Вы находитесь на странице: 1из 2

micrmetro

O micrmetro e o paqumetro so instrumentos que medem com exatido a espessura, e tm grande uso na indstria mecnica, medindo toda a espcie de objetos, como peas de mquinas. O micrmetro funciona por um parafuso micromtrico e muito mais preciso que a craveira, que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma pea dentada e permite a leitura da espessura por meio de um nnio ou de um mecanismo semelhante ao de um relgio analgico. No Brasil, usa-se o termo "paqumetro" para o instrumento composto de duas partes deslizantes, e "micrmetro" para o instrumento dotado de parafuso micromtrico, mais preciso. O termo "craveira" no usado. Em Portugal, a nomenclatura dos instrumentos diferente.

ndice
1 Origem do micrmetro

2 Princpio de funcionamento 3 Nomenclatura 4 Ligaes externas

Origem do micrmetro
Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrmetro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura de centsimos de milmetro, de maneira simples. Com o decorrer do tempo, o micrmetro foi aperfeioado e possibilitou medies mais rigorosas e exatas do que o paqumetro. De modo geral, o instrumento conhecido como micrmetro. Na Frana, em homenagem ao seu inventor, o micrmetro denominado palmer. Em 1890, Laroy S. Starrett patenteou um micrmetro mais aperfeioado, utilizando uma tampa para a haste, um mdulo que aumentou a velocidade de medio e outras melhorias, o que transformou a verso antiga deste instrumento em uma ferramenta extremamente moderna, que mantm at hoje o mesmo princpio de funcionamento. Laroy S. Starrett o fundador da Starrett, atualmente uma das maiores fabricantes de ferramentas e instrumentos de medio do mundo, com sede em diversos pases.

Princpio de funcionamento
O funcionamento do micrmetro baseia-se no deslocamento axial de um parafuso micromtrico com passo de alta preciso dentro de uma rosca ajustvel. A

circunferncia de rosca ( tambor ) dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm a 0,001mm.

Nomenclatura
Descrio das principais partes:

Arco: construdo de ao especial e tratado termicamente, a fim de eliminar as tenses, e munido de protetor antitrmico, para evitar a dilatao pelo calor das mos. Isolante trmico: fixado ao arco, evita sua dilatao porque isola a transmisso de calor das mos para o instrumento. Parafuso micromtrico: construdo de ao de alto teor de liga, temperado, retificado para garantir exatido no passo da rosca. Faces de medio: Tocam a pea a ser medida e, para isso, apresentam-se rigorosamente planos e paralelos. Em alguns instrumentos, os contatos so de metal duro, de alta resistencia ao desgaste. Bainha: Onde gravada a capacidade de mediao do instrumento, sendo esta gravada de 1 em 1mm, e de 0,5 a 0,5mm. Tambor: onde se localiza a escala centesimal. Ele gira ligado ao fuso micromtrico. Porca de ajuste: Quando necessrio, permite o ajuste da folga do parafuso micromtrico. Catraca: assegura a presso de medio constante. Trava: Permite imobilizar o fuso numa medida predeterminada.

Вам также может понравиться