Вы находитесь на странице: 1из 20

Mquina sncrona: Gerador

Mquina sncrona
Motor; Gerador.

Mquina sncrona como gerador


Enrolamento de campo: rotor (predominante) ou estator; Enrolamento de armadura: estator (predominante) ou rotor.

Princpio de funcionamento

Posio: 0

Posio: 90

Posio: 180

Posio: 270

Gerao de 1 ciclo de tenso CA com um alternador de uma nica espira.

Forma de onda da tenso de sada correspondente a uma rotao completa da espira.

Gerador elementar monofsico

Gerador trifsico

Frequncia da tenso gerada


O valor da tenso gerada por um gerador CA depende da intensidade do campo e da velocidade do rotor. Como a maioria dos geradores funciona com velocidade constante (geradores sncronos), o valor da fem induzida (ou tenso gerada) controlado atravs da excitao do campo; A freqncia da fem gerada depende do nmero de plos do campo e da velocidade do rotor, como mostra a equao abaixo:
f = pn 120

Frequncia da tenso gerada


Para uma mquina de um par de plos, a cada giro das espiras teremos um ciclo completo da tenso gerada. Os enrolamentos podem ser construdos com um nmero maior de pares de plos, que se distribuiro alternadamente (um norte e um sul). Neste caso, teremos um ciclo a cada par de plos. Os geradores da usina hidreltrica de Itaipu possuem 78 plos e giram a uma velocidade de 92,3 rpm.
Nmero de Plos 2 4 6 8 10 f = 60 Hz 3.600 rpm 1.800 rpm 1.200 rpm 900 rpm 720 rpm f = 50 Hz 3.000 rpm 1.500 rpm 1.000 rpm 750 rpm 600 rpm

Frequncia da tenso gerada

Tipos de rotor: Rotor de plos salientes


Velocidades baixas; Grande quantidade de plos; Geradores hidrulicos.

Tipos de rotor: Rotor de plos lisos, cilndricos ou no-salientes


Enrolamentos distribudos; Turbogeradores; Velocidades altas (poucos plos).

Campo magntico girante

Campo magntico girante

Conjugado eletromagntico
Rotor alimentado atravs corrente contnua surge um campo magntico no rotor que gira com este devido a uma fora mecnica aplicada ao eixo; Estator quando os terminais da armadura so ligados a uma carga trifsica qualquer, a corrente trifsica que circular no enrolamento de armadura cria um fluxo magntico atravs do entreferro que gira mesma velocidade sncrona do fluxo magntico do rotor.

Conjugado eletromagntico
O fluxo de armadura reage com o fluxo criado pela corrente de campo (rotor) resultando em um conjugado eletromagntico, devido tendncias dos dois campos se alinharem (campo do estator tenta se alinhar ao campo do rotor); Em um gerador, o conjugado se ope rotao. Nesse caso, a mquina motriz deve manter conjugado a fim de sustentar a rotao. O conjugado o mecanismo atravs do qual maior potncia eltrica de sada exige maior potncia mecnica de entrada.

Conjugado eletromagntico
Equao de conjugado: De acordo com a equao acima, a maioria das entidades fsicas pode ser considerada constante. Ento, as variaes de conjugado devem ser acompanhadas pela variao do ngulo de carga r;

Conjugado eletromagntico
Em um gerador a diesel, quanto maior a corrente absorvida pela carga, maior deve ser o torque para rotacionar o rotor do gerador e maior o consumo de diesel. Desse o gerador exige maior potncia da mquina que fornece fora motriz; Em uma hidreltrica, quanto maior for o consumo de energia, mais gua utilizada para manter a rotao da turbina.

Sincronizao
Vantagens de operao de geradores em paralelo: 1. Suprir o sistema eltrico em caso de contingncia ou reparo de algum gerador; 2. Aspectos econmicos: No econmico operar com um nico grande gerador para suprir pequenas cargas. Usam-se vrios geradores para atender as flutuaes da demanda.

Sincronizao
Antes de dois geradores funcionarem em paralelo: 1. As tenses dos geradores devem ser iguais; 2. Os ngulos de fase das tenses dos geradores devem ser iguais; 3. As frequncias das tenses dos geradores devem ser iguais.
A B C

G1

G2

Disponibilizao de potncia
Ligando geradores em paralelo: 1. A distribuio de potncia ativa depende do conjugado de acionamento (mquina motriz), ou seja, necessrio aplicar torque mecnico ao rotor do gerador; 2. A distribuio da potncia reativa depende da excitao do campo do gerador. Aumentando a corrente de excitao, o gerador fornece potncia reativa rede. Reduzindo a corrente no enrolamento de campo, o gerador recebe reativos da rede.

Вам также может понравиться