Вы находитесь на странице: 1из 4

CENTRO DE EDUCAAO PROFISSIONAL DE ITAJUBA CURSO TECNICO EM ADMINISTRAAO

Cristiane n07 (M2B) Fabrcio n13 Jaime n19 Jessica n20 Edinei n10 Patrcia n34 Rafaela n25 (M2B) Virginia n29 (M2B)

TRABALHO DE GESTO AMBIENTAL

TRABALHO APRESENTADO NA DISCIPLINA DE GESTO AMBIENTAL SOBRE A GUA, PROFESSA CAMILA, TURMA N2P.

ITAJUBA MG 14 de JUNHO 2011

Introduo Nosso trabalho ira falar um pouco sobre a importncia da gua e seus benefcios, como podemos fazer para que esse bem natural seja mais valorizada. Abordamos os temas Dia Internacional da gua e Declarao Universal da gua, para que eles sevem e com que finalidade foram criados. Historia do Dia Mundial da gua O dia mundial da gua foi criado pela ONU (Organizao das naes Unidas) no dia 22 de maro de 1992. O dia de maro, de cada ano, destinado a discusso sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. A ONU se preocupou com a gua se sabemos que dois teros do planeta terra so formados por este precioso liquido? A razo que pouca quantidade, cerca de 0,008%,do total da gua do nosso planeta potvel(prpria para o consumo).E como sabemos, grande parte das fontes desta gua(rios,lagos e represas) esta sendo contaminada,poluda e degradada pela ao do predatria do homem. Esta situao preocupante, pois poder faltar, num futuro prximo, gua para o consumo de grande parte da populao mundial.Pensando nisso, foi institudo o Dia Mundial da gua, cujo objetivo principal criar um momento de reflexo, anlise, conscientizao e elaborao de medidas prticas para resolver tal problema. Este texto apresenta uma srie de medidas, sugestes e informaes que servem para despertar a conscincia ecolgica da populao e dos governantes para a questo da gua.no jogar lixo nos rios e lagos; economizar gua nas atividades cotidianas (banho,escovao de dentes,lavagem de louas etc.); reutilizar a gua em diversas situaes; respeitar as regies de mananciais e divulgar idias ecolgicas para amigos, parentes e outras pessoas. Declarao Universal dos Direitos da gua Art.1 - A gua faz parte do patrimnio do planeta. Cada continente,cada povo, cada nao, cada regio, cada cidade, cada cidado plenamente responsvel aos olhos de todos. Art.2 - A gua a seiva do nosso planeta.Ela a condio essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela no poderamos conceber como so a atmosfera, o clima , a vegetao, a cultura ou a agricultura. O direito a gua um dos direitos fundamentais do ser humano. Art.3- Os recursos naturais de transformao da gua em gua potvel so lentos, frgeis e muito limitados. Art.4 - O equilbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservao da gua e de seus ciclos.Este equilbrio depende, em particular, da preservao dos mares e oceanos, por onde os ciclos comeam. Art.6 - A gua no uma doao gratuita da natureza; ela tem um valor econmico.

Art.7 - A gua no deve ser desperdiada, nem poluda, nem envenenada.De maneira geral, sua utilizao deve ser feita com conscincia para que no se chegue a uma situao de esgotamento ou de deteriorao da qualidade das reservas atualmente disponveis. Art.9 A gesto impe um equilbrio entre os imperativos de sua proteo e as necessidades de ordem econmica, sanitria e social. Art.10 - O planejamento de gesto da gua deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razo de sua distribuio desigual sobre a terra. A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo tambm informaes para garantir a cultura de preservao ambiental, a conscincia ecolgica em relao gua. Na Declarao Universal dos Direitos da gua, criada pela ONU, dentre as principais abordagens esto: - Que ela um patrimnio mundial e que todos ns somos responsveis pela sua conservao; - Que a gua potvel deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento so ainda lentos e escassos; - Que devemos ser responsveis com as geraes futuras ; - Que o homem deve ser solidrio, evitando o seu desperdcio e lutando pelo seu equilbrio na natureza. Preocupao Com o Meio Ambiente A preocupao com o meio ambiente cada vez mais ganha propores significativas e o pensamentos ecolgicos instalou uma nova cultura mundial em que o meio ambiente fator determinante de uma vida como mais qualidades. Para o consumo de mais de seis bilhes de pessoas est disponvel apenas 0,007% do total de gua da terra. Some se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitrios nos rios, ou ainda as industrias que jogam gua quente nos rios o que fatal para os peixes. A pouca gua que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige conscientizao para que se evite o desperdcio e a populao, principalmente nas grandes cidades.

gua: Um bem to precioso! gua o constituinte mais caracterstico da terra. Ingrediente essencial, a gua talvez o recurso mais precioso que a terra fornece humanidade. Embora se observe pelos pases mundo afora negligncia tanta falta de viso com relao a este recursos, de se esperar que os seres humanos tenham pela gua grande respeito, que procurem manter seus reservatrios naturais e salvaguardar sua pureza. De fato, o futuro da espcie humana e de muitas outras espcies pode ficar comprometido a menos que haja uma melhora significativa na administrao dos recursos hdricos terrestres. O manejo racional da gua

A gua vem se tornando cada vez mais escassa medida que a populao, a indstria e a agricultura se expandem. Embora os usos da gua variem de pas para pas, a agricultura a atividade que mais consome gua. possvel atenuar a diminuio das reservas locais de gua de duas maneiras: pode se aumentar a captao, represando se rios ou consumindo se o capital assim assegurando a quantidade de gua necessria no basta. preciso manter a qualidade da gua. Milhares de lagos esto atualmente sujeitos acidificao ou eutroficao, processo pelo qual grades aportes de nutrientes, particularmente fosfatos, levam ao crescimento excessivo de algas.Quando as algas em quantidade excessiva morrem, sua degradao microbiolgica consome grande parte do oxignio dissolvido na gua, piorando as condies para a vida aqutica. possvel restaurar da gua nos lagos, mas h um custo e o processo leva anos. Embora a poluio dos lagos e dos rios seja potencialmente reversvel, o mesmo no acontece com a gua subterrnea muito baixa, pois o trabalho de degradao microbiana demanda oxignio. A nica abordagem evitar a contaminao. Tornou se clara a necessidade de uma abordagem integrada. Expectativas socioeconmicas devam se harmonizar com as expectativas ambientais, de modo que os centros humanos, os centros de produo de energia, as indstrias, os setores agrcolas, florestal, de pesca e de vida silvestres possam coexistir. Nem sempre o fato de existirem interesses variados significa que devam ser conflitantes. Podem ser sinergsticos. Por exemplo, o controle de eroso caminha junto com reflorestamento, preveno de enchentes e conservao de gua. Concluso Conclumos que temos muita gua hoje em dia mais que deve ser um pouco mais valorizados por nos, menos poluio, menos desperdcios, conscientizar todos que isso um dia pode acabar e que tudo que fizemos hoje precisamos de gua e o mais importante para nossa sobrevivncia. Assim podemos no a tornar escassa mais sim tentar pelo menos um pouco mais duradoura.

Вам также может понравиться