Вы находитесь на странице: 1из 8

Orientaes para Atuao no Cadastro nico, Bolsa Famlia e PETI.

As orientaes abaixo tm o objetivo de subsidiar algumas aes da prefeitura nas rotinas realizadas no CADUN e SIBEC e, no substituem o contedo das regulamentaes pertinentes que consideramos indispensvel a leitura. Alertamos que o Cadastramento nico tambm utilizado para outras aes do governo como, infra-estrutura e desenvolvimento urbano, desconto na energia eltrica, Carteira do Idoso, bancarizao entre outros. Para as famlias com benefcio Bolsa Famlia o municpio deve informar tambm as condicionalidades de educao e sade em sistemas prprios. LEGISLAO E INSTRUES A legislao e instrues relativas ao CADUN, Programa Bolsa Famlia e PETI esto disponveis no site do MDS em: www.mds.gov.br, Bolsa Famlia/Legislao e Instrues.

APLICATIVOS e SISTEMAS UTILIZADOS PELA PREFEITURA PARA CADASTRO DAS FAMLIAS E GESTO DOS BENEFCIOS

Aplicativo de Entrada e Manuteno de Dados CADUN e Conectividade Social


- disponveis no site da CAIXA (www.caixa.gov.br) em: Governo / Cadastro nico / Documentos para Download / Programa. O Aplicativo de Entrada e Manuteno de Dados (CADUN) permite a entrada de dados e a manuteno da base de dados do municpio (vide fluxo operacional, anexo III). O Conectividade Social permite a transmisso e recepo, segura e restrita, dos arquivos gerados pela entrada de dados no aplicativo CADUN. SIBEC Sistema de Benefcios ao Cidado - disponvel no site da CAIXA (www.caixa.gov.br) em Governo/Bolsa Famlia/SIBEC Sistema de Benefcio ao Cidado). Atravs do SIBEC, o Gestor, devidamente cadastrado junto sua agncia CAIXA de vinculao, realiza consulta aos benefcios Bolsa Famlia e PETI vinculados ao seu municpio, faz manuteno de benefcios (bloqueio, desbloqueio, cancelamento, reverso de cancelamento) e emite relatrios (situao de benefcio, cartes no entregues, Folha de Pagamento, benefcios disponibilizados e no pagos, etc.) Dentre os relatrios disponveis, destacamos: Relatrios de Benefcios no pagos - contm informaes sobre as parcelas de benefcio no sacadas pelos beneficirios, respeitado o prazo de validade da parcela, que de 90 dias para o saque. Este relatrio contm informaes sobre os trs meses anteriores a sua gerao. Exemplo: o arquivo gerado no ms de agosto/2008 mostra os benefcios no sacados nos meses de maio, junho e julho de 2008; Para gerar este relatrio seguir o passo a passo do item 3.4.5 do manual do SIBEC, disponvel no SIBEC,infra-estrutura/utilitrios/download de Arquivos.

Relatrio de cartes no entregue - contm a lista dos cartes emitidos a cada perodo de 180 dias e no ativados at a data da sua gerao. Com ele, o municpio pode conhecer quais famlias do PBF tiveram concesso de benefcios e ainda no esto com os seus cartes para saque; Relatrio de cartes emitidos - Relatrio mensal gerado a partir de informaes do Sistema de Carto do Cidado (SICID), que contm a referncia do ms em que o carto foi emitido, nome do beneficirio, endereo, data de nascimento do titular do carto, NIS e municpio de Origem. MANUAIS OPERACIONAIS UTILIZADOS PELAS PREFEITURAS PARA ATUAO NO CADUN E SIBEC Manuais Operacionais do Cadastramento nico: - disponveis no site da CAIXA (www.caixa.gov.br) em: Governo / Cadastro nico / Documentos para Download / Manuais Operacionais: - Instalao Cadnico - Verso 6.0.5 - Manual Operacional Cadastramento nico - Verso 6.0.5 - Mensagem do Resultado do Processamento - Verso 6.0.5 do Cadastramento nico - Tratamento de Arquivos Texto - Verso 6.0.5 - Conectividade - Transmisso de Dados - Verso 6.0 - Conectividade Social - Pr-certificao - Manual de Preenchimento dos Formulrios - Verso 6.0.4 - Manual de Importao da Base Caixa - Verso 6.0 - Manual Atualizador de Tabelas - Verso 1.0 NOVO Manual Operacional do SIBEC: - disponvel no SIBEC em Infra-estrutura/utilitrios/download de Arquivos: Manual operacional PBF e Manual operacional PETI. FORMULRIOS Formulrios CADUN para cadastramento das famlias

A solicitao de formulrios feita ao MDS, atravs do SASF (Informe n. 57, de 30 de novembro de 2006 e IO 27 de 22/01/09, disponveis no site do MDS). O SASF est disponvel no link: http://aplicacoes.mds.gov.br/Portal/pages/main.jsp e para que os municpios acessem o sistema, devero informar um login (cdigo do IBGE do municpio) e uma senha (a mesma utilizada para acesso ao Sistema do Termo de Adeso e para o aplicativo do IGD). Os novos campos da verso 6.0.5 foram inseridos somente no Aplicativo CADNICO, portanto, no constam nos formulrios de cadastramento. O gestor municipal dever definir uma maneira de registrar essas informaes e anex-las aos formulrios utilizados no cadastramento das famlias, para que as informaes estejam disponveis tambm nos formulrios fsicos. Na I.O. n. 20, um anexo apresenta uma sugesto de instrumento a ser utilizado para esse registro. DEFINIES

Cadastro nico O Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal o


instrumento de identificao e caracterizao socioeconmica das famlias brasileiras de baixa renda, sendo utilizado para a seleo de beneficirios do PBF e de outros programas sociais voltados ao atendimento das famlias pobres.

Cdigo Familiar seqncia numrica atribuda a cada famlia cadastrada, utilizada


para a vinculao entre o domiclio, a famlia e as pessoas que a compem.

Domiclio - local que serve de moradia famlia.


Obs: Situao de domiclios Aberto: indica que o domiclio no foi complementado (dados incompletos). Fechado: indica que o domiclio est aguardando extrao para envio (cadastro completo). Extrado: indica que o domiclio foi extrado para envio (no necessariamente foi encaminhado Caixa). Processado: indica que os dados foram processados com sucesso (acatados). Rejeitado: indica que os dados enviados para incluso ou alterao no foram acatados

Famlia unidade nuclear composta por um ou mais indivduos, eventualmente


ampliada por outros indivduos que contribuam para rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar; todos moradores em um mesmo domiclio.

Arquivo de Domiclios Extrados (Arquivo de Envio) - o arquivo gerado pelo


aplicativo CADUN, quando os domiclios na situao Fechado so extrados. Na Caixa, aps transmisso, via conectividade pela prefeitura, este arquivo ento processado e os dados so validados para atualizao da base central do Cadastro nico. O nome deste arquivo sempre termina com a extenso .cad (....E0034.cad).

Arquivo Domiclios em Multiplicidade - o arquivo gerado pelo Aplicativo CADUN


quando os domiclios em multiplicidade so extrados para envio Caixa (aps tratamento da multiplicidade). Na Caixa, este arquivo ento processado para atualizao da base central do Cadastro nico.

Arquivo Retorno - o arquivo disponibilizado para a prefeitura contendo os registros


dos domiclios e pessoas processados e rejeitados (...E00034.RS12345.cad). A prefeitura deve importar este arquivo para atualizar a sua base local.

Arquivo Retorno Multiplicidade - o arquivo disponibilizado para a prefeitura


contendo os registros do tratamento dos domiclios e pessoas envolvidas em multiplicidade, processados e rejeitados. A prefeitura deve importar este arquivo para atualizar a sua base de local.

Arquivos Remessa (Ativos e Inativos) - o arquivo disponibilizado para a prefeitura,


no stio da Caixa, contendo, para todos os registros existentes em sua base, a posio de ativo ou inativo.

NIS Nmero de Identificao Social


Obs: A partir do processamento de incluso de pessoas/domiclios, pela prefeitura, o sistema gera um NIS para cada membro da famlia que ainda no o tenha. Estes NIS so includos no arquivo retorno para apropriao na base local do municpio.

BASE CAIXA um arquivo disponibilizado para a prefeitura contendo todos os seus


dados. Os dados transmitidos pela prefeitura aps a data de extrao no esto contidos neste arquivo.

A importao da Base Caixa somente dever ser realizada pelo gestor municipal nos casos de perda total ou parcial da base de dados local e que no seja possvel a restaurao de cpia de segurana. A Base Caixa, quando necessria, deve ser solicitada ao MDS de acordo com a Instruo Operacional n.19. Obs.: 1) Considerando que o arquivo Base Caixa apresenta os domiclios com as informaes existentes na data da gerao da base Caixa, as aes realizadas no intervalo entre a data de gerao da Base Caixa e a sua importao no constaro da base. Nesse caso, necessrio importar os arquivos retorno na ordem em que foram recebidos durante esse intervalo para atualizar a base local. 2) Atualizaes realizadas antes da importao da base Caixa e no extradas e/ou no transmitidas Caixa sero perdidas e devero ser refeitas.

CPIA DE SEGURANA um arquivo gerado pelo Aplicativo CADUN que contm


uma cpia da base de dados. Obs: 1) A cpia de segurana registra todas as aes de gesto da base local, realizadas pelo municpio at a data da realizao da cpia de segurana, possibilitando, ao municpio, restaurar os dados da sua base local caso acontea qualquer problema tecnolgico ou operacional que resulte na perda de sua base local; 2) A restaurao da cpia de segurana faz com que os dados da base local retornem situao do dia no qual foi feita a cpia de segurana; 3) Aps restaurao cpia de segurana, objetivando atualizar os domiclios com as alteraes realizadas entre a data da gerao da cpia de segurana e a restaurao da mesma, necessrio importar os arquivos retorno recebidos aps a data da cpia de segurana e os anteriores ainda no importados, se houver (respeitar a ordem cronolgica da chegada dos arquivos retorno, importando, primeiramente, os mais antigos). 4) A Tabela de grupos e usurios cadastrados no aplicativo tambm retornar a posio do dia em que foi feita a cpia de segurana. Usurios cadastrados depois da data da cpia de segurana no constaro no aplicativo e precisaro ser cadastrados.

Aplicativo de Entrada e Manuteno de Dados (CADUN) aplicativo que possibilita


a digitao e o armazenamento das informaes contidas nos Formulrios de Cadastramento nico.

Conectividade Social aplicativo que permite a transmisso e recepo, segura e


restrita, dos arquivos gerados pela entrada de dados no aplicativo CADUN. RECOMENDAES/ORIENTAES

Ler a legislao e as Instrues disponibilizadas no site do MDS (www.mds.gov.br Bolsa Famlia - Legislao e Instrues Instrues Operacionais);

Manter controle rigoroso dos arquivos de envio e respectivo arquivo retorno importado,
relacionando os domiclios constantes em cada arquivo extrado/enviado. Esta relao pode ser feita no momento da extrao, relacionando os domiclios selecionados que iro compor o arquivo. Sugere-se a utilizao da planilha de controle de transmisses CADUN, anexo I;

Atualizar a verso do aplicativo CADUN sempre que disponibilizada; Fazer cpia de Segurana da Base CADUN do municpio, uma vez por semana
(Manuteno, efetuar cpia de segurana). (Instruo Operacional n. 19, item 2);

Atualizar os cadastros sempre que houver alguma alterao ou, pelo menos, a cada
dois anos, lembrando de alterar, o campo 103 (data da pesquisa) do formulrio de Identificao do Domiclio e da Famlia do CADUN, a cada atualizao de dados do domiclio. (Decreto n. 6.135, de 26/06/2007, Portaria GM/MDS n. 376, de 16/10/2008 e Instruo Operacional n. 28);

Utilizar os relatrios disponveis no SIBEC para gesto dos benefcios; Importar arquivo remessa, mensalmente;
www.caixa.gov.br: clicar em governo. clicar em Cadastro nico; clicar em Documentos para download; Em, Arquivos-acesso restrito, clicar em Arquivo Remessa Situao de Domiclio/Famlia Digitar NIS e senha do usurio; clicar confirmar; clicar em Download Base Cadastral Clicar em Arquivo Remessa- situao do domiclio/famlia Clicar em Salvar Na janela aberta, no campo nome do arquivo alterar a extenso do arquivo para .rem e no campo Salvar como tipo, selecionar Todos os arquivos , indicar a pasta e clicar em salvar Abrir a aplicativo CADUN e proceder a importao do arquivo remessa (Arquivo/Importar/Arquivo de Remessa); Atualizar as tabelas CEP/INEP/CNPJ periodicamente. Para atualizar, utilizar o arquivo executvel AtualizadorTabelas100W.EXE, disponvel na site da Caixa (www.caixa.gov.br) em: Governo / Cadastro nico / Documentos para Download/Tabelas. Ao executar o atualizador de tabelas o usurio deve marcar na lista a(s) UF que deseja carregar/atualizar as tabelas;

Ao incluir famlias oriundas de outros municpios utilizar, obrigatoriamente, o mesmo


RF.(IO 12, subitem 2.6.2 e seguintes). Atentar para os dados pessoais do responsvel legal (nome, data de nascimento e, sobretudo, o NIS) que devem ser os mesmos constantes no cadastro do municpio de origem. Caso sejam necessrias alteraes, estas devero ser efetuadas aps a importao do arquivo retorno;

Ao proceder a atualizao do cadastro importante efetuar a incluso do CPF do


Responsvel Familiar, pois este dado indispensvel para viabilizar a incluso bancria dos beneficirios do Programa Bolsa Famlia;

Utilizar pesquisa pblica disponvel no site da CAIXA (www.caixa.gov.br) em


Governo/ Bolsa Famlia/Consulta Pblica Bolsa Famlia para verificar a situao de benefcios Bolsa Famlia de famlias oriundas de outros municpios;

Domiclios com a situao de extrado no significa que tenha ocorrido a transmisso.


Quando permanecem com a situao de extrado por muito tempo, um indicativo que,

ou no foram transmitidos ou no houve importao do seu arquivo retorno. Caso tenham sido transmitidos, a prefeitura deve localizar e importar o arquivo retorno. Se no foram, deve-se reextrair e transmitir para processamento;

Para incluso de famlias quilombolas e indgenas no CADUN, se identificadas no


municpio, observar as orientaes contidas no sitio do MDS: www.mds.gov.br / Bolsa Famlia / Cadastro nico / Cadastramento de Povos e Comunidades Tradicionais.

SENHAS UTILIZADAS Para atuar no Cadastramento nico e na Gesto dos Programas Bolsa Famlia e PETI, a prefeitura utiliza trs senhas, a saber: Senha do CADUN Atribuda aos usurios da prefeitura no aplicativo CADUN. Feito na prpria prefeitura. Utilizada para proceder a incluso e atualizao de dados das famlias de baixa renda no CADUN. (Manual Operacional Instalao CADUN, subitens 2.3 E 3.1.4.5 e Manual Operacional Cadastramento nico subitens 2.51 e 9.1, ambos disponveis no site da CAIXA) Obs: O Manual Operacional Cadastramento nico tambm pode ser consultado na opo AJUDA no menu do aplicativo CADUN; Senha do SIBEC O acesso ao SIBEC solicitado na agncia CAIXA de relacionamento do municpio. O acesso aos cadastrados feito atravs da senha do cidado do usurio. (Instruo Operacional n. 15, disponvel no site do MDS);

Certificao eletrnica do Conectividade Social


Solicitado na agncia CAIXA de relacionamento do municpio. vinculada ao CNPJ da prefeitura. MULTIPLICIDADE

O que caracteriza um domiclio em multiplicidade o fato de existirem dois ou mais


domiclios com a mesma pessoa. Para identificar os domiclios em multiplicidade na base CADUN do municpio deve-se gerar, primeiramente, o identificador de multiplicidades (menu: Arquivo / Gerao / Identificador de Multiplicidade). O relatrio com as multiplicidades identificadas est disponvel no menu: Relatrios / Identificador de Multiplicidade por NIS. O Relatrio Identificador de Multiplicidade tem como objetivo exibir os conjuntos de domiclios envolvidos em multiplicidades na base local da prefeitura. Para tratamento das multiplicidades seguir as orientaes contidas na Instruo Operacional SENARC/MDS n. 12. O fluxo operacional para tratamento das multiplicidades consta no anexo II. CENTRAIS DE ATENDIMENTO

Atendimento s prefeituras..........: 0800 726 0104


Atendimento aos beneficirios ....: 0800 726 0101 MDS.............................................: 0800 707 2003

Вам также может понравиться