Вы находитесь на странице: 1из 4

a.

Sanes i. Sanes jurdicas

As sanes reforam a imperatividade pois representam a consequncia do no cumprimento das normas. Assim, para termos uma sano, , em primeiro lugar, necessria uma previso normativa de um dever, por exemplo, o cadete deve obedecer aos seus superiores hierrquicos. Em segundo lugar, necessitamos de uma conduta violadora1: neste caso, desobedincia. Em terceiro lugar, este incumprimento conduz aplicao de uma sano como ser repreendido, detido2 ou preso ou ver um negcio jurdico anulado. Ou seja, a punio representa a estatuio3 da regra sancionatria. As sanes podem ser jurdicas em sentido estrito ou materiais. As primeiras reconduzem-se a valores jurdicos negativos como a inexistncia, a nulidade, a anulabilidade, a ineficcia em sentido estrito e a irregularidade. Estud-las-emos mais frente. As segundas podem ser compulsrias, reconstitutivas, compensatrias, punitivas ou preventivas.

ii. Sanes compulsrias

As sanes compulsrias so pouco frequentes e visam obrigar o infractor a adoptar a conduta devida, mesmo que tardiamente. Recorde-se a priso por dvidas ou a dvida de alimentos em que o devedor pode ser preso at cumprir as suas obrigaes, ou ainda o direito de reteno (abaixo analisado) e o artigo 829-A CC que estabelece uma sano pecuniria compulsria ao estatuir que, em determinadas condies, pode o tribunal condenar o devedor ao pagamento de uma quantia pecuniria por cada dia de atraso no cumprimento ou por cada infraco.

iii. Sanes reconstitutivas

As sanes reconstitutivas visam a restaurao natural, ou seja, visam repor a ordem no sentido de a deixar igual ao que ela estaria se no tivesse havido violao. Assim, por exemplo, se algum se apropriou ilegalmente de um bem, esse deve ser devolvido ao legtimo proprietrio.

Tambm no Direito das obrigaes, quando h possibilidade de execuo especfica, pode-se verificar uma sano reconstitutiva em que o credor acaba, no fim, por obter o prprio bem devido. Pense-se, por exemplo, no artigo 827. CC quanto entrega de coisa determinada; no 828. CC quanto a uma prestao de facto fungvel em que h a faculdade de requerer que o facto seja prestado por outrem conta do devedor; no artigo 829. CC quanto prestao de facto negativo que estabelece que se o devedor estiver obrigado a no praticar um acto e vier a faz-lo, ento tem o credor o direito de exigir que a obra seja demolida s custas de quem se obrigou a no a fazer; ou ento quanto ao artigo 830. CC quanto obrigao de contratar.

Por fim, no que respeita as sanes reconstitutivas, refira-se a indemnizao especfica em que h reconstituio da situao anterior violao com o recurso a um bem equivalente, por exemplo, d-se um livro igual

ao que foi danificado. A lei privilegia, alis, a indemnizao especfica pois o artigo 566. n.1 CC s prev a indemnizao pecuniria (em dinheiro) nos casos em que a reconstituio natural no seja possvel.

iv. Sanes compensatrias

Nem sempre a reconstituio natural possvel, suficiente ou pode mesmo ser demasiado onerosa para o devedor (por exemplo, a vida de uma pessoa, uma leso corporal, um quadro de Picasso). Nestes casos, admite a lei, no artigo 566. n.1 CC, a indemnizao em dinheiro que visa, assim, reparar os danos sofridos. Se no puder ser averiguado o valor exacto dos danos, estabelece o n.3 do mesmo artigo que, ento, dever o tribunal julgar equitativamente dentro dos limites que tiver como provados. Por outras palavras, neste caso no se visa repor a ordem tal e qual ela estaria se no houvesse incumprimento mas procura-se criar uma situao que seja valorativamente semelhante primeira.

Dois tipos de danos podem ser considerados: os danos patrimoniais e os danos morais. Os danos patrimoniais referem-se no apenas ausncia do bem ou prestao devidos mas ainda aos chamados danos emergentes e aos lucros cessantes. Os danos emergentes prendem-se com os custos que se tem de acarretar por se ficar sem o bem ou prestao devidos. Por exemplo, imaginemos que inadvertidamente danifico um carro de uma outra pessoa. Se no for possvel a restaurao natural (sano reconstitutiva - restaur-lo ou comprar um igual ou equivalente) preciso ponderar no s uma indemnizao pelo carro (sano compensatria imagine-se que o carro era uma antiguidade ou um prottipo), mas ainda devo pagar os servios de txi de que o lesado precisou por no ter o carro e compens-lo, ainda, pelo que deixou de ganhar por no ter o carro. Imaginemos, por exemplo, que este o seu instrumento de trabalho. Neste ltimo caso estaremos a falar de lucros cessantes. No caso do pagamento do txi (custos emergentes) e dos lucros cessantes a sano ser, neste caso concreto, reconstitutiva e no compensatria.

J os danos morais so danos pessoais, no patrimoniais, como o desgosto com a morte de um ente querido, o stress ps-traumtico, o atentado honra e ao bom nome, entre outros. A indemnizao nestas situaes visa reintegrar de uma forma muito grosseira os danos sofridos. Assim, os danos morais geram, via de regra, sanes compensatrias e no reconstitutivas.

i.

Sanes punitivas

As sanes punitivas visam castigar o infractor, fazendo-o sofrer e sentir a reprovao pelo seu acto, funcionando de forma repressiva. Normalmente, as sanes punitivas visam as violaes mais graves da ordem jurdica.

As sanes punitivas podem ser penais, como a priso, mas tambm contra-ordenacionais (coima por estacionar em cima do passeio), civis (como no poder ser herdeiro legitimrio ou no poder casar - respectivamente artigos 2166. n.1 e 1062. d) CC) e disciplinares (deteno ou expulso do cadete quando desobedece s regras da Academia Militar).

ii.

Sanes preventivas

As sanes preventivas visam evitar novos incumprimentos. Podem enquadrar-se, assim, nesta categoria, a ttulo exemplificativo, a liberdade condicional, o artigo 781. CC sobre as dvidas a prestaes (estas podem ser cobradas na sua totalidade quando h incumprimento de uma prestao), a inibio do exerccio da tutela ou de funes pblicas, a inibio de conduzir.

Вам также может понравиться