Вы находитесь на странице: 1из 6

INTRODUO

. O laboratrio clnico deve assegurar que os resultados produzidos reflitam, de forma fidedigna e consistente, a situao clnica apresentada pelos pacientes, assegurando que no representem o resultado de alguma interferncia no processo. A informao produzida deve satisfazer as necessidades de seus clientes e possibilitar a determinao e a realizao correta de diagnstico, tratamento e prognstico das doenas. (CHAVES, 2010)

1. CONTROLE DE QUALIDADE NO LABORATRIO CLNICO


O laboratrio deve garantir a qualidade de seus produtos, visto que devem ter isso como uma misso produzir resultados corretos. importante que os laboratrios ofeream servios que superem as perspectivas de seus clientes, pois qualidade deve ser definida baseada em seus clientes, que faz uso do servio. As conseqncias dos erros em laboratrios de medicina podem ser muitas vezes graves, especialmente quando o teste ir definir um diagnstico, ocasionando resultados falsos positivo, ou ainda falsos negativos. Ambas as circunstncias colocam em risco a sade do paciente e produzem custos desnecessrios para o sistema de sade. (Guimares, 2011) Nos laboratrios de anlises clnicas, deve-se garantir a qualidade dos resultados tendo controle absoluto sobre todas as etapas do processo, o qual pode ser denominado de realizar exame, que compreende as fases pr-analtica, analtica e psanaltica. Todas essas etapas devem seguir um padro, pois s assim obteremos qualidade nos exames realizados. Estabelecer este padro visa prevenir, detectar, identificar e corrigir todos os erros e possveis variaes de todas as fases, desde o pedido at a entrega do resultado. Todas as atividades realizadas dentro do laboratrio devem ser documentadas, atravs de Instruo de Trabalho (IT) ou Procedimento Operacional Padro (POP), isso depois de aprovados e colocados mostra dos funcionrios. Esses documentos descrevem por detalhes cada atividade. 1.1 Controle Interno da Qualidade o controle intralaboratorial; a anlise diria de amostra de controle com valores conhecidos para avaliar a preciso dos ensaios, como seu funcionamento eficiente e confivel dos procedimentos laboratoriais para fornecer resultados vlidos que contribuam ao diagnstico clnico. Ele verifica a calibrao dos aparelhos e indica o momento de haver correo.

1.2 Controle Externo de Qualidade o controle interlaboratorial; esse sistema avalia o resultado de cada teste com a mdia de consenso de seu grupo. Essa mdia feita pelo patrocinador do programa utilizando os resultados enviados pelos laboratrios, que so agrupados por metodologias de ensaios empregadas. Assim vemos que Controle Externo da Qualidade padroniza os resultados de laboratrios distantes atravs da comparao interlaboratorial de anlises de alquotas do mesmo material. O laboratrio que participa efetivamente de um Programa de Controle Externo da Qualidade pode assegurar que seus resultados aproximam o mximo de exatido dentro de uma variabilidade analtica permitida. 1.3 Processos pr-analticos Diferentes fatores esto envolvidos nos erros de laboratrio clnico, principalmente na fase pr-analtica. Esta a fase mais suscetvel aos erros de processos, sobre tudo aqueles processos que esto fora do laboratrio clnico e envolvem diretamente tarefas manuais. (Guimares, 2011) Esses so difceis de controlar, j que grande parte ocorre fora do laboratrio. H diversos fatores dentro do processo pr-analtico que podem causar erros ou variaes nos resultados: 1.3.1 Identificao de grande importncia que o paciente, a solicitao do exame e as amostras estejam identificadas; deve-se ter o nome do paciente, com data e hora da coleta e o tipo do material a ser analisado. 1.3.2 Preparao do Paciente Os profissionais devem ter conhecimento da importncia de preparao do paciente para a coleta. Fatores como jejum, estado nutricional, uso de lcool, estresse, fumo, exerccios fsicos, postura e interferncias medicamentosas.

1.3.3

Coleta da Amostra Podem ocorrer erros por causa da obteno, preparao e armazenamento da amostra. Erro na identificao, troca de material, contaminao da amostra, hemlise, estase prolongada, homogeneizao, centrifugao, conservao inadequada, anticoagulante errado, entre outros.

1.4 Procedimentos Analticos Esses procedimentos, que so o d anlise propriamente dita, devem ser implantados na rotina laboratorial com confiabilidade e praticidade. Deve-se considerar tambm a qualidade da gua, limpeza das vidrarias, calibrao dos dispositivos de medio de ensaio (pipetas, vidrarias, equipamentos. Todos os processos analticos devem ser documentados com detalhes, assim como os pr-analticos. O modelo de trabalho nessa fase deve apresentar o nome do procedimento; nome e fundamento do mtodo; principais aplicaes; tipo de amostra do paciente; padres, calibradores, controles, reagentes e insumos; equipamentos; cuidados e precaues; procedimento detalhado; linearidade do mtodo; clculos; controle da qualidade; valores crticos; observaes. 1.5 Procedimentos Ps-analticos Consistem nas etapas executadas aps a realizao do exame, o que incluem o clculo dos resultados, anlise da consistncia dos resultados, liberao dos laudos, transmisso e arquivamento de resultados, consultoria tcnica. Os laudos devem ser entregues com letra legvel e sem rasuras, sendo que so confidenciais e devem respeitar a privacidade dos pacientes mantendo sigilo sobre os resultados. Os resultados devem ser entregues dentro de prazos especificados, sendo que devem permanecer cpias ou arquivos dos laudos para posterior recuperao.

CONCLUSO

Para se evitar erros simples, nos processos de manuseio, coleta, transporte e armazenagem da amostra, que alteram os resultados dos exames laboratoriais, foi criado o controle de qualidade, ento, devem ser seguidos os padres para assegurar que os resultados demonstrem com fidelidade o estado clnico do paciente.

REFERNCIAS

Lopes, H. J.; Garantia e Controle da Qualidade no Laboratrio Clnico; Belo HorizonteMG, 2003. CHAVES, C. D., [et al]; Controle de qualidade no laboratrio de anlises clnicas; 2010.

Вам также может понравиться