Вы находитесь на странице: 1из 16

1

Sistema Respiratrio Ventilao pulmonar (Hematose) rgos Nariz cavidade nasal Faringe Laringe Traqueia Brnquios Pulmes.

Nariz
Localizado na regio media da face, formado pelos dois ossos nasais, terminando com um tecido cartilaginoso tem o formato de uma pirmide. Internamente temos a cavidade nasal, dividida em dois compartimentos atravs do osso vmer e cartilagens que formam o septo nasal, possui as aberturas anteriores as narinas e as posteriores as coanas que se comunicam a com a cavidade nasal com a faringe. Suas paredes so formadas pelas conchas nasais ( Superiores, Media e inferiores) e entre elas

esto os meatos nasais. Possui pelos chamados de vibrisas. Alem disso e formado por um tecido monide que secreta muco. Funo tornar o ar aquecido, umedecido e filtrado para chegar aos pulmes.

Faringe rgo localizado atrs da cavidade nasal (nasofaringe), atrs da cavidade oral (Orofaringe) e abaixo delas (hipofaringe). formada por partes composta de msculo, esqueleto e revestida por muco. um rgo tanto do sistema respiratrio quanto do digestorio, pois por ela passa ar e alimento A nasofaringe se comunica com a cavidade nasal atravs das coanas e possui dois ostios para as tubas auditivas. A orofaringe tem comunicao com a cavidade oral atravs do istimo das fauces.

Laringe Orgo curto cartilaginoso, que se inicia ao nvel de C4 e vai at o nvel de C6 onde se conecta com a traqueia.

Epiglote Catilagem que fica na pat posterior da laringe , com uma poro fixa a esta cartilagem e outra poro maior mvel que seve como porta selecionado as substancias

que devem entrar para os pulmes, ou seja permite que substancias gasosas chequem aos pulmes e fecha para a passagem das demais substancias.

Traqueia Brnquios

Pulmes

Os pulmes so dois rgos localizados na regio toraccica logo acima do msculo diafragma que se estende-se at a altura das clavculas. So protegidas pelas costelas. Medem +- 25 cm e pesa 700 gramas. Pulmo D mais curto e mais longo. Possui trs lobos divididos por duas fissuras horizontais e a obliqua. Pulmo E mais estreito e mais longo. Possui dois lobos separados pela fissura obliqua. Alem disso tem a incisura cartaca onde repousa o corao e a lingula ( pequeno lobo mdio).

Pleuras membranas dupla que reveste e protege os pulmes. Possui duas camadas, a pleura parietal, que esta revestindo os pulmes externamente, e a pleura visceral internamente ligada aos pulmes. Entre as duas pleuras existem uma cavidade pleural que contem o liquido pleural.

Os pulmes ainda possuem o lio pulmonar que que so estruturas que permitem a entrada e a sada de outras estruturas como os Bronquios pulmonares, as artrias pulmonares e veias pulmonares e os linfonodos.

Fisiologia da Respirao Ocorre pelo mecanismo da ventilao pulmonar e da hematose. VENTILAO PULMONAR troca de CO2 por O2 inspirao e expirao

Inspirao: entrada de ar nos pulmes contrao do msculo inspiratrio

Diafragma e intercostais

Expande caixa torcica, puxa esterno, puxa costelas para fora

Aumenta o volume da caixa torcica (- preo interna)

Ar entra

Expira: sada de ar dos pulmes

Relaxamento dos msculos espinhais

Diminui caixa torcica

Sada de ar

Hematose

Troca de CO2 liberado para o ar O2 absorvido pelo tecido conduzido pelos glbulos vermelhos

Termos importantes Euporeia: Respirao normal Dipineia: Dificuldade de respirar

Apineia: No respira Traquipneia: Respirao rpida Bradipneia: Respirao lenta Seios da face ou seios paranasais So espaos encontrados em alguns ossos do crnio e da face, que contem ar. Sus paredes so revestida por tecido mucuide. Seios frontais Seios maxilares: so os maiores Sinusite: (Sinu) Seios (site) Inflamao Seios etmoidais Seios esfeinoidas

Sistema digestorio

10

Sistema formado pelo trato gastrointestinal e seus rgos acessrios que atuam no processo da digesto. Fazem parte do sistema os seguintes rgos:

TRATO DISGESTORIO ALTO: Boca, cavidade nasal Faringe Estomago Esfago TRATO DIGESTORIO BAIXO: Intestino delgado (duodeno Jejuno Ileo) Intestino grosso (Ceco Colonos Reto) Canal anal Funes Mastigao (boca, cavidade oral) Deglutio (faringe e estomago) Indigesto (Duodeno) Excreo ( Intestino delgado, Intestino grosso)

rgos acessrios Glndulas salivares Fgado Vescula biliar Pncreas

11

Esfago

Realiza movimentos ondulatrios movimento peristlticos

Estomago

12

Funo de ingesto: Quebra das molculas do alimento. Possui clulas que produzem HC2 e Pepsina cidos. No QSE (Quadrante Superior Esquerdo) no abdmen, na regio do epigstrico e hipocndrio E. Regies: Fundo gstrico, Corpo, Antro-pilonilo, Cardaca e Piloro. Se encontra com o esfago atravs da cardio e com o duodeno atravs do piloro

Intestino Delgado

Intestino Grosso

13

rgos acessrios digestorios Glndulas Salivares 3 pares: Gl. Partidas as maiores Gl. Submandibulares Gl. Sublinguais Funo: produzir saliva.

14

Figado Maior rgo abdominal, 5% do peso do Recm nascido e 2% do peso do individuo adulto. Localizado no QSD do abdmen nas regies do hipocndrio e epigstrico. Empurra a cpula diafragmtica para cima e o rim para baixo, possui duas faces; diafragmtica ( Antero Superior) e a visceral (Posterior inferior). Possui 4 lobos Anteriormente: Lobo D e lobo E separados pelo ligamento facilforme.

15

Posteriormente: Alem do lobos D e E possui o lbulo caudado e o lobo quadrado No lobo caudado sulco da Veia cava inferior ( VCI ) No lobo Quadrado sulco da vescula biliar

Funes do fgado: Produzir bile, que e armazenada na vescula biliar. Bile: Faz a degradao das molculas de gordura. Funo metablicas: Desintoxicao glicognio quebra de molculas

16

Os lobos hepticos so formados por lbulos. Nos lbulos esto as SINUSOIDES, que so capilares revestidos por clula fagositicas chamadas clulas de kupffer. Esses capilares desembocam nos ductos Hepticos D e E.

Вам также может понравиться