folha de respostas. Mas tenha cuidado para no rasg-la. Assinale a alternativa correta com caneta esferogrfica azul ou preta. No se esquea de preench-la corretamente com os dados solicitados.

NOME DA sUA EsCOLA sEU NOME COMPLETO sUA DATA DE NAsCIMENTO / / 1 9

sEU ENDEREO (logradouro/n/complemento) CEP EsTADO TEL. (COM DDD) CIDADE

ANO / sRIE QUE VOC CURsA. MARQUE COM UM X: ( ( ( ) OITAVO ANO (ANTIGA sTIMA sRIE) DO ENsINO FUNDAMENTAL ) NONO ANO (ANTIGA OITAVA sRIE) DO ENsINO FUNDAMENTAL ) PRIMEIRA sRIE DO ENsINO MDIO

sUA AssINATURA: _____________________________________________________________________________________

GABArITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9

(A) (A) (A) (A) (A) (A) (A) (A) (A)

(B) (B) (B) (B) (B) (B) (B) (B) (B)

(C) (C) (C) (C) (C) (C) (C) (C) (C)

(D) (D) (D) (D) (D) (D) (D) (D) (D)

10 11 12 13 14 15 16 17 18

(A) (A) (A) (A) (A) (A) (A) (A) (A)

(B) (B) (B) (B) (B) (B) (B) (B) (B)

(C) (C) (C) (C) (C) (C) (C) (C) (C)

(D) (D) (D) (D) (D) (D) (D) (D) (D)

19 20 21 22 23 24 25

(A) (A) (A) (A) (A) (A) (A)

(B) (B) (B) (B) (B) (B) (B)

(C) (C) (C) (C) (C) (C) (C)

(D) (D) (D) (D) (D) (D) (D)

TOTAL DE ACERTOs
www.viagemdoconhecimento.com.br
1

DESAFIO NATIONAL GEOGRAPHIC 2011


1 Considere os textos a seguir:

PRIMEIRA PROVA
(FAsE LOCAL)

10/08/2011

I Com as ruas lotadas de vendedores, pedestres e txis Ambassador, a cidade pulsa com cerca de 16 milhes de habitantes e todos os dias chega mais gente vinda de vilarejos rurais. II Tornou-se a maior cidade do planeta durante a revoluo Industrial impulsionada pelo carvo, ponto crucial por meio do qual a populao passou a crescer aceleradamente. III um rob capaz de falar ajuda uma idosa a fazer compras em um teste realizado na Cidade da Cincia, na antiga capital. No pas, quase 30 milhes de idosos superam o contingente de jovens e respondem por 23% da populao total.
Fonte: revista National Geographic Brasil, edio n 130, janeiro de 2011, pgs. 49, 51, 70. Com adaptaes.

Os textos apresentam aspectos da realidade urbana e econmico-social verificados respectivamente: (A) Na Inglaterra (Londres), no Brasil (rio de Janeiro) e no Japo (Kyoto). (B) No Qunia (Nairbi), no Japo (Kyoto) e na Inglaterra (Londres). (C) Na ndia (Kolkata, ou Calcut), na Inglaterra (Londres) e no Japo (Kyoto). (D) No Japo (Kyoto), na Inglaterra (Londres) e na Lbia (Trpoli). 72,5 trilhes de dlares. O desenvolvimento econmico na China e na ndia responsvel por grande parte do crescimento econmico recente e vai continuar a impulsion-lo.
Fonte: revista National Geographic Brasil, edio n 130, janeiro de 2011, pgs. 49, 51 e 70. Com adaptaes.

2 O Produto Interno Bruto do mundo mais do que dobrou entre 1980 e 2009, passando de 29,8 trilhes de dlares para

Com base nos indicadores econmicos apresentados e suas repercusses, conclui-se que: (A) O crescimento econmico tem sido notvel em pases que integram o grupo do BrICs. (B) Temendo a concorrncia, as superpotncias impediram o crescimento de pases emergentes. (C) H evidente declnio econmico dos principais pases emergentes, como os do BrICs. (D) A pobreza e as desigualdades sociais foram eliminadas nos pases em desenvolvimento.

A chamada transio demogrfica costuma ocorrer em determinados pases, entre outros fatores, em funo de processos como a urbanizao e a melhoria das condies de vida. As etapas percorridas pelo pas que passa por essa transio so marcadas pela redistribuio das faixas etrias.
3
Fonte: revista National Geographic Brasil, edio n 130, janeiro de 2011, pg. 58. Com adaptaes.

sobre as etapas mencionadas, considere o texto e as pirmides etrias a seguir: Em pases com maior populao de idosos, os bitos superam os nascimentos. sem imigrao importante, pode at ocorrer a diminuio da populao. (I) Mais de 75 anos 40-45 20-25 0-5 A pirmide etria que melhor expressa o que foi afirmado no texto : (A) I. (B) II. (C) III. (D) IV. (II) (III) (IV)

www.viagemdoconhecimento.com.br

DESAFIO NATIONAL GEOGRAPHIC 2011

PRIMEIRA PROVA
(FAsE LOCAL)

10/08/2011

4 BRAsIL: Crescimento populacional total e segundo as regies (2000-2010)

Crescimento na dcada Brasil Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste 11,3% 11,2% 9,2% 21,0% 12,5% 23,0%

Crescimento ao ano 1,17% 2,09% 1,07% 1,05% 0,87% 1,91%

Fonte: IBGe. Censo Demogrfico 2010. sinopse preliminar.

Os dados expostos no grfico mostram que no Brasil: (A) registrou-se decrscimo da populao em todas as regies do pas, face estagnao econmica e transio demogrfica que elas vm enfrentando. (B) Houve maior crescimento populacional no Norte e no Centro-Oeste, associado a fluxos migratrios para o interior do pas. (C) As grandes metrpoles perderam seu poder de atrao populacional, dada a emergncia de novos polos econmicos no interior, como os do Centro-Oeste. (D) est em marcha a decadncia econmica das regies mais industrializadas e urbanizadas, como o sudeste, que registrou forte perda populacional.
5 Ouro negro em alto-mar As reservas de petrleo sob o leito marinho respondem por uma fatia cada vez maior da produo global de petrleo. em 2020, os poos com profundidade superior a 400 metros sob o leito ocenico vo fornecer um dcimo do petrleo mundial. entre os cinco maiores produtores em alto-mar esto, pela ordem, Arbia saudita, estados unidos, Noruega, Mxico e Brasil.
Fonte: revista National Geographic Brasil, edio n 127, outubro de 2010, pgs. 58-59.

sobre o tema, considere as seguintes afirmaes: I recentes descobertas no Brasil, como as dos campos de Tupi e Guar, podem tornar o pas um dos maiores produtores de petrleo do mundo. Do outro lado do Atlntico, o litoral de Angola tambm tem revelado grande potencial na explorao do recurso em alto-mar. II O crescimento do setor de explorao de petrleo em alto-mar efmero, j que est prevista a sua substituio nos prximos anos por fontes energticas alternativas e limpas, como a elica, a solar e a hidreltrica. III O aumento da explorao de petrleo em guas profundas demanda novos investimentos e tecnologias que busquem evitar ou reduzir o risco de vazamentos, como o do Golfo do Mxico em 2010. sobre o tema em questo, esto corretas as afirmaes: (A) II e III. (B) I, apenas. (C) I, II e III. (D) I e III. outra praia. A areia salpicada de crateras que chegam a 40 metros de dimetro e 25 metros de profundidade. elas so formadas pelo rebaixamento do nvel desse mar, que ocorre hoje ao incrvel ritmo de 1,2 metro por ano. Dos anos 1930 at hoje, o nvel do Mar Morto j baixou 34 metros e a faixa de praia avanou 1 km. Tecnicamente, esse reservatrio encravado no meio do deserto um lago, com 16 km de largura, a 420 metros abaixo do nvel do mar. Pelas caractersticas do solo onde repousa, sua salinidade dez vezes superior dos oceanos.
Fonte: revista Veja. um mar em busca de gua, ed. n 2215, 04 de maio de 2011, pgs. 144-145. Com adaptaes.

6 Os turistas que chegam ao Mar Morto, entre Israel e Jordnia, deparam com uma paisagem que no se encontra em

sobre o problema citado no texto, considere os seguintes elementos e processos: 1 A presena de escombros de confrontos armados entre israelenses e palestinos. 2 reduo da vazo face ao crescente uso das guas da bacia do rio Jordo, que desgua no Mar Morto. 3 Construo de canais para desviar guas do Mar Morto para o Mar Vermelho. 4 Alta salinidade, impedindo a sobrevivncia de peixes nas guas do Mar Morto. 5 elevada perda de gua por evaporao.

www.viagemdoconhecimento.com.br

DESAFIO NATIONAL GEOGRAPHIC 2011

PRIMEIRA PROVA
(FAsE LOCAL)

10/08/2011

Contribuem para explicar o rebaixamento do nvel da gua no Mar Morto o que est expresso em: (A) 1, 3 e 5. (B) 3 e 4. (C) 1, 2, 3 e 4. (D) 2 e 5.
7 Vasculhando as encostas na regio de Cusco, os arquelogos encontraram milhares de stios desconhecidos, os quais vm lanando novas luzes sobre o surgimento da dinastia inca. especialistas localizaram de modo mais preciso as grandes propriedades de seus soberanos. Alm disso, coletaram indcios dramticos das guerras empreendidas pelos incas, que lhes permitiram fundir dezenas de grupos tnicos recalcitrantes em um reino unificado. (...)

em algum momento aps o ano de 1400, um dos monarcas mais importantes, Pachacutec Inca Yupanqui, armou-se para a conquista do sul. em meados do sculo 15, os guerreiros collas exibiam-se ameaadores com seus trajes de combate, desafiando os invasores incas. Pachacutec esquadrinhou em silncio as linhas inimigas, preparando-se para a batalha. Os senhores da regio do Titicaca eram homens altivos que governavam nada menos que 400 mil sditos, distribudos em reinos s margens do lago. suas terras eram ricas e desejveis. Acomodado em uma liteira, Pachacutec deu a ordem de atacar. suas tropas avanaram sobre o exrcito colla, uma muralha mvel de terror e intimidao. ento, ambos os lados se engajaram em uma luta furiosa. Quando baixou a poeira da batalha, o campo estava juncado de cadveres collas.
Fonte: revista National Geographic Brasil, edio n 134, maio de 2011, pgs. 48 e 55.

As novas pesquisas arqueolgicas empreendidas no Peru para desvendar a histria do imprio inca revelam que seus monarcas: (A) Cobravam impostos de seus dominados, mas permitiam que mantivessem sua cultura. (B) Tinham grande fora militar, mas no desenvolviam estratgias de guerra adequadas para derrotar seus inimigos. (C) Obrigavam soldados inimigos derrotados a compor o seu exrcito para ampliar sua fora militar. (D) Dominaram e incorporaram vrios grupos ao imprio por meio de guerras violentas contra seus inimigos.

LEIA O TEXTO A sEGUIR E REsPONDA s QUEsTEs 8 E 9: serra do Navio, no Amap, pode ser comparada Fordlndia, a famosa vila erguida em solo paraense a mando do empresrio americano Henry Ford nos anos 1930, durante o ciclo da borracha. Ambas enfraqueceram quando a atividade econmica deixou de ser vivel. serra do Navio mais nova, fundada na dcada de 1950. embora tenha abrigado engenheiros e trabalhadores americanos, um projeto brasileiro, da empresa Icomi, de Minas Gerais. enquanto a explorao mineral era lucrativa, a Icomi e sua parceira americana, a Bethlehem steel, administravam o municpio. Mesmo aps o fim da explorao nos anos 1990, a cidade continuou ocupada. empobreceu, verdade. Os atuais 4 mil habitantes vivem da agricultura de subsistncia e do dinheiro que a prefeitura injeta na economia, recebido do governo federal por meio do Fundo de Participao dos Municpios.
Fonte: revista National Geographic Brasil, edio n 131, fevereiro de 2011, pgs. 22-23.

8 Com base no texto, correto afirmar que o crescimento econmico de serra do Navio em dcadas passadas deveuse explorao do:

(A) urnio. (B) Calcrio. (C) Mangans. (D) Quartzo.


9

O quadro exposto acima, sobre a situao atual de serra do Navio, no Amap, representativo no Brasil da(o):

(A) Cancelamento do repasse de recursos aos municpios pela esfera federal, que seriam destinados a investimentos sociais. (B) Alto grau de desenvolvimento socioeconmico de municpios com economia baseada na explorao intensiva de recursos naturais. (C) Plena autonomia econmico-social, administrativa e financeira vivida hoje pelos municpios do Brasil. (D) Dependncia econmica de municpios em relao a repasses de recursos pblicos pela esfera federal.

www.viagemdoconhecimento.com.br

DESAFIO NATIONAL GEOGRAPHIC 2011


10

PRIMEIRA PROVA
(FAsE LOCAL)

10/08/2011

Cartografia de emergncia Quando ocorre um desastre, mapas acurados podem salvar vidas. Aps o terremoto de 12 de janeiro de 2010, as equipes de resgate no Haiti enfrentaram dificuldades devido escassez de mapas das ruas. Contudo, voluntrios na capital, Porto Prncipe, e em outros locais criaram cartas mais detalhadas das ruas do pas e fecharam as lacunas cartogrficas em algumas horas.
Fonte: revista National Geographic Brasil, edio n 127, outubro de 2010, pg. 20.

30 de dezembro de 2009 Duas semanas antes do tremor, este mapa inclua pouqussimas informaes sobre ruas e pontos de referncia.
3

13 de janeiro de 2010 O site OpenstreetMap obteve o nome das ruas.

29 de janeiro de 2010 A localizao de clnicas e abrigos logo foi acrescida.

sobre as representaes em questo, correto afirmar que:


(A) so imagens de satlite das principais cidades do pas, oferecendo uma viso panormica das manchas urbanas devastadas. (B) Trata-se de uma coleo de mapas em escala pequena, inadequada para identificar pontos de referncia em uma cidade. (C) Nesta escala cartogrfica, elas mostram a rede viria, mas no permitem visualizar quarteires, bairros e espaos pblicos. (D) so plantas em escala grande que, acrescidas de dados, permitem localizar unidades voltadas ao atendimento de cidados.
11 I sondas no tripuladas j exploraram o sistema solar e, alm disso, pousaram na Lua, Vnus e Marte. Desde que o cosmonauta russo Yuri Gagarin orbitou a Terra, em 1961, at a ltima misso americana Lua, em 1972, poucos ficaram indiferentes aos primeiros passos da humanidade fora de seu planeta de origem. II um modelo do tamanho de uma lista telefnica capaz de fazer mais de 2 bilhes de operaes por segundo. esse salto foi possvel devido ao chip, pastilha de silcio do tamanho de uma unha recoberta de microscpicos circuitos eletrnicos. III Na dcada de 1960, fotos obtidas por avies-espies dos estados unidos revelaram a construo em Cuba de bases para o lanamento de msseis. Anlises revelaram que eles eram soviticos e poderiam lanar artefatos nucleares sobre alvos nos estados unidos sem aviso prvio.
Fonte: Atlas da Histria do Mundo. National Geographic. so Paulo: editora Abril, 2003, pgs. 314, 324-325.

Os trechos destacados apresentam inovaes tecnolgicas relativas, respectivamente, : (A) Corrida aeroespacial, revoluo da informtica e corrida armamentista. (B) revoluo da informtica, pesquisa de novos materiais e corrida aeroespacial. (C) Corrida armamentista, corrida aeroespacial e revoluo da informtica. (D) Corrida nuclear, revoluo da informtica e corrida aeroespacial.

www.viagemdoconhecimento.com.br

DESAFIO NATIONAL GEOGRAPHIC 2011

PRIMEIRA PROVA
(FAsE LOCAL)

10/08/2011

evoluram por milhes de anos depois que a ilha se desmembrou da frica e da ndia. A maioria das estimadas 13 mil espcies vegetais endmica, como o baob-de-grandidier, uma das seis espcies de rvore exclusivas da ilha. Os lmures, por sua vez, vivem em Madagscar e nas vizinhas ilhas Comoro. Hoje, apenas a metade das reas de grande biodiversidade est dentro de reas protegidas no pas. Contriburam para o desenvolvimento em Madagscar das espcies de plantas e animais citados fatores como: (A) A ausncia de mecanismos de proteo ambiental. (B) O relativo isolamento geogrfico da ilha. (C) A introduo de espcies exticas pelos seres humanos. (D) O clima semirido predominante na frica oriental.
13 No centro da bandeira mexicana v-se a guia asteca, tambm incorporada logomarca das duas principais linhas areas do pas. existe o Banco Asteca e a TV Asteca, sendo que o uniforme da seleo mexicana de futebol que disputa seus jogos domsticos no estdio Asteca tambm exibe a icnica guia. e claro que a prpria Cidade do Mxico o centro nevrlgico da nao homenageia de forma implcita a cidade-estado de Tenochtitln e o carter indomvel dos astecas.
Fonte: revista National Geographic Brasil, edio n 126, setembro de 2010, pgs. 116-117.

12 Cerca de 90% das espcies vegetais e animais de Madagscar no existem em nenhum outro lugar do planeta.

Todavia, encarar os astecas em termos icnicos no uma boa maneira de compreend-los. Para comear, esse povo sustentou seu imprio (...) por menos de um sculo, antes de v-lo eviscerado pelos conquistadores europeus. Apesar do medo e do dio que seus governantes instilaram nas regies conquistadas, o domnio asteca foi efmero. eles no erigiram templos nem disseminaram suas tradies culturais pelo pas todo, como fizeram romanos e incas. Pelo contrrio, os povos conquistados tinham permisso para continuar a governar a si mesmos, condio de contribuir com bens tributrios. A caricatura grosseira dos astecas como um povo sedento de sangue tambm enviesada. Os conquistadores espanhis superestimaram a volpia dos mexicas.
Fonte: revista National Geographic Brasil, n 129, dezembro 2010, pg. 114.

Com base no texto, correto afirmar sobre a imagem de povo indomvel que os mexicanos atribuem aos seus ancestrais astecas que: (A) Os espanhis foram submetidos ao imprio asteca, o que fortaleceu a imagem dos mexicas como violentos. (B) Os povos dominados pelos astecas confirmam essa imagem devido destruio de suas culturas. (C) Os conquistadores europeus rotularam equivocadamente os astecas como povo sanguinrio. (D) Os astecas realizavam rituais como o sacrifcio humano para impor sua fora aos povos dominados.

Os mares do mundo foram invadidos por uma praga quase invisvel, o lixo plstico, em boa parte arrastado das cidades pelo curso dos rios. Os resduos no chegam a formar ilhas flutuantes, mas uma fina camada de fragmentos est presente em todo o percurso da expedio 3,5 mil quilmetros entre o rio de Janeiro e a ilha de Ascenso. (...) enquanto viaja, o plstico entra em contato com os poluentes orgnicos persistentes (POPs), uma categoria de contaminantes de longa durao no ambiente. (...) um fragmento de plstico circulando h alguns anos no mar chega a ter uma concentrao de POPs 1 milho de vezes maior que a gua a seu redor, diz o cientista americano Marcus eriksen. Isso acontece porque esse lixo e os poluentes tm a mesma origem o petrleo e possuem afinidade qumica. Assim, os organoclorados dispersos na gua aderem ao plstico viajante. Pobre do animal que engolir a mistura indigesta: no conseguir metabolizar o plstico e sofrer os efeitos da contaminao. (...) A grande maioria dos resduos sai de cidades e lixes em terra. so despejados diretamente nos rios ou carregados pelas enxurradas at terminar no mar, conta eriksen.
Fonte: revista National Geographic Brasil, edio n 133, abril de 2011, pg. 19.

14

sobre a grande presena de lixo plstico no mar, correto afirmar que: (A) Os resduos do lixo urbano provocam desequilbrios nos ecossistemas marinhos. (B) A presena dos POPs reduz efeitos danosos dos plsticos nas guas ocenicas. (C) Os oceanos empurram o lixo para os rios, onde se concentram em maior quantidade. (D) A contaminao dos oceanos ser anulada com o fim dos lixes urbanos.

www.viagemdoconhecimento.com.br

DESAFIO NATIONAL GEOGRAPHIC 2011

PRIMEIRA PROVA
(FAsE LOCAL)

10/08/2011

OBsERVE O MAPA E Os GRFICOs A sEGUIR E REsPONDA s QUEsTEs 15 E 16:

Fonte: Agncia Nacional de energia eltrica; Associao Brasileira de energia elica. revista National Geographic Brasil, n 129, dezembro de 2010, pg. 18.

15 sobre as reas de produo de energia elica para gerar eletricidade no Brasil, correto afirmar que:

(A) Diversas reas da faixa oriental do pas apresentam condies naturais para a gerao elica. (B) esto ausentes do territrio nacional as condies naturais necessrias para a gerao elica. (C) As reas de potencial elico do pas restringem-se ao litoral gacho e regio Nordeste. (D) O territrio nacional como um todo apresenta condies naturais favorveis gerao elica.
16

De acordo com os dados sobre gerao de eletricidade oriunda da energia elica no mundo, conclui-se que:

(A) Dada a demanda por investimentos, a gerao elica est hoje restrita aos pases ricos. (B) A gerao de energia oriunda de fonte elica distribui-se de forma equitativa no mundo. (C) Os estados unidos so o pas com a maior produo de energia elica no mundo. (D) H hoje maior potencial e capacidade instalada de gerao elica nos pases pobres.

www.viagemdoconhecimento.com.br

DESAFIO NATIONAL GEOGRAPHIC 2011


17

PRIMEIRA PROVA
(FAsE LOCAL)

10/08/2011

No preciso muito dinheiro para transformar a vida de uma pessoa ou comunidade. essa a ideia do microcrdito, termo criado nos anos 1970 por Muhammad Yunus, fundador do Grameen Bank, de Bangladesh. ele designa o crdito concedido a pessoas de baixa renda sem acesso a formas tradicionais de financiamento. A ideia em si antiga. Mas com Yunus ela ganhou corpo e passou a mudar a realidade de milhes de pessoas. em 1976, ele comeou a fazer pequenos emprstimos para produtores rurais, no incio, tirando o dinheiro do prprio bolso. Assim, surgiu o Grameen Bank. Nele, a taxa de pagamento dos emprstimos beira os 99%. O Brasil tambm participa desse jogo, com instituies governamentais e privadas. O microcrdito diferente do microemprstimo. O dinheiro no vai para o consumo, mas para investimentos em negcios, no sonho das pessoas, diz Jernimo ramos, do setor de microcrdito de um banco privado. um estudo feito com 175 empreendedores de Helipolis (favela em so Paulo) mostrou que as vendas de quem recebeu o microcrdito cresceram em at 60%.
Fonte: O poder do microcrdito. Jeanne Callegari. revista Vida simples, maro de 2011. Disponvel em Planeta sustentvel: http://planetasustentavel.abril.com.br/ noticia/desenvolvimento/microcredito-banco-comunitario-financiamento-baixa-renda-vidasimples-623607.shtml. Acesso em: 04 de maio de 2011. Com adaptaes.

examinando-se as iniciativas descritas acima, conclui-se que elas: (A) so vlidas para pases com elevado contingente de pobres, mas ineficazes nos pases em desenvolvimento, como o Brasil. (B) Valorizam empreendimentos individuais e coletivos e apresentam potencial para colaborar no combate pobreza no Brasil e outros pases. (C) so dispensveis em pases como o Brasil, que eliminou a misria com o elevado crescimento econmico nos ltimos anos. (D) reforam a concentrao de renda nas mos de uma minoria rica, face ao endividamento dos pobres que tomam emprstimos.

As pessoas passaram a viver mais tempo e h tantas mulheres ao redor do mundo em idade de procriar 1,8 bilho que a populao global ainda vai continuar crescendo pelo menos durante algumas dcadas (...). At 2050, o total de seres humanos no planeta pode chegar a 10,5 bilhes ou ento se estabilizar por volta dos 8 bilhes a diferena de cerca de um filho para cada mulher. Os demgrafos da ONu consideram mais provvel a estimativa mdia: eles esto projetando uma populao mundial de 9 bilhes antes de 2050 em 2045. Com a populao mundial a aumentar ao ritmo de cerca de 80 milhes de pessoas por ano, difcil no ficar alarmado. em toda a Terra, os lenis freticos esto cedendo, os solos ficando cada vez mais erodidos, as geleiras derretendo e os estoques de pescado prestes a ser esgotados. Quase 1 bilho de pessoas passam fome todo o dia. Daqui a algumas dcadas, haver mais 2 bilhes de bocas a ser alimentadas, a maioria em pases pobres. e bilhes de outras pessoas lutaro para sair da misria. se seguirem pelo caminho percorrido pelas naes desenvolvidas desmatando florestas, queimando combustveis fsseis, usando fertilizantes e pesticidas com abundncia , vai ser enorme o impacto sobre os recursos naturais do planeta.
Fonte: revista National Geographic Brasil, edio n 130, janeiro de 2011, pg. 57.

18

segundo o texto, o crescimento populacional at 2050:


(A) Deixar de ser uma ameaa ambiental devido reduo j prevista do ritmo de nascimentos. (B) Ampliar o nmero de pessoas que passam fome e tornar mais escassos alguns recursos naturais. (C) Ter baixo impacto com a criao de mais indstrias e o desmatamento de florestas. (D) Impactar os solos com o uso de mais fertilizantes, mas preservar outros recursos naturais.
19 segundo o paleoclimatologista William ruddiman, da universidade da Virgnia, a inveno da agricultura, h 8 mil anos, e o consequente desmatamento provocaram um aumento no CO2 suficiente para evitar o que teria sido o incio de uma era glacial. Na opinio dele, os seres humanos foram a fora dominante no planeta desde o comeo do Holoceno. O qumico holands Paul Crutzen, por sua vez, situou o incio do Antropoceno no fim do sculo 18, quando, como se comprova por meio de amostras de ncleos de gelo, os nveis de dixido de carbono comearam a aumentar, numa tendncia que prossegue at hoje. J outros cientistas consideram que a nova poca comeou em meados do sculo 20, quando houve rpida acelerao tanto do crescimento demogrfico como do consumo dos recursos globais.
Fonte: revista National Geographic Brasil, edio n 132, maro de 2011, pg. 77.

O surgimento de uma nova poca geolgica, marcada pela grande interferncia humana no ambiente, denominada Antropoceno:
(A) Teve incio entre o sculo 18 e o sculo 20, quando a industrializao originou-se e se expandiu nos sculos seguintes. (B) Ocorreu no sculo 20, quando houve a diminuio da emisso de dixido de carbono no mundo como um todo. (C) Definiu-se em funo do declnio da agricultura nos pases industrializados antes do sculo 18. (D) surgiu na Pr-Histria, h 8 mil anos, com o desenvolvimento da agricultura e das primeiras cidades.

www.viagemdoconhecimento.com.br

DESAFIO NATIONAL GEOGRAPHIC 2011


20

PRIMEIRA PROVA
(FAsE LOCAL)

10/08/2011

Produo agropecuria no Brasil e no mundo (2007)


Produto O Brasil no ranking mundial 1 1 1 2 2 Produo mundial (mil ton.) 7.792,9 1.590.701,7 64.763,6 55.491,2 220.532,6 % Brasil 28,5% 34,5% 28,8% 12,8% 26,2% Outros produtores lderes Vietn (2), Colmbia (3) ndia (2), Nigria (3) euA (2), Mxico (3) euA (1), China (3) euA (1), Argentina (3)

Caf Cana Laranja Carne bovina soja

Fonte: Organizao das Naes unidas para a Agricultura e Alimentao (FAO-ONu). In: Almanaque Abril, 2010, pg. 94.

Com base nos dados escolhidos sobre a participao do Brasil na produo agropecuria mundial, correto afirmar que o pas:
(A) Precisa concluir seu processo de modernizao do campo, dados os baixos volumes de produo no setor apresentados hoje. (B) Apresenta baixa diversificao da pauta de produtos, j que direcionou seus recursos para produzir cana para fabricar etanol. (C) um dos principais celeiros agrcolas do mundo, com destaque para a produo de bens como o caf, a cana e a laranja. (D) Possui hoje volumes de produo mais baixos do que os dos pases ricos, que so o principal celeiro agrcola mundial.
21 Assim como a Frana, a partir de 1760, Portugal comeou a organizar uma rede voltada biodiversidade em seu espao ultramarino. essa rede envolvia pesquisa cientfica, expedies exploratrias, jardins e hortos botnicos, criao de colees, cultivo e domesticao de plantas exticas (...) com nfase nas espcies tropicais de uso alimentar, farmacutico, na construo civil e naval. (...)

Na dcada de 1790, dom rodrigo de souza Coutinho, ministro da Marinha e ultramar do prncipe-regente dom Joo, obcecado pela biodiversidade, expediu reiteradas ordens para a constituio de jardins botnicos em todo o imprio portugus (...). Com a chegada da famlia real ao Brasil, em 1808, a rede de jardins oficiais no territrio brasileiro ganhou fora. Foi criado o real Horto Botnico da Lagoa rodrigo de Freitas, hoje o Jardim Botnico do rio de Janeiro. (...) Depois, um portugus chamado Luiz de Abreu (...) trouxe ao Brasil 20 caixotes com mudas e sementes de plantas raras. A carga inclua cnfora, cravo-da-ndia, canela, noz-moscada, manga, lichia, caj, abacate, accia, nogueira, abric, fruta-po e a famosa palmeira que o prprio dom Joo plantou. A partir dali, a espcie ficaria conhecida como palmeiraimperial (...). O senador de Macau enviou da China as primeiras mudas de ch ao Jardim Botnico.
Fonte: revista National Geographic Brasil, edio n 128, novembro de 2010, pgs. 90-91.

A criao do Jardim Botnico do rio de Janeiro justificou-se no sculo 19: (A) Pela necessidade de reflorestar reas j devastadas pelo plantio da cana-de-acar. (B) Pelo interesse cientfico em criar colees que reunissem grande biodiversidade. (C) Pelo desejo comercial de criar novos mercados de produtos brasileiros na europa. (D) Pela inteno do prncipe-regente de ampliar a produo nacional e limitar as importaes.
22 santa Clara, a cidade de Che Guevara, o principal marco da revoluo Cubana. Aqui, no final de dezembro de 1958, depois de uma longa campanha de guerrilhas iniciadas no final de 1956, Che e seus comandados venceram a batalha que foi definitiva na derrota do regime de Fulgncio Batista. Os revolucionrios descarrilam um trem blindado que vem com foras muito superiores. esse exrcito foi enviado de Havana para enfrentar os rebeldes. Nesse episdio, Che consolida a construo de sua figura mtica. sua coragem, capacidade de liderana e inteligncia o tornam um heri dos tempos modernos.
Fonte: blog de Izan Petterle. retratos revolucionrios. Disponvel em: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geoagrphic/blog/94914_comentarios.shtml?8166701. Acesso em: 28 de abril de 2011.

em relao revoluo Cubana, o autor do texto considera que Che Guevara: (A) Atuou como lder revolucionrio e se transformou em importante smbolo do ideal libertrio. (B) Transformou-se em heri cubano, mesmo sem ter atuado na derrota de Fulgncio Batista. (C) Tornou-se figura mtica antes da revoluo por sua atuao na cidade de santa Clara. (D) Perdeu as principais batalhas de que participou e tornou-se heri por sua capacidade de governar.

www.viagemdoconhecimento.com.br

DESAFIO NATIONAL GEOGRAPHIC 2011

PRIMEIRA PROVA
(FAsE LOCAL)

10/08/2011

insumo de algo. Dessa gua, cerca de 70% utilizada na irrigao, na produo de alimentos, 20% como insumo industrial e apenas 10% para abastecimento das cidades. As pessoas acham que vai faltar gua em suas torneiras, mas no isso o que vai acontecer. No entanto, a ineficincia de seu uso na rea agrcola ainda grande. Com um pouco mais de eficcia, sobraria muito mais gua para o consumo domstico. Tais problemas relativos ao abastecimento de gua esto relacionados concentrao urbana. A disponibilidade per capita na regio metropolitana de so Paulo bem menor que no semirido nordestino, pois h uma populao gigantesca concentrada em uma rea pequena. e ainda h a captao e o tratamento de esgoto no apropriados. O problema de abastecimento nas grandes cidades enorme, obrigando a busca em fontes distantes.
Fonte: revista National Geographic Brasil, entrevista com Jerson Kelman, edio n 121, abril de 2010, pg. 19.

23 Temos de diferenciar a gua bruta da gua tratada. A bruta aquela retirada dos rios ou aquferos subterrneos para

O risco de desabastecimento de gua no Brasil ocorre, principalmente, devido: (A) Ao grande consumo residencial no Nordeste. (B) disperso da populao nas grandes cidades. (C) Ao desperdcio e uso excessivo nas regies agrcolas. (D) Ao uso irracional da gua no setor industrial.
24

Fresh Kills, Nova York. Aqui estava o maior lixo do mundo. Os moradores de staten Island, distrito de Nova York, testemunham uma mudana impressionante na paisagem desde o fechamento, em 2001, do lixo de Fresh Kills, at ento o maior do planeta. Numa vasta rea em que os montes de lixo chegavam a 50 metros de altura, est surgindo um aprazvel parque com 890 hectares, quase o triplo do Central Park. Desde 1948, quando o local comeou a ser usado como aterro, mais de 150 milhes de toneladas de detritos foram ali depositados. No fim da dcada de 1990, o aporte dirio chegava a 25 mil toneladas.
Fonte: Planeta sustentvel. Fresh Kills: aqui era o maior lixo do mundo. Disponvel em http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/nova-york-recuperacao area-deposito-lixo-ceu-aberto-veja-615906.shtml. Acesso em: 29 de abril de 2011. Com adaptaes.

entre as medidas que tornaram possveis transformaes como as mencionadas esto: (A) estabilizar o terreno e criar sistemas para vazo do gs resultante da decomposio do lixo. (B) Impedir a populao de depositar lixo nas ruas e proibir o consumo de bens durveis. (C) Instalar camada impermevel para conter o chorume e incentivar a expanso do consumo. (D) Instituir cobrana pelo lixo produzido e criar aterros em reas de vrzea e nascentes de rios.

I Trata-se de floresta ombrfila mista, distribuda por planaltos e serras do sul e do sudeste. Apesar de pouco afetada pela tropicalidade, ocorre em reas de pluviosidade em torno de 1.000 mm. As temperaturas so de moderadas a baixas no inverno. restam apenas 5% da cobertura original. Desses remanescentes, apenas 0,7% de reas primitivas. II A maior plancie de inundao do mundo fica na transio entre a floresta, o Planalto Central e o Chaco. Possui ecossistemas aquticos, semiaquticos e terrestres e vegetao em grande parte aberta. Chama a ateno o regime de cheias (novembro-fevereiro), em que as guas de mais de 4 mil km de rios transbordam e alagam a plancie. Na estiagem, eles retornam ao leito, formando-se milhares de lagoas (as baas) em suas margens.
Fonte: Planeta sustentvel. revista Nova escola. Biomas brasileiros: parte 6. Disponvel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/planosdeaula/. Acesso em: 03 de maio de 2011. Com adaptaes.

25

Os textos I e II apresentam, respectivamente, caractersticas: (A) Da Mata Atlntica e das formaes litorneas. (B) Do Pantanal e da Amaznia brasileira. (C) Da Mata de Araucrias e do Pantanal. (D) Dos Pampas e da Amaznia brasileira.

10

www.viagemdoconhecimento.com.br

Вам также может понравиться