Вы находитесь на странице: 1из 3

Interpretao e sentido O autor Fernando Afonso de Almeida questiona a evidncia relativa ao funcionamento da linguagem no que diz respeito noo

o de sentido, noo esta que uma vez produzida e internalizada seria indiscutvel. As expresses mais comuns referentes sentido so transmintir ideias, captar mensagem, entender o que foi dito, colocar para fora, dizer o que pensa. Segundo Barthes o signo algo que se repete. Sem repetio no h signo, pois no seria possvel reconhece-lo e o reconhecimento o que funda o signo.(1982, p. 279) No entanto h um grau de instabilidade no processo de atribuio de sentido. Em primeiro lugar existem fatores que diferenciam o enunciador e o interlocutor como humor, conhecimento de mundo, capacidade de interpretao. A construo do sentido do destinatrio depende no apenas da mensagem, mas dos sinais que o locutor emite.
A leitura do mundo precede a leitura da palavra, da que a posterior leitura desta no possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreenso do texto a ser alcanada por sua leitura crtica implica a percepo das relaes entre o texto e o contexto. (Freire: 1997, 11)

Este conceito de sentido liga-o interpretabilidade do enunciado influenciado por fatores fsicos ou objetivos que podem interferir na percepo. Fatores de ordem psicocognitiva revelam a subjetividade e instabiliadade na atribuio dos sentidos, conhecimento demundo, crenas, conhecimento compartilhado, capacidade de interpretar, etc.
Articulamos as informaes, de modo a estabelecer nexos explicativos que levem construo de um sentido. (SILVA, 2004 p. 72)

O calculo interpretativo atua essencilamente no processo de criao e de seleo de hipteses abrangendo a produo e a interpretao dos enunciados. Cabe ao enunciador seber conduzir o interlocutor na percepo dos sinais de sua inteno comunicativa, ou seja, fezer-se entender para que o destinatrio compreenda o que se quer comunicar. Ao destinatrio cabe procurar identificar, durante o processo de interpretao e a inteno comunicativa do enunciador, assim, decodificar os sinais emitidos pelo enunciador. Existem duas observaes sobre o encadeamento. Primeiro, os aspectos representacionais da linguagem. A corrente interacionista considera que o sentido um modo de ao sobre o outro.
Vygotsky (1996) explica que o desenvolvimento da linguagem e do pensamento tem base na inetrao entre os indivduos. na troca comunicativa () que a linguagem e o pensamento so desenvolvidos. (Martelotta, 2010, p. 212, 213). 4

Segundo, a anlise da interao identifica nos enunciados uma forte tendncia polissemia, ou os muitos sentidos, variadas formas de interpretao do que esta sendo dito.
A Compreeno do outro como ser interacional crucial no aprendizado cultural humano porque os artefatos culturais e as prticas sociais apontam para alm de si mesmos: os artefatos apontam para sua funo utilitria e os smbolos lingusticos, para a situao comunicativa. (Martelotta, 2010, p. 215)

Contudo Almeida chama a ateno para um ponto importante. o fenmeno da incompreenso como um fator isolado e extremo. () o sentido do enunciador e do destinatrio nunca total. Uma m avaliao dos sinais pode portanto causar incompreenso, mal-intendido, no ser legivel ou, o que o enunciador diz pode no ser interpretado pelo destinatrio da forma como ele espera que seja. Para tal afirmao Almeida cita Laforest (2003, p. 7) a interpretao imprevista no
uma interpretao errada. Trata-se de uma interpretao divergente da do outro.

REFERNIAS BIBLIOGRFICAS ALMEIDA, Fernando Afonso de Interpretao e Sentido IN. Estratgias de Leitura: texto e ensino, p. 165-171. CEZRIO, Maria Maura - MARTELOTTA, Mrio Eduardo Aquisio da Linguagem IN. Mnual de lingustica. P. 212-215.

Вам также может понравиться