Вы находитесь на странице: 1из 7

FACULDADES SANTO AGOSTINHO - FASA CURSO DE ADMINISTRAO DISCIPLINA: MATEMTICA PROFESSORA: KARLA VELOSO COURA UNIDADE I: MATRIZES

Introduo O crescente uso dos computadores tem feito com que a teoria das matrizes seja cada vez mais aplicada em reas como Economia, Engenharia, Matemtica, Fsica, dentre outras. Vejamos um exemplo. A tabela a seguir representa as notas de trs alunos em uma etapa: A B C Qumica 8 6 4 Ingls 7 6 8 Literatura 9 7 5 Espanhol 8 6 9

Se quisermos saber a nota do aluno B em Literatura, basta procurar o nmero que fica na segunda linha e na terceira coluna da tabela. Vamos agora considerar uma tabela de nmeros dispostos em linhas e colunas, como no exemplo acima, mas colocados entre parnteses ou colchetes:

Tabelas com m linhas e n colunas ( m e n nmeros naturais diferentes de 0) so denominadas matrizes m x n. Na tabela anterior temos, portanto, uma matriz 3 x 4.

Veja mais alguns exemplos: Notao geral

uma matriz do tipo 2 x 3

uma matriz do tipo 2 x 2

Costuma-se representar as matrizes por letras maisculas e seus elementos por letras minsculas, acompanhadas por dois ndices que indicam, respectivamente, a linha e a coluna que o elemento ocupa. Assim, uma matriz A do tipo m x n representada por:

ou, abreviadamente, A = [aij]m x n, em que i e j representam, respectivamente, a linha e a coluna que o elemento ocupa. Por exemplo, na matriz anterior, a23 o elemento da 2 linha e da 3 coluna. Denominaes especiais Algumas matrizes, por suas caractersticas, recebem denominaes especiais. Matriz linha: matriz do tipo 1 x n, ou seja, com uma nica linha. Por exemplo, a matriz A =[4 7 -3 1], do tipo 1 x 4.

Matriz coluna: matriz do tipo m x 1, ou seja, com uma nica coluna. Por exemplo,

, do tipo 3 x 1

Matriz quadrada: matriz do tipo n x n, ou seja, com o mesmo nmero de linhas e colunas;

dizemos que a matriz de ordem n. Por exemplo, a matriz de ordem 2.

do tipo 2 x 2, isto , quadrada

Em uma matriz quadrada definimos a diagonal principal e a diagonal secundria. A principal formada pelos elementos aij tais que i = j. Na secundria, temos i + j = n + 1. Veja:

Observe a matriz a seguir:

a11 = -1 elemento da diagonal principal, pois i = j = 1 a31= 5 elemento da diagonal secundria, pois i + j = n + 1 ( 3 + 1 = 3 + 1) Matriz nula: matriz em que todos os elementos so nulos; representada por 0m x n.

Por exemplo,

Matriz diagonal: matriz quadrada em que todos os elementos que no esto na diagonal principal so nulos. Por exemplo:

Matriz identidade: matriz quadrada em que todos os elementos da diagonal principal so iguais a 1 e os demais so nulos; representada por In, sendo n a ordem da matriz. Por exemplo:

Assim, para uma matriz identidade

Matriz transposta: matriz At obtida a partir da matriz A, trocando-se ordenadamente as linhas por colunas ou as colunas por linhas. Por exemplo:

Desse modo, se a matriz A do tipo m x n, At do tipo n x m. Note que a 1 linha de A corresponde 1 coluna de At e a 2 linha de A corresponde 2 coluna de At. Matriz simtrica: matriz quadrada de ordem n tal que A = At . Por exemplo,

simtrica, pois a12 = a21 = 5, a13 = a31 = 6, a23 = a32 = 4, ou seja, temos sempre a ij = a

ji.

Matriz oposta: matriz -A obtida a partir de A trocando-se o sinal de todos os elementos de A. Por

exemplo, Igualdade de matrizes

Duas matrizes, A e B, do mesmo tipo m x n, so iguais se, e somente se, todos os elementos que ocupam a mesma posio so iguais:

. Operaes envolvendo matrizes Adio Dadas as matrizes que Cij = aij + bij , para todo , chamamos de soma dessas matrizes a matriz : A+B=C , tal

Exemplos:

Observao: A + B existe se, e somente se, A e B forem do mesmo tipo. Propriedades Sendo A, B e C matrizes do mesmo tipo ( m x n), temos as seguintes propriedades para a adio: a) comutativa: A + B = B + A b) associativa: ( A + B) + C = A + ( B + C) c) elemento neutro: A + 0 = 0 + A = A, sendo 0 a matriz nula m x n d) elemento oposto: A + ( - A) = (-A) + A = 0 Subtrao Dadas as matrizes a matriz oposta de B: Observe: , chamamos de diferena entre essas matrizes a soma de A com A-B=A+(-B)

Multiplicao de um nmero real por uma matriz Dados um nmero real x e uma matriz A do tipo m x n, o produto de x por A uma matriz B do tipo m x n obtida pela multiplicao de cada elemento de A por x, ou seja, bij = xaij: B = x.A Observe o seguinte exemplo:

Propriedades Sendo A e B matrizes do mesmo tipo ( m x n) e x e y nmeros reais quaisquer, valem as seguintes propriedades: a) associativa: x . (yA) = (xy) . A b) distributiva de um nmero real em relao adio de matrizes: x . (A + B) = xA + xB c) distributiva de uma matriz em relao adio de dois nmeros reais: (x + y) . A = xA = yA d) elemento neutro : xA = A, para x=1, ou seja, A=A Multiplicao de matrizes O produto de uma matriz por outra no determinado por meio do produto dos seus respectivos elementos. Assim, o produto das matrizes A = ( aij) m x p e B = ( bij) p x n a matriz C = (c ij) m x n em que cada elemento cij obtido por meio da soma dos produtos dos elementos correspondentes da i-sima linha de A pelos elementos da j-sima coluna B.

Vamos multiplicar a matriz 1 linha e 1 coluna

para entender como se obtm cada Cij:

1 linha e 2 coluna

2 linha e 1 coluna

2 linha e 2 coluna

Assim, Observe que:

Portanto,

A B B A , ou seja, para a multiplicao de matrizes no vale a propriedade comutativa.

Vejamos outro exemplo com as matrizes

Da definio, temos que a matriz produto A . B s existe se o nmero de colunas de A for igual ao nmero de linhas de B:

A matriz produto ter o nmero de linhas de A (m) e o nmero de colunas de B(n): Se A3 x 2 e B 2 x 5 , ento ( A . B ) 3 x 5 Se A 4 x 1 e B 2 x 3, ento no existe o produto Se A e B ento ( A 4 x 2 2 x 1,

Propriedades Verificadas as condies de existncia para a multiplicao de matrizes, valem as seguintes propriedades: a) associativa: ( A . B) . C = A . ( B . C ) b) distributiva em relao adio: A . ( B + C ) = A . B + A . C ou ( A + B ) . C = A . C + B . C c) elemento neutro: A . In = In . A = A, sendo In a matriz identidade de ordem n Vimos que a propriedade comutativa, geralmente, no vale para a multiplicao de matrizes. No vale tambm o anulamento do produto, ou seja: sendo 0 m x n uma matriz nula, A .B =0 m x n no implica, necessariamente, que A = 0 m x n ou B = 0 m x n.

Matriz inversa Dada uma matriz A, quadrada, de ordem n, se existir uma matriz A', de mesma ordem, tal que A . A' = A' . A = In , ento A' matriz inversa de A . Representamos a matriz inversa por A-1 .

EXERCCIOS
1) Sendo e , calcule A + B.

2) Calcule o produto de

, se possvel

3) Detemine a matriz X, tal que 2X + A = 3B, para

4) Dadas as matrizes a) Calcular A + B - C b) Encontrar a matriz X tal que X + A -B = 0 5) Dadas as matrizes

pede-se:

tais que 2A - X = B, ento o determinante de X

6) Considere a matriz

. A inversa de A a matriz:

7) A operao matricial

igual a:

8) Dadas as matrizes

, ento A.B igual a:

9) Considere a multiplicao de matrizes 3 3 abaixo, em que os pontos de interrogao representam coeficientes desconhecidos:

S possvel determinar um coeficiente da matriz produto. Qual ele e qual o seu valor? 10) Um construtor tem contratos para construir 3 estilos de casa: moderno, mediterrneo e colonial. A quantidade de material empregada em cada tipo de casa dada pela tabela:

a) Se ele pretende construir 5, 7 e 12 casas dos tipos: moderno, mediterrneo e colonial, respectivamente, quantas unidades de cada material sero empregadas? b) Suponha que os preos por unidade de ferro, madeira, vidro, tinta e tijolo sejam, respectivamente, 15, 8, 5, 1 e 10. Qual o preo unitrio de cada tipo de casa?

c) Qual o custo total do material empregado?

Вам также может понравиться