Вы находитесь на странице: 1из 10

A leitura do livro nos proporciona uma paz muito grande e confortante por descobrirmos que h vida alm da morte

e que mais cedo ou mais tarde nos reencontraremos com nossos entes queridos, bastando esforo, dedicao e vontade de aprender. Alm disso, induz a refletirmos sobre nossas aes encarnados e a necessidade de evoluo espiritual e auxlio (caridade) ao prximo, como forma de evoluo humana e perpetuao espiritual.

Nosso Lar o nome da Colnia Espiritual que Andr Luiz nos apresenta neste primeiro livro de sua lavra. Em narrativa vibrante, o autor nos transmite suas observaes e descobertas sobre a vida no Mundo Espiritual, atuando como um reprter que registra as suas prprias experincias. Revela-nos um mundo palpitante, pleno de vida e atividades, organizado de forma exemplar, onde Espritos desencarnados passam por estgio de recuperao e educao espiritual supervisionado por Espritos Superiores. Nosso Lar nos permite antever o Mundo Espiritual que nos aguarda, quando abandonarmos o corpo carnal pela morte fsica.
(http://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1462&IDProduto=124454)

O livro Violetas na Janela possui uma linguagem simples e nos transmite muita paz, serenidade e entendimento. Atravs de sua leitura possvel compreendermos o quanto importante acreditarmos na vida eterna enquanto encarnados, aprender a cada dia o que o mundo espiritual estudando e nos aprimorando ainda em matria e como nos desenvolvemos nesse mundo. Tambm podemos aprender significativamente como nos desenvolver no plano espiritual atravs do trabalho prazeroso e da caridade, o que nosso perspirito e como ele capaz de perpetuar-se no plano espiritual, atravs de exemplos claros e contundentes.

Patrcia Braghini era uma jovem esprita de 19 anos, filha de Jos Carlos Braghini e Anzia Alba Marinzeck Braghini, que morreu aps um acidente vascular cerebral em sua casa. O enredo do livro Violetas na Janela narrado pela jovem j desencarnada, atravs de sua tia, que assina a psicografia e participa de diversas passagens do mesmo. Segundo a psicografia, Patrcia, aps a morte, foi resgatada por "amigos espirituais" que a levaram para a colnia espiritual chamada Colnia So Sebastio, que segundo os espritas uma das colnias espirituais situadas sobre a cidade de So Sebastio do Paraso. Patrcia reencontra no plano espiritual Amaziles (sua av) e um grande amor de outras vidas, Frederico, alm das entidades Arthur, Maurcio e Antnio Carlos, que ajudam Patrcia a se adaptar vida na colnia. Patrcia aprende a controlar a saudade durante suas visitas ao antigo lar e mandar recados para os entes queridos atravs da psicografia de sua tia Vera.

Patrcia ouve conselhos de diversos moradores desencarnados da colnia e depoimentos de suas vidas pessoais quando encarnados na Terra, passa a ajudar Frederico em seu consultrio e logo convidada pelos seus amigos a trabalhar em favor de pessoas recm-desencarnadas no centro esprita presidido por seu pai, Jos Carlos. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Violetas_na_Janela_(livro))

Ao comprar o livro Violetas na Janela, ganhei o livro O Ateu. O ttulo no me envolveu a princpio e achei que no fosse gostar da histria, contudo comecei a l-lo. medida que o fazia a leitura tornou-se intensa e ele me atraiu de tal forma que o li rapidamente, pois no conseguia deix-lo de lado. Trata-se de um romance, descritivo e muito bem estruturado, no qual ansiamos para chegarmos ao desfecho dos fatos. Com ele foi possvel aprender o que um encarnado ser obsediado, a importncia do livre arbtrio, a surpresa dos ateus ao descobrir que o esprito infinito e quo misericordioso Deus, dando oportunidade a todos de se redimir e recomear (reencarnar), quantas vezes se fizerem necessrias, para assim aprender tudo aquilo que realmente vale a pena.

Jean Marie - o Ateu, como conhecido na intimidade - e seus amigos so farristas que vivem apenas o presente, para as festas e os prazeres mundanos. Residentes na Toca - propriedade outrora conhecida como Fazenda So Francisco, transformaram o lugar em palco de festejadas reunies, onde a falsa alegria convive com o vcio e a chantagem. Jean Marie reserva-se o direito de no apenas descrer do Criador, mas tambm de influenciar os outros com seus escritos. Alheio s sedues do ambiente onde vive, o Ateu quer apenas explorar os corruptos. Perseguido por um esprito que deseja vingar-se pressente o perigo: uma terrvel ameaa. (http://www.rumo.com.br/sistema/listaprodutos.asp?IDLoja=1462&IDProduto=1745775&De t=1&can=1)

Trata-se estria de um grupo de amigos ateus que vivem na libertinagem e praticam alguns atos ilcitos. Convivem juntos numa fazenda, mas os acontecimentos vo separando-os. Aos poucos, os amigos vo desencarnando e refletindo sobre a vida. O conhecimento esprita colocado de forma natural nos acontecimentos e nas falas dos personagens. Este conhecimento tambm se espalha de forma equilibrada por toda a obra e isto no causa ao leitor a sensao de que est diante de uma obra doutrinria. ronda a Toca... (http://analisando-livro-espirita.blogspot.com/2009/05/titulo-o-ateu-autores-veralucia.html)

Durante uma palestra na casa esprita Francisco Cndido Xavier, ouvi um dos membros fazer uma citao sobre a obra e me interessei. Li o exemplar em aproximadamente duas semanas, pois se trata de um livro de estudo e profunda reflexo. Com sua leitura, conscientizei-me do quo importante amarmos a ns mesmos acima de todas as coisas, sem arrogncia ou pretenso de sermos superiores aos nossos irmos, mas com amor verdadeiro, no qual aprendemos o significado de nossa existncia e o valor de nossa vida perante a imensa bondade divina, que nos concedeu uma nova misso terrena em nossa encarnao. Para isso, acima de tudo devemos perdoarmos por nossos prprios erros e ouvirmos atravs de nossa prpria alma o que realmente faz sentido a nossa existncia. S assim, seremos capazes de amar ao prximo fraternalmente e nos redimirmos de qualquer tipo de preconceito imposto por nossa prpria sociedade a ns mesmos e aos nossos irmos, que tambm possuem suas misses. Amai aos outros como a ti mesmo... eis a essencial lio.

A atitude de amar-nos como merecemos. O sentimento a maior conquista evolutiva do Esprito. Aprendendo a escut-lo, estaremos entendendo melhor a nossa alma. No existe um s sentimento que no tenha importncia no processo do crescimento pessoal. Quando digo a mim mesmo no posso sentir isto, simplesmente estou desprezando a oportunidade de auto investigao, de saber qual ou quais so as mensagens profundas da vida mental. Escutando Sentimentos Wanderley de Oliveira http://ebooksgratis.com.br

Nascido em Lio, a 3 de outubro de 1804, de antiga famlia que se distinguiu na magistratura e no foro, Allan Kardec (Lon-Hippolyte-Denizart Rivail ) no seguiu a carreira dos Avoengos, sentindo-se, desde os verdes anos, atrado pelos estudos da cincia e da filosofia. Matriculado na escola de Pestalozzi, em Yverdun (Sua), tornou-se um dos mais aplicados discpulos daquele eminente professor e um dos mais zelosos propagadores do seu sistema de educao, que to grande influncia exerceu na reforma dos estudos de Alemanha e de Frana. Dotado de notvel inteligncia e atrado para o ensino por vocao e especiais aptides, desde os quatorze anos ensinava aos condiscpulos menos adiantados o que ia aprendendo. Foi com essas lies que se lhe desenvolveram as ideias, que mais tarde deveriam coloc-lo entre os homens do progresso e do livre pensamento. Nascido na religio Catlica, mas educado no Protestantismo, serviram-lhe os atos de intolerncia por que passou, de incentivo, em boa hora, ao pensamento de uma reforma religiosa, na qual trabalhou, em silncio, por dilatados anos, procurando alcanar o meio de unificar as crenas, sem que pudesse descobrir, entretanto, o elemento indispensvel para a soluo do grande problema. Foi o Espiritismo que, mais tarde, lhe facultou esse meio, imprimindo-lhe aos trabalhos particular orientao. Concludos os estudos, tornou Frana; possuindo profundo conhecimento da lngua alem, traduziu para ela diferentes obras de educao e moral, entre as quais, o que caracterstico, as de Fnelon, que mui particularmente o seduziram. Era membro de muitas sociedades cientficas e entre elas a da Academia Real de Arras, que, no concurso de 1831, lhe coroou uma notvel memria acerca da questo: Qual o sistema de estudos mais em harmonia com as necessidades da poca? De 1835 a 1840, fundou em sua casa, na rua Svres, cursos gratuitos de fsica, qumica, anatomia comparada, astronomia, etc.- empresa digna de encmios em qualquer tempo, mas principalmente numa poca em que bem poucos eram os interessados que se aventuravam pr aquela senda. Sempre empenhado em tornar atraentes e interessantes os sistemas de educao, inventou, ao mesmo tempo, um mtodo engenhoso para aprender a contar e um quadro mnemnico da histria de Frana, cujo objetivo era fixar na memria as datas dos mais notveis acontecimentos, bem como os descobrimentos que ilustram cada reinado. Entre as numerosas obras de educao, podemos citar as seguintes: Plano para o melhoramento da instruo pblica, 1828. _ Curso prtico e terico de aritmtica, segundo o mtodo de Pestalozzi , para uso de professores e de mes de famlia, 1829._ Gramtica francesa clssica, 1831._ Manual para exames de capacidade. Solues racionais de questes e problemas de aritmtica e de geometria, 1846. _ Catecismo gramatical da lngua francesa, 1848._ Programa dos cursos ordinrios de fsica, qumica, astronomia, fisiologia (que ele dava no Liceu Polimtico).

Pontos para os exames da Cmara Municipal e da Sorbonne, acompanhados de instrues especiais sobre as dificuldades ortogrficas, 1849, obra muito estimada na ocasio da qual ainda recentemente se faziam novas edies. Antes que o Espiritismo lhe viesse popularizar o pseudnimo de Allan Kardec, havia ele, como se v, sabido ilustrar-se com trabalhos de natureza mui diversa, os quais tinham pr finalidade esclarecer a massa popular, prendendo-a ainda mais ao sentimento de famlia e ao amor de ptria. Em 1855, quando se comeou a tratar das manifestaes de Espritos, Allan Kardec dedicou-se a perseverantes observaes do fenmeno e cuidou principalmente de lhe deduzir as consequncias filosficas; entreviu de longe o princpio de novas leis naturais; aquelas que regem as relaes entre o mundo visvel e invisvel. Reconheceu, nas manifestaes deste, uma das foras da natureza, cujo conhecimento devia projetar luz a uma infinidade de problemas considerados insolveis. Finalmente percebeu a relao de tudo aquilo com pontos de vista religiosos. As suas principais obras acerca da nova matria so: O Livro dos Espritos, para a parte filosfica, cuja a primeira edio apareceu a 18 de abril de 1857. O Livro dos Mdiuns, para a parte experimental e cientfica, publicada em janeiro de 1861. O Evangelho Segundo o Espiritismo, para a parte moral, publicada em abril de 1864. O Cu e o Inferno, ou A Justia de Deus segundo o Espiritismo, agosto de 1865. A Gnese, os Milagres e as Predies, janeiro de 1868. A Revista Esprita, rgo de estudos psicolgicos, publicao mensal comeada em 1 de janeiro de 1858. Fundou em Paris, a 1 de abril de 1858, a primeira sociedade esprita regularmente constituda, com o nome de Societ parisiense des tudes spirites, cujo o fim exclusivo era o estudo de tudo quanto pudesse contribuir para o progresso da nova cincia. Allan Kardec se defendeu admiravelmente da pecha de haver escrito sob a influncia de ideias preconcebidas ou sistemticas. Homem de carter frio e severo, observara os fatos e das observaes deduziu as leis que os regem; foi o primeiro que, a propsito desses fatos, estabeleceu teoria e constituiu em corpo de doutrina , regular e metdico. Demonstrando que os fatos, falsamente chamados sobrenaturais, so sujeitos as leis, os subordinou categoria dos fenmenos da natureza, e fez ruir, assim, o ltimo reduto do maravilhoso, que uma das causas da superstio. Durante os primeiros anos de preocupao com os fenmenos espritas, foram estes mais objeto de curiosidade que de meditaes srias. O Livro dos Espritos fez com que fossem encarados pr outra face: desprezaram-se as mesas falantes, que tinham sido o preldio e se ligou o fenmeno a um corpo de doutrina, que compreendia questes concernentes humanidade. Da apario do livro data a verdadeira fundao do Espiritismo, que at ento s possua elementos esparsos, sem coordenao, e cujo o alcance no tinha sido compreendido pr todos. Tambm foi desde aquela poca que a doutrina prendeu a ateno dos homens srios e adquiriu rpido desenvolvimento. "Em poucos anos, as ideias espritas contavam com numerosos aderentes nas classes sociais e em todos os pases . O xito, sem precedentes, obra da simpatia que essas ideias encontram, mas tambm devido, em grande parte, clareza caracterstica dos escritos de Allan Kardec. "Abstendo-se das frmulas abstratas da metafsica, o autor soube fazer-se sem fadiga, condio essencial para a vulgarizao de uma ideia. Sobre todos os pontos de controvrsia, a sua argumentao, de uma lgica cerrada, oferece pouco material contestao e predispe o antagonista convico. "As provas materiais, que o Espiritismo fornece tanto da existncia da alma como da vida futura, derrocam as ideias materialistas e pantestas. Um dos princpios mais fecundos da doutrina, o qual decorre do precedente, o da pluralidade das existncias, j entrevista pr inmeros filsofos antigos e modernos e, nestes ltimos tempos, pr Jean Reynaud, Charles Fourier, Eugne Sue e outros; mais tinha ficado no estado de hiptese, ao passo que o Espiritismo demonstra a sua realidade e prova que um dos atributos essenciais da humanidade. Desse princpio decorre a soluo de todas as anomalias aparentes da vida humana, de todas as desigualdades intelectuais, morais e sociais. O homem sabe assim donde vem, para onde

vai, para que fim est na Terra e pr que sofre aqui. "As ideias inatas explicam-se pelos conhecimentos adquiridos em vidas anteriores; o caminhar dos povos explica-se pelos homens do tempo passado, que voltam a esta vida, depois de terem progredido; as simpatias e as antipatias, pela natureza das relaes anteriores, relaes que ligam a grande famlia humana de todas as pocas aos altos princpios da fraternidade, da igualdade, da liberdade e da solidariedade universal, tm pr base as mesmas leis a Natureza e no mais uma teoria. Em vez do princpio: Fora da Igreja no h salvao, que mantm a diviso e a animosidade entre diferentes seitas e que tanto sangue tem feito correr- o Espiritismo tem pr mxima: Fora da caridade no h salvao, isto , a igualdade dos homens perante Deus, a liberdade da conscincia, a tolerncia e a benevolncia mtuas. Em vez da f cega, que aniquila a liberdade de pensar, ensina: a f inabalvel somente aquela que pode encarar a razo face a face, em todas as pocas da humanidade; para a f preciso uma base e esta a inteligncia perfeita do que se deve crer; para crer no basta ver, preciso sobretudo compreender; a f cega no mais deste sculo; ora, precisamente o dogma da f cega que produz hoje o maior nmero de incrdulos, pr querer impor-se. Exigindo a alimentao das mais preciosas faculdades do homem: o raciocnio e o livre arbtrio. (Evangelho segundo o Espiritismo). Trabalhador infatigvel, sempre o primeiro a iniciar o trabalho e o ltimo a deix-lo, Allan Kardec sucumbiu a 31 de maro de 1869, em meio dos preparativos para mudar de domiclio, como lho exigia a extenso considervel das mltiplas ocupaes. Numerosas obras, que tinha em mo, ou que s esperavam oportunidade para vir a lume, provar-lhe-o um dia a magnitude das concepes. Morreu como viveu: trabalhando. Desde longos anos sofria do corao, que reclamava, como meio de cura, o repouso intelectual, com pequena atividade material. Ele, porm, inteiramente entregue s obras, negava-se a tudo o que lhe roubasse um instante das suas ocupaes de predileo. Nele, como em todas as almas de boa tmpera, a lima do trabalho gastou o ao do invlucro. O corpo, entorpecido, recusavalhe os servios; mas o esprito, cada vez mais vivaz, mais enrgico, mais fecundo, alargava-lhe o crculo da atividade. Na luta desigual a matria nem sempre podia resistir. Um dia foi vencida: o aneurisma rompeu-se e Allan Kardec caiu fulminado. Um homem desapareceu da terra, mas o seu grande nome tomou lugar entre as ilustraes do sculo e um culto esprito foi retemperar-se no infinito, onde aqueles, que ele prprio havia consolado e esclarecido, lhe esperavam a volta com impacincia. "A morte, dizia mui recentemente, a morte amida os golpes na falange dos homens ilustres!... A quem vir ela agora libertar?" Foi ele, depois de tantos outros, retemperar-se no espao e buscar outros elementos para renovar o organismo gasto pr uma vida de labores incessantes. Partiu com aqueles que viro a ser os luminares da nova gerao, a fim de voltar com eles para continuar e concluir a obra que deixou confiada a mos dedicadas. O homem deixou-nos, mas a sua alma ser sempre conosco. um protetor seguro, uma luz a mais, um labutador infatigvel, que foi aumentar as foras das falanges do espao. Como na terra, saber moderar o zelo dos impetuosos, secundar as intenes dos sinceros e dos desinteressados, estimular os vagarosos - saber enfim, sem ferir a ningum, fazer com que todos lhe ouam os mais convenientes conselhos. Ele v e reconhece agora o que ainda ontem apenas previa. No mais est sujeito s incertezas e aos desfalecimentos e contribuir para participarmos das suas convices, fazendo-nos alcanar a meta, dirigindo-nos pelo bom caminho, tudo nessa linguagem clara, precisa, que constitui um caracterstico nos anais literrios. O homem, ns o repetimos, deixou-nos, mas Allan Kardec imortal, e a sua memria, os trabalhos, o Esprito, estaro sempre com aqueles que sustentarem com firmeza e elevao a bandeira, que ele sempre soube fazer respeitar. Uma individualidade pujante construiu o monumento. Esse monumento ser para ns na Terra a personificao daquela individualidade. No se congregaro em torno de Allan Kardec: congregar-se-o em torno do Espiritismo, que o monumento pr ele erigido. Atravs dos conselhos dele, sob a sua

influncia, caminharemos com passo firme para essas fases venturosas prometidas humanidade regenerada. (Revue Spirit. Maio 1869) http://www.espiritismogi.com.br

Allan Kardec, codificador e sistematizador da Doutrina Esprita

Nome completo Conhecido(a) por Nascimento

Hippolyte Lon Denizard Rivail codificar e sistematizar a Doutrina Esprita 3 de Outubro de 1804 Lyon, Rdano-Alpes Frana 31 de maro de 1869 (64 anos) Paris, Ile-de-France Frana Pedagogo, professor

Morte

Ocupao Assinatura

Вам также может понравиться