Вы находитесь на странице: 1из 31

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS UNIDADE EM BENTO GONALVES CURSO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA

JEAN BRESSAN ALBARELLO

TRANSFERNCIA DE CALOR Perfil de Temperatura

Bento Gonalves 2011

LISTA DE SMBOLOS
condio no infinito

A f h k L m P q r R s t T U w y

rea aleta coeficiente de transferncia de calor condutividade trmica comprimento parmetro nas equaes de aletas, permetro, circunferncia fluxo de calor raio resistncia trmica parmetro na equao das aletas espessura, tempo temperatura energia interna total largura coordenada cartesiana difusividade trmica, incremento finito eficincia temperatura de referncia capacidade de acmulo de energia interna por unidade de

volume

INTRODUO
Este experimento consiste em dois sistemas de transporte de calor, em que se utilizam dois dissipadores com superfcies estendidas. O experimento foi dividido em duas partes, uma para cada dissipador de calor utilizado. O objetivo do experimento foi medir temperaturas em diferentes pontos dos dissipadores, com o intuito de gerar um perfil de temperatura dos dissipadores durante o transporte de energia em forma de calor.

FUNDAMENTAO TERICA
Entende-se por transporte de calor o transporte de energia devido fora motriz denominada diferena de temperatura. O transporte de calor pode ocorrer por: Conduo: ocorre em slidos, lquidos e gases, onde o transporte de energia (calor) conduzido pelo movimento entre molculas adjacentes da substncia. O movimento das molculas pode ser vibrao de tomos em um slido, movimento randmico de molculas em um gs e at mesmo eltrons livres em slidos metlicos. Como exemplo de transporte de calor por conduo podemos citar o tratamento trmico de borracha (vulcanizao), tratamento trmico de ao e fluxo de calor atravs de trocadores de calor. Conveco: ocorre em lquidos e gases e regido pela mecnica dos fluidos. Pode ser natural, quando diferentes temperaturas resultam em diferentes densidades que induzem a conveco, ou pode ser forada, quando a conveco resulta da ao de foras externas. Como exemplo de transporte de calor via conveco podemos citar o radiador a vapor. Radiao: o transporte de energia ocorre por radiao eletromagntica (ftons). Este tipo de transporte mais eficiente quando ocorre no vcuo. O transporte de calor do sol para a Terra um bom exemplo de transporte de calor por radiao. Dos trs tipos de transportes de calor acima citados, aprofundaremos apenas na conduo, unidimensional e em estado estacionrio, onde a temperatura no funo do tempo.

Lei de Fourier da conduo de calor:

Um

slido

homogneo,

com

faces

paralelas

(paraleleppedo),

com

temperatura inicial (Ti) uniforme, aquecido em uma de suas faces. Considerando

que este aquecimento ocorra na face inferior, a quantidade de calor transmitida na direo y proporcional ao gradiente de temperatura:

( )

(1)

Em qualquer posio:

( )

(2)

Equao geral:

Considerando qualquer material homogneo e tridimensional, admitimos que existam gradientes trmicos em todas as direes. Especificando os gradientes possvel determinar o fluxo de calor e a temperatura em qualquer direo e ponto do sistema, respectivamente. Com base na primeira lei da Termodinmica, temos que: a soma entre a taxa de entrada de calor com a taxa de entrada de trabalho igual soma entre a taxa de sada de calor com a taxa de sada de trabalho mais a taxa de crescimento da energia interna. Para substncias incompressveis o trabalho total realizado pelo sistema convertido em energia interna:

(3)

Onde:

| | |

| | |

Substituindo os valores da Eq. (3) e rearranjando:

(4)

No limite, quando x, y e z tendem a zero:

(5)

Nos casos em que a condutibilidade trmica constante temos a equao geral da conduo de calor para meio estacionrio:

(6)

Sistemas unidimensionais:

Em sistemas unidimensionais consideram-se estruturas fsicas simples, tais como placas (paredes) planas e tubos ocos.

Parede plana: considerando duas placas mantidas em contato, feitas com materiais diferentes a e b, e com espessuras diferentes (FIG. 1). Em estado estacionrio, o fluxo de calor ( ) constante e perpendicular rea das placas. Quando as faces externas das placas em contato tiverem temperaturas diferentes, sendo as temperaturas T1>T2>T3, onde T2 a temperatura do ponto de contato entre as placas, o fluxo de calor atravs da placa a :

(7)

E atravs da placa b:

(8)

Figura 1. (Fenmenos de Transporte, L. Sissom; D. Pitts, pg. 100).

Na Figura 1 tambm est ilustrado o perfil de temperatura para placas planas, neste caso uma parede composta por duas placas. Sabendo que o fluxo de calor o mesmo para as duas placas, que formam a parede, temos:

(9)

Onde

a resistncia trmica do material condutor.

Cilindros: trata-se de um sistema unidimensional em que a transferncia de calor ocorre atravs de cilindros ocos. Para exemplificar este sistema, podemos citar a perda de calor por tubos isolantes (FIG. 2). Podemos observar que existem trs raios diferentes, raio do tubo interno (r1), raio interno do tubo isolante (r2) e raio externo do tubo isolante (r3). Cada um destes trs raios possui uma temperatura correspondente (T1, T2 e T3). A rea do sistema dada por: (10)

Substituindo na lei de Fourier:

(11)

Figura 2. (Fenmenos de Transporte, L. Sissom; D. Pitts, pg. 103).

Considerando o tubo interno para demonstrar a aplicao da Eq. (11), temos:


( ( ) )

(12)

Com base na Eq. (9), a resistncia trmica para o tubo interno :


( )

(13)

E para o tubo isolante:


( )

(14)

Para o sistema completo, o fluxo de calor :


( [ ( )] ) [ ( )]

(15)

Esferas: em esferas o fluxo de calor uma funo do raio. A rea do raio de uma esfera :

(16)

Substituindo na lei de Fourier e integrando:


( )

(17)

Onde as temperaturas T1 e T2 correspondem aos raios r1 e r2, respectivamente. A resistncia trmica de uma esfera dada por:

(18)

Transferncia de calor em aletas:

Na engenharia h grande preocupao em transmisso de energia, exigindo rpidas transferncias de calor. Materiais com superfcies prolongadas proporcionam altas performances em trocadores de calor. Este aumento da transmisso total de calor resulta do aumento da rea do trocador devido adio de aletas. Ampliando a superfcie do trocador, amplia-se tambm o nmero de pontos onde ocorre a transferncia de calor. Existem vrios tipos de estruturas que prolongam superfcies (FIG. 3), estas estruturas so denominadas aletas. As formas das aletas podem ser: circular, ou espiral em forma de fita; longitudinal, placas ligadas externamente ao longo de um tubo.

Figura 3. (Extended Surface Heat Transfer, A. D. Kraus, A. Aziz and J. Welty, pg. 7).

As aletas so muito utilizadas em trocadores de calor de turbinas a gs, ar condicionado, processadores de computador e tambm na criogenia. O material utilizado para fazer as aletas deve possuir alta condutividade trmica, buscando minimizar a diferena de temperatura entre a base e a

extremidade. As aletas podem ser ou no ser feitas do mesmo material em que feito o tubo. Os trocadores de calor com superfcies estendidas possuem transferncia de energia por conduo no interior de suas fronteiras e transferncia de energia por conveco entre suas fronteiras e a vizinhana. Como neste trabalho queremos tratar da transferncia de calor ao longo de placas, a conveco ser desconsiderada.

Seo reta uniforme: trata-se de uma barra eu eixo com seo acoplado em uma placa plana (FIG. 4). o balano de energia no estado estacionrio pode ser feito atravs de um elemento da barra com comprimento x: [energia que resta em x = (energia que sai em x + x) + energia que sai ao longo da superfcie exposta].

Figura 4. (Fenmenos de Transporte, L. Sissom; D. Pitts, pg. 111).

Considerando apenas o fluxo de energia na direo x, para uma rea om seo uniforme A e circunferncia P. temos que: Energia que entre em x = Energia que sai de x + x = | | )( )

Energia que sai ao longo da superfcie exposta = (

Quando o limite para x tende a zero, substituindo estas expresses no balano de energia, temos:

(19)

Onde

a temperatura em que a temperatura da barra no afeta a

temperatura do fluido circundante.

Considerando torna:

, a equao anterior se

(20)

Esta uma equao diferencial ordinria de segunda ordem, em que seus coeficientes so constantes e sua soluo geral :

(21)

Temos como condio de contorno imediata, a temperatura da base (placa):

Para

(22)

Onde Tb a temperatura da base. Outra soluo de contorno depende da situao fsica: i) Eixo muito longo, onde a temperatura da extremidade igual a temperatura do fluido em Tb; ii) Eixo no muito longo, onde h perda de calor em sua extremidade. A condio de contorno para i :

Para

(23)

Se C1 = 0, ento, de acordo com a Eq. (21), C2 = 0, e a soluo completa para a situao i :

(24)

Como j mencionado anteriormente, o calor entra no eixo por conduo e sai do eixo para o meio por conveco. Ento a transferncia de calor na barra pode ser calculada por:
( )

(25)

Sabendo que

, temos:

(26)

Para a situao ii, a segunda condio de contorno :

(27)

Onde

o coeficiente convectivo. A soluo para a distribuio da

temperatura dada pela equao:


( ) ( ( ) ) ( )

(28)

E o fluxo de calor do eixo:


( ( )

(29)

Como estamos tratando de gradiente de temperatura unidimensional, os eixos considerados devem ter dimetros pequenos. Sendo assim, a distribuio de temperatura resulta em:
( )

(30)

E o fluxo de calor:

(31)

No caso de aletas retangulares retas (FIG. 5), h analogia a barra, resultando na Eq. (19). A distribuio de temperaturas tambm unidimensional, entretanto a largura w maior que a espessura t, e o permetro da aleta resulta em:

(32)

E a rea da seo reta:

(33)

Com isto, o parmetro da aleta fica:

(34)

Figura 5. (Fenmenos de Transporte, L. Sissom; D. Pitts, pg. 113).

Com base nestas analogias, podemos dizer que as equaes para distribuio de temperatura e fluxo de calor, Eq. (24) e (31), em condies de contorno apropriadas, podem se utilizadas em barras cilndricas e em aletas retangulares.

Seo reta no uniforme: considerando uma aleta anular (FIG. 6), a rea da seo reta e o parmetro so funes do raio. Num volume de controle com dimenso radial r, o balano de energia resulta na equao diferencial:

(35)

Esta uma equao diferencial de Bessel de ordem zero, em que a soluo : ( ) ( )

(36)

Onde:

funo de Bessel de primeira espcie; funo de Bessel de segunda espcie; B e C so constantes.

As constantes B e C podem ser determinadas pela seguinte condio de contorno:

Para

(36)

Figura 6. (Fenmenos de Transporte, L. Sissom; D. Pitts, pg. 114).

Nas aletas anulares a dissipao do calor aumenta muito mais que nas aletas retangulares na medida em que o raio cresce. Determinando as constantes B e C, temos:
( ( ) ( ) ) ( ( ) ( ) ( ) )

) (

(37)

Derivando

em relao r e aplicando a equao de Fourier, o fluxo de calor

no interior da aleta :
( ( ) ( ) ( ) ) ( ( ) ) ( ( ) )

(38)

Dentro do grupo das aletas de seo reta no uniforme, podemos citar a aleta triangular (pontiaguda) (FIG. 7). Para esta aleta, a soluo de contorno da Eq. (31) :

( (

) )

(39)

Onde:

( )

Figura 7. (Fenmenos de Transporte, L. Sissom; D. Pitts, pg. 116).

Eficincia e rendimento das aletas:

Nem sempre as aletas aumentam a velocidade de troca trmica, devido existncia de resistncias ao transporte de calor. A seguinte equao representa um sistema de trs resistncias, onde uma delas a resistncia do material do trocador:

(40)

A aleta aumenta o A0, reduzindo a resistncia do lado de fora do trocador (1/h0A0). Muitas vezes a resistncia total reduzida pela metade, devido duplicao da rea externa do trocador. Contudo, nem sempre a resistncia trmica do material de que as aletas so feitas pode ser desprezada. O rendimento das aletas pode ser definido relacionando a velocidade real de transporte de calor do tubo aletado, com a velocidade que existiria se a aleta tivesse a temperatura uniforme igual a base:

(41)

O fluxo de calor entre o tubo aletado para um fluido :

(42)

Onde:

a rea da aleta; a rea da superfcie do tubo entre as aletas; o coeficiente de transporte de calor (considerado constante em

todos os pontos do trocador de calor); o rendimento da aleta; a diferena de temperatura entre a base da aleta e o fluido.

Conforme a lei de Ohm, esta equao pode ser escrita como;

[ (

)]

(43)

Apesar de muitas vezes o coeficiente de transmisso de calor entre a aleta e o fluido ser considerado o mesmo em todos os pontos da aleta, experimentalmente constatou-se que o coeficiente das extremidades da aleta seis vezes maior que na base. E quando as faces de uma aleta so consideradas, o coeficiente de transporte mdio maior na face que recebe o fluido primeiro do que a que recebe o fluido depois. No caso de superfcies estendidas em forma de barra ou aletas retangulares, a eficincia calculada por:

(44)

Para uma largura Considerando: Ento:

(45)

Para utilizar a Eq. (44) desprezando perdas de calor na extremidade da aleta, deve-se corrigir o comprimento (L) da seguinte forma:

(46)

MATERIAIS E MTODOS
Materiais utilizados no primeiro experimento: o o o o o o 1); o o o o o o o Fita adesiva; Garrafa trmica de 600mL; leo vegetal para fritura, envelhecido; Papelo; Placas de isopor; Trs termmetros; Trs tijolos. gua; Aquecedor de gua eltrico, vulgo rabo quente; Bule com tampa; Canivete; Copo plstico descartvel de 200mL; Dissipador de calor com 20 aletas, em alumnio (ANEXO

Materiais utilizados no segundo experimento: o o o o o gua; Aquecedor de gua eltrico, vulgo rabo quente; Bule com tampa; Canivete; Dissipador de calor com 40 aletas, em alumnio (ANEXO

2); o o o o o o o Fita adesiva; Garrafa trmica de 600mL; leo vegetal para fritura, envelhecido; Papelo; Placas de isopor; Trs termmetros; Trs tijolos.

Montagem:

Ambos os experimentos tiveram o mesmo processo de montagem, entretanto, no primeiro foi utilizado um dissipador de calor em alumnio com 20 aletas (FIG. 8) e no segundo experimento um dissipador de calor com 40 aletas (FIG. 9).

Figura 8. (Dissipador de calor I).

Figura 9. (Dissipador de calor II).

Na bancada do laboratrio, colocou-se trs tijolos para servirem como pedestal para o dispositivo (FIG. 10), para que o mesmo ficasse em uma altura apropriada para receber o calor.

Figura 10. (Pedestal de tijolos).

O leo vegetal foi passado nas cavidades (FIG. 11) entre a primeira e a segunda aleta, entre a penltima e a ltima aleta e numa cavidade ao meio da placa. Foi colocado um termmetro em cada uma destas cavidades, mantendo o bulbo do mesmo em contato com o leo. Os termmetros ficaram com uma distncia de aproximadamente 9cm entre eles. Este procedimento foi feito nos dois dissipadores.

Figura 11. (Os crculos vermelhos mostram onde foi aplicado leo).

As placas de isopor foram encaixadas nos dissipadores, cobrindo-os. Estas placas de isopor foram furadas em sua parte superior para acomodar os termmetros (FIG. 12).

Figura 12. (Isopor usado como isolante trmico e suporte para termmetros).

Adicionou-se gua no bule. Para aquecer a gua foi utilizado um aquecedor eltrico (conhecido popularmente como rabo quente). Usou-se fita adesiva para

deixar o bule bem tampado (FIG. 13) e papelo em baixo (FIG. 14), para que ficasse com uma leve inclinao.

Figura 13. (Fita adesiva usada para tampar fixar a tampa do bule).

Figura 14. (Papelo utilizado para manter o bule inclinado).

Um copo com gelo (FIG. 15) foi colocado em um lado do dissipador, lado oposto em que se encontrava o bico do bule.

Figura 15. (Posicionamento do copo com gelo).

Procedimento Experimental:

Os experimentos foram realizados separadamente, porm, o procedimento experimental foi o mesmo tanto para um quanto para outro. Com os dispositivos j montados sobre a bancada, o aquecedor de gua foi ligado. A gua quando atingiu a temperatura de ebulio, comeou a evaporar pelo bico do bule. O vapor de gua atingia diretamente um dos lados do dissipador. Este vapor de gua transmitia energia em forma de calor de uma dos lados do dissipador at o outro lado onde se localizava o copo com gelo. Verificou-se ento a temperatura medida pelos trs termmetros. No primeiro experimento foram feitas cinco medies de temperatura, uma em cada termmetro e em tempos distintos. Do mesmo modo foi feito no segundo experimento.

RESULTADOS E DISCUSSO
Primeiro Experimento:

Temperaturas Termmetros A B C T1(C) 54 41 37 T2(C) 70 47 39 T3(C) 73 50 41 T4(C) 76 54 45 T5(C) 80 60 52

De acordo com a tabela acima, o termmetro A localiza-se prximo ao bico do bule (fonte de calor); o termmetro B est em uma posio intermediria, ao centro do dissipador; o termmetro C localiza-se prximo ao copo com gelo. O gelo foi utilizado no lado oposto fonte de calor para acentuar a transferncia de calor. Com base nestas temperaturas possvel calcular a temperatura mdia para cada termmetro, e com a temperatura resultante gerar um grfico do perfil de temperatura (FIG. 16).

Figura 16. (Grfico do perfil de temperatura do dissipador de calor I).

Segundo Experimento:

Temperaturas Termmetros A B C T1(C) 55 27 14 T2(C) 59 31 18 T3(C) 63 38 23 T4(C) 65 42 28 T5*(C) 65 50 37

Assim como no primeiro experimento, o termmetro A localiza-se prximo ao bico do bule (fonte de calor); o termmetro B est em uma posio intermediria, ao centro do dissipador; o termmetro C localiza-se prximo ao copo com gelo. O gelo foi utilizado no lado oposto fonte de calor para acentuar a transferncia de calor. Com base nestas temperaturas possvel calcular a temperatura mdia para cada termmetro, e com a temperatura resultante gerar um grfico do perfil de temperatura (FIG. 17).

Figura 17. (Grfico do perfil de temperatura do dissipador de calor II).

Analisando os perfis de temperatura ilustrados pelos grficos anteriores, constatou-se que o primeiro dissipador possui uma diferena de temperatura entre o primeiro e o ltimo ponto de medio (termmetro) menor em relao ao segundo dissipador. A diferena entre os perfis de temperatura entre os dissipadores pode ser atribuda ao projeto (design) dos dissipadores. Teoricamente esperado que a diferena de temperatura entre o primeiro e o ltimo ponto seja maior no dissipador mais eficiente, pois este dissiparia mais calor para o meio, transportando menos calor no interior de suas fronteiras em direo ao eixo x. Ainda a respeito do design dos dissipadores de calor, importante considerar que ao contrrio do dissipador I, as cavidades entre as aletas no dissipador II eram pequenas e no permitiam o encaixe do bulbo dos termmetros. Assim, a temperatura medida no era a temperatura da base do dissipador, e sim a temperatura das extremidades das aletas. Isto tambm pode ter afetado significativamente o perfil de temperatura, podendo este ser considerado um tanto inconsistente quando comparado ao perfil do dissipador de calor I.

CONCLUSO
O experimento mostrou-se ser vlido para o estudo de fenmenos de transporte relacionado ao transporte de calor, envolvendo fluxo de calor e condutividade trmica. Pode-se confirmar que o uso de superfcies estendidas em dissipadores de calor aumenta a sua eficincia. O perfil de temperatura obtido muito semelhante aos perfis encontrados na literatura, confirmando a eficincia do experimento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BENNETT, C. O.; MYERS, J. E. Fenmenos de Transporte: Quantidade de Movimento Calor e Massa. Rio de Janeiro: McGraw-Hill do Brasil, 1978.

BIRD, Byron R.; STWART, Warren E.; LIGHTFOOT, Edwin N. Fenmenos de Transporte, 2 edio. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

KERN, Donald Q. Procesos de Tranferencia de Calor. San Juan Tlihuaca: Compaa Editorial Continental, 1999.

KRAUS, A. D.; AZIZ, A.; WELTY, J. Extended Surface Heat Transfer. Toronto: John Wiley & Sons, 2001.

MICHELS, Ademar; DOS SANTOS, Maur S. F.; PORTE, Anderson F. Transmisso de Calor. Rio Gande do Sul: UFSM, 2009.

SISSON, Leigton E.; PITTS, Donald R. Fenmenos de Tansporte. Rio de Janeiro: LTC, 2001. SISSON, Leigton E.; PITTS, Donald R. Schaums Outline Of Theory And Problems Of Heat Transfer, 2nd edition. New York: McGraw-Hill, 1998.

ANEXOS

Вам также может понравиться