Вы находитесь на странице: 1из 6

Ensaios No Destrutivos & Inspeo de Soldagem

Mtodo TOFD (Time-of-flight-diffraction)


INTRODUO
Quando um feixe ultra-snico incide em uma descontinuidade, alm dos fenmenos j conhecidos de reflexo e transmisso, ocorre tambm a difrao snica, que consiste na gerao de uma onda circular, que se propaga em todas as direes. Para descontinuidades planares (trinca, falta de fuso, falta de penetrao) a onda difratada gerada nas extremidades (pontas) das mesmas (ver figura 1). 1. 2. 3. 4. 5. Onda Onda Onda Onda Onda incidente refletida transmitida difratada extremidade superior difratada extremidade inferior

Figura 1 Gerao da onda difratada a partir de uma onda incidente na descontinuidade A tcnica TOFD utiliza dois cabeotes angulares, um como emissor e outro como receptor (mtodo por transparncia), podendo serem movimentados paralelamente solda (TOFD linear) ou transversalmente solda, para frente e para trs (TOFD raster). O TOFD raster coleta mais dados e mais preciso, enquanto que o mtodo linear mais rpido. No caso do TOFD raster geralmente o reforo da solda removido para que a varredura se processe tambm sobre a solda. A deteco e dimensionamento das descontinuidades feita atravs da deteco, registro e anlise dos sinais difratados das extremidades (pontas) das mesmas. O mtodo utilizado para a deteco e dimensionamento das descontinuidades. Quatro tipos de ondas so utilizadas no mtodo TOFD: Onda lateral: Onda superficial longitudinal, gerada pela divergncia do feixe snico; Reflexo do eco de fundo: Onda longitudinal, refletida na parede posterior do metal de base; Onda refletida: Onda Longitudinal, refletida por descontinuidades planares paralelas superfcie; Onda difratada: Onda circular, difratada nas extremidades da descontinuidade. Tanto ondas longitudinais como transversais so geradas, mas, tipicamente as longitudinais que so utilizadas. O mtodo TOFD baseado nos seguintes princpios (ver figura 2): Arranjo dos cabeotes angulares como no mtodo por transparncia; Os cabeotes so altamente amortecidos (pulso=1,5 ) e de alta freqncia (> 5 MHz); A divergncia do feixe snico to grande que permite ao mesmo tempo a gerao de onda lateral e a reflexo de eco de fundo, de maneira que toda a espessura da pea mostrada de uma s vez, obtida atravs do uso de cristais de pequenos dimetros (3 a 9 mm); Geralmente os cabeotes so posicionados de maneira centralizada em relao solda;
Rua Nunes Machado, 2328 - 80220-070 - Curitiba - PR - Fone (41) 332-0783 Fax (41) 333-4732 www.proend.com.br

FOLHA 2/6 Para espessuras acima de 75 mm so utilizados dois ou mais conjuntos de cabeotes TOFD; Precisam ser previamente conhecidos ou deduzidos os parmetros referentes s sapatas de retardo, velocidade snica na pea, tempo decorrido da onda lateral, tempo decorrido da do eco de fundo, espessura da pea e distncia dos cabeotes ao centro da solda; Os ecos das extremidades superior e inferior da descontinuidade tm fase inversa; Os sinais difratados so geralmente 20 a 30 dB menores em amplitude que o eco de um furo transversal com 3 mm de dimetro, no mesmo percurso e por isso precisam ser amplificados; A amplitude mxima dos sinais obtida com feixe de 70 graus; As ondas longitudinais so preferidas em relao as transversais por terem maior velocidade (chegam mais rpido no cabeote receptor) e por terem menor atenuao no material; A varredura linear feita com varredura nica, paralela linha de centro da solda.

Figura 2 Princpios do ensaio TOFD e as fases dos quatros principais ecos

VISUALIZAO DOS DADOS


Os resultados do mtodo TOFD so geralmente apresentados como uma imagem em escala de cinza gerada a partir dos A-Scan, no retificados (sinal RF), digitalizados (ver figura 3). Os sinais positivos tendem para a cor branca, enquanto que os sinais negativos para a cor preta.

Figura 3 Demonstrao esquemtica da transformao do sinal A-scan no retificado em imagem em escala de cinza As imagens do mtodo TOFD so geradas pelo somatrio das imagens em escala de cinza, transformadas a partir dos A-scan. Os sinais da onda lateral e do eco de fundo so visveis como linhas multiciclos contnuas. A visualizao das descontinuidades dentro da pea consiste de
Rua Nunes Machado, 2328 - 80220-070 - Curitiba - PR - Fone (41) 332-0783 Fax (41) 333-4732 www.proend.com.br

FOLHA 3/6 sinais das extremidades superior e inferior das mesmas. Estes sinais aparecem como sinais multiciclos entre a onda lateral e o eco de fundo (ver figura 4). A esta visualizao d-se o nome de Apresentao D-scan.

Figura 4 Demonstrao esquemtica da transformao dos sinais A-scan na apresentao tipo D-scan em escala de cinza As imagens em escala de cinza mostram mudanas de fase, sendo alguns sinais branco-pretobranco e outros preto-branco-preto. Isto permite a identificao da origem da onda (topo ou parte inferior da descontinuidade) e assim possibilita o dimensionamento da descontinuidade. Dependendo da fase do pulso incidente (normalmente com voltagem negativa), a onda lateral ser positiva e ento o primeiro sinal difratado (topo da descontinuidade) ser negativo o segundo sinal difratado (parte inferior da descontinuidade) ser positivo e o eco de fundo negativo. Isto pode ser observado esquematicamente na figura 4. Estas informaes de fase so muito til para a interpretao dos sinais e, por isso, o mtodo TOFD utiliza os sinais de RF no retificados. A informao da fase usada para a correta identificao dos sinais (normalmente o topo e a parte inferior da descontinuidade, se possvel diferenciar) e para determinar precisamente a profundidade e altura das descontinuidades. A figura 5 mostra uma imagem real do mtodo TOFD. A base de tempo est na horizontal e o eixo de movimento vertical (igual ao mostrado esquematicamente na figura 4). A onda lateral a que apresenta um pulso multiciclos forte na esquerda e o eco de fundo o pulso multiciclos forte na direita da imagem. As descontinuidades so mostradas como pulsos multiciclos cinza e branco entre a onda lateral e o eco de fundo. A varredura mostra diversas descontinuidades (falta de fuso, porosidade, falta de penetrao e escria). O rudo ultra-snico geralmente origina-se nas reflexes dos gros do material, o que limita a freqncia que pode ser utilizada. O mtodo TOFD somente pode mostrar as ondas lateral e eco de fundo junto com rudo. Tambm existem informaes ultra-snica disponveis aps os sinais do eco de fundo (tipicamente difrao de ondas transversais), mas geralmente elas no so utilizadas.

Rua Nunes Machado, 2328 - 80220-070 - Curitiba - PR - Fone (41) 332-0783

Fax (41) 333-4732

www.proend.com.br

FOLHA 4/6

Figura 5 Imagem real do mtodo TOFD e do A-scan. A base de tempo est mostrada na horizontal e o movimento dos cabeotes na vertical

FERRAMENTAS DE DIMENSIONAMENTO
As variveis do mtodo TOFD so: Espaamento dos cabeotes; Espessura do material; Velocidade snica no material; Retardo do cabeote; Tempo decorrido da onda transversal; Tempo decorrido do eco de fundo. Nem todas as variveis precisam ser conhecidas para o dimensionamento de descontinuidades. Por exemplo, a calibrao utilizando apenas os sinais da onda lateral e do eco de fundo pode ser feita sem conhecer o retardo do cabeote, o espaamento e a velocidade. Os dados do tempo decorrido da onda lateral (t1) e do eco de fundo (t2) so introduzidos no software do computador e atravs do posicionamento de cursores as dimenses so automaticamente calculadas (ver figura 6).

Rua Nunes Machado, 2328 - 80220-070 - Curitiba - PR - Fone (41) 332-0783

Fax (41) 333-4732

www.proend.com.br

FOLHA 5/6

Figura 5 Ferramentas para dimensionamento de descontinuidades

LIMITAES DO MTODO TOFD


As descontinuidades no vo estar sempre simetricamente posicionadas entre os dois cabeotes. Normalmente o mtodo TOFD executado com um par de cabeote montados eqidistantes ao eixo da solda, porm, as descontinuidades geralmente no esto localizadas no centro da solda e nem so perpendiculares superfcie da pea. Estas diferenas em relao simetria so fatores de erro no mtodo. Descontinuidades localizadas prximas das superfcies superior e inferior so difceis de detectar devido s zonas mortas da onda lateral e do eco de fundo (ver figura 6). A extenso da zona morta depende da freqncia dos cabeotes, do comprimento de pulso, espessura do material, da velocidade snica e do espaamento entre cabeotes.

Figura 6 Zona morta no mtodo TOFD

Rua Nunes Machado, 2328 - 80220-070 - Curitiba - PR - Fone (41) 332-0783

Fax (41) 333-4732

www.proend.com.br

FOLHA 6/6

EXEMPLOS DE VISUALIZAO DE DESCONTINUIDADES

Trinca na superfcie oposta ---

Trinca na superfcie -----------

Falta de penetrao -----------

Falta de fuso ------------------

Falta de fuso ------------------

Incluso de escria -----------

Porosidade --------------------

Concavidade ------------------

Trinca na margem ------------

Rua Nunes Machado, 2328 - 80220-070 - Curitiba - PR - Fone (41) 332-0783

Fax (41) 333-4732

www.proend.com.br

Вам также может понравиться