Вы находитесь на странице: 1из 4

BECHARA, Evanildo. Ensino de gramtica. Opresso? Liberdade? 11 ed. So Paulo: tica, 2005.

BECHARA, Evanildo Cavalcante nasceu em 26 de Fevereiro de 1928 na cidade de Recife. professor, gramtico e fillogo brasileiro. Membro correspondente da Academia das Cincias de Lisboa e doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra. Professor titular e emrito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), alm de titular da cadeira n 16 da Academia Brasileira de Filologia e da cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras. Ele tambm autor das principais gramticas da lngua portuguesa.1
Hoje por um exagero de interpretao de liberdade e por um equivoco em supor que uma lngua ou uma modalidade imposta ao homem, chega-se ao abuso inverso de repudiar qualquer outra lngua funcional, que no seja aquela coloquial, de uso espontneo na comunicao cotidiana (cap.02;

pg.14) Imposies sero sempre encaradas como opresso, e no ensino da lngua materna no caso a portuguesa no diferente, segundo Bechara a grande misso do professor de lngua materna [...] transforma seu aluno num poliglota dentro de sua prpria lngua(cap.02; pag14) visto que o homem como ser comunicvel tem incutido em si um dialeto que herdara de seus pais e uma variao do mesmo que acontece involuntariamente atravs do meio em que vive, e o estudante de lngua deveria ter, por excelncia, a capacidade de escolhe a variao ou a norma que lhe foi imposta gramaticalmente, dependendo do meio e da situao que se encontrar. No captulo quatro Bechara diz:
A gramtica tenta codificar e fixar o chamado uso idiomtico. Desta maneira, ela assume um papel originariamente didtico. Entretanto, como pretende fixar esse mesmo uso, a gramtica passa a ser dogmtica, na medida em que se reveste da prerrogativa de ser uma gramtica acadmica ou de autoridades. (cap.04; pg. 50; grifos do autor)

Retomando o que foi dito antes, a imposio ser sempre uma opresso e o autor evidencia isso aqui quando diz que a gramtica passa a ser dogmtica, pois ao invs de ser ensinada a lngua portuguesa com uma viso de poliglotismo repassado a gramtica normativa como sendo um uma forma para a comunicao oral e escrita do individuo. Com isso o professor de lngua, tende a afastar seu aluno de sua lngua materna, de sua variao lingstica de bero. Variao essa que, logicamente, tem suas razes histricas, mas com esse rebusque de linguagem vai perdendo sua essncia podendo cair em desuso, qui ser esquecida.
oportuno dizer que, de todos os componentes do currculo das escolas de ensino mdio, foram os textos destinados ao ensino da lngua portuguesa os que mais sofreram com a onda novidadeira, introduzindo, alm da doutrina discutvel, figuras e desenhos coloridos to extemporneos e desajustados, que aviltaram o tradicionalismo e
1

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evanildo_Bechara 12:29 26/09/2011

insultaram a dignidade por que sempre se pautaram os textos escolares entre ns.(cap.02; pg. 09)

A meu ver em nada isso humilhou ou insultou o ensino da lngua portuguesa, pelo contrario com essa forma de linguagem, no tradicionalista, tal insero ajuda na compreenso dos textos, podendo este serem at substitudos, pois a imagem (a figura) deixa o pensamento lingstico mais a vontade, deixando uma certa liberdade de pensamento acerca de sua interpretao. Portanto o ensino da lngua portuguesa no Brasil opresso ou liberdade dependendo da forma como o professor ira abordar tal ensino. Infelizmente ainda existem professores que atem-se ao ensino da gramtica normativa, no querendo dizer que seu ensino no importante, todavia dizendo que o corpo docente, corpo este o qual faz-se necessria a leitura deste livro independendo da matria lecionada e qualquer que seja a instituio, deve estar atento s variaes scio-linguistico-cultural do corpo discente, corpo este que necessita ter conscincia acerca das regras gramaticais que lhe possibilitam a linguagem de prestigio no maio em vive.

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MULTIPLO IESM LICENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGS / INGLS

RAFAEL FRANCISCO DE SOUSA

ENSINO DA GRAMATICA. OPRESSO? LIBERDADE?

TIMON (MA) 2011

RAFAEL FRANCISCO DE SOUSA

ENSINO DA GRAMATICA. OPRESSO? LIBERDADE?

RESENHA APRESENTADA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA,SOB A ORIENTAO DO PROFESSOR MSC DOMINGOS MACHADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS DO IESM.

TIMON (MA) 2011

Вам также может понравиться