Вы находитесь на странице: 1из 39

Rodovia BR 470, km 71, n 1.040, Bairro Benedito Caixa postal n 191 - CEP: 89.130-000.

lndaial-SC Fone: (0xx47) 3281-9000/3281-9090 Home-page: www.uniasselvi.com.br

Curso Profissionalizante Procurando Emprego Centro Universitrio Leonardo da Vinci Organizao: Jacqueline Leire Roepke Capellaro Reitor da UNIASSELVI Prof. Malcon Anderson Tafner Pr-Reitor de Ensino de Graduao a Distncia Prof. Janes Fidlis Tomelin Pr-Reitor Operacional de Ensino de Graduao a Distncia Prof. Hermnio Kloch Diagramao e Capa Davi Schaefer Pasold Reviso: Jos Roberto Rodrigues Nlson Dellagiustina

Todos os direitos reservados Editora Grupo UNIASSELVI - Uma empresa do Grupo UNIASSELVI Fone/Fax: (47) 3281-9000/ 3281-9090 Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Proibida a reproduo total ou parcial da obra de acordo com a Lei 9.610/98.

Procurando Emprego

ONDE E COMO DEVO PROCURAR EMPREGO?


Talvez voc esteja pensando: j aprendi a fazer o currculo, compreendi o processo de seleo, tenho melhores noes sobre como devo me comportar durante uma entrevista de emprego, e ao realizar os testes. Porm, como que eu fao para conseguir uma entrevista? Por onde eu posso comear a procurar um trabalho? Estas so boas perguntas!
FIGURA 1 - PROCURANDO EMPREGO

FONTE: Disponvel em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-23926324.jpg?size=572&uid=2bc083cd-37324f32-b8ea-0b484a5fcc33&uniqID=b19b187d-c32a-44ec85b1-b8fbfc88af12>. Acesso em: 3 jun. 2011.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Curso Prossionalizante

Vale lembrar que este material pode estar sendo lido por pessoas de todas as regies do Brasil: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A resposta para estas perguntas ser diferente, dependendo de como o mercado de trabalho se processa em cada regio. bem provvel que muitas das dicas aqui apresentadas sejam teis para a maioria dos leitores. No entanto, h probabilidades de que algumas delas paream impraticveis por outros. Por qu? No podemos esquecer que nosso Pas tem dimenses territoriais continentais e que a realidade de cada regio peculiar. Temos regies em que h maiores taxas de desemprego. Pela lgica, nestas localidades as empresas no precisam fazer tanto esforo para divulgar suas vagas, j que, ao divulgar uma vaga num nico meio de comunicao, podem receber currculos sucientes para preench-la. No entanto, h regies brasileiras em que sobram vagas de emprego e faltam prossionais qualicados. Neste caso, as empresas precisam ser criativas na hora de escolher o meio de comunicao, bem como, a maneira de descrever a vaga oferecida. O mercado de trabalho inuenciado por fatores sociais, histricos, geogrcos, econmicos, polticos, tecnolgicos e educacionais. A UNIASSELVI oferece o curso prossionalizante ME FORMEI, E AGORA? que aborda com profundidade o mercado de trabalho, haja vista a complexidade do fenmeno. Por hora, importante que voc compreenda que seria muita pretenso oferecer uma estratgia de procura
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

por emprego eciente em todas as regies. Ademais, a UNIASSELVI oferece mais de 30 cursos superiores diferentes. Cada prosso tem suas especicidades no que tange divulgao das vagas. Mas, anime-se! Voc acessar diversas dicas para ir ao encontro do seu trabalho. Avalie cada uma e elabore uma estratgia prpria de caa ao trabalho. Faa adaptaes se achar necessrio. Saiba que voc no precisa se restringir a uma nica estratgia. OS CLASSIFICADOS Os classicados podem ser visuais, auditivos ou a combinao dos dois (visuais+auditivos). CLASSIFICADOS VISUAIS Os classicados visuais mais usuais so os impressos, que so includos nos jornais que circulam na regio. Voc provavelmente j leu ou folheou o jornal mais vendido da sua cidade. Geralmente, as ltimas pginas dele so compostas pelos classicados. L, voc encontra diversas oportunidades, como: negcios imobilirios, automobilsticos e de empregos. Se voc realmente est procurando um trabalho e optar por utilizar esta ferramenta, recomendvel que voc se mantenha atualizado com anncios de emprego oferecidos ali. Descubra qual o perodo em que costumam divulgar as vagas e seja leitor assduo das propostas. importante ressaltar que estes
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Curso Prossionalizante

jornais so facilmente encontrados em bancas de revistas, em bibliotecas, em lanchonetes, recepes... Seu papel ler as vagas disponveis e, caso se interesse por alguma, entre em contato com a empresa. Em geral, no prprio anncio h o meio de contato denido pela empresa (telefnico, envio de currculo por e-mail, entrevista presencial, etc). Procure seguir as instrues do anncio. Independente do meio de comunicao pelo qual for divulgado, quando voc se interessar por algum anncio de vaga de emprego, no demore em respond-lo. Os currculos que chegam primeiro tem primazia (PEREIRA, 1997). Tambm possvel encontrar classicados em jornais especcos de emprego. s vezes, so distribudos gratuitamente pelas bancas de revista ou, at mesmo, em supermercados. Para obter maiores informaes sobre os classicados em jornal, procure uma banca de revista no seu municpio ou nas redondezas. Pergunte para o atendente da banca se ele pode lhe indicar jornais com classificados.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego
FIGURA 2 - CLASSIFICADOS

FONTE: Disponvel em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-25993859.jpg?size=572&uid=254c5186-31ab4c0b-a864-b27df9557332&uniqID=7253b935-6dd7-438f-aa35f46efe5f9891>. Acesso em: 31 maio 2011.

Outro formato de classicado visual o mural de oportunidades. H murais repletos de vagas de emprego, geralmente nos terminais de nibus, nos corredores de escolas tcnicas ou de instituies de ensino superior, portaria das empresas, em pontos de nibus, ou em outros pontos da cidade. Por exemplo, moro em uma cidade que comporta cerca de 33 mil habitantes. Um dos classicados mais procurado no municpio o mural que ca xado parede ao lado da porta do maior supermercado da cidade.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Curso Prossionalizante
FIGURA 3 - MURAL

FONTE: Curso Prossionalizante.

Existem murais de vagas ambulantes, que so mais comuns nos grandes centros urbanos. Trata-se de uma pessoa contratada geralmente por uma agncia de empregos que literalmente veste um cartaz com anncios de vagas e ca caminhando pelas caladas mais movimentadas da cidade. Estas pessoas costumam ser chamadas de plaqueiros (PEREIRA, 1997).

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego
FIGURA 4 - PLAQUEIRO

FONTE: Disponvel em: <http://www.corbisimages.com/ images/CB102237.jpg?size=572&uid=c4ee6344f02e-4198-a773-dc673dc397a7&uniqID=d528b5ca38bb-4f5a-bece-304a70e39f05>. Acesso em: 31 maio 2011.

Voc tambm poder encontrar anncios de empregos em revistas. Por exemplo, uma revista cujo pblico-alvo so os prossionais do turismo, pode aproveitar para expor anncios diretamente destinados a eles. Existem ainda os classicados digitais. So propostas de emprego/trabalho divulgadas na internet. Voc pode encontr-las nos sites de busca, digitando a vaga que voc almeja e a localidade em que pretende trabalhar/morar. H classicados disponibilizados por instituies de
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

10

Curso Prossionalizante

ensino. Acesse os sites das faculdades da sua regio e procure um cone intitulado como classicados, ou oportunidades de emprego. No site da UNIASSELVI, por exemplo, voc tem a possibilidade de cadastrar o seu currculo na Hrus agncia de ocupao prossional desenvolvida para o Grupo UNIASSELVI. Apesar de ter maior enfoque nas intermediaes de estgios, tambm intermedeia vagas efetivas, entre estudantes do Grupo UNIASSELVI e empresas parceiras. Voc pode acessar a pgina da Hrus atravs do endereo: <http://www.grupouniasselvi.com.br/pt_br/ conteudo.php?pag=485>.
FIGURA 5 - HRUS

FONTE: Disponvel em: <http://www.grupouniasselvi.com. br/pt_br/conteudo.php?pag=485>. Acesso em: 21 maio 2011.

A maioria das empresas j possui um site prprio na internet. Se voc j vislumbra onde quer trabalhar, visite o site da empresa. Algumas empresas disponibilizam os seus classicados na web, ou ento, possibilitam que os internautas
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

11

candidatem-se s vagas, por intermdio do cadastramento do currculo. Em geral, h um cone intitulado TRABALHE CONOSCO, ou CADASTRE SEU CURRCULO. Embora seja uma forma que demande mais tempo da sua parte, pode ser que voc consiga uma colocao no mercado de trabalho, desta maneira. Voc encontrar alguns sites de empresa que so mais prticos, outros podero ser mais dispendiosos. J acompanhei pessoas que cadastraram seu currculo em sites de empresas e levaram quase uma hora para fazer cada cadastramento. Elas no consideraram este tempo como perdido, e sim como investido. Utilize as dicas que foram transmitidas na primeira etapa do curso, sobre o currculo, ao fazer o cadastramento dos seus dados. Faa cada cadastro com pacincia e ateno. Lembre-se de evitar ao mximo os erros de ortograa/gramtica/digitao. Na internet voc tambm pode encontrar a vaga que procura nos sites afins sua rea. Voc j vericou se a sua prosso possui um conselho? Informe-se a este respeito, e procure acessar o site do mesmo. H conselhos que, eventualmente, enviam vagas por e-mail para os associados, e outros conselhos disponibilizam as vagas no prprio site permitindo a visualizao at mesmo por internautas que no sejam associados. Seguem alguns exemplos de conselhos: CFA Conselho Federal de Administrao. CRA Conselho Regional de Administrao. CRC Conselho Regional de Contabilidade.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

12

Curso Prossionalizante

Ateno! Sobre a procura por vagas na internet, necessrio frisar o cuidado na hora de informar seus dados pessoais. Alm disso, bom car atento, j que h sites de emprego que no so gratuitos, portanto, leia com ateno os termos de compromisso de cada site. CLASSIFICADOS AUDITIVOS Quase todas as rdios AM/FM disponibilizam classicados em determinados horrios da programao. Se voc no costuma car sintonizado na rdio, convm ligar para o telefone da rdio e perguntar se eles divulgam vagas de trabalho, e em que horrio isto feito. Destaca-se que geralmente as rdios AM do mais enfoque divulgao de vagas. Embora menos usual, tambm h anncios de vagas veiculados por carros de som, ou por bicicletas com caixas de som.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

13

CLASSIFICADOS VISUAIS/AUDITIVOS Estes so os classicados que combinam informaes/ estmulos visuais e sonoros. Como, por exemplo, os anncios de vagas na televiso. Eles podem aparecer em meio s propagandas, ou atravs de merchandising durante um programa de auditrio ou, at mesmo, na apresentao de um telejornal. Na regio Sul bastante frequente que os telejornais locais divulguem vagas de trabalho. Particularmente, o jeito mais indito de divulgao de vagas que j presenciei foi atravs de um nibus. Ele andava vagarosamente, tendo uma placa mais ou menos assim:
FIGURA 6 - CLASSIFICADOS VISUAIS

FONTE: Curso Prossionalizante

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

14

Curso Prossionalizante

Na ocasio, as mesmas palavras eram comunicadas por caixas de som. Esta vaga especca era para trabalhar numa empresa que cava aproximadamente a 30 km de distncia dali, num municpio vizinho. SINE
FIGURA 7 - SINE

FONTE: Disponvel em: <www.sine.com.br>. Acesso em: 31 maio 2011.

Voc j ouviu falar no SINE? o Sistema Nacional de Emprego, cujo maior objetivo promover a intermediao de mo de obra, atravs dos postos de atendimento implantados em todo o Pas. Vale a pena voc se informar sobre a localizao do posto de atendimento do SINE mais prximo da sua residncia. L voc encontrar pessoas que podero lhe fornecer dados relevantes sobre o mercado de trabalho da sua regio. Para saber mais sobre o SINE, acesse o site: <http:// www.mte.gov.br/sine/oquee.asp>.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

15

AGNCIAS DE EMPREGO As agncias de emprego so empresas que prestam servios para empresas que lhes solicitem candidatos s vagas e, concomitantemente, as agncias prestam servios s pessoas que procuram um local para trabalhar. Procure informar-se sobre a existncia de agncias de emprego no seu municpio, ou nas imediaes. O intuito deste tipo de empresa encaminhar candidatos que possam se adequar ao perl passado pela empresa que contratou a agncia. Quer saber como funciona uma agncia de emprego? Todas as vagas que ela divulga so solicitadas pelas empresas que a contratam. Durante a contratao, a empresa informa o perl de candidato que procura. Quanto aos candidatos, na maioria das vezes eles procuram a agncia por terem visto um anncio, em algum lugar ou pela indicao de algum. H agncias mais movimentadas, que distribuem senhas para organizarem o atendimento prestado aos candidatos. Se voc ainda no conhece uma agncia de empregos e pretende procur-la, saiba que pode ter que esperar na la para ser atendido. J trabalhei em empresas deste tipo e me deparei com candidatos que demonstram intensamente sua insatisfao pela demora no atendimento. claro que seria mais
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

16

Curso Prossionalizante

agradvel se o candidato fosse prontamente atendido, mas naquela agncia, por exemplo, recepcionavam-se candidatos que vinham por conta prpria, sem agendamento prvio de horrios. Os candidatos com os quais haviam sido agendadas entrevistas eram atendidos pontualmente. H agncias que s atendem com horrio marcado, para evitar estes contratempos. Todavia, quero destacar algo importante: por mais que a agncia esteja prestando um servio a voc, oferecendo-lhe uma oportunidade de trabalho, pense duas vezes antes de se exaltar para reclamar da demora. Por dois motivos bsicos: 1) Se no foi agendado um horrio, voc no pode queixar-se pela falta de pontualidade. 2) Ser que a agncia ir encaminhar um candidato para alguma empresa, sendo que ele j fez confuso na prpria agncia? Pense um pouco a respeito. Quase sempre, a agncia solicita que o candidato preencha um formulrio prprio impresso ou eletrnico (no computador). Por mais que voc leve um currculo, a agncia pode preferir o preenchimento do formulrio, para facilitar o manuseio dos formulrios. Os motivos que levam a agncia a adotar um formulrio padronizado so semelhantes aos motivos que levaram criao da plataforma Lattes, que foi apresentada na primeira etapa do curso, lembra? Tendo preenchido o formulrio, voc pode ver os anncios divulgados na agncia. Podem estar xados na parede, ou num papel porttil, parecido com um cardpio. Verique se h alguma vaga que lhe interessa. Dependendo
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

17

do estilo da agncia, eles j fazem uma entrevista com o candidato, imediatamente. H agncias que analisam o formulrio do candidato, arquivam e, assim que surgir uma vaga que requeira as habilidades/competncias daquele candidato, ligam para o mesmo a m de agendarem a entrevista. Esta entrevista ocorrer na prpria agncia. O tempo pode variar. H agncias que aplicam algumas das tcnicas extras que voc viu na terceira etapa: testes de conhecimentos gerais/especcos, testes psicolgicos, testes prticos, dinmicas de grupo... As situaes inusitadas dicilmente so aplicadas pelas agncias de emprego. Ao nal do processo feito na prpria agncia, o candidato pode ser informado prontamente se ainda est concorrendo vaga, ou se foi desclassicado. Muitas vezes, este feedback dado posteriormente, por telefone ou e-mail, pois nem sempre esta deciso pode ser tomada imediatamente. Se o candidato permanecer no processo seletivo, ser encaminhado para a empresa. Cada empresa ir dar continuidade ao processo seletivo sua maneira. Geralmente fazem mais uma entrevista e aplicam algumas tcnicas extras. Como j vimos no decorrer do curso, isto varia de acordo com cada empresa, bem como, com as caractersticas do selecionador. Se o candidato for desclassicado deste processo
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

18

Curso Prossionalizante

seletivo, o tempo dele no foi desperdiado. Alm de poder extrair aprendizados do processo, os dados sobre ele cam registrados, podendo ser utilizados por outras vagas que podero abrir posteriormente. Com que frequncia deve-se visitar a agncia de empregos? Esta uma dvida que muitos candidatos compartilham. Isto varia de acordo com cada agncia. H agncias em que o candidato s precisa cadastrar o currculo e fazer uma entrevista. Depois disso, por conta da agncia. Assim que aparecer uma vaga, ela entra em contato com o candidato. H agncias em que recomendvel frequentar duas ou trs vezes por ms. A partir da segunda visita, pode ser suciente olhar as vagas disponveis. Importante: sempre que voc tiver alguma novidade relevante, pertinente procurar a agncia para acrescentla ao currculo. Por exemplo, a concluso de algum curso, o ingresso num curso superior ou de especializao, e o mais importante: manter os dados de contato atualizados. Voc sabia que muitas pessoas perdem oportunidades de ouro pelo simples motivo de no serem encontradas pelo selecionador? Isto mesmo! O selecionador est com o currculo do candidato em mos. Liga para todos os nmeros de telefones que esto no currculo, mas, infelizmente, nenhum daqueles nmeros pertence mais ao candidato. Por isso, recomenda-se que a cada seis meses voc atualize seus cadastros, tanto das agncias de empregos, como
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

19

nos prprios sites de empresa em que tenha efetuado o seu cadastro. COMO SER ENCONTRADO PELAS OPORTUNIDADES? Voc acha difcil encontrar vagas de trabalho que lhe agradem? Sabia que muitas empresas tambm reclamam que est difcil encontrar candidatos? Hoje j se fala at em apago de talentos. Por isso, as empresas utilizam, cada vez mais, formas diversicadas de divulgao de vagas. E, s vezes, no se contentam em divulg-las! Passam a procurar os candidatos onde eles nem imaginam! Quer saber onde e como? Prossiga a leitura e voc ter algumas noes sobre isso.
FIGURA 8 - OPORTUNIDADES

FONTE: Disponvel em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-17076960.jpg?size=572&uid=1d192c59-114e44a0-bfd3-2084ab92a985&uniqID=ea08c9fb-e5e0-4436a76a-08cae53fdc26>. Acesso em: 2 jun. 2011. Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

20

Curso Prossionalizante

Alm de todas as tcnicas vistas at aqui, as empresas esto procurando por candidatos nas redes de relacionamento, como o Orkut, Facebook, etc. Para ser encontrado por elas, no Orkut, voc pode participar de comunidades sobre vagas de emprego, ou ser mais direto, procurando comunidades sobre a prpria empresa em que almeja trabalhar. Procure participar dos fruns que no sejam reservados exclusivamente aos funcionrios. Tente iniciar amizades com as pessoas que j esto na comunidade, e que, provavelmente, j trabalhem na empresa. No seja evasivo, nem inconveniente. Respeite os limites que as pessoas estabelecerem para voc. Outras maneiras que o ajudaro a ser encontrado pelas empresas envolvem a participao das seguintes comunidades: O nome do curso superior que voc concluiu. Por exemplo: MARKETING. Uma comunidade com o nome da instituio de ensino superior em que voc estudou. O nome da sua prosso (ou da prosso que voc quer desempenhar): SOU ADMINISTRADOR, QUERO SER ADMINISTRADOR. Alm disso, voc pode especicar em seu perl que seu objetivo com o Orkut tambm para atividades prossionais, etc. Ademais, sugere-se que voc seja criterioso antes de expor algumas informaes a seu respeito. Por exemplo, uma pessoa que aprecia bebidas alcolicas e costuma adicionar fotos suas, nas baladas, visivelmente embriagado. Esta pessoa corre riscos de que as pessoas formem uma viso desfavorvel a seu respeito. Aqui, no cabe entrar no mrito
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

21

da questo: se beber certo ou errado. Mas um bom exemplo para alertar que: As informaes que voc propala sobre si mesmo podem ser interpretadas de diversas maneiras pelas empresas que podem estar sua procura. Novamente, aqui, conveniente ressaltar a importncia da autenticidade. Sempre seja voc mesmo. Durante todo este curso voc deve ter visto algumas dicas que talvez no combinem consigo. No necessrio que voc faa coisas contra a sua vontade. Por exemplo, foi sugerido que voc aja cordialmente durante o processo seletivo. Mas, se esta uma caracterstica que voc denitivamente no possui, e que no tem o interesse de desenvolver, aja como lhe convier. Seja voc mesmo, mas de forma consciente e responsvel. No entanto, se voc no est satisfeito com a maneira pela qual tem se comportado, saiba que possvel mudar. Ser necessrio determinao, esforo e pacincia. Mas, aos poucos, voc conseguir comportar-se de maneira diferente, se mantiver a persistncia. PGINA PESSOAL/BLOG Embora seja pouco frequente, h candidatos que criam uma web prpria, com seus dados de contato e apresentao de alguns trabalhos realizados. Funciona quase como um portflio.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

22

Curso Prossionalizante

H candidatos que apostam na construo de um Blog, para facilitar a divulgao do seu currculo. Aumentam, assim, as chances de serem localizados e, quando necessitam apresentar um currculo de imediato, pode ser suciente entregar um carto de visita com o endereo do blog. Em ambos os casos, recomenda-se que haja cuidado com a exposio desnecessria. Por questes de segurana, mister resguardar o endereo residencial. Fique atento! Uma das vantagens de disponibilizar seu currculo na internet a economia de tempo e a abrangncia da acessibilidade do mesmo. Se voc entregar um currculo impresso em uma empresa, s ela o acessar. Se voc disponibiliz-lo na internet, empresas do mundo todo podero localiz-lo. QI Voc faz ideia de qual a maneira mais eciente na conquista por uma oportunidade de trabalho? Algum disse que o QI o QUEM INDICA. Ou seja, contar com algum de conana que lhe indique para alguma empresa. Calma, para ser beneciado por esta maneira, no necessrio ser alhado/parente de pessoas estratgicas, muito menos precisa ser puxa-saco. A maior parte das indicaes que desembocam numa contratao por causa da ecincia que a pessoa j demonstrou em algum momento. Exemplicando, j soube de muitas contrataes que foram intermediadas por
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

23

um ex-colega de sala de aula, por um ex-professor, por um ex-colega de trabalho, e at por um ex-lder. Concordo que h pessoas que acabam sendo contratadas simplesmente por terem grau de parentesco com algum, ou algo parecido. Mas nem sempre o dono da empresa tem interesse em manter algum que no esteja dando resultados, simplesmente por diplomacia, ou em nome de uma antiga amizade. Portanto, um QI por coleguismo ou parentesco at pode favorecer na hora de comear a trabalhar numa empresa. Mas a eccia e os resultados apresentados pelo funcionrio que favorecero sua permanncia na empresa. Voc quer saber como pode ser agraciado pelo QI? Primeiramente, aconselhvel que voc divulgue, para a sua rede de contatos, que est procurando um trabalho. Converse com seus amigos, familiares, conhecidos, talvez at com transeuntes sobre a sua busca por um trabalho. Sabia que, s vezes, conversas informais em ponto de nibus resultam numa indicao? Voc tambm pode divulgar sua procura por um trabalho atravs do e-mail. H quem diga que enviar 10 currculos personalizados, acrescidos de uma boa carta de apresentao direcionada para uma vaga ou empresa especca, d mais resultados do que distribuir aleatoriamente 100 currculos idnticos por a. Eu, particularmente, parto do princpio de que quanto mais estratgias a pessoa utilizar, maiores so as chances de conquistar um trabalho. Certa vez, recebi em meu
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

24

Curso Prossionalizante

e-mail institucional uma mensagem com o ttulo: Me formei em administrao e quero MUITO, trabalhar! Considerei interessante a estratgia do candidato. Na ocasio, a empresa em que eu trabalhava estava oferecendo uma vaga que poderia interess-lo. Marquei uma entrevista com ele. A entrevista ocorreu seis dias aps o recebimento do currculo. Durante a entrevista, ele comentou que enviou a mensagem para cerca de 600 endereos de e-mail (todos os seus contatos pessoais). Alm disso, algumas semanas antes da nossa entrevista, ele havia recebido um convite para uma palestra destinada a prossionais de Recrutamento e Seleo. Observou que a instituio que enviou a propaganda no tomou o cuidado de colocar os demais endereos eletrnicos, como cpia oculta. Ento, ele aproveitou a oportunidade, copiou cerca de 600 endereos de e-mail pertencentes a prossionais de RH e colou os mesmos endereos no destinatrio da mensagem. Qual foi o resultado? Ele recebeu 15 retornos. Cinco deles foram de outros estados, oferecendo vagas que em virtude da localizao, no o interessaram. Quatro retornos foram de conrmao do recebimento da mensagem, informando que no havia vagas disponveis para aquele perl no momento. Seis retornos acarretaram no agendamento de uma entrevista e ele acabou sendo contratado por uma destas empresas. Se pensarmos quantativamente, o resultado foi pequeno. De 1200 mensagens, apenas 15 retornos. Todavia, quando se est procurando um lugar no mercado de trabalho, uma
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

25

vaga suciente. Compreendo que uma lista de e-mails dos prossionais de Recrutamento e Seleo no costuma dar sopa por a, mas esta estratgia pode lhe inspirar para que voc crie a sua prpria maneira de procurar emprego via e-mail. Ateno! Antes de divulgar sua procura por um trabalho em grande escala, verique se isto no poder lhe causar algum tipo de transtorno. Por exemplo, se voc estiver trabalhando atualmente e preferir que seus lderes no saibam da sua inteno de sair da empresa, pode ser melhor manter o sigilo e ser mais discreto no envio do seu currculo. No entanto, divulgar que est procurando emprego no basta. Alm disso, primordial zelar pelo marketing pessoal. MARKETING PESSOAL Geralmente, o marketing pessoal confundido com autopromoo, comportamentos vangloriosos, prepotentes e arrogantes, exercidos por pessoas que fazem de tudo para aparecer. Esta uma viso equivocada a respeito do marketing pessoal. Na verdade, ele pode ser denido como um conjunto de atitudes e aes que uma pessoa utiliza para mostrar o que ela tem de melhor, fazendo com que sua apresentao, comunicao e comportamento trabalhem a seu favor,
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

26

Curso Prossionalizante

no ambiente acadmico/prossional. Ou seja, agir de tal maneira que as pessoas com as quais convive tenham uma boa impresso sobre ela a ponto de comentarem esta admirao com outras pessoas. Agora, pergunto para voc: Como as pessoas percebem aqueles colegas de trabalho que so petulantes, orgulhosos e exageram na comemorao de suas conquistas? Na maioria das vezes, a reao dos colegas no elogiar uma pessoa que age assim, correto? Por isso, marketing pessoal no pode ser misturado com autopromoo. Outras pessoas imaginam que marketing pessoal tem a ver com boa aparncia. De fato, a aparncia favorece o marketing pessoal, mas ela corresponde a apenas uma parcela dele. importante considerar que boa aparncia no sinnimo de beleza. Uma pessoa pode ser apresentvel, sem possuir caractersticas belas. Como? Tendo bom senso ao escolher as roupas, calados e acessrios, tendo asseio, higiene e transmitindo um ar de disposio.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego
FIGURA 9 - MARKETING PESSOAL

27

FONTE: Disponvel em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-18325376.jpg?size=572&uid=b063b96f-bc5e-43d7-880f12c4e0ea9d1d&uniqID=ee17f54a-ce55-461d-8e39-43c20724c814>. Acesso em: 2 jun. 2011.

Se a aparncia consiste em apenas uma parte do marketing pessoal, quais so as demais partes dele? So compostas pela combinao de alguns comportamentos, como: alegria, motivao, simpatia, pacincia, iniciativa, empatia... As habilidades de trabalhar em equipe, de cultivar bons relacionamentos interpessoais e de ser prestativo com os colegas so fundamentais. Tambm salutar aproveitar as situaes ou, at mesmo, criar oportunidades para demonstrar seu talento, sendo produtivo e dando bons resultados. Na era do conhecimento, manter-se atualizado e permanecer estudando conta muitos pontos! Outros fatores que preponderam no marketing pessoal so: a integridade, a honestidade, o zelo pelo carter e a
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

28

Curso Prossionalizante

transmisso de conana. Lembra daquele conselho que as pessoas que nos amam sempre utilizam: Aja sempre corretamente, pois sempre tem algum de olho em voc, por mais que voc no note. Isto pode ser considerado como a base do marketing pessoal. Para nalizar a lista, seguem a maturidade, o prossionalismo e a discrio. Discrio? Exatamente! Observe que as pessoas que constroem um bom marketing pessoal o fazem discretamente. Voc j percebeu que quando uma pessoa est insatisfeita com o seu salrio ela tende a reduzir o seu rendimento e matar tempo, alegando que seria melhor ser demitida? Isto incoerente, no mesmo? Se a pessoa est insatisfeita com o salrio, ela deveria aumentar sua produtividade, esforando-se ainda mais! Isto, sim, daria motivos para que seu lder a recompensasse melhor. Se o lder no perceber seu esforo, os colegas dela iro notar e ela poder ser convidada para trabalhar em outra empresa (ou em outro setor), onde ser reconhecida por isso!

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

29

E COMO FICAM AS LICENCIATURAS? A UNIASSELVI oferece alguns cursos de licenciatura. Se voc cursa ou cursou algum deles, pode estar tendo diculdade de ver a aplicabilidade destas estratgias de procura por um trabalho, na sua rea de atuao. Isto se deve ao fato de que, em nosso Pas, a contratao de professores geralmente se d atravs de editais divulgados pela Secretaria da Educao. Por isso, indispensvel que voc acompanhe a divulgao dos editais frequentemente. Acesse os sites das Secretarias Estaduais de Educao, bem como os sites das Secretarias Municipais de Educao. Alm das contrataes efetivas, muitos professores so contratados como ACT/PSPS. Voc sabia que a concluso de uma especializao (psgraduao lato sensu) pode beneciar os professores? Isto varia de acordo com cada municpio/Estado, mas existem casos em que professores especialistas recebem remunerao superior aos que so apenas graduados. Ento no perca tempo! Realize uma ps-graduao. A UNIASSELVI car honrada se puder acompanhar voc em mais este importante passo da sua vida acadmica. Voc encontrar mais de 20 opes de cursos de psgraduao e muitos deles so direcionados para a educao. Para obter maiores informaes, acesse o site: <http://www.uniasselvipos.com.br/hp-2.0/cursos/ cursos_online.php>.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

30

Curso Prossionalizante

Alm das oportunidades que a educao pblica brasileira oferece, no se esquea das oportunidades das escolas particulares! A seguir, voc encontrar dicas que podero ser adaptadas a esta realidade. PROCURAR A EMPRESA POR INICIATIVA PRPRIA Talvez voc esteja pensando na tradicional estratgia de visitar pessoalmente as empresas, por conta prpria. Ser que isto ainda funciona? Claro que sim! Porm, voc precisa considerar que ela demanda muito mais tempo que as demais estratgias. Por exemplo, o currculo daquele recm-formado em Administrao que vimos anteriormente. Ele deve ter levado menos de cinco minutos para que o currculo alcanasse 600 pessoas. Quanto tempo ele levaria, caso decidisse visitar uma por uma? preciso considerar o tempo gasto no deslocamento, o tempo investido na espera e o tempo aplicado na conversa... Ateno! H empresas que no recepcionam pessoas que chegam l sem o agendamento de horrio. A maioria das empresas responsabiliza o porteiro por receber o currculo, bem como, por dispensar o candidato logo em seguida. Em contrapartida, h empresas que recebem muito bem os candidatos s vagas, aproveitando para fazer uma entrevista sem compromisso, mostrando a estrutura fsica da
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

31

empresa e, at mesmo, exibindo algum vdeo institucional... Anal, qual o procedimento correto para se ter xito na visita empresa? No h uma regra 100% ecaz neste quesito, que possa ser generalizada. No entanto, em linhas gerais, prope-se que o candidato considere as dicas sobre a vestimenta adequada para uma entrevista seletiva, seja cordial com as pessoas que encontrar na empresa e que procure um recepcionista para o qual se apresentar, esclarecendo seu objetivo e solicitando se pode conversar com algum do setor de RH.
FIGURA 10 - PROCURANDO A EMPRESA

FONTE: Disponvel em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-15341669.jpg?size=572&uid=a3ad72f5-294f492d-9dec-1bf301fbf3a8&uniqID=5a29606d-bdf8-40dd-8eaf34d595e7f8d2>. Acesso em: 2 jun. 2011.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

32

Curso Prossionalizante

Importante! Se voc for por iniciativa prpria empresa, pode no ser suciente levar uma carta de apresentao, o currculo e o portflio. Construa um projeto de ao e apresente-o empresa. No projeto, deixe bem claro o que faz a sua prosso, e quais vantagens ela oferece empresa. Por exemplo, se voc da rea de RH, poder visitar alguma empresa que no tenha um setor de RH, e talvez, nem tenha uma poltica de RH denida. Se voc simplesmente apresentar o seu currculo, o empresrio poder recus-lo, j que no possuem este cargo na empresa. Ao invs de abaixar a cabea e sair de ninho, o momento para voc mostrar o projeto de ao e apresentar seus argumentos. A elaborao deste projeto bastante simples. Uma pgina ser suciente para voc sintetizar as informaes. Recomendo que voc redija um pargrafo inicial, conceituando a sua prosso. Depois, apresente as atribuies que voc pode desempenhar, em formato de tpicos diretos. Lembra da CBO, que indicamos na segunda etapa do curso? Voc pode aproveitar as informaes deste site (<http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf>.) para construir seu projeto de ao. Preste ateno: s vezes melhor voc criar a sua oportunidade, do que car esperando que ela aparea na sua frente.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

33

GUISA DE CONCLUSO... Estamos chegando ao m deste curso prossionalizante. Suponho que voc reviu muitas coisas das quais j sabia, aprofundou alguns conhecimentos e, talvez, at tenha feito novas descobertas! Deve ter notado que o intuito do currculo alavancar uma entrevista presencial, por isso ele deve ser objetivo e atrativo. No que tange entrevista e s tcnicas extras de seleo, frisou-se a importncia da autenticidade e sinceridade. Nesta ltima etapa, espera-se que voc tenha compreendido que h diversas maneiras de procura de trabalho. Apresentaram-se diversas opes, para que voc elabore o seu prprio plano de caa ao trabalho. Voc pode eleger duas ou trs estratgias, para iniciar sua busca. No deixe de visualizar o objeto de aprendizagem disponvel no site. Nele, voc visualizar o passo a passo para comear a procurar a sua oportunidade, de maneira ecaz. Lembre-se de que a segurana/estabilidade uma iluso no mundo do trabalho, nos dias atuais. Uma carreira prossional feita de ciclos de procura por oportunidade, contratao, trabalho e busca por uma nova oportunidade causada por demisso ou por outros motivos que partam do
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

34

Curso Prossionalizante

prprio candidato. Se voc estiver procurando o seu lugar no mercado de trabalho, anime-se. Especialistas dizem que o Brasil a Terra das oportunidades. Tenha um pouco mais de pacincia, pois certamente voc encontrar o seu espao. Ou, seja mais audacioso e invente o seu prprio negcio. O empreendedorismo s tem crescido em nosso Pas, sabia? Caso as informaes deste curso tenham lhe causado algum desconforto, respire fundo. Quase sempre possvel mudar a rota do projeto de vida prossional. Para ser competitivo e eciente, invista na sua educao. Nunca tarde para voltar a estudar, mas melhor ainda nunca ter parado. Sonhe alto, mas talvez voc precise comear de baixo. Caso esteja muito tempo sem trabalho, talvez esteja escolhendo demais. Qui voc precise aceitar um cargo que seja menos desaador no incio da carreira. Fique tranquilo quanto remunerao no comeo da sua atuao. Geralmente ela menor do que se espera, mas se voc comear a construir sua carreira com dedicao, paulatinamente sua renda ir crescendo. Ademais, iniciar a carreira de baixo favorece uma viso abrangente, alm de contribuir para que futuramente seja um prossional com mais contedo e propriedade. No mais, imagino que voc tenha se deparado com algumas dvidas. No esquea que a UNIASSELVI
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

35

disponibiliza uma equipe para ajud-lo a san-las. E se voc cou curioso a respeito das peculiaridades do mercado de trabalho e sobre planejamento de carreira, saiba que o curso prossionalizante intitulado ME FORMEI, E AGORA? poder elucidar algumas questes suas. Sinta-se convidado a participar dele! At l! Para os que se consideram mais satisfeitos, agradeo pela participao neste curso, e quem sabe nos reencontremos algum dia desses, por a... Enm, no desejarei BOA SORTE para vocs. Se vocs chegaram at aqui, demonstram o zelo que tm tido com a sua atuao prossional. Vocs no precisaro de sorte, se aplicarem algumas dicas apresentadas aqui, trabalharem com anco e apresentarem resultados signicativos. Sejam autores ativos da sua histria! Um abrao, Prof. Jacqueline Leire Roepke Capellaro

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

36

Curso Prossionalizante

S ITES UTILIZADOS
<http://www.grupouniasselvi.com.br/pt_br/conteudo. php?pag=485>. Acesso em: 28 jun. 2011. <http://www.mte.gov.br/sine/oquee.asp>. Acesso em: 28 jun. 2011. <http://www.uniasselvipos.com.br/hp-2.0/cursos/cursos_ online.php>. Acesso em: 29 jun. 2011.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

37

A UTOATIVIDADES
1) Relacione corretamente: A- Classicados B- Site da empresa C- Agncia de emprego D- SINE E- Marketing pessoal F- Visita empresa (iniciativa prpria) as colunas Coluna B ( ) Intermediao privada de contratao de mo de obra. ( ) Requer um projeto de ao para ser apresentado. ( ) Cadastrar o currculo em Trabalhe conosco. ( ) Lista de vagas disponveis impressa ou sonora. ( ) Pode favorecer QI indicaes para vagas. ( ) rgo do governo que intermedeia a contratao de mo de obra.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

38

Curso Prossionalizante

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

39

G ABARITO
1) Relacione as colunas corretamente: A- Classicados B- Site da empresa C- Agncia de emprego D- SINE E- Marketing pessoal F- Visita empresa (iniciativa prpria) Coluna B (c) Intermediao privada de contratao de mo de obra. (f) Requer um projeto de ao para ser apresentado. (b) Cadastrar o currculo em Trabalhe conosco. (a) Lista de vagas disponveis impressa ou sonora. (e) Pode favorecer QI indicaes para vagas. (d) rgo do governo que intermedeia a contratao de mo de obra.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Вам также может понравиться