Вы находитесь на странице: 1из 41

SIMULADO 1

CONCURSO DE PERITO CRIMINAL PROVA 6

Elaborao das questes Robson Timoteo Damasceno

Resoluo das questes Robson Timoteo Damasceno

CONHECIMENTOS GERAIS

Texto I, para responder s questes 1 e 2. Cidadezinha qualquer Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. Um homem vai devagar. Um cachorro vai devagar. Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham. Eta vida besta, meu Deus. Carlos Drummond de Andrade. Reunio, 10. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1980, p. 17.

QUESTO 1 ___________________________________________________________________ Com base no texto I, assinale a alternativa incorreta. (A) Para o autor, em uma viso integral, porm dinmica da cidade, a ausncia de artigos na primeira estrofe do texto reflete a similaridade conceitual estabelecida entre os substantivos. (B) A fuso dos elementos humanos paisagem natural, em uma viso panormica, ratifica a ausncia de artigos na primeira estrofe. (C) Ao longo do texto, quase no h insero de adjetivos, dado o fato de a dinamicidade do texto no promover espao para o detalhamento. (D) O emprego da pontuao ao longo do texto sugere ausncia de conhecimento sinttico, promovendo lentido e morosidade na leitura. (E) empregada a sinonmia de estruturao sinttica e lexical na segunda estrofe. Resposta: letra D Uma rpida leitura das alternativas j sugeriria que a letra D estranha, pois duvidoso dizer que um autor conceituado como Drummond no possui conhecimento sinttico. De qualquer forma, a letra A correta com o estilo empregado no texto. A letra B tambm correta com o que se v no poema. C tambm aponta um fato verdadeiro quanto ao estilo empregado, assim como E. Portanto, apenas D incorreta, pois desconsidera o estilo textual, apontando para uma concluso incorreta.

QUESTO 2 ___________________________________________________________________ Com base no texto I, assinale a alternativa incorreta. (A) Se, ao penltimo verso, for dada a seguinte redao: Devagar... s janelas olham ter-se- modificao semntica da estrutura textual. (B) A variao da abordagem semntica na estrutura sinttica do texto tornou-o incoeso e inacessvel ao leitor. (C) Nenhum atributo legado aos substantivos da segunda estrofe, porm, apesar desta caracterstica, perceptvel a introduo de movimentao espacial. (D) No texto, possvel verificar a ocorrncia de artigo indefinido. (E) No trecho Devagar... as janelas olham., foi empregada a personificao, processo que humaniza objetos. Resposta: letra B O mesmo comentrio da questo anterior caberia aqui. Dizer que o autor no tem coeso e que o texto inacessvel no mnimo duvidoso. Esse , portanto, o item incorreto. Os demais esto todos corretos: A, j que com o uso da crase as janelas deixam de olhar para serem olhadas; C, uma vez que o movimento realmente no h atributos, mas o movimento se mostra pelo emprego do vai; D, j que o artigo indefinido um ocorre diversas vezes e E, pois as janelas que esto olhando, sendo, portanto, personificadas nesse trecho. Texto II, para responder s questes 3 e 4. Com o ouvido no passado As palavras voam, os escritos permanecem, diz-se no Ocidente. O senhor pode explicar como a tradio oral tem legitimidade para exprimir a histria das culturas 4africanas? Essa citao, procedente dos romanos, contribuiu para forjar a opinio segundo a qual uma fonte oral no merece crdito. 7 Ora, os povos da oralidade so portadores de uma cultura cuja fecundidade semelhante dos povos da escrita. Em vez de transmitir seja l o que for e de qualquer maneira, a 10tradio oral uma palavra organizada, elaborada, estruturada, um imenso acervo de conhecimentos adquiridos pela coletividade, segundo cnones bem determinados. Tais 13conhecimentos so, portanto, reproduzidos com uma metodologia rigorosa. Existem, tambm, especialistas da palavra cujo papel consiste em conservar e transmitir os 16eventos do passado: trata-se dos gris. Na frica Ocidental, encontramos aldeias inteiras de gris, como Keyla, no Mali, com cerca de 500 habitantes. So como escolas da palavra, 19onde a histria de suas linhagens ensinada s crianas, desde os 7 anos, seguindo uma pedagogia com base na memorizao. Esta faculdade reativada pelo ritmo do canto 22ou dos instrumentos de msica, como o tamani, o koni e o khalam. As palavras do gri so hierglifos falados, dizia meu amigo burquinense Joseph Ki-Zerbo. 25 Qual o papel do gri na sociedade atual? Na frica de hoje em dia, o modelo ocidental de ensino facilita a passagem da cultura oral para a cultura escrita. 28Temos de reconhecer que as escolas de tradio oral perdem sua fora em matria de transmisso. Todavia, no seio da comunidade, o gri continua desempenhando seu 31 papel conforme a sua casta socioprofissional: assim, ele o oficiante em todas as cerimnias.
1

Ser possvel cham-lo de historiador? 34 Graas aos conhecimentos legados por seus antepassados, o gri dispe de um corpus que constitui a narrativa de base. Segundo as circunstncias, porm, ele pode limitar sua 37 transmisso a um episdio ou a um resumo. Pode, tambm, acrescentar conhecimentos adquiridos pessoalmente ao falar com as pessoas, durante suas viagens. Essas supresses e 40 aditamentos no alteram de modo algum a validade histrica da narrativa transmitida de gerao em gerao por serem claramente indicados em seu relato. medida que procede 43 narrao, o gri vai ponderando seus elementos. Pode-se dizer que ele assume o papel de historiador se admitirmos que a histria sempre um reordenamento dos fatos 46proposto pelo historiador.
Em entrevista a Monique Couratier (UNESCO), o historiador guineano Djibril Tamsir Niane mostra que os arquivos escritos no so as nicas formas de se fundamentar a Histria; a tradio oral tambm pode faz-lo. Correio da UNESCO 2009, n. 8. Internet: <http://typo38.unesco.org/pt/cour-08-2009/cour-08-2009-4.html> (com adaptaes). Acesso em 18/10/2009.

QUESTO 3 ___________________________________________________________________ Quanto s informaes do texto II, assinale a alternativa correta. (A) O historiador guineano cita um pensamento dos antigos romanos para justificar que uma fonte oral no merece crdito. (B) Na moderna frica, desapareceu o gri, suplantado pelo modelo ocidental de ensino na transmisso da cultura. (C) A histria de um povo tradicionalmente transmitida com neutralidade, independentemente da viso do historiador. (D) A tradio oral pode transmitir conhecimentos de forma sistematizada. (E) As palavras do gri so hierglifos falados (linha 23) porque so enigmticas, de difcil interpretao. Resposta: letra D A errada, pois quem faz a citao o autor do texto, no o entrevistado. B tambm falsa, pois o texto claro em afirmar o contrrio na linha 16. Da mesma forma, a alternativa C no encontra respaldo no texto, extrapolando para algo que ele no diz. D est de acordo com o que o texto afirma, em especial na linha 10. E a E falsa, pois a ideia nessa afirmao de que elas ficam registradas, como os hierglifos e no que so enigmticas. QUESTO 4 ___________________________________________________________________ Observando a norma culta escrita da Lngua Portuguesa, assinale a alternativa correta. (A) O acento indicativo de crase em semelhante dos povos da escrita (linha 8) pode ser eliminado, pois opcional. (B) Na linha 15, o termo cujo refere-se a palavra. (C) O termo onde (linha 19) pode ser substitudo por na qual. (D) O termo lo (linha 33) refere-se a papel (linha 31). (E) A forma verbal (linha 45) pode ser substituda por seja.

Resposta: letra E A crase na letra A no pode ser eliminada, pois ela est fazendo referncia palavra feminina fecundidade, que est implcita no trecho. O termo cujo se refere a especialistas na linha 15. A substituio proposta no item C no possvel, pois o certo seria o plural nas quais. O lo retoma gri, razo pela qual a D incorreta. A substituio na letra E est adequada, sendo esse o item certo. Texto III, para responder s questes 5 e 6. Um avio para Paris A um dia voc toma um avio para Paris, a lazer ou a trabalho, em um voo da Air France, em que a comida e a bebida tm a obrigao de oferecer a melhor experincia 4 gastronmica de bordo do mundo, e o avio mergulha para a morte no meio do Oceano Atlntico. Sem que voc perceba, ou possa fazer qualquer coisa a respeito, sua vida acabou. 7 Em uma bola de fogo ou nos 4.000 metros de gua congelante abaixo de voc naquele mar sem fim. Voc, que tinha acabado de conseguir dormir na poltrona ou de colocar 10os fones de ouvido para assistir ao primeiro filme da noite ou de saborear uma segunda taa de vinho tinto com o cobertorzinho do avio sobre os joelhos. Talvez voc tenha 13tido tempo de ter a conscincia do fim, de que tudo terminava ali. Talvez voc nem tenha tido a chance de se dar conta disso. Fim. 16 Tudo que ia pela sua cabea desaparece do mundo sem deixar vestgios. Como se jamais tivesse existido. Seus planos de trocar de emprego ou de expandir os negcios. 19Seu amor imenso pelos filhos e sua tremenda incapacidade de expressar esse amor. Seu medo da velhice, suas preocupaes em relao aposentadoria. Sua insegurana 22em relao ao seu real talento, s chances de sobrevivncia de suas competncias nesse mundo que troca de regras a cada seis meses. Seu receio de que sua mulher, de cuja 25afeio voc depende mais do que imagina, um dia o deixe. Ou pior: que permanea com voc infeliz, tendo deixado de am-lo. Seus sonhos de trocar de casa, sua torcida para que seu 28time faa uma boa temporada, o teso que voc sente pela ascensorista com ar triste. Suas noites de insnia, essa sinusite que voc est desenvolvendo, suas saudades do 31cigarro. Os planos de voltar academia, a grande contabilidade (nem sempre com saldo positivo) dos amores e dos dios que voc angariou e destilou pela vida, as dezenas de 34pequenos problemas cotidianos que voc tinha anotado na agenda para resolver assim que tivesse tempo. Bastou um segundo para que tudo isso fosse desligado. Para que todo 37esse universo pessoal que tantas vezes lhe pesou toneladas tenha se apagado. Como uma lmpada que acaba e no volta a acender mais. Fim. 40 Ento, aproveite bem o seu dia. Extraia dele todos os bons sentimentos possveis. No deixe nada para depois. Diga o que tem para dizer. Demonstre. Seja voc mesmo. 43No guarde lixo dentro de casa. No cultive amarguras e sofrimentos. Prefira o sorriso. D risada de tudo, de si mesmo. No adie alegrias nem contentamentos nem sabores 46bons. Seja feliz. Hoje. Amanh uma iluso. Ontem uma lembrana. No fundo, s existe o hoje.
1

Ricardo Lacerda. In: Exame, 4/6/2009 (com adaptaes).

QUESTO 5 ___________________________________________________________________ Quanto s informaes do texto III, assinale a alternativa correta. (A) O texto apresenta uma narrativa vivida por uma personagem real. (B) Sabendo que h uma ideia atribuda ao poeta romano Horcio: carpe dien, popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento, correto concluir que o texto defende essa ideia. (C) O texto comprova as previses de final dos tempos e do Dia do Juzo, defendida por cientistas e religiosos. (D) No trecho Ou pior: que permanea com voc..., a palavra infeliz refere-se exclusivamente a voc. (E) O ltimo pargrafo do texto utiliza uma linguagem emotiva, que pode ser comprovada especialmente na opo pela subjetividade voltada para o narrador. Resposta: letra B O texto claramente apenas uma suposio, baseada em fatos reais, mas no exatamente uma histria real. B claramente correta, pois a ideia base do texto realmente essa. C est longe de ser verdadeira, pois o texto afirma que depois da morte h apenas um fim, contrariando a ideia. A palavra infeliz citada no item D se refere a sua mulher. E falsa, pois a linguagem apelativa, sendo direcionada ao leitor e no voltada ao narrador. QUESTO 6 ___________________________________________________________________ Observando a norma culta, julgue os itens de I a VI e assinale a alternativa correta. I A expresso assim que (linha 35) sugere a ideia de modo: a forma como algum resolveria seus problemas. II A expresso com ar triste (linha 29) remete ao sujeito voc (linha 28). III O autor abre o texto com um termo da linguagem comum do dia a dia que costuma dar continuidade a algo que vinha sendo dito, o que leva o leitor a interpretar o texto como parte de uma conversa. IV As informaes do segundo pargrafo so explicaes que desenvolvem a ideia do termo Tudo, usado no incio (linha 16) e retomado no final do referido pargrafo (linha 39). V A palavra ascensorista (linha 29) pertence famlia de acender (linha 39), isto , ambas tm raiz comum. VI As palavras gastronmica (linha 4) e Atlntico (linha 5) so acentuadas pela mesma razo. (A) Esto certos apenas os itens I, II e V. (B) Esto certos apenas os itens II, III e V. (C) Esto certos apenas os itens III, IV e VI. (D) Esto certos apenas os itens I, III e VI. (E) Esto certos apenas os itens IV, V e VI.

Resposta: letra C I incorreta, pois a expresso sugere a ideia de tempo. II tambm incorreta, pois a referncia ascensorista. III correto, assim como IV. V falso, pois a palavra vem de ascender, que significa subir. VI correta, pois ambas so proparoxtonas. Logo, so certos apenas os itens III, IV e VI, letra C. QUESTO 7 ___________________________________________________________________ Quatro msicos, ao trmino de uma apresentao, sentaram-se ao redor de uma mesa de bar. Alexandre pianista. Os instrumentos que os outros trs tocam so: flauta, violino e violoncelo. Breno est sentado direita de Alexandre. Viana sentou-se direita do flautista. Por sua vez, Hugo, que no violinista, encontra-se frente de Breno. Sabe-se que cada um desses msicos toca um nico desses instrumentos. Assim, pode-se concluir corretamente que (A) Breno flautista, e Hugo violoncelista. (B) Viana violoncelista, e Hugo flautista. (C) Viana violinista, e Hugo flautista. (D) Breno violoncelista, e Hugo flautista. (E) Breno violinista, e Hugo violoncelista. Resposta: letra A Breno est sentado direita de Alexandre e de frente com Hugo. Portanto, Viana est sentado de frente com Alexandre, pois o nico lugar que sobra. Assim, Breno flautista, pois ele quem est sentado direita de Viana. J que Hugo no violonista, nem pianista (Alexandre o ) e nem flautista (Breno ), ele s pode ser violoncelista. E assim, Viana o violonista. Olhando agora as alternativas, vemos que a nica adequada com a deduo feita a letra A. QUESTO 8 ___________________________________________________________________ Sabe-se que: Adriano nasceu no dia 10 de setembro, h 42 anos; Bruno completou um tero da idade que Adriano tem hoje no dia 15 de outubro de 1985; Cristiano far 38 anos no dia 8 de outubro de 2015; Dorival completou 3 anos dois dias antes do aniversrio de 1 ano de Adriano. Considerando que hoje seja dia 25 de outubro de 2009, a soma das idades de Adriano, Bruno, Cristiano e Dorival ser, em 25 de outubro de 2019, um nmero compreendido entre (A) 150 e 173. (B) 174 e 179. (C) 180 e 185. (D) 186 e 191. (E) 192 e 197. Resposta: letra E A idade de Adriano em 2019 ser 52 (42+10). Se Cristiano completar 38 em 8/10/15, em 25/10/19 ele ter mais quatro anos = 42 anos. Bruno completou 42/3 = 14 anos em 15/10/85. Portanto, ele ter 14+15+19 = 48 anos. Por fim, Dorival 2 anos mais velho que Adriano, logo ter 54 anos. A soma 52 + 42 + 48 + 54 = 196 anos, que cai no intervalo da letra E.

QUESTO 9 ___________________________________________________________________ Em um instituto de pesquisa trabalham, entre outros funcionrios, 3 qumicos, 6 bilogos e 2 farmacuticos. Deseja-se formar uma equipe com 4 desses 11 estudiosos, para realizar uma pesquisa. Se essa equipe for composta escolhendo-se os pesquisadores de forma aleatria, a probabilidade de todos os qumicos serem escolhidos um nmero cujo valor est compreendido entre (A) 0,00 e 0,01. (B) 0,01 e 0,02. (C) 0,02 e 0,03. (D) 0,03 e 0,04. (E) 0,04 e 0,05. Resposta: letra C O nmero total de equipes C11,4 = 11!/(4!7!) = 330. J o nmero de equipes com todos os qumicos fazendo parte de 8 (os 3 qumicos com cada um dos 8 restantes). Portanto, a probabilidade 8/330 = 0,024 letra C. QUESTO 10___________________________________________________________________ Uma populao tem hoje P indivduos e cresce a uma taxa constante de 25% ao ano. Sabendose que log102 = 0,30, estima-se que o nmero de indivduos desta populao daqui a vinte anos ser (A) 5P. (B) 10P. (C) 25P (D) 100P (E) 500P Resposta: letra D P(x+1) = P(x)*1,25. Portanto, temos uma srie do tipo: P(x+2) = P(x)*1,25*1,25. Ou seja, P(20) = P*1,25^20 = P * (1,25^20). Porm, 1,25 = 10/8. Aplicando logaritmos dos dois lados temos: log P(20) = log P + log(10/8)^20 = log P + 20*(log 10 - log 2^3) = log P + 20*(1 - 3*log 2) = log (P) + 20*(1-0,9) = log (P) - 2. Ento log P(20) = logP - 2 e log (P(20)/P) = 2. Portanto, P(20)/P = 10^2. Por fim, P(20) = 100P, letra D.

QUESTO 11___________________________________________________________________ As grandezas x e y so tais que x2=1000y. O grfico que melhor representa a relao entre os logaritmos decimais de x e de y :

(E) Nenhuma das anteriores Resposta: letra D Tirando os logaritmos dos dois lados temos log x^2 = log 1000y => 2 log x = log 1000 + log y. Portanto, 2 log x = 3 + log y e log Y = 2log x - 3, que o grfico D (basta substituir alguns valores para ver isso). QUESTO 12___________________________________________________________________ Considere uma sequncia infinita de retngulos, cada um deles com base medindo 1cm e tais que o primeiro tem altura 1m e, a partir do segundo, a altura de cada retngulo mede um dcimo da altura do anterior. Seja Sn a soma das reas dos n primeiros retngulos dessa sequncia, expressa em cm. Pode-se afirmar que (A) S3 = 110 (B) S7 < 111 (C) existe n natural tal que Sn um nmero irracional (D) existe n natural tal que Sn = 111,1111111 (E) Sn < 111,01 para todo natural no nulo n Resposta: letra D A sequncia das reas (1.100; 1.10; 1.1; ...). Temos, portanto, uma progresso com razo q = 1/10. A errado, pois S3 = 100+10+1 = 111. Se S3 111, S7 com certeza maior do que isso. A soma infinita das reas dada por a1/(1-q) = 100/(1-0,1) = 100/0,9 = 111,111... Portanto, existe um nmero natural para qual SN = 111,1111111, conforme nos coloca a letra D. Todas as reas

so racionais, de forma que C falsa. Por fim, como vimos no valor da soma infinita, a letra E errada. QUESTO 13___________________________________________________________________ Para executar uma determinada tarefa, um trabalhador leva um tempo cuja distribuio uma v.a. com distribuio normal. Sabe-se que a probabilidade de o trabalhador demorar mais de treze minutos de 0,0668 e a de demorar menos de oito minutos de 0,1587. O tempo mdio, em minutos, necessrio para executar a tarefa de (A) 9,25. (B) 10,0. (C) 12,5. (D) 16,0. (E) 28,0.

Resposta: letra B Temos que reduzir a normal padro e comparar com a tabela. As duas incgnitas so a mdia x e o desvio-padro d. Temos, que (13-x)/d equivale ao valor da normal onde a probabilidade no teste caudal igual a 0,5-0,0668 = 0,4332. Esse o valor, pela tabela dada, equivalente a 1,5. Da mesma maneira, (x-8)/d equivale ao valor da normal onde a probabilidade do teste caudal 0,5-0,1587 = 0,3413, que 1,0. Assim, temos que: (13-x)/d = 1,5 (8-x)/d = -1,0 Resolvendo o sistema temos: 13-x = 1,5 d 8-x = -1d Substituindo o valor de d da segunda equao (d = x 8) na primeira temos que: 13 x = 1,5(x-8) => 1,5x + x = 13 + 1,5.8 => 2,5x = 25. Portanto, x = 10,0, letra B. QUESTO 14___________________________________________________________________ Uma pizzaria garante entregar os pedidos dos clientes em tempo mnimo. O tempo de entrega segue uma distribuio aproximadamente normal com = 4. Sabe-se que 97,13% dos pedidos levam at 13,6 minutos. Qual a probabilidade de que o pedido de um cliente tenha de esperar mais de 12,6 minutos? (A) 0,0208 (B) 0,0495 (C) 0,0808 (D) 0,9505 (E) 0,9590 Resposta: letra B Temos que (13,6-x)/4 = z, tal que z equivale ao valor onde P = 0,5-(1-0,9713) = 0,5-0,0287 = 0,4713 na tabela normal. Portanto, (13,6-x)/4 = 1,9. Portanto, 13,6 x = 7,6 => x = 6. Assim, o valor procurado 0,5 - P [(12,6-6)/4] = 0,5 - P (1,65) = 0,5 - 0,4505 = 0,0495. Portanto, letra B. QUESTO 15___________________________________________________________________ Amlia vai sair de frias e pediu ao porteiro do seu edifcio que regasse suas plantas aos sbados. Se a planta no for regada durante as frias, a probabilidade de sobreviver de 10%; se for regada, essa probabilidade de 50%. Amlia perguntou ao sndico sobre a frequncia com que o porteiro atende aos pedidos dos moradores e ele lhe disse que, em 25% dos casos, o porteiro se esquece de atender aos pedidos. Quando Amlia voltar de frias, caso ela encontre as plantas mortas, qual a probabilidade de o porteiro ter se esquecido do pedido dela? (A) 22,5% (B) 33,3% (C) 37,5% (D) 60,0% (E) 64,3%

Resposta: letra C Uma vez que as plantas esto mortas, temos duas possibilidades: ou o porteiro regou as plantas e mesmo assim elas morreram, ou ele no regou e eles morreram. A probabilidade de ele ter regado e as plantas morrido de 0,75.0,5 = 0,375. A probabilidade de ele ter esquecido e elas morrido de 0,25.0,9 = 0,225. Portanto, a probabilidade que desejamos saber 0,225/(0,225+0,375) = 0,375 = 37,5%, letra C. QUESTO 16___________________________________________________________________ No se tem hora do rush, no Distrito Federal (DF), sem que carros avariados ou acidentes de pequeno porte obstruam uma ou outra das principais vias de trfego. Vale para o incio da manh, quando trabalhadores de toda a regio demandam o Plano Piloto, e para a tarde, na direo oposta. evidente que a simples expanso vegetativa do nmero de veculos tende a agravar o problema.
In: Jornal de Braslia, editorial, 9/2/2011, p.3

Tendo o texto acima como primeira referncia para o exame do tema abordado, que se transformou em grave problema dos grandes centros urbanos do Brasil e do mundo na atualidade, assinale a alternativa correta. (A) Passado meio sculo de sua inaugurao, Braslia segue as linhas gerais do plano que norteou sua construo, especialmente quanto quantidade mxima de habitantes esperados para a nova capital brasileira e quanto ao nmero de veculos. (B) O automvel um dos mais emblemticos smbolos da contemporaneidade, e no h mais regio do planeta em que ele, nos dias de hoje, tenha sido suplantado como meio de transporte das grandes massas urbanas. (C) O texto indica a forte atrao exercida pelo Plano Piloto para o exerccio de atividades profissionais por parte de moradores das reas a ele adjacentes, seja no prprio DF, seja na regio do entorno, com criao de graves problemas de trnsito. (D) No Brasil, a opo pelo automvel e, consequentemente, pelo transporte rodovirio, acompanha a trajetria do sculo XX, razo pela qual o pas desconheceu pocas em que tenha florescido outras modalidades de transporte, como o ferrovirio. (E) Os problemas apontados no texto podem ser debitados a um comportamento cultural da maioria da populao, que sente dificuldades em abandonar o automvel, mesmo com as linhas do metropolitano j cobrindo o DF de norte a sul. Resposta: letra C A alternativa A vai contrariamente ao que o texto fala de forma clara. B falsa, pois existem muitos lugares onde o automvel no o meio de transporte mais utilizado. C verdadeira. D falsa, pois o transporte ferrovirio teve momentos onde foi importante em sculos passados. E falsa, pois o metr no cobre todo o DF.

QUESTO 17___________________________________________________________________ A ideia de transferncia da capital brasileira para o interior do Brasil era antiga, remontando ao perodo colonial. Com a Repblica, a tese foi recepcionada pela prpria Constituio de 1891. Em fins do sculo XIX, misso cientfica exploratria demarcou a rea onde seria edificada a nova sede poltico-administrativa do pas. Transformada em metassntese por JK, Braslia foi construda em tempo recorde e inaugurada em 21 de abril de 1960. Relativamente a aspectos da geografia fsica e humana do atual Distrito Federal, assinale a alternativa correta. (A) Na composio do produto interno bruto (PIB) do Distrito Federal, o setor de servios majoritrio. (B) O crescimento populacional do Distrito Federal baixo quando comparado com o do Sudeste e o do Norte do pas. (C) Deciso estratgica da Unio impede que o Distrito Federal desenvolva seu polo de informtica. (D) Diferentemente do ocorrido nos primeiros anos aps a inaugurao, hoje Braslia recebe poucos imigrantes. (E) Por causa do entorno e das cidades-satlites, o Distrito Federal tem baixo ndice de Desenvolvimento Humano (IDH). Resposta: letra A A verdadeira. Os motivos de as demais estarem erradas so: o DF tem um crescimento populacional significativo, recebe imigrantes ainda e tem seus entornos e cidades-satlites com menores qualidade de vida que no Plano Piloto. Por fim, C falsa, pois no faz sentido. QUESTO 18___________________________________________________________________ A imprensa mundial noticiou, em fevereiro de 2011, que a crise nos pases rabes, com destaque para o Egito, pode intensificar o movimento de elevao dos preos das commodities, especialmente o do petrleo. A partir dessa observao e considerando o cenrio econmico global contemporneo, assinale a alternativa correta. (A) Eventuais oscilaes no preo do barril de petrleo j no causam impacto como no passado, tendo em vista a significativa reduo de seu uso na atualidade, com a substituio por outras fontes de energia. (B) Uma das caractersticas essenciais da globalizao a ampliao e a interdependncia dos mercados. Assim, fatos aparentemente isolados e ocorridos em regio determinada podem repercutir na economia mundial. (C) Crises como a vivida pelo Egito podem interferir na cotao de produtos no comrcio global, mas so incapazes de influir no comportamento dos mercados financeiros, hoje blindados contra situaes de risco. (D) Na ordem global dos dias atuais, a mesma liberdade de circulao de bens e capitais verifica-se na locomoo das pessoas, tanto como turistas quanto na condio de trabalhadores em busca de novas oportunidades. (E) Por ser um pas emergente, o Brasil insere-se no comrcio mundial como exportador de produtos industrializados, sendo diminuta sua participao na venda de commodities.

Resposta: letra B A falsa, pois o petrleo ainda parte importante da matriz energtica mundial. B correta. C falsa, pois a volatilidade dos mercados tem se mostrado nos ltimos anos, contrariando totalmente a informao. D incorreta, pois h muito mais barreiras para as pessoas entrarem, principalmente como trabalhadores, em alguns pases, em especial na Unio Europeia, do que existem para os bens e capitais. E, finalmente, incorreta, pois boa parte do comrcio brasileiro de commodities. QUESTO 19___________________________________________________________________ Os desastres naturais obrigam-nos a uma mudana cultural de grande porte. O ideal seria estar altura da tragdia ou, pelo menos, crescer um pouco diante dela. Toda uma poltica jaz sob os escombros das recentes tragdias que chamamos de naturais, sabendo que a natureza no existe sem ns.
Fernando Gabeira. In: O Estado de So Paulo, 21/1/2011, p. A2.

Relativamente a esse comentrio e considerando os trgicos acontecimentos que, neste vero, atingiram diversas reas do pas, a exemplo da regio serrana fluminense, assinale a alternativa correta. (A) H consenso de que as recentes tragdias climticas ocorridas no Brasil, sobretudo no Sudeste e no Sul, resultam do impacto causado pelo fenmeno denominado aquecimento global. (B) Entre as aes humanas que agridem a natureza, ampliando os efeitos das tragdias naturais, podem ser citadas a ocupao intensa e desordenada do solo e a drenagem urbana impedida pelo acmulo de lixo. (C) A mudana cultural de grande porte a que a sociedade brasileira est impelida, como sugere o autor do texto, implica recusar-se a praticar atos de solidariedade para forar a ao do poder pblico. (D) Uma soluo para os problemas causados por chuvas torrenciais e enchentes seria o assentamento populacional em vrzeas prximas a pequenos crregos, sob rgido controle das autoridades. (E) Est tecnicamente provado que a topografia das cidades brasileiras inviabiliza o processo de drenagem, por meio de grandes tubos, do excesso de gua despejada por chuvas. Resposta: letra B No h o consenso citado na letra A, que errada. B correta. C incorreta devido ao fato de fazer uma afirmao que no tem sustento no texto. D falsa, pois a ideia sugerida pssima. E a E incorreta, pois nada existe que comprove o que foi citado.

QUESTO 20___________________________________________________________________ A transferncia da capital brasileira para o interior do pas foi um longo processo que acompanhou boa parte da Histria do Brasil. Mesmo depois de escolhida a rea onde seria construda a nova sede da administrao nacional, dcadas se sucederam at que, na segunda metade da dcada de 50 do sculo XX, no Governo JK, a deciso se materializasse. Entre os aspectos marcantes do quadro geogrfico fsico e humano do Distrito Federal, assinale a alternativa correta. (A) Enquanto lidera nacionalmente a proporo de telefones celulares por habitante, o Distrito Federal padece em termos de saneamento bsico, com mais da metade da populao sem acesso rede de esgoto. (B) Provavelmente em face das condies climticas da regio em que se localiza, com perodo chuvoso curto e seca prolongada, o Distrito Federal garante o acesso gua a pouco mais de 40% da populao. (C) A ausncia de uma rede hidrogrfica na rea onde se situa o Distrito Federal foi a razo determinante para a criao de um lago artificial, o Parano, quando da construo da nova capital. (D) Com uma rea de quase 6.000 km, o Distrito Federal teve condies de distribuir espacialmente sua populao de tal modo que, na atualidade, irrelevante a diferena entre os contingentes populacionais urbanos e rurais. (E) Com clima tropical e vegetao de cerrado, encravado em Gois, o Distrito Federal cresceu muito mais do que o previsto quando da construo de Braslia. Hoje, sua populao ultrapassa a marca dos 2,2 milhes de habitantes. Resposta: letra E No verdadeiro que mais da metade da populao do DF no tem acesso rede de esgoto e nem que 40% da populao no tem acesso gua. A criao do lago Parano teve como objetivos amenizar as condies climticas da regio do Distrito Federal, permitir a gerao de energia eltrica, alm de propiciar opes de lazer populao e no o citado na letra C. A afirmao em D falsa, pois o contingente populacional urbano maior. E a E correta, por fim. QUESTO 21___________________________________________________________________ O fluxograma uma representao do funcionamento de sistemas. Assinale a alternativa que se constitui em recomendao apropriada para a elaborao de um fluxograma. (A) A explicao em palavras sempre desejvel para reforar o que o fluxograma j indica. (B) Um sistema que se ramifique em vrias direes deve ser desdobrado de modo que todos os fluxos sejam plenamente representados, mesmo os menos frequentes. (C) Deve-se evitar a utilizao de fluxogramas resumidos quando, por limitao de espao, no seja possvel indicar o fluxo completo, do incio ao fim. (D) Quando a terminologia adotada para o sistema de uma organizao for diferente da convencional ou usual, deve-se indicar ou registrar essa diferena, facilitando a sua identificao. (E) Quando houver muitos cruzamentos de linhas, devem-se utilizar linhas sinuosas tantas quantas forem necessrias melhor representao do sistema.

Resposta: letra D A alternativa correta a D, pois apresenta uma orientao correta. Todas as demais alternativas esto erradas, pois no so boas orientaes. Para saber mais sobre esse assunto ver, por exemplo: http://pt.scribd.com/doc/7028275/11-Tecnicas-de-Representacao-Grafica QUESTO 22___________________________________________________________________ A diviso das tarefas entre as unidades de trabalho de uma organizao caracteriza o que se convencionou chamar de critrios de departamentalizao. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta. (A) Uma estrutura que se subdivida em mercado interno e exportaes do tipo territorial quando as necessidades da clientela so totalmente distintas. (B) Uma estrutura por produto especialmente indicada quando o mesmo produto tem caractersticas diferentes de apresentao e embalagem, dependendo de sua destinao. (C) Uma organizao por cliente particularmente recomendada para o caso de um hospital que atenda simultaneamente pacientes particulares, conveniados e carentes. (D) O critrio geogrfico o preferencial quando a organizao depende de muitos fornecedores dispersos em locais muito distantes. (E) Um ente pblico cuja estrutura contemple uma secretaria da educao e outra da criana e do adolescente estar combinando o critrio funcional e o por cliente/usurio. Resposta: letra E A incorreta, pois caso as necessidades sejam distintas, a departamentalizao do tipo por produtos ou servio. Na B, dever-se-ia usar a departamentalizao por territrio, pois o critrio mais importante ali. No adequada a departamentalizao por cliente para o hospital, pois os atributos e necessidades dos tipos de clientes so as mesmas. Tambm no adequado o critrio usado na alternativa D. E a alternativa correta, pois a secretaria de educao uma departamentalizao por funo e a da criana e do adolescente por cliente/usurio. QUESTO 23___________________________________________________________________ Com base nos conceitos e nas aplicaes concernentes a arranjo/desenho organizacional/tipos de estruturas, assinale a alternativa correta. (A) A estrutura horizontalizada permite uma clara visualizao da cadeia de comando e amplia os nveis hierrquicos da organizao. (B) Na organizao em rede, o poder mais diludo, e as relaes entre os indivduos dependem cada vez menos da proximidade fsica. (C) Os modelos mais recentes contemplam prioritariamente o trabalho individual, em pequenas unidades, isolado e em qualquer lugar. (D) Na gesto verticalizada, a superviso no exercida por rea funcional especfica, e sim de uma forma abrangente e extensiva, em qualquer ponto de determinado trabalho que exija conhecimento dos processos essenciais. (E) Nas organizaes verticalizadas, a avaliao de desempenho uniforme, nica, pois no especfica de determinada rea, e sim da ao global.

Resposta: letra B A errada, pois a estrutura horizontalizada diminui nveis hierrquicos e torna a cadeia de comando menos evidente. B verdadeira, sendo uma adequada definio. C incorreta (basta ter lido um pouco sobre o assunto para ver isso). D est errada, pois a superviso por rea geralmente nesse tipo de gesto. E tambm falsa, pois traz uma informao que tpica de estruturas horizontalizadas. QUESTO 24___________________________________________________________________ A respeito da tica e cidadania, assinale a alternativa incorreta. (A) A tica a teoria ou cincia do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, ela estuda uma forma de comportamento que os homens julgam valioso e, alm disto, obrigatrio e inescapvel para a convivncia. (B) Entre os deveres do servidor pblico federal tem-se que o mesmo deve ser probo, reto, leal e justo. (C) A cidadania se refere s relaes entre os cidados, aqueles que pertencem a uma cidade, por meio dos procedimentos e leis acordados entre eles. Da nossa herana grega e latina, traz o sentido de pertencimento uma comunidade organizada igualitariamente, regida pelo direito, baseada na liberdade, participao e valorizao individual de cada um em um em uma esfera pblica. (D) Salvo os casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior do Estado e da Administrao Pblica, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem anegar. (E) O exerccio da liberdade e a prtica responsvel da cidadania legitimam a ruptura da ordem jurdica. Resposta: letra E Enquanto as quatro primeiras so corretas, E incorreta, pois certamente que a liberdade e a cidadania no devem passar sobre a ordem jurdica, que pressuposto da sociedade organizada.

QUESTO 25___________________________________________________________________ O Distrito Federal, previsto na Constituio Federal como ente poltico, possui algumas particularidades em relao aos demais estados-membros e municpios. Assinale a alternativa correta em relao s competncias do Distrito Federal na Constituio Federal vigente. (A) Entre as competncias do Distrito Federal, est a de criar juizados especiais, providos por juzes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliao, o julgamento e a execuo de causas cveis de menor complexidade e infraes penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumarssimo, permitidos, nas hipteses previstas em lei, a transao e o julgamento de recursos por turmas de juzes de primeiro grau. (B) Mediante leis complementares da Unio, dos estados e do Distrito Federal, cuja iniciativa facultada aos respectivos procuradores-gerais, estabelecer-se-o a organizao, as atribuies e o estatuto de cada Ministrio Pblico, observadas relativamente a seus membros. (C) Lei complementar organizar a Defensoria Pblica da Unio e a do Distrito Federal e dos Territrios e prescrever normas gerais para sua organizao nos estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exerccio da advocacia fora das atribuies institucionais. (D) Os municpios e o Distrito Federal atuaro prioritariamente no ensino fundamental e na educao infantil. (E) O Distrito Federal dever criar ouvidorias de justia, competentes para receber reclamaes e denncias de qualquer interessado contra membros ou rgos do Poder Judicirio, ou contra seus servios auxiliares, representando diretamente ao Conselho Nacional de Justia. Resposta: letra C A letra C est de acordo com a Constituio (Art. 134 da CF). As demais esto em desacordo. QUESTO 26___________________________________________________________________ Assinale a alternativa incorreta com relao aos fundamentos da organizao dos poderes e do Distrito Federal, de acordo com a Lei Orgnica do DF. (A) O Distrito Federal integra a unio indissolvel da Repblica Federativa do Brasil e tem como um dos valores fundamentais a dignidade da pessoa humana. (B) Garantir e promover os direitos humanos assegurados na Declarao Universal dos Direitos Humanos um dos objetivos prioritrios do Distrito Federal. (C) assegurado o exerccio do direito de petio ou representao, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, ou de garantia de instncia. (D) A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante plebiscito e referendo, apenas. (E) Ningum ser discriminado ou prejudicado em razo de nascimento, idade, etnia, raa, cor, sexo, estado civil, trabalho rural ou urbano, religio, convices polticas ou filosficas, orientao sexual, deficincia fsica, imunolgica, sensorial ou mental, por ter cumprido pena, nem por qualquer particularidade ou condio, observada a Constituio Federal.

Resposta: letra D O erro na letra D o apenas no final, pois tambm existe a iniciativa popular. As demais so dedues diretas ou cpias do texto da LODF. QUESTO 27___________________________________________________________________ A respeito da organizao do Distrito Federal, assinale o item incorreto. (A) O Distrito Federal a capital da Repblica Federativa do Brasil. (B) So smbolos do Distrito Federal a bandeira, o hino e o braso. (C) O territrio do Distrito Federal compreende o espao fsico-geogrfico que se encontra sob seu domnio e jurisdio. (D) O Distrito Federal, na execuo de seu programa de desenvolvimento econmico-social, buscar a integrao com a regio do entorno do Distrito Federal. (E) As Administraes Regionais integram a estrutura administrativa do Distrito Federal. Resposta: letra A A incorreta, pois a capital Braslia, no o DF. O restante letra da LODF. QUESTO 28___________________________________________________________________ Assinale, tendo como base a Lei Orgnica do DF, a alternativa incorreta quanto s disposies relacionadas ordem social e ao meio ambiente. (A) A ordem social tem como base o primado do trabalho e como objetivo o bem-estar e a justia sociais. (B) Compete ao Poder Pblico, em caso de iminente perigo ou calamidade pblica, prover o atendimento das necessidades coletivas urgentes e transitrias, podendo, para este fim, requisitar propriedade particular, observado o disposto na Constituio Federal. (C) O Distrito Federal, em ao integrada com a Unio, assegurar os direitos relativos educao, sade, segurana pblica, alimentao, cultura, assistncia social, meio ambiente equilibrado, lazer e desporto. (D) A sade direito de todos e dever do Estado, assegurado mediante polticas sociais, econmicas e ambientais. (E) Entende-se por meio ambiente o conjunto de leis de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Resposta: letra E Todas as alternativas so transcries adequadas da LODF, com exceo da letra E, que suprimiu diversos pedaos do trecho original.

QUESTO 29___________________________________________________________________ A respeito do Regimento Interno da PCDF, assinale a alternativa incorreta. (A) A Direo-Geral de Polcia Civil do Distrito Federal, rgo de direo superior, dirigido pelo Diretor-Geral de Polcia Civil, tem como uma de suas atribuies propor a criao de unidades policiais. (B) A PCDF tem como uma de suas divises a Diviso de Tanatologia Forense. (C) A Polcia Civil do Distrito Federal tem como misso institucional promover, integrada s instituies congneres, a segurana pblica, visando preservao da ordem pblica e incolumidade das pessoas, por meio da apurao de delitos, da elaborao de procedimentos formais destinados ao penal e da adoo de aes tcnico-policiais, com a preservao dos direitos e garantias individuais. (D) So princpios institucionais da Polcia Civil do Distrito Federal a hierarquia, a disciplina, a unidade, a divisibilidade, a autonomia funcional, a legalidade, a moralidade, a pessoalidade, a participao comunitria e a unidade de doutrina e de procedimentos. (E) A Polcia Civil do Distrito Federal, instituio permanente da administrao direta, essencial funo jurisdicional e vinculada ao Gabinete do Governador do Distrito Federal, dirigida por delegado de polcia de carreira e tem relativa autonomia administrativa e financeira. Resposta: letra D D incorreta, pois o Regimento Interno fala em indivisibilidade e impessoalidade. QUESTO 30___________________________________________________________________ O incio do exerccio de funo de confiana coincidir com a data de publicao do ato de designao, salvo quando o servidor estiver em licena ou afastado por qualquer outro motivo legal, hiptese em que recair no (A) primeiro dia til aps o trmino do impedimento, que no poder exceder a trinta dias da publicao. (B) primeiro dia til aps o trmino do impedimento, que no poder exceder a sessenta dias da publicao. (C) trigsimo dia til aps o trmino do impedimento, que poder exceder a noventa dias da publicao. (D) quinto dia til aps o trmino do impedimento, que poder exceder a trinta dias da publicao. (E) quinto dia til aps o trmino do impedimento, que no poder exceder a sessenta dias da publicao. Resposta: letra A A A est de acordo com o Art. 15, pargrafo 4.

QUESTO 31___________________________________________________________________ A respeito da Lei n. 9264, assinale a alternativa incorreta. (A) A carreira de Perito Criminal do Distrito Federal tpica de Estado. (B) Ser exigido para o ingresso na Carreira de Perito Mdico-Legista da Polcia Civil do Distrito Federal o diploma de Medicina. (C) Ser exigido para o ingresso na Carreira de Perito Criminal da Polcia Civil do Distrito Federal o diploma de Fsica, Qumica, Cincias Biolgicas, Cincias Contbeis, Cincia da Computao, Informtica, Geologia, Odontologia, Farmcia, Bioqumica, Mineralogia, Engenharia e Direito. (D) O ingresso nos cargos das carreiras de que trata esta Lei dar-se- sempre na 3a (terceira) classe, mediante concurso pblico, exigido curso superior completo, observados os requisitos previstos na legislao pertinente. (E) A Carreira de Delegado de Polcia do Distrito Federal constituda do cargo de Delegado de Polcia. Resposta: letra C C incorreta, pois o bacharel em Direito no pode ser Perito. QUESTO 32___________________________________________________________________ Assinale o item que no assegurado para o trabalho dos peritos oficiais, conforme a Lei 12.030. (A) Autonomia tcnica. (B) Exigncia de concurso pblico. (C) Formao acadmica especfica. (D) Autonomia funcional. (E) Autonomia hierrquica. Resposta: letra E E no consta na Lei 12.030.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

QUESTO 33___________________________________________________________________ A evoluo por seleo natural se processa no nvel de (A) Famlia. (B) Espcie. (C) Populao. (D) Indivduo. (E) Grupo social. Resposta: letra D A seleo natural um processo no nvel de indivduos. QUESTO 34___________________________________________________________________ Os componentes caractersticos da parede celular de uma bactria Gram-negativa esto todos representados na seguinte opo (A) cido teicoico e cido lipoteicoico. (B) cido teilurnico e lipopolissacardeo. (C) antgeno O e lipdeo A. (D) cido teicoico e lipopolissacardeo. (E) peptdeo C e cido lipoteicoico. Resposta: letra C O lipdeo A e o antgeno O compem o LPS, uma endotoxina presenta na parede celular de bactrias gram-negativas. As endotoxinas garantem maior virulncia bactria e so liberadas apenas quando ocorre lise. QUESTO 35___________________________________________________________________ So exemplos de tcnicas de imunodiagnstico, para deteco de anticorpos no soro de um paciente: (A) opsonizao, teste de CAMP, teste de DNase e lise pelo complemento. (B) lise pelo complemento, precipitao, teste de citocromo- oxidase e tcnica do anticorpo fluorescente. (C) precipitao, teste da catalase, teste de citocromo-oxidase, teste de DNase. (D) aglutinao, opsonizao, tcnica do anticorpo fluorescent e lise pelo complemento. (E) teste de CAMP, aglutinao, opsonizao e teste de DNase. Resposta: letra D As opes corretas so as listas na letra D.

QUESTO 36___________________________________________________________________ A parede celular tpica uma estrutura que envolve as clulas de muitos seres vivos, conferindo rigidez, forma e proteo, porm, ela ausente em (A) vegetais, algas e fungos. (B) animais, protozorios e espcies de Mycoplasma. (C) vegetais, algas e maioria das bactrias. (D) animais, fungos e maioria das bactrias. (E) protozorios, fungos e espcies de Mycoplasma. Resposta: letra B A parede celular ausente em animais, protozorios e espcies de Mycoplasma. QUESTO 37___________________________________________________________________ As seguintes etapas constituem a reao em cadeia da polimerase (PCR), onde milhes de cpias do fragmento de DNA que se quer amplificar so gerados, I. Desnaturao do DNA genmico (94C, 30s). II. Anelamento dos iniciadores no DNA genmico (30-60C, 30s). III. Desnaturao do DNA genmico (94C, 5min). IV. Sntese do DNA pela polimerase (72C, 2-5 min). A sequncia correta da reao apresentada est na opo (A) I II III IV (B) III IV II I (C) III II IV I (D) I III IV II (E) II I IV III Resposta: letra C Primeiro vem a desnaturao de DNA genmico, depois o anelamento dos iniciadores no DNA genmico, em seguida a sntese do DNA pela polimerase e por fim a desnaturao do DNA genmico nas condies apresentadas. QUESTO 38___________________________________________________________________ O texto seguinte No caso mais simples de um nico locus com dois alelos A e a com frequncias allicas p e q, respectivamente a frequncia genotpica para o homozigoto AA ser p, para o heterozigoto Aa ser 2pq e o outro homozigoto aa ser de q refere-se (A) Primeira Lei de Mendel. (B) Segunda Lei de Mendel. (C) Terceira Lei de Mendel. (D) Teorema de Hardy-Weinberg. (E) Teoria Sinttica da Evoluo.

Resposta: letra D Trata-se de uma ideia relacionada ao teorema de Hardy-Weinberg. QUESTO 39___________________________________________________________________

Assinale a alternativa que lista adequadamente os tipos sanguneos representados, da esquerda para a direita na figura acima. (A) A B AB O (B) B A O AB (C) A negativo B negativo A positivo B positivo (D) A positivo B positivo A negativo B negativo (E) Nenhuma das anteriores Resposta: letra A O sangue A aglutina com o soro anti-A, o B com o anti-B, o AB com os dois e o O com nenhum. Essa questo era bem bsica. QUESTO 40___________________________________________________________________ Assinale como correta a alternativa que lista corretamente os componentes essenciais de um nucleotdeo. (A) Pirimidina e Purina. (B) Acar pentose e base nitrogenada. (C) Ribose e desoxirribose. (D) Grupo fosfato, acar pentose e base nitrogenada. (E) RNA e DNA. Resposta: letra A Essa tambm era relativamente fcil. O correto o listado na letra D.

QUESTO 41___________________________________________________________________ usada, por exemplo, para substituir um gene normal de um camundongo por uma cpia ativa e assim suprimir o gene ativo. Fala-se da tcnica de (A) chips de DNA. (B) RNA anti-senso. (C) PCR. (D) Recombinao homloga ou nocaute. (E) Sequenciamento de DNA. Resposta: letra D O certo recombinao homloga. QUESTO 42___________________________________________________________________ alterao nas frequncias dos genes de uma gerao a outra em uma pequena populao como resultado de processo randmicos se d o nome de (A) Evoluo mendeliana. (B) Fluxo gnico. (C) Mutao. (D) Condroscopia. (E) Deriva gentica. Resposta: letra E Essa a definio de deriva gentica. QUESTO 43___________________________________________________________________ A figura abaixo, que mostra a distribuio de peso em 256 alunas de uma universidade pblica, um exemplo de

(A) Grfico de ramos e folhas. (B) Distribuio normal. (C) Histograma. (D) Diagrama de bastes. (E) Grfico de ogiva.

Resposta: letra C Claramente se trata de um histograma. QUESTO 44___________________________________________________________________ A respeito da entomologia forense, assinale a alternativa incorreta. (A) A entomologia forense corresponde ao estudo dos insetos que interagem com os acontecimentos do mbito pericial legal, podendo ser utilizados como evidncia fsica em uma investigao criminal. (B) As moscas sarcossaprfagas pertencentes famlia Calliphoridae so geralmente os primeiros insetos adultos a chegar pouco tempo aps a morte e permanecem na carcaa durante os estgios de decomposio. (C) Embora muito til, os mtodos da entomologia forense so complementares a outros exames, pois no podem, por exemplo, determinar com preciso o tempo de morte aps mais de trs dias, como outros exames, tais como rigidez cadavrica. (D) Possveis aplicaes da entomologia forense incluem movimentao do corpo, identificao por DNA, artefatos (leso no cadver ou manchas de sangue), casos de negligncia, identificao de suspeitos que tenham ligao com a cena do crime por apresentarem picadas ou leses feitas por insetos especficos do local, localizao de uma leso que pode ser determinada por stios de alimentao no usuais de imaturos e adultos e tambm na toxicologia. (E) Em casos em que so encontrados apenas esqueletos ou o corpo est em m conservao, a anlise dos insetos necrfagos ou de suas partes, pode significar a fonte qualitativa mais eficaz para uma informao toxicolgica. Resposta: letra C Todas as alternativas so corretas, com exceo de C, que falsa, j que os mtodos de entomologia forense so justamente mais adequados depois de um longo prazo do que mtodos como rigidez cadavrica. QUESTO 45___________________________________________________________________ Migrao de espcies carregadas eletricamente, que ocorre quando as mesmas so dissolvidas ou suspensas em um eletrlito, atravs do qual uma corrente eltrica aplicada. Esta uma definio adequada para a tcnica de separao chamada (A) Iontoforese. (B) PCR em tempo real. (C) Cromatografia gasosa. (D) Eletroforese. (E) Imunoensaio. Resposta: letra D Trata-se da eletroforese.

QUESTO 46___________________________________________________________________ Assinale a alternativa que no lista uma caracterstica do material gentico. (A) capaz de armazenar a informao gentica de um indivduo. (B) suscetvel a mutaes ou trocas permanentes em sua estrutura. (C) replicado no ciclo de diviso celular. (D) expresso como um fentipo. (E) alterado por mudanas no fentipo. Resposta: letra E E claramente incorreta. QUESTO 47___________________________________________________________________ Assinale o item que traz uma informao incorreta sobre as protenas e suas estruturas. (A) So compostas de aminocidos. (B) Tem como principais funes no organismo o armazenamento de energia. (C) Apresentam estruturas primrias, secundrias, tercirias e quaternrias. (D) Algumas possuem mais de uma cadeia polipeptdica. (E) Geralmente tem interaes de pontes dissulfeto em sua estrutura. Resposta: letra B B errada, pois o armazenamento de energia no funo usual das protenas. QUESTO 48___________________________________________________________________

Na figura acima, temos trs esteroides: a testosterona, que um hormnio masculino, a estrona, encontrada em urina de gestantes, e o colesterol, que um potencial causador de obstrues coronrias. Tanto os esteroides naturais quanto os artificiais caracterizam-se por apresentarem na sua estrutura quatro anis ligados, como visto nas substncias ilustradas. Sobre essas substncias, afirma-se que (A) todas possuem as mesmas funes. (B) no colesterol e na estrona a funo lcool est presente. (C) na testosterona existe uma cetona e, no colesterol, um ter. (D) na testosterona h uma cetona e um fenol. (E) na estrona h uma cetona e um fenol.

Resposta: letra E Essa era s questo de saber as funes qumicas... QUESTO 49___________________________________________________________________

Os steres so substncias amplamente encontradas na natureza, geralmente responsveis pelo aroma agradvel das frutas. O ster visto acima possui um delicioso cheiro de jasmim. A nomenclatura dessa substncia (A) acetato de benzila (B) acetato de etila (C) benzoato de etila (D) benzoato de metila (E) etanoato de fenila Resposta: letra A o acetato de benzila, ou etanoato de benzila. QUESTO 50___________________________________________________________________ O propino ou metilacetileno, como conhecido comercialmente, um gs incolor e de odor caracterstico. Na reao de hidratao desse gs, quando dissolvido em gua com pH cido, ocorre a produo de (A) Alceno. (B) lcool. (C) Aldedo. (D) Cetona. (E) ter. Resposta: letra D O propino reage com agua formando propen-2-ol, que tautomeriza para propanona:

QUESTO 51___________________________________________________________________ Um recipiente de vidro de volume igual a 30 L, bem vedado, contm em seu interior 56 g de gs nitrognio e 16 g de gs oxignio na temperatura de 27 C. Considerando que os gases, nessas condies, no reagem entre si e tm comportamento ideal, a presso total no interior do recipiente de vidro, em atm, aproximadamente (A) 1,08 (B) 2,05 (C) 3,12 (D) 4,29 (E) 5,46 Resposta: letra B O nmero de mols : N2 = 56/28 = 2 mols e O2 = 16/32 = 0,5 mols. Portanto, so 2,5 mols, a 300K em 30 L. Portanto: P = 2,5. 0,082 . 300 / 30 = 2,05 atm

QUESTO 52___________________________________________________________________ "Se dois corpos esto em equilbrio trmico com um terceiro, ento eles esto em equilbrio trmico entre si." Esse um dos possveis enunciados para a (A) Lei Zero da Termodinmica. (B) Primeira Lei da Termodinmica. (C) Segunda Lei da Termodinmica. (D) Terceira Lei da Termodinmica. (E) Princpio de Clausius-Clayperon.

Resposta: letra A QUESTO 53___________________________________________________________________ Com relao s caractersticas dos elementos qumicos e da Tabela Peridica, assinale o item incorreto. (A) tomos e ons maiores, em especial no bloco f, formam complexos com nmero de coordenao alto. (B) Os compostos de silcio so mais reativos do que os compostos semelhantes de carbono. (C) O elemento nitrognio altamente reativo. (D) Os elementos que apresentam seus eltrons mais externos em orbitais ns1 e ns2 so fortes redutores. (E) Os elementos do bloco s apresentam energia de ionizao relativamente baixa.

Resposta: letra C C incorreta, pois o N2 um gs bastante inerte (basta ver que ele o mais abundante do ar e no vemos reaes ocorrendo a todo instante). QUESTO 54___________________________________________________________________ A respeito das ligaes qumicas, assinale o item correto. (A) As ligaes no NaBr tem maior carter inico do que no MgBr2. (B) A interao onde os tomos se mantm unidos atravs de eltrons que so atrados, simultaneamente, por mais de um ncleo chamada de ligao covalente. (C) A ligao covalente baseada em interaes eletrostticas. (D) A ligao inica se forma a partir de um tomo de um elemento bastante eletropositivo que se aproxima de um tomo de um elemento bastante eletronegativo. (E) Retculos cristalinos so formados por ligaes metlicas. Resposta: letra B Na A, as ligaes tm maior carter covalente, visto que o Na tem maior poder polarizante. B uma definio adequada. C incorreta, pois essa descrio mais adequada para ligaes inicas. D uma ideia incorreta, embora comum, para ligao inica, que no se forma assim, na verdade. E por fim, retculos cristalinos se formam por ligaes inicas. QUESTO 55___________________________________________________________________ Assinale entre as molculas apresentadas aquela que no desvia a luz plano-polarizada.

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

Resposta: letra E E no desvia a luz plano-polarizada, pois no possui centro quiral, j que Ph o benzeno.

QUESTO 56___________________________________________________________________ O produto majoritrio da reao mostrada abaixo

(A)

(B)

(C)

(D) cido carboxlico (E)

Resposta: letra A O produto majoritrio o dado pela alternativa A:

QUESTO 57___________________________________________________________________ O produto majoritrio da reao abaixo mostrada

(A) Benzeno (B) (E) Alceno

(C) 1,2,3,4,5-pentabromo-6-metilbenzeno (D)

Resposta: letra B A metila induz em orto-para, fazendo com que o produto em orto seja o majoritrio.

QUESTO 58___________________________________________________________________ Abaixo so mostrados alguns espectros de infravermelho. Assinale a alternativa que apresenta os compostos que correspondem respectivamente aos espectros, da esquerda para a direita, na ordem em que os espectros so apresentados.

(A) Clorofrmio, etanol, cido actico, benzeno. (B) Deutrio, bromo, anilina e NaCl. (C) Benzeno, etanol, cido actico, clorofrmio. (D) Benzeno, cido actico, etanol, clorofrmio. (E) Nenhuma das anteriores. Resposta: letra C A ordem correta a dada na letra C. O espectro do benzeno caracterstico pelas bandas prximas a 2000 cm-1. O espectro de etanol reconhecido pela larga banda de hidroxila e pela banda em 1000 cm-1. O espectro do cido actico pode ser reconhecido pela banda da hidroxila e pela banda de carbonila. Por fim, o espectro do clorofrmio o mais simples, tendo a banda da ligao C-Cl abaixo de 1000 cm-1.

QUESTO 59___________________________________________________________________ Temos o seguinte conjunto de amostras para serem analisadas: I Amostra solvel em hexano, massa molecular 100 Da. II Amostra solvel em gua e inica, massa molecular 150 Da. III Amostra solvel em hexano, massa molecular 100 kDa. IV - Amostra solvel em gua, massa molecular 150 kDa. Alm disso, dispem-se das seguintes tcnicas cromatogrficas: 1 Excluso por tamanho (permeao em gel) 2 Cromatografia lquida de partio em fase normal 3 Cromatografia lquida por troca inica 4 Excluso por tamanho (filtrao em gel) Assinale o item que faz a correta associao entre as amostras e as tcnicas mais adequadas para sua anlise. (A) I 1, II 2, III 3, IV - 4 (B) I 1, II 2, III 4, IV - 3 (C) I 2, II 1, III 3, IV - 4 (D) I 1, II 3, III 2, IV - 4 (E) I 2, II 3, III 1 IV - 4 Resposta: letra E A associao correta a dada pela letra E. Filtrao em gel para amostras com massa alta e solveis em solventes apolares. Permeao em gel para solveis em gua e alta massa. Fase normal para as solveis em solvente apolar e massa pequena. E troca inica para inicos e solveis em gua. QUESTO 60___________________________________________________________________ A respeito da gravimetria, marque a alternativa correta. (A) Na gravimetria, deve-se lavar os precipitados coloidas com gua destilada. (B) Na gravimetria, para se obter precipitados fceis de filtrar, preciso usar solues concentradas, fazer a adio rpida de reagente precipitado, agitar a soluo e trabalhar a quente. (C) Entre todos os mtodos analticos, a gravimetria se destaca por ser um mtodo extremamente sensvel, preciso e rpido. (D) Na gravimetria por precipitao qumica, o constituinte a determinar e isolado mediante adio de um reagente capaz de ocasionar a formao de uma substncia pouco solvel. (E) A gravimetria no um mtodo muito exato e preciso.

Resposta: letra D A lavagem deve ser feita com uma soluo inica adequada, pois a lavagem com gua destilada pode favorece a peptizao, enquanto o uso de solues favorece a formao de cristais. Para conseguir precipitados cristalinos com boas caractersticas de filtragem deve-se usar solues diludas, sob agitao, adicionar lentamente e trabalhar a quente. A gravimetria no um mtodo rpido. D correta. A gravimetria, quando bem executada, com balanas analticas calibradas e cuidado, um dos mtodos mais exatos e precisos. QUESTO 61___________________________________________________________________ A lei de Beer relaciona a absorvncia de uma substncia com a sua concentrao, o que permite o uso da fotometria de absoro em anlise quantitativa. A lei de Beer (A) vlida para qualquer faixa de concentrao de substncia. (B) uma lei multiplicativa, isto , se duas substncias absorvem num mesmo comprimento de onda, a absorvncia total observada ser igual ao produto das absorvncias individuais das substncias. (C) permite encontrar a percentagem da radiao incidente (num dado comprimento de onda) que transmitida atravs da substncia. (D) usada para determinar a potncia radiante da luz refletida na cela da amostra. (E) prova que diferentes tipos de substncias absorvero luz na mesma intensidade, desde que suas concentraes sejam iguais. Resposta: letra C A Lei de Beer uma lei limite, sendo vlida apenas para solues diludas geralmente. Ela uma lei aditiva, sendo a soma e no o produto o que se verifica. C correta. A Lei de Beer trata da luz transmitida, no da luz refletida. E incorreta, pois a absoro depende da substncia (diferentes absortividades). QUESTO 62___________________________________________________________________ Assinale o item errado a respeito da espectrometria de massas. (A) Placas fotogrficas recobertas com emulso de brometo de prata podem ser usadas como sistema de deteco para espectrometria de massa. (B) A nebulizao pneumtica um mtodo de introduo de amostras na espectrometria atmica que se aplica a amostras slidas ou de metais. (C) Transdutores do tipo cintilao podem ser usados na espectrometria de massa. (D) So atomizadores usados na espectrometria atmica o atomizador de chama, o plasma indutivamente acoplado (ICP) e o atomizador por centelha eltrica. (E) A nebulizao ultra-snica utilizada para introduo de amostras em soluo na espectrometria atmica. Resposta: letra B B incorreta, pois esse mtodo usado para pastas e solues, no para amostras slidas.

QUESTO 63___________________________________________________________________ Fonte comum em medidas de absoro atmica, consiste em um anodo de tungstnio e de um catodo cilndrico selado em um tubo de vidro preenchido com nenio ou argnio presso de 1 a 5 torr. O catodo construdo com o metal cujo espectro desejado, geralmente. A descrio da (A) Lmpada de catodo oco (B) Lmpada de tungstnio (C) Lmpada de argnio (D) Lmpada de descarga sem eletrodo (E) Lmpada fluorescente Resposta: letra A A descrio de uma lmpada de catodo oco. QUESTO 64___________________________________________________________________ Drogas que diminuem a velocidade de funcionamento do crebro so classificadas como depressoras. Assinale a alternativa que no traz uma droga psicotrpica dessa classe. (A) lcool (B) Hipnticos (C) Ansiolticos (D) Anfetaminas (E) Opiceos Resposta: letra D Anfetaminas so estimulantes. QUESTO 65___________________________________________________________________ Foram por muito tempo, a droga de escolha para o tratamento da insnia. O declnio de seu uso deu-se por vrios motivos como: mortes por ingesto acidental, o uso em homicdios e suicdios, e principalmente pelo aparecimento de novas drogas como os benzodiazepnicos. Hoje em dia, ainda so utilizados no tratamento de distrbios convulsivos e na induo da anestesia geral. So produzidos atravs da condensao de derivados do cido malnico e da uria. Fala-se dos (A) Barbitricos (B) Opiceos (C) Alucingenos (D) Narcticos (E) Solventes Resposta: letra A A descrio dos barbitricos.

QUESTO 66___________________________________________________________________ Assinale a alternativa incorreta a respeito das vias de administrao de drogas. (A) A via de administrao intravenosa adequada no caso de grandes volumes e de substncias irritativas quando diludas. (B) A via de administrao subcutnea tem como desvantagem a possvel dor ou necrose por substncias irritativas. (C) A absoro pelo trato gastrintestinal regulada por fatores geralmente aplicveis, tais como estado fsico da droga e rea da superfcie para a absoro. (D) A ingesto oral tem como vantagem ser geralmente mais segura, alm de ser conveniente e econmica para a maioria dos casos. (E) A via de administrao intramuscular deve ser utilizada durante a anticoagulao. Resposta: letra E Nesse caso no se deve utilizar a via de administrao intramuscular. QUESTO 67___________________________________________________________________ A respeito dos mecanismos de ao dos frmacos, assinale a alternativa incorreta. (A) Pelo menos do ponto de vista numrico, as protenas so a classe mais importante de receptores de drogas. (B) A afinidade de um frmaco por seu receptor e sua atividade intrnsecas so determinadas por sua estrutura qumica. (C) Os frmacos que se ligam a receptores fisiolgicos e simulam efeitos de compostos reguladores endgenos so chamados agonistas. (D) Os locais em que o frmaco atua e o grau desta ao so determinados pela localizao e pela capacidade funcional dos receptores especficos com os quais o frmaco interage e pela concentrao do frmaco ao qual o receptor exposto. (E) Um receptor no fica sujeito a controles homeostticos, pois ele que regula a funo bioqumica. Resposta: letra E Todas as afirmaes so verdadeiras, com exceo da letra E, que nada tem a ver. QUESTO 68___________________________________________________________________ A ligao das drogas com os receptores envolve interaes de (A) inicas. (B) ligaes de hidrognio. (C) hidrfobas. (D) covalentes e de van der Waals. (E) todas as anteriores. Resposta: letra E Todas esses tipos de interaes podem ocorrer.

QUESTO 69___________________________________________________________________ Ramo da farmacologia que estuda a origem, as caractersticas, a estrutura anatmica e composio qumica das drogas no seu estado natural, de matria-prima, sob a forma de rgos ou organismos vegetais ou animais, assim como dos seus extratos, sem qualquer processo de elaborao: (A) Farmacodinmica. (B) Farmacocintica. (C) Toxicologia. (D) Farmacognosia. (E) Farmacotcnica. Resposta: letra D Essa a farmacognosia. QUESTO 70___________________________________________________________________ Assinale a alternativa que no traz um anestsico inalatrio. (A) xido Nitroso. (B) Tiamilal sdico. (C) Halotano. (D) Isoflurano. (E) Desflurano. Resposta: letra B Tiamilal sdico um barbitrico, administrado por via intravenosa. QUESTO 71___________________________________________________________________ A respeito do lcool assinale a alternativa incorreta. (A) O lcool absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estmago e no clon. (B) A concentrao do lcool que chega ao sangue depende de fatores como: quantidade de lcool consumida em um determinado tempo, massa corporal, e metabolismo de quem bebe, quantidade de comida no estmago. (C) O uso regular do lcool torna a pessoa tolerante a muitos dos seus efeitos, sendo necessrio maior consumo para o indivduo apresentar os mesmos efeitos iniciais. (D) Pode-se desenvolver a dependncia psicolgica com um uso regular do lcool, mesmo que em pequenas quantidades. Nesse tipo de dependncia h um desejo persistente de consumir lcool e sua falta pode desencadear quadros ansiosos ou mesmo de pnico. (E) Num adulto, a taxa de metabolismo do lcool de aproximadamente 850g de lcool por hora, mas essa taxa varia consideravelmente entre indivduo. Resposta: letra E A taxa correta de metabolismo cerca de 100 vezes menor do que isso.

QUESTO 72___________________________________________________________________ Diversos frmacos tm como ao principal a interrupo ou a simulao da transmisso do impulso nervoso na juno neuromuscular da musculatura esqueltica e/ou dos gnglios autnomos. Assinale a alternativa que no traz um agente bloqueador neuromuscular. (A) Succinilcolina. (B) d-Tubocurarina. (C) Acetilcolina. (D) Atracrio. (E) Vecurnio. Resposta: letra C Acetilcolina no tem a ver com isso. QUESTO 73___________________________________________________________________ Chalconas, auronas e antocianos so algumas das classes dos(as) (A) Flavonides. (B) Lignanos. (C) Cumarinas. (D) Taninos. (E) Alcalides. Resposta: letra A So da classe dos flavonides. QUESTO 74___________________________________________________________________ A respeito da anlise fitoqumica, assinale o item incorreto. (A) A caracterizao das cumarinas no extrato pode ser feita pela observao do mesmo sob luz ultravioleta, pois a maioria possui fluorescncia azul-brilhante ou verde. (B) Os polifenis so substncias redutoras e, portanto, oxidam-se com facilidade, resultando em substncias coradas. (C) O teste de cianidina ou Shinoda (HCl concentrado e magnsio em p) costuma ser empregado na deteco de flavonides por ser caracterstico para essa classe. (D) As reaes gerais para alcalides baseiam-se na formao de complexos solveis. (E) Os taninos podem ser caracterizados por reaes de colorao ou de precipitao. Resposta: letra D D incorreta, pois as reaes geralmente so de precipitao.

QUESTO 75___________________________________________________________________ Consiste em manter o material vegetal em contato, durante certo tempo, com um solvente (normalmente gua). uma tcnica de emprego restrito, pois muitas substncias ativas so alteradas por aquecimento prolongado. Costuma-se empreg-la nos materiais vegetais duros e da natureza lenhosa. Fala-se da (A) Secagem. (B) Moagem. (C) Extrao de Soxhlet. (D) Decoco. (E) Infuso. Resposta: letra D Trata-se da decoco. QUESTO 76___________________________________________________________________ A respeito dos metais pesados e seus antagonistas, assinale o item incorreto. (A) Os metais pesados exercem seus efeitos txicos combinando-se com um ou mais grupos reativos (ligantes) essenciais para as funes fisiolgicas normais. (B) Agentes quelantes so usados como antagonistas para metais pesados. (C) Plumbismo causado por envenenamento crnico por chumbo. (D) O arsnico prejudicial quando h exposio crnica, mas a chance de envenenamento agudo pequena. (E) Dimercaprol usado para tratamento de envenenamento por chumbo. Resposta: letra D O arsnico um clssico quando se trata de envenenamento agudo... QUESTO 77___________________________________________________________________ um teste imunoenzimtico que permite a deteco de anticorpos especficos no plasma sanguneo. Este teste usado no diagnstico de vrias doenas que induzem a produo de imunoglobulinas. Um imunoensaio que usa anticorpos especficos para detectar antgenos e anticorpos. O complexo que contm o anticorpo visualizado pelo acoplamento da enzima ao anticorpo. A adio de substrato ao complexo enzima-anticorpo-antgeno resulta num produto colorido. Fala-se do teste chamado: (A) ELISA (B) CG/MS. (C) Raman. (D) HPLC. (E) Blot. Resposta: letra A Trata-se do ELISA (Enzyme-linked immunosorbent assay).

QUESTO 78___________________________________________________________________ Embora no mundo contemporneo a Toxicologia seja uma cincia de carter social em sua natureza, o termo Toxicologia Social designado para a rea que estuda os efeitos nocivos decorrentes do uso no mdico de drogas ou frmacos, com prejuzos ao prprio usurio e sociedade. Trata do estudo das chamadas drogas de abuso, lcitas ou no, cujo uso, sempre voluntrio, visa modificar o estado de conscincia ou evitar o desconforto ocasionado pela interrupo do uso da substncia, mesmo que por um curto perodo de tempo. A definio de droga de abuso mais adequada (A) Substncias usadas para retirar a conscincia de uma vtima, na prtica de crimes contra esta. (B) Qualquer substncia que modifica, aumenta, inibe ou refora as funes fisiolgicas, psicolgicas ou imunolgicas do organismo de maneira transitria ou permanente. (C) Substncias depressoras do sistema nervoso central. (D) Drogas ilcitas. (E) Drogas opiides naturais ou sintticas, produzida e derivada do pio, extrado da cpsula (fruto) de algumas espcies de papoila. Resposta: letra B A definio correta a dada na alternativa B. QUESTO 79___________________________________________________________________ O processo de liofilizao uma tcnica utilizada para secagem de substncias, uma vez que ela retira a gua do produto atravs do congelamento. Em linhas gerais, consiste em remover a gua congelada (ou outro lquido desejado) atravs da sublimao, em sistema a vcuo. Dessa forma, h a passagem direta do estado slido para o gasoso, sem que em nenhum momento o gelo retorne ao estado lquido. uma vantagem da liofilizao: (A) evita perda e alterao qumica de substncias termolbeis. (B) pela caracterstica fsica do produto resultante ("esponjoso"), facilita a sua dissoluo. (C) inibe ou evita o desenvolvimento de microorganismos e as reaes enzimticas antes (pela baixa temperatura) da operao. (D) inibe ou evita o desenvolvimento de microorganismos e as reaes enzimticas depois (pelo baixssimo teor de umidade resultante) da operao. (E) todas as anteriores. Resposta: letra E Todas as listadas so vantagens.

QUESTO 80___________________________________________________________________ A respeito do uso de drogas ilcitas e lcitas que atuam no sistema nervoso central, assinale o item incorreto. (A) O flunitrazepam um benzodiazepnico. (B) A herona um derivado do cido lisrgico que apresenta grande poder alucingeno. (C) A interao entre o lcool e os benzodiazepnicos pode causar depresso respiratria. (D) Medicamentos como o citalopram so indicados para pacientes depressivos. (E) Os benzodiazepnicos podem ser usados como anticonvulsivantes. Resposta: letra B B incorreta, pois a herona um produto semi-sinttico derivado da morfina.

Вам также может понравиться