Вы находитесь на странице: 1из 4

[ Como no Tropear ]

Confira os 20 itens que no podem faltar no seu business plan


Crie seu Business Plan

A Empresa

Nome, tipo do negcio, localizao, organizao societria, estgio de desenvolvimento (se a empresa esta iniciando, se j existe, e neste caso por quanto tempo, se j obteve receitas, etc), estgio da criao do produto, declarao da misso.

Conceito
Explique como a ideia da empresa foi formada, como o produto foi concebido, como foi reconhecido a oportunidade de mercado, os produtos e servios oferecidos.

Oportunidade de mercado
Descreva o mercado-alvo, tendncia, de onde surge a necessidade que justifica a existncia da empresa, os resultados das pesquisas de mercado, competio e oportunidades.

Mercado-alvo
Indicar tambm resultado de pesquisa para cada mercado.

Marketing e estratgia de vendas


Indique como pretende atingir cada mercado-alvo.

Concorrncia e distribuio do mercado


Indique os concorrentes esperados e como o mercado est dividido atualmente.

Vantagem competitiva e diferenciadores Mostre como a empresa ser capaz de competir com sucesso, liste os fatores de diferenciao importantes que so mais dificilmente copiados pela concorrncia.

Gesto
Descreva o histrico e competncias do time de gesto, especialmente dos fundadores.

Operao
Aborde aspectos operacionais, como a localizao, parceiros, distribuidores, fornecedores de tecnologias e tcnicas especiais, desenvolvimento de recursos humanos, etc.

Finanas
Indique a previso de receitas e lucratividade para os prximos anos.

Objetivos de longo prazo


Descreva a situao (nmero de empregados, locais, participao de mercado da empresa, etc.) daqui a cinco anos.

Recursos necessrios e estratgia de sada


Indique o montante de recursos desejados e como os financiadores podero receber seu dinheiro de volta.

Setor econmico
Descrio do setor econmico no pas. Sade, educao, etc, crescimento nos ltimos anos e transformaes significativas.

Tamanho e taxas de crescimento do setor


Tamanho do setor em termos de receita gerada (eventualmente por regio), volume de servios prestados, empregos, gerados, taxas de crescimento, comparaes com o PIB.

Sensibilidade
Sensibilidade inflao, taxa de dlar, desemprego, governo, crescimento ou declnio econmico, etc.

Sazonalidade
Impacto no negcio sofrido por sazonalidades: feriados, estaes do ano, frias, etc.

Evoluo tecnolgica
Dependncia de fatores tecnolgicos e evolues esperadas deste fatores, e como isso pode afetar o negcio.

Definio do mercadoalvo
Mercado-alvo deve ser definvel (identificao de caractersticas comuns dos consumidores); significativo (as caractersticas acima devem se relacionar a decises de compra); mensurvel (deve ser grande o suficiente para sustentar o negcio) e atingvel (deve haver meios efetivos de atingir o mercado).

Posio estratgica
Posicionamento estratgico um conceito importante para tomada de decises futuras sobre o negcio, pois define claramente o negcio em si, e, principalmente, o que no o negcio.

Risco
Todo negcio corre o risco de falha. Esta seo descreve os riscos percebidos e, para cada risco, identifica as aes para evitar a ocorrncia dos mesmos.

Fonte: Letras e Lucros

[ Formulrio ]
Use formulrio abaixo como refrencia para preencher seu business plan
Nome, tipo do negcio, localizao, organizao societria, estgio de desenvolvimento (se a empresa est iniciando, se j existe, e neste caso por quanto tempo, se j obteve receitas, etc), estgio da criao do produto, declarao da misso.

A Empresa

Conceito

Explique como a ideia da empresa foi formada, como o produto foi concebido, como foi reconhecido a oportunidade de mercado, os produtos e servios oferecidos. Descreve o mercado-alvo, tendncia, de onde surge a necessidade que justifica a existncia da empresa, os resultados das pesquisas de mercado, competio e oportunidades. Indicar tambm resultado de pesquisa para cada mercado.

Oportunidade de mercado

Mercado-alvo

Marketing e estratgia Indique como pretende atingir cada mercadoalvo. de vendas Concorrncia e distribuio do mercado
Indique os concorrentes esperados e como o mercado est dividido atualmente.

2 de 4

[ Formulrio ]
Use formulrio abaixo como refrencia para preencher seu business plan
Vantagem competitiva com sucesso, liste os fatores de diferenciao importantes que so mais dificilmente copiados e diferenciadores
pela concorrncia. Mostre como a empresa ser capaz de competir

Gesto

Descreva o histrico e competncias do time de gesto, especialmente dos fundadores. Aborde aspectos operacionais, como a localizao, parceiros, distribuidores, fornecedores tecnologias e tcnicas especiais, desenvolvimento de recursos humanos, etc. Indique a previso de receitas e lucratividade para os prximos anos. Descreva a situao (nmero de empregados, locais, participao de mercadoria da empresa, etc.) daqui a cinco anos.

Operao

Finanas Objetivos de longo prazo

Recursos necessrios como os financiadores podero receber seu e estratgia de sada dinheiro de volta. Setor econmico

Indique o montante de recursos desejados e

Descrio do setor econmico no pas. Sade, educao, etc, crescimento nos ltimos anos e transformaes significativas. Tamanho do setor em termos de receita gerada

Tamanho e taxas de (eventualmente por regio), volume de servios crescimento do setor prestados, empregos, gerados, taxas de
crescimento, comparaes com o PIB. Sensibilidade inflao, taxa de dlar, desemprego, governo, crescimento ou declnio econmico, etc. Impacto no negcio sofrido por sazonalidades: feriados, estaes do ano, frias, etc. 3 de 4

Sensibilidade

Sazonalidade

[ Formulrio ]
Use formulrio abaixo como refrencia para preencher seu business plan

Dependncia de fatores tecnolgicos e evolues

Evoluo tecnolgica esperadas deste fatores, e como isso pode afetar


o negcio. Mercado-alvo deve ser definvel (identificao de caractersticas comuns dos consumidores); significativo (as caractersticas acima devem se Definio do mercadorelacionar a decises de compra); mensurvel alvo (deve ser grande o suficiente para sustentar o negcio) e atingvel (deve haver meios efetivos de atingir o mercado). Posicionamento estratgico um conceito importante para tomada de decises futuras sobre o negcio, pois define claramente o negcio em si, e , principalmente, o que no o negcio. Todo negcio corre o risco de falha. Esta seo descreve os riscos percebidos e, para cada risco, identifica as aes para evitar a ocorrncia dos mesmos.

Posio estratgica

Risco

4 de 4

Вам также может понравиться