Вы находитесь на странице: 1из 3

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

TEATRO NA ESCOLA

O teatro na escola tem uma importncia fundamental na educao, fazendo, em Portugal, parte do currculo escolar obrigatrio do primeiro ciclo. Permite ao aluno evoluir a vrios nveis: na socializao, criatividade, coordenao, memorizao, vocabulrio, entre muitos outros. Por outro lado, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a aperceber-se de traos da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traos do seu desenvolvimento, permitindo um melhor direcionamento para a aplicao do seu trabalho pedaggico. No entanto de uma enorme importncia que o professor de teatro tenha formao no s pedaggica mas tambm artstica, pois um mau direcionamento poder levar a problemas futuros irreversveis no desenvolvimento da criana. O teatro direcionado s crianas deve estar obrigatoriamente relacionado com diversas reas como a psicologia e a msica, devendo todos os professores fazer um esforo para se interrelacionarem. Quando devidamente dirigidas, as crianas atingem resultados finais surpreendentes. sem dvida de utilizar em grupos problemticos, bairros sociais, etc.

NDICE
1 O teatro infantil 2 A pantomima 3 Teatro de fantoches 3.1 Os bonecos 4 Teatro de mscaras 5 Grupos de teatro

O TEATRO INFANTIL
As modalidades de teatro aplicadas na escola focam uma proposta de ensino diferente da forma tradicional. O teatro infantil uma apresentao cnica feita para crianas onde os atores utilizam muita criatividade, imaginao, fantasia e emoo. Os temas mais utilizados so os contos de fadas e fbulas.Por que isso que alegra mais as crianas.Isso d muita imaginao e criatividades para os pequeninos.

A PANTOMIMA
A pantomima pode ser considerada um jogo teatral que realizado por cenas de aco dramtica que se caracterizam por explicao da aco atravs do gesto. Podemos exemplificar essa afirmao atravs dos seguintes exemplos: A primeira atividade proposta foi a de arrumar uma casa: os elementos foram entrando e ordenando os cantos de cada. No final, cada elemento estava a fazer alguma coisa - ou lendo um livro, ou cozinhando, ou escutando msica. Ou seja, o manipular simplesmente os diversos objetos estimulou as crianas a utiliz-los de imediato. A atividade do segundo jogo era colocar gua num copo e beb-la. Mas, assim que subiram mais jogadores ao palco iniciou-se a disputa pela mesma. Ou seja, os alunos viram-se obrigados a solucionar a questo entre eles, recorrendo aos seus ensinamentos de cidadania. No terceiro jogo, a atividade era tocar um instrumento, e os jogadores subiam ao palco tocando cada um seu instrumento, at que um dos participantes regeu a orquestra, que passou a existir em funo do estabelecimento de uma ordem mais ampla, fixando uma relao lgica da cena. Algo mais prximo ao jogo da atividade foi atingido quando um dos jogadores subiu ao palco e props atividades de "tecer". Mas ainda que o grupo elaborou um cenografia, configurando um oficina de tecelagem, na qual eram desenvolvidas as mais diferentes atividades, desde dobrar panos at croch ou costura mquina. Somente numa fase posterior, quando voltamos ao jogo da atividade, o grupo manteve o foco solicitado pelo jogo.

Teatro de fantoches
O teatro de bonecos teve sua origem na Antiguidade. Os homens comearam a modelar bonecos no barro, mas sem movimentos e aos poucos foram aprimorando esses bonecos, conseguindo mais tarde a articulao da cabea e membros para fazer representaes com eles.

Os bonecos
Os bonecos utilizados pelos alunos na escola seguindo a orientao de um professor tm um papel importantssimo na educao, pois eles podem ajudar a desenvolver vrios aspectos educacionais principalmente aos que esto relacionados comunicao e a expresso sensrio-motora. O professor deve deixar a criana manipular os bonecos vontade. Aos poucos, a criana ir sentir uma vontade de criar uma fala, um dilogo para aquele boneco, aliando o movimento dele com a palavra.

Teatro de mscaras
O homem usa mscaras desde a Pr-Histria nos rituais religiosos. Em frica, elas so esculpidas em madeira e pintadas. J os ndios americanos fazem-nas de couro pintado e adornos de penas. Na Oceania, so feitas de conchas e madeira e com madreprolas incrustadas. Existe um tipo muito antigo de mscara que aquela desenhada no prprio rosto com tintas especiais, maquilhagens e pinturas. Este tipo muito utilizado pelos ndios e pelos africanos nos seus rituais religiosos, de guerra, festas, etc. Para a confeco, pode-se usar sacos de papel, cartolinas, tecidos, tintas, pratos de papelo, jornal, material de sucata, etc. Esta atividade no difcil de ser executada e ser prazerosa para as crianas, pois elas podero representar uma histria com um material que elas mesmo elaboraram, pois estaro criando e recriando sua prpria dialtica. O teatro de mscaras promove a recreao, o jogo, a socializao, melhoria na fala da criana, desinibio dos alunos mais tmidos. Quando o trabalho em aula exigir o uso da palavra, a mscara que deve ser utilizada aquela que cobre os olhos e o nariz deixando a boca livre, permitindo que a voz saia clara, exibindo a sua expresso verbal. As crianas, representando com o rosto oculto, se permitem viver o enredo dos prprios personagens e o cotidiano social a que pertence.

GRUPOS DE TEATRO
sempre de estimular que em todas as escolas, juntas de freguesia, comunidades locais, etc. se formem grupos de teatro constitudos por crianas e jovens. Atravs do teatro as crianas podem estar, quase sem se aperceberem, a focar e imediatamente a solucionar, problemas locais, p.ex., tais como a discriminao racial, o ambiente, as tradies locais, o mau rendimento escolar, etc. As crianas/jovens podem-se juntar em grupos e partir delas o tema a abordar, e da desenvolverem o seu prprio texto. Os grupos de teatro podem absolutamente colaborar na integrao de crianas e adolescentes com deficincias de todo tipo, permitindo uma melhoria substancial da sua autoestima e das prprias doenas que sofrem. de imensa importncia que as crianas que constituem os grupos de teatro no fiquem com a percepo de que a vida de artista bastante simplista e de diverso, pelo que as remuneraes financeiras so de evitar (podem ser dadas ofertas culturais como bilhetes para outros espetculos, livros, etc.). Deve-se sim, estimular o gosto da representao criando um futuro pblico de teatro, e explicando s crianas que elas podem ser o veculo de diversas mensagens, dando-lhes uma importncia de interlocutores.

Вам также может понравиться