Вы находитесь на странице: 1из 7

COBRAMSEG 2010: ENGENHARIA GEOTCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAO E SUSTENTABILIDADE. 2010 ABMS.

Metodologia para dimensionamento de drenos de fundo de pilhas de estril


Aloysio Portugal Maia Saliba Golder Associates Brasil, Belo Horizonte, Brasil, asaliba@golder.com.br Evandro de Avila Gimenes Consultor Geotcnico, Vancouver, Canada, evandro_gimenes@yahoo.com Jos Mrio Queiroga Mafra Golder Associates Brasil, Belo Horizonte, Brasil, jmafra@golder.com.br Mrcio Figueiredo de Resende Golder Associates Brasil, Belo Horizonte, Brasil, mresende@golder.com.br

RESUMO: O sistema de drenagem interna de pilhas de estril vem sendo dimensionado segundo aplicao da lei de Darcy, vlida para regime de escoamento laminar, a partir de vazes medidas ou determinadas empiricamente. Este trabalho apresenta uma abordagem alternativa para o dimensionamento de drenos de fundo de pilhas de estril em que se observa a validade das equaes de fluxo, aplicadas conforme o regime de escoamento, a partir de vazes de projeto determinadas por meio de balano hdrico aplicado nas reas de pilha e de montante, de forma a quantificar as contribuies de escoamento provenientes da recarga das reas de pilha e de descarga pela fundao. PALAVRAS-CHAVE: Drenos de fundo, Pilhas de Estril, Balano Hdrico.

INTRODUO

No Brasil, o sistema de drenagem interna de pilhas de estril vem sendo dimensionado segundo aplicao da lei de Darcy, vlida para regime de escoamento laminar (Darcy, 1856; Li et al. 1998), a partir de vazes de projeto pontualmente medidas ou empiricamente determinadas. No entanto, essa metodologia de dimensionamento enfrenta restries em situaes de escoamento em regime turbulento. Alm disso, o desconhecimento da faixa de vazes de trabalho dos drenos resulta na aplicao de fatores de segurana elevados no dimensionamento, em geral iguais a 10. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem metodolgica para dimensionamento de drenos de fundo de pilhas de estril em que as vazes de projeto so determinadas por meio de balano hdrico

aplicado nas reas de contribuio, e observando a validade das equaes de fluxo utilizadas conforme o regime de escoamento resultante. Os resultados obtidos indicam que esta diferenciao de regimes de escoamento produz sees tranversais maiores em regime turbulento, para as mesmas condies de dimensionamento (vazes e fatores de segurana). Alm disso, o mtodo de balano hdrico empregado permite determinar o valor mnimo aceitvel para o fator de segurana, sem a necessidade de fixao prvia em uma ordem de grandeza, como frequentemente observado na prtica. Em pilhas de estril que tm se mostrado progressivamente maiores nos ltimos anos em termos de reas ocupadas, esta considerao permite determinar dimenses mais econmicas para o dreno de fundo, sem prescindir da segurana da obra.

COBRAMSEG 2010: ENGENHARIA GEOTCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAO E SUSTENTABILIDADE. 2010 ABMS.

2 2.1

PRINCIPAIS LEIS DE FLUXO Equao de Darcy

Um dos principais marcos de engenharia sobre o assunto se deu a partir dos experimentos realizados por Darcy em estudo para dimensionamento de filtros para tratamento de gua. Darcy (1856) realizou uma srie de ensaios em amostras de areias naturais dispostas em colunas com dimetro igual a 0,35 m e comprimento entre 0,58 m e 1,71 m. Os testes foram realizados em fluxo descendente, a carga constante, medindo-se a velocidade mdia de fluxo sob gradientes hidrulicos constantes, que variaram entre 1,50 m/m e 18,70 m/m. Em cada um destes experimentos, Darcy obteve uma constante de proporcionalidade entre velocidade mdia de fluxo (v, em m/s) e o gradiente hidrulico (i, adimensional), denominada condutividade hidrulica do meio poroso (k, em m/s):

Cruz (2009) conclui que o fluxo ainda laminar para areais na faixa de permeabilidade de 10-4 m/s sujeitas a gradientes da ordem de 47 m/m, enquanto fluxos anlogos em materiais de transio escoam em regime turbulento sob gradientes da ordem de apenas 0,03 m/m. 2.2 Escoamento Turbulento

Para o dimensionamento de drenos de fundo em pilhas de estril, a equao de Darcy no mais vlida, pois so formados por blocos de rocha angulosos ou cascalhos de granulometria aberta, de ordem decimtrica, que em geral levam a condies de escoamento turbulentas. A velocidade mdia de fluxo turbulento (vT) assume a forma:

vT = k T i n

(3)

v=ki

(1)

Esta equao mantm-se vlida nos meios porosos para fluxo em regime laminar, com a permeabilidade podendo ser estimada pela relao de Hazen:
2 k = c d10

(2)

na qual k a condutividade hidrulica (m/s), d10 o dimetro equivalente largura da malha da peneira na qual apenas 10% do material do meio poroso passa (m) e c uma constante de proporcionalidade (s-1m-1). Em trabalhos posteriores foi possvel relacionar o fator de atrito (f, que expressa as perdas de carga hidrulica ao longo do escoamento no meio poroso, e o nmero de Reynolds (Re), a partir de resultados de ensaios de laboratrio. Em um trabalho extenso sobre areias, Fancher (1933 apud Cruz, 1979) demonstrou que a linearidade entre f e Re (regime laminar) alterada quando Re se situa no intervalo de 1 a 100. Vale lembrar que o valor de Re depende de como se define o raio hidraulico do meio em que o fluxo ocorre.

na qual i o gradiente hidrulico (adimensional), kT a condutividade no fluxo turbulento (L/T) e n um expoente que tende a 0,5. Conforme apontam Li et al. (1998), so inmeras as formulaes para determinao da velocidade efetiva, que ocorre atravs dos vazios formados entre blocos. As equaes existentes variam de acordo com a abordagem adotada, relacionando parmetros fisicos, como o dimetro dos blocos, ou coeficientes empricos determinados em ensaios de laboratrio. Li et al. (1998) comparam dez relaes entre a velocidade efetiva de escoamento, determinada na rea de vazios do meio poroso, e o gradiente hidrulico, incluindo a equao de Wilkins, largamente utilizada em dimensionamento de drenos e enrocamentos, dada por:
v v = W R 0,5 i 0,54 h

(4)

na qual vv a velocidade efetiva do escoamento (m/s), W uma constante igual a 5,25 m0,5/s, Rh raio hidrulico mdio (m), definido como razo entre o volume dos vazios e rea superficial das partculas, valor aproximado a D50/8 (Leps, 1973). O produto WRh0,5, quando multiplicado pela porosidade do meio, pode ser

COBRAMSEG 2010: ENGENHARIA GEOTCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAO E SUSTENTABILIDADE. 2010 ABMS.

definido como a permeabilidade intrnseca do enrocamento, como na equao (3). Para material granular e uniforme, valores de porosidade variando entre 0,35 e 0,50 e de gradiente hidrulico variando entre 0 e 0,7, Li et al. (1998) estimam valores muito prximos de velocidade efetiva a partir das formulaes de fluxo analisadas. Observa-se tambm, na comparao da relao fator de atrito e nmero de Reynolds realizada nestes estudos que o regime de fluxo turbulento para Re > 200. Conforme apontam Li et al. (1998), o nmero de Reynolds do escoamento que ocorre nos vazios do dreno definido por:

esfrica, indicando a acentuao da turbulncia decorrente da geometria irregular neste caso. 3 MODELO ADOTADO

Neste trabalho, utiliza-se a equao (4) (de Wilkins) para clculo da seo drenante. Com a finalidade de ilustrar os conceitos, apresentamse na Tabela 1 os resultados obtidos para D50 entre 19 mm e 1,2 m e porosidade entre 0,20 e 0,25. Os valores de porosidade so necessrios para corrigir as velocidades para o valor mdio de fluxo. As permeabilidades kT estimadas variam entre 0,25 m/s a 2,13 m/s.
Tabela 1. Permeabilidades em regime turbulento estimadas pela Equao de Wilkins, (4). D50 Rh kT e n (mm) (mm) (m/s) 19,1 0,20 0,17 2,3 0,25 50,8 0,20 0,17 6,1 0,41 152,4 0,23 0,19 19,1 0,71 203,2 0,23 0,19 24,4 0,81 609,6 0,24 0,19 79,0 1,47 1219,2 0,25 0,20 163,3 2,13 Fonte: Leps, 1973.

Re =

vvR h

(5)

na qual vv a velocidade efetiva (m/s) e a viscosidade cinemtica da gua (1x10-6 m/s a 20C). O raio hidrulico uma propriedade que est associada geometria dos vazios e, portanto, associada ao tamanho dos blocos. Considerando que a massa de blocos seja igual a um conjunto de esferas (Taylor, 1948 apud Li et al., 1998):

Rh =

e D 50 6rE

(6)

na qual e o ndice de vazios do macio formado pelos blocos de rocha ou cascalho, D50 o dimetro representativo do enrocamento, rE o fator de forma, igual a 1 para enrocamento composto por esferas. No caso de enrocamento anguloso como o resultante de britagem, o fator de forma (rE) pode ser calculado por:

Penman (1971 apud Cruz, 2009) assinala que quando a permeabilidade do material drenante menor ou igual a 10-5 m/s, deve-se analisar o fluxo pela equao de Darcy. Para que a permeabilidade seja desta ordem, a frao fina do material do dreno, composta de p de pedra, alterao de rocha com dimenso de areia ou mesmo solo deve estar preenchendo os vazios e controlando o fluxo. Segundo Leps (1973), se o material drenante possuir mais de 30% de partculas passantes na peneira de 1, deve ser tratado como solo e o fluxo atravs dos vazios estimado pela expresso (1). 4 CLCULO DA SEO DO DRENO

rE =

d A sup 6Vbloco

(7)

na qual d o dimetro da esfera (m), Asup a rea superficial do bloco de rocha (d2 para esfera, em m) e Vbloco o volume do bloco de rocha rea superficial do bloco (d3/6 para esfera, em m). Este fator superior unidade quando aplicado a blocos de geometria no

A vazo nominal a escoar pelo dreno composta por uma parcela proveniente da recarga aplicada sobre a estrutura em questo (pilha, macio, dique etc) e da recarga aplicada bacia de contribuio a montante, que se mostra no desaguamento em nascentes e na vazo de base de crregos em condies permanentes.

COBRAMSEG 2010: ENGENHARIA GEOTCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAO E SUSTENTABILIDADE. 2010 ABMS.

A determinao destas parcelas pode ser feita por meio de monitoramento de vazes ou por balano hdrico aplicado a estas reas, situao mais comum na prtica. 4.1 Vazo Especfica Nos casos em que h monitoramento extenso das vazes em cursos de gua na regio, podese obter a parcela correspondente infiltrao da gua de chuva, tambm denominada recarga, que vai constituir a vazo nominal do dreno. A recarga estimada atravs do balano hdrico da pilha, de forma como indicado a seguir:

R P - ES - ETP

(9)

R P - DAM - ETP

(8)

na qual R a infiltrao ou recarga mdia anual (mm), P a precipitao mdia anual (mm), DAM o deflvio anual mdio (mm), ETP a evapotranspirao anual mdia (mm). Este valor aplicado s reas de contribuio naturais ou de pilha permitem obter a vazo nominal do dreno de fundo. 4.2 Balanco Hdrico mais frequente a situao em que no h monitoramento extenso ou suficientemente representativo do local em que ser implantado o dreno de fundo. Nestes casos, as vazes nominais podem ser determinadas por meio de balano hdrico, conforme demonstrado a seguir. A vazo de projeto adotada no dimensionamento dos drenos corresponde soma da percolao gerada pela recarga aplicada sobre a pilha e do aporte do escoamento subterrneo gerado pela recarga nas reas de montante. Define-se por recarga a parcela da infiltrao que efetivamente atinge o aqufero ou o interior do aterro, j fora da rea de atuao da evapotranspirao. Em geral, a recarga deve ser determinada por meio de um balano hdrico no qual se considera que o sistema est em equilbrio, ou seja, o balano hdrico nulo, qual seja:

No balano hdrico adota-se o intervalo de tempo mensal visto que em intervalos inferiores a premissa de que o balano hdrico nulo no necessariamente vlida. Estima-se o escoamento superficial conforme a tipologia de uso do solo, como uma parcela da precipitao mensal. No caso de pilhas de estril e reas naturais em Minas Gerais estimam-se estas parcelas em 45% da precipitao mensal nas reas de pilha e de 20% a 30% nas reas cobertas por vegetao natural (mata nativa, campos etc). No caso da evapotranspirao, esta varivel funo da cobertura vegetal presente, mas raras so as ocasies em que se tm esses valores determinados para a cobertura da bacia hidrogrfica em anlise. Analogamente s perdas por evaporao em superfcie lquida de reservatrios, estima-se a evapotranspirao potencial (ETPpot) como o produto entre a evaporao medida em tanque classe A (E) e um fator de correlao (k) igual a 0,8 para reas naturais e 0,7 para reas de pilha (Reichardt & Timm, 2004). importante ressaltar que caso os dados de evaporao tenham sido obtidos por aparelhos de membrana, tais como evapormetros de Pich, no h necessidade de aplicar o fator de correlao aos valores observados. Quando o balano dado pela expresso acima resulta em um valor negativo, significa que a evapotranspirao real ocorrida (ETR) foi inferior evapotranspirao potencial, sendo nula a recarga para aquele intervalo de tempo. Na prtica, o balano hdrico segue uma sequncia, representada pelo modelo conceitual apresentado na Figura 1, imaginando que as suas parcelas possam ser representadas por reservatrios encadeados. P

ES ETP R
Figura 1. Modelo conceitual de balano hdrico.

I - O = 0 P - ES - ETP - R 0
4

COBRAMSEG 2010: ENGENHARIA GEOTCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAO E SUSTENTABILIDADE. 2010 ABMS.

Na Figura 1 percebe-se que, apenas aps completos os reservatrios de escoamento superficial e de evapotranspirao, ocorrer a recarga. Para definio dos valores mensais de precipitao utilizados no balano hdrico, em geral so estudados dados de monitoramento de estaes pluviomtricas regionais, monitoradas pela Agncia Nacional de guas, ou dados de monitoramento obtidos na rea em questo. Os valores mensais de evaporao podem ser obtidos a partir das normais climatolgicas, correspondentes aos valores mdios observados em perodo de 30 anos, mas de preferncia devem ser obtidos a partir de dados de monitoramento da rea em questo. 4.3 Consideraes sobre Fator de Seguranca bastante difundida no meio tcnico a utilizao de um fator de segurana para o dimensionamento dos drenos de fundo, em geral adotado igual a 10 (uma ordem de grandeza), para incorporar imprecises relativas a variaes de condutividade hidrulica, recarga anual mdia, rea de contribuio etc. Em geral, para estruturas com pequena rea de contribuio esta prtica vivel, e muitas vezes resulta da aplicao de dimenses construtivas ao dreno, comparando-se as vazes admissvel e de projeto. Porm, fixar o valor de fator de segurana mnimo igual a 10 pode levar a dimenses excessivamente conservadoras para o dreno de fundo medida que as reas contribuintes aumentam, como vem se verificando nos projetos de pilhas de disposio de estril recentes, cujas reas de contribuio tm se mostrado superiores a 100 ha. Nestas situaes, pode-se aceitar a reduo dos fatores de segurana para valores entre 2,5 e 5. Neste trabalho sugere-se que o valor mnimo deste fator de segurana deva ser tal que possibilite o dreno escoar vazes resultantes da recarga associada a condies de escoamento superficial nulo nas reas de pilha e naturais. 5 REQUISITOS PRTICOS DE PROJETO E CONSTRUO DE DRENOS Os drenos compostos por enrocamento so

estruturas geotcnicas e, portanto, devem ser projetados, calculados e construdos em conformidade aos requisitos de um projeto de engenharia. A experincia demonstra que o mtodo construtivo fator determinante da geometria da seo do dreno. Em qualquer caso, o dreno deve ser executado no sentido de montante para jusante, protegendo-se a sada exposta ao final do perodo de trabalho de forma que eventuais eventos pluviomtricos no provoquem a contaminao do ncleo no perodo de descanso. Na ampla maioria dos casos, a seo transversal dos drenos segue geometria trapezoidal, com ngulos de taludes 1V:1,3H (enrocamento), conforme apresentado na Figura 2 a seguir.

Figura 2. Seo esquemtica de dreno de fundo Alm disso, devem atender a um conjunto de requisitos prticos, listados a seguir: o dreno deve ser instalado em reas com fundao estvel e no erodvel. No caso de drenos fundados em solo, devero ser interpostas camadas de filtro e transio entre o solo e o material de dreno (blocos de rocha ou cascalho); o material do dreno deve ser durvel. Em geral, os materiais adequados construo de rip-rap so adequados construo de drenos; o dreno dever ser coberto com materiais de transio e filtro para evitar a colmatao por materiais finos provenientes do estril, de forma a garantir o funcionamento a longo prazo; a fundao da pilha de estril, nas laterais do dreno, tambm deve apresentar boa estabilidade, de modo a evitar que o dreno tenha seo interrompida por deformao excessiva, ou mesmo ruptura, e tal acontecimento venha a

COBRAMSEG 2010: ENGENHARIA GEOTCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAO E SUSTENTABILIDADE. 2010 ABMS.

comprometer a capacidade drenante a longo prazo; deve-se garantir que a rocha utilizada na construo dos drenos seja isenta de minerais potencialmente geradores de drenagem cida, ou sujeitos ciclagem; a construo de drenos deve ocorrer durante o perodo de seca, de forma a evitar a contaminao do dreno por materiais finos; a fundao do dreno, seja constituda por solo fino ou granular, dever ser compactada moderadamente, para apresentar uma permeabilidade moderada; o material de dreno poder ser colocado com retroescavadeira ou basculado diretamente do prprio caminho e espalhado com trator de esteiras. Em geral, uma compactao executada com passadas do trator de esteiras (tipo CAT D8 ou similar) suficiente; a largura mnima do corpo do dreno dever ser igual a 3,0 m para atender requisitos construtivos, pois esta a largura mnima necessria para o trfego de escavadeira, responsvel pela disposio dos materiais de construo nas respectivas camadas de montante para jusante, usando o prprio dreno como acesso. 6 EXEMPLO DE APLICAO Como exemplo de aplicao da metodologia proposta, ser analisado a seguir o caso de uma pilha de estril a ser instalada em uma bacia hidrogrfica ocupada por mata e pasto, com rea de drenagem de 1,7 km, dos quais cerca de 1 km sero ocupados pela pilha. Para determinar as vazes de projeto do dreno principal foi realizado o balano hdrico, a partir dos dados de precipitao mdia mensal monitorados no local e evaporao observadas em evapormetro de membrana, considerando coeficientes de escoamento superficial iguais a 0,45 e 0,30 para as reas de pilha e naturais, respectivamente (Tabelas 2 e 3). O dimensionamento do dreno principal deve ser realizado para o desaguamento da recarga aplicada nas reas de pilha (1 km) e naturais (0,7 km), ou seja, a recarga mdia ponderada a partir dos valores obtidos e das respectivas reas de contribuio. Porm, o valor de recarga a utilizar deve considerar o pior cenrio em

termos de recarga. Nas Tabelas 2 e 3, percebe-se que estes cenrios correspondem ao ms de dezembro, quando a intensidade da recarga maior que a intensidade da recarga anual.
Tabela 2. Balano hdrico aplicado nas reas de pilha (mm). Ms P ETP ES Balano ETP R pot real J 245 87 110 48 87 48 F 162 85 73 4 85 4 M 149 95 67 -13 82 0 A 56 92 25 -62 31 0 M 31 93 14 -76 17 0 J 8 92 4 -88 4 0 J 7 106 3 -102 4 0 A 16 132 7 -124 9 0 S 46 137 21 -112 25 0 O 89 118 40 -69 49 0 N 198 96 89 13 96 13 D 344 84 155 105 84 105 Ano 1350 1217 608 572 170 Tabela 3. Balano hdrico aplicado nas reas naturais (mm). Ms P ETP ES Balano ETP R pot real J 245 87 73 85 87 85 F 162 85 48 28 85 28 M 149 95 45 9 95 9 A 56 92 17 -54 39 0 M 31 93 9 -71 21 0 J 8 92 2 -87 6 0 J 7 106 2 -101 5 0 A 16 132 5 -121 11 0 S 46 137 14 -105 32 0 O 89 118 27 -55 62 0 N 198 96 60 43 96 43 D 344 84 103 157 84 157 Ano 1350 1217 405 624 321

Ponderando-se em relao rea (105 mm/ms aplicados a 1,0 km e 157 mm/ms aplicados a 0,7 km), obtm-se recarga mxima de 126 mm/ms. Este valor aplicado rea de contribuio (1,7 km) resultar em uma vazo nominal de projeto igual a 293 m/h (0,082 m/s). As declividades do talvegue em que se pretende implantar o referido dreno na regio varia entre 0,1% e 5%. Em condies de escoamento estacionrias, o gradiente hidrulico ser igual declividade do terreno. Partindo-se de enrocamento com D50 igual a 6 polegadas (152 mm) e gradiente hidrulico mximo de 5%, obtm-se velocidade efetiva

COBRAMSEG 2010: ENGENHARIA GEOTCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAO E SUSTENTABILIDADE. 2010 ABMS.

igual a 0,037 m/s e nmero de Reynolds igual a 759, para fator de forma (rE) igual a 1,67 (blocos com arestas iguais metade do comprimento), que indicam condies de fluxo turbulento e validade da equao de Wilkins (4). J para declividades inferiores a 0,43%, o nmero de Reynolds torna-se inferior a 200 e, assim, nestes locais deve-se utilizar a equao de Darcy (1) para o clculo da seo drenante. A aplicao indiscriminada da lei de Darcy (1) levaria a drenos com sees transversais com reas mnimas (fator de segurana unitrio) iguais a 1,6 m e 81,5 m em condies de declividade longitudinal iguais a 5% e 0,1%, respectivamente. Por outro lado, o uso indiscriminado da equao de Wilkins (4) neste intervalo levaria a drenos com sees transversais com reas mnimas (fator de segurana unitrio) iguais a 2,2 m e 18,4 m em condies de declividade longitudinal iguais a 5% e 0,1%, respectivamente. Comparando-se os resultados, percebe-se que em regimes de escoamento acentuadamente turbulentos (Re>>200), o uso da equao de Darcy (1) subestimou a rea de seo transversal necessria ao dreno em at 30%. Por outro lado, em regime de escoamento acentuadamente laminar, o uso da equao de Wilkins (4) subestimou a rea de seo transversal necessria ao dreno em at 4,4 vezes. Percebe-se, portanto, a importncia da identificao correta do regime de escoamento no dimensionamento dos drenos de fundo. 7 CONCLUSES

resultou em grandes variaes nas reas de seo transversal resultantes. Este aspecto refora a importncia da considerao do regime de escoamento no dimensionamento dos drenos de fundo de pilhas de estril. Alm disso, o mtodo de balano hdrico empregado permite determinar o valor mnimo aceitvel para o fator de segurana, sem a necessidade de fixao prvia em uma ordem de grandeza, como frequentemente observado na prtica. Em pilhas de estril que tm se mostrado progressivamente maiores nos ltimos anos em termos de reas ocupadas, esta considerao permite determinar dimenses mais econmicas para o dreno de fundo, sem prescindir da segurana da obra. REFERNCIAS
Cruz, P.T. (1979). Fluxo de gua em enrocamento : contribuio ao estudo do fluxo em meios contnuos e descontnuos. Relatrio IPT-DMGA, cap. IX. Instituto de Pesquisas Tecnolgicas, So Paulo, SP, Brasil. Cruz, P.T., Materon, B., Freitas, M. (2009). Barragens de Enrocamento com Face de Concreto. Oficina de Textos, Belo Horizonte, MG, Brasil. 448 p. Darcy, H. (1856). Les Fontaines publiques de la ville de Dijon (The Public Fountains of the City of Dijon), Traduo para o ingls de Patricia Bobeck, Kendall/Hunt Publishing Co., 2004. 598 p. Instituto Nacional de Meteorologia INMET. Normais Climatolgicas. Instituto Nacional de Meteorologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 478 p. Leps, T. M. (1973). Flow through rockfill. In: Hirschfiled, R. C. Poulos, S. J. (ed.), Embankement Dam Engineering. Casagrande Volume. John Wiley & Sons, New York, NY, USA. p. 87-105. Li, B. Garga, V. K. Davies, M. H. (1998). Relationships for non-Darcy flow in Rockfill. Journal of Hydraulic Engineering, Reston, v. 124, n. 2. p. 206-212. Reichardt, K. Timm, L. C. (2004) Solo, Planta e Atmosfera. Conceitos, Processos e Aplicaes, 1 ed., Ed. Manole, Barueri, SP, Brasil. 478 p.

Este artigo apresentou uma metodologia alternativa para dimensionamento de dreno de fundo de pilhas de estril, tendo em vista aspectos geotcnicos, hidrolgicos, hidrogeolgicos e hidrulicos, tais como o regime de escoamento. Em um estudo de caso hipottico, as diferenas entre as abordagens utilizadas em regime laminar (lei de Darcy (1)) e turbulento (metodologia proposta por Wilkins (4)) foram apresentadas, sendo que aplicao das formulaes fora de seu regime de validade

Вам также может понравиться