Вы находитесь на странице: 1из 23

Sistema solar 1. O que o universo? O universo o lugar onde se encontram os astros.

2. O que so astros? Os astros so todos os corpos celestes.

3. O que so planetas? Os planetas so astros que gravitam com movimentos prprios mas sem luz prpria.

4. Que nome se d aos astros que brilham com luz prpria? Chamam-se estrelas aos astros que brilham com luz prpria.

5.

O planeta onde vivemos chama-se Terra.

6. Qual a forma da Terra? A Terra tem a forma de uma esfera ligeiramente achatada na regio dos plos.

7.

Explica por palavras tuas porque se diz que a Terra o planeta Azul. A Terra muitas vezes chamada planeta azul porque quando observada a partir do espao tem a aparncia de uma esfera azul brilhante. Uma grande parte da Terra ocupada por gua e esta abundncia de gua que d a cor azul Terra.

8. Qual a estrela que fica mais prxima da Terra? A estrela que fica mais prxima da Terra o Sol.

9. Como se chama o sistema a que pertence o nosso planeta? Porqu? A Terra pertence ao Sistema Solar. Chama-se sistema solar porque a estrela volta dos quais a Terra e os outros planetas circulam o Sol. O Sistema Solar o sistema dominado por uma estrela central, o Sol, e pelos corpos que se movem em rbita, sua volta. Neste conjunto, esto includos oito planetas: Mercrio, Vnus, Terra, Marte, Jpiter, Saturno, rano e Neptuno. Tambm fazem parte do Sistema Solar os satlites naturais de todos os planetas, os asterides, os cometas, os meteoritos e a poeira interplanetria.

10. Completa.

MOVIMENTO DE TRANSLAO

O movimento de translao o movimento que a terra descreve em volta do Sol. Este movimento dura 365 dias at estar completo. A Terra, como todos os planetas do sistema solar, gira em volta do Sol. A este movimento chama-se translao. A Terra demora cerca de 365 dias, ou seja, um ano a dar a volta completa ao Sol. Durante o movimento de translao da Terra, ao longo do ano sucedem-se as quatro estaes: Primavera, Vero, Outono e Inverno.

MOVIMENTO DE ROTAO

O movimento de rotao o movimento que a terra descreve em torno de si mesma. Tem a durao de 24 horas. A Terra gira constantemente volta do seu eixo com um movimento semelhante ao de um pio que d voltas sobre si mesmo. Este movimento chama-se movimento de rotao. A Terra demora 24 horas, ou seja um dia, a dar uma volta sobre si mesma. A rotao da Terra origina a sucesso dos dias e das noites. Como a Terra uma esfera, os raios de Sol no podem iluminar toda a superfcie terrestre ao mesmo tempo. Na parte da Terra que est iluminada, isto , onde chega a luz do Sol dia e na parte oposta noite.

11. Quanto tempo demora a Terra a dar a volta ao sol? E sobre si mesma?
4

A Terra demora 365 dias ou um ano a dar a volta ao Sol. A Terra completa um volta sobre si mesma em 24 horas ou um dia.

12. Escreve o nome dos planetas do Sistema Solar nas caixas ao lado de cada um.

13. Os planetas do Sistema Solar no so todos do mesmo tamanho. Observa a figura abaixo e responde. Qual o maior planeta? E o menor? Qual o planeta que tem um tamanho parecido com o da Terra?
5

O maior planeta Jpiter e o menor Marte. Vnus o planeta que tem um tamanho parecido com o da Terra.

14. Porque que o sol uma estrela? O Sol uma estrela porque tem luz prpria.

15. Os planetas tambm tm luz prpria? No, os planetas no tm luz prpria. So corpos iluminados que s reflectem a luz das estrelas.
6

16. Qual o satlite natural da Terra? O satlite natural da Terra a Lua.

17. O que a Lua? Porqu? A Lua um planeta porque no tm luz prpria. um planeta secundrio ou satlite porque gira volta de outro planeta (a Terra).

18. Como se chama a luz da lua? A Lua capta a luz do Sol e reflecte-a para a Terra, dando origem ao luar.

19. Diz o nome das fases da lua. As fases da Lua so: Lua Cheia, Quarto Crescente, Lua Nova, Quarto Minguante. A Lua um corpo iluminado pela luz do Sol. A poro da Lua que se v iluminada chama-se fase. A face da Lua iluminada
7

aquela que est voltada para o Sol. A fase da Lua representa o quanto dessa face iluminada est voltada tambm para a Terra.

20. Que fase da lua representa cada imagem?

21.

costume dizer-se que a Lua "mentirosa". Porque ser?

Diz-se que a Lua mentirosa porque quando est em forma de C, est a diminuir (a minguar - minguante) e no a crescer e quando
9

est em forma de D, est a crescer (a crescer - crescente) e no a diminuir. 22. Sabes como se chamava o primeiro homem a caminhar na Lua? O primeiro homem a caminhar na lua foi o astronauta americano Neil Armstrong.

23. Sem

Sol, no teramos nem luz nem calor.

24. A

Terra, a Lua e o Sol so astros.

25. Porque

razo o Sol parece muito grande?

O Sol parece-nos muito grande porque a estrela que est mais prxima da Terra. No entanto, ele uma das estrelas mais pequenas do Universo. Apesar disso, um milho de vezes maior que a Terra.

26. Por que razo o Sol no nos deixa ver os outros astros durante o dia?

10

27. Sabes o que so asterides? Asterides so objectos rochosos e metlicos que orbitam volta do Sol mas so pequenos demais para serem considerados planetas.

28. Sabes o que um cometa? Um cometa como uma bola de neve gigante ( formada principalmente por gases congelados) que atravessa o espao. O cometa tem duas caudas. A cauda direita feita de gs. A cauda curva feita de poeira.

29. E o que so Meteoritos? Meteoritos so pedaos de rocha ou poeira a arder no cu. O termo usado para descrever a faixa de luz produzida quando matria do sistema solar cai na atmosfera terrestre criando incandescncia temporria resultante da frico na atmosfera.

11

30. O que so constelaes? As constelaes so conjuntos de estrelas, que aparecem prximas umas das outras no cu.

_____________________________________________________

12

13

O Sol a fonte mais rica de energia electromagntica do Sistema Solar, sendo tambm a estrela mais prxima. A seguir ao Sol, a estrela que se encontra mais prxima do Sistema, chama-se Prxima de Centauro. O Sistema Solar como um todo, incluindo as estrelas visveis numa noite clara, ocupa um pequeno espao de uma galxia espiral qual chamamos Via Lctea. A mais prxima grande galxia, a galxia de Andrmeda. As estrelas que avistamos no cu e que, aparentemente, parecem ter o mesmo tamanho e distncia da Terra, so em grande parte maiores que o nosso Sol, sendo cada uma delas pertencente a uma galxia. As galxias ocupam apenas uma centsima milionsima parte do Universo conhecido, e o espao entre elas est a aumentar. A dimenso total do Universo completamente desconhecida e talvez nunca venhamos a conhecer a sua verdadeira extenso. O SOL uma estrela como muitas outras. Mas, para todos os que vivem na Terra, ela a estrela mais importante. O Sol parece-nos muito grande porque a estrela que est mais prxima da Terra. No entanto, ele uma das estrelas mais pequenas do Universo. Apesar disso, um milho de vezes maior que a Terra e encontra-se a cerca de 150 milhes de Km desta. A sua luz demora cerca de oito minutos a chegar at ns e to intensa que no nos deixa ver os outros astros durante o dia. Pode danificar os olhos se for observada directamente. O telescpio com que os cientistas estudam o Sol tem um filtro denso para proteger a viso. A Terra gira constantemente volta do seu eixo com um movimento semelhante ao de um pio que d voltas sobre si mesmo, no sentido contrrio ao movimento dos ponteiros do relgio. Este movimento chama-se movimento de rotao. A Terra demora 24 horas,
14

ou seja um dia, a dar uma volta sobre si mesma. Rodando a uma velocidade de 1500 Km/h.

A rotao da Terra origina a sucesso dos dias e das noites. Como a Terra uma esfera, os raios de Sol no podem iluminar toda a superfcie terrestre ao mesmo tempo. Na parte da Terra que est iluminada, isto , onde chega a luz do Sol dia e na parte oposta noite.

A Terra, como todos os planetas do sistema solar, gira em volta do Sol. A este movimento chama-se translao. A Terra demora cerca de 365 dias, ou seja, um ano a dar a volta completa ao Sol. Durante o movimento de translao da Terra, ao longo do ano, sucedem-se quatro estaes: Primavera, Vero, Outono e Inverno.

15

O SOL uma estrela como muitas outras. Mas, para todos os que vivem na Terra, ela a estrela mais importante. O Sol parece-nos muito grande porque a estrela que est mais prxima da Terra. No entanto, ele uma das estrela mais pequenas do Universo. Apesar disso, um milho de vezes maior que a Terra e encontra-se a cerca de 150 milhes de Km desta. A sua luz demora cerca de oito minutos a chegar at ns e to intensa que no nos deixa ver os outros astros durante o dia. Pode danificar os olhos se for observada directamente. O telescpio com que os cientistas estudam o Sol tem um filtro denso para proteger a viso.

Mercrio o planeta mais prximo do Sol, um pequeno mundo quente que tem cerca de uma vez e meia a largura da Lua. A sua superfcie est fortemente marcada por crateras. Mercrio gira em volta do Sol a uma distncia de milhes de quilmetros. Esta proximidade torna este planeta difcil de observar no cu nocturno, embora por vezes possa ser avistado muito perto do horizonte. Do lado iluminado pelo Sol, Mercrio tem uma temperatura muito elevada. Do lado escuro, o pequeno planeta fatalmente frio. O planeta tem ainda a desvantagem de ser desprovido de ar. Todas estas condies to hostis no encorajam os astronautas a desembarcar neste planeta. Em Mercrio, os aniversrios so mais frequentes do que o nascer do Sol! Pois um "ano" (uma rbita em volta do Sol) dura 88 dias.

16

Vnus o planeta irmo da Terra. Estes dois mundos so quase de tamanho idntico. Mas, Vnus est mais prximo do Sol e permanentemente envolto numa espessa camada de nuvens que no permitem a passagem da luz do Sol at superfcie do planeta. A sua atmosfera sufocante e venenosa, sendo portanto totalmente imprpria para as formas de vida tpicas da Terra. Em relao aos outros planetas, Vnus gira em "marchaatrs". Demora 243 dias a dar a volta completa sobre si prprio, o que faz com que os seus dias sejam maiores que os anos. Vnus um corpo celeste brilhante bem conhecido dos nosso cu, sendo conhecido vulgarmente sob o nome de estrela d`alva ou estrela da manh, estrela da tarde ou Vsper (conforme a altura da sua apario) e estrela do pastor (por ser a hora em que este a ou vinha com o rebanho.

A Terra ao contrrio dos outros planetas activa. Graas aos vulces, e tremores de terra, "regenera" a sua superfcie que assim, est em permanente mudana. o nico planeta que possui gua no estado lquido. O ar rico em nitrognio e oxignio. Esta atmosfera ajuda a filtrar algumas radiaes mais nocivas do que o Sol e protege tambm a superfcie da Terra da coliso de meteoritos. A combinao duma superfcie permanente em mudana, os oceanos e a atmosfera protectora proporcionam o desenvolvimento de vida. Alguns cientistas prevem um desequilbrio da Terra, devido ao aumento da populao. A destruio sistemtica das florestas, assim como a explorao desenfreada de combustveis tm como consequncia a formao de quantidades enormes de dixio de carbono na atmosfera. O dixio de carbono permite a entrada do calor do Sol na
17

atmosfera terrestre, mas impede que este volte a sair, logo a temperatura poder aumentar consideravelmente. S com o lanamento dos primeiros satlites, nos finais da dcada de 50, que o homem pde observar imagens do seu planeta vistas do espao. A abundncia de gua no estado lquido faz da Terra um planeta nico no sistema solar, tendo a aparncia de uma esfera azul brilhante. Mais de 2/3 do planeta est coberto de gua. A Terra gira constantemente volta do seu eixo com um movimento semelhante ao de um pio que d voltas sobre si mesmo, no sentido contrrio ao movimento dos ponteiros do relgio. Este movimento chama-se movimento de rotao. A Terra demora 24 horas, ou seja um dia, a dar uma volta sobre si mesma. Rodando a uma velocidade de 1500 Km/h. A rotao da Terra origina a sucesso dos dias e das noites. Como a Terra uma esfera, os raios de Sol no podem iluminar toda a superfcie terrestre ao mesmo tempo. Na parte da Terra que est iluminada, isto , onde chega a luz do Sol dia e na parte oposta noite. A Terra, como todos os planetas do sistema solar, gira em volta do Sol. A este movimento chama-se translao. A Terra demora cerca de 365 dias, ou seja, um ano a dar a volta completa ao Sol. Durante o movimento de translao da Terra, ao longo do ano, sucedem-se quatro estaes: Primavera, Vero, Outono e Inverno.

A Lua o mais prximo de todos os mundos, e depois da Terra para ns o mais familiar de todos os membros do sistema solar. A Lua o nico satlite da Terra, distanciado desta 384 000 Km. A seguir ao Sol o corpo mais brilhante do nosso cu.
18

Alguns planetas podem ter grandes famlias de luas, mas todas elas so mais pequenas do que a companheira da Terra. A Lua tem cerca de do tamanho da superfcie da Terra e no possui nem gua nem atmosfera. Devido a isso no se verifica eroso elica ou hidrulica. Este satlite no possui clima e por isso dificilmente sofrer transformaes. Se observarmos a Lua atravs de um telescpio, conseguimos distinguir diferentes zonas: umas claras e outras escuras. As zonas claras so designadas por continentes e as zonas escuras por mares. Toda a gente conhece o aspecto da Lua no cu. As diferentes fases, ou reas brilhantes da Lua, so as regies iluminadas pelo Sol enquanto a Lua gira em torno da Terra, que se reflectem para os nossos olhos. Quando a Lua e o Sol esto em posies opostas em relao Terra, o Sol ilumina toda a superfcie que vemos da Lua a fase de Lua cheia. Quando a zona iluminada da Lua aumenta a fase crescente da Lua, quando diminui a zona de luz a fase decrescente. As caractersticas da fase oculta da Lua permaneceram um mistrio at finais dos anos 60. No entanto, no dia 20 de Julho de 1969, a tripulao da Nave Apollo 11, conquistou a Lua. Os primeiros astronautas a pisarem a Lua foram Armstrong e Edwin Aldrin

19

Marte, visto da Terra, assemelha-se a uma gota de sangue no cu estrelado. Os antigos babilnios, gregos e os romanos deram-lhe o nome de Deus da guerra. Marte um planeta pequeno, tendo metade do tamanho da Terra, tendo igualmente algumas semelhanas com ela. Pois, tal como a Terra, Marte tem um dia de 24 horas, calotas polares e uma atmosfera. Como tal, no surpreende o facto de Marte ter sido sempre o local eleito pela nossa imaginao para a existncia de extraterrestres. No entanto, parece no haver possibilidade de vida cem Marte. Marte tem duas pequenas Luas, sendo elas Fobos e Deimos.

Jpiter o maior planeta do Sistema Solar. Este planeta possui um ncleo denso formado por gelo e corpos rochosos. volta desse ncleo deve existir uma grande camada de hidrognio envolvida pela atmosfera bastante espessa. Quando se observa este planeta por um telescpio ele parece um disco amarelo com duas faixas mais escuras em toda a volta.

Jpiter possui cerca de quinze satlites, como por exemplo, Io, Ganimedes, Europa, e Calisto.

20

Saturno o mais belo de todos os planetas, devido existncia de anis. Esses anis so formados por inmeras partculas de gelo ou fragmentos rochosos cobertos de gelo, que giram volta do planeta com uma rbita prpria como se fossem satlites em miniatura ( possvel que a sua espessura seja inferior a duzentos metros). Alm dos anis, Saturno tem muitos satlites, como por exemplo Tit que o nico satlite do Sistema Solar que tem atmosfera.

Saturno muito parecido com Jpiter na sua constituio e estrutura interna.

Urano um planeta gigante. cerca de quatro vezes maior que a Terra e o seu aspecto muito diferente dela.
21

Daquilo que o homem muito dificilmente conseguiu observar vem -se algumas faixas pouco definidas.

Este planeta tem cerca de quinze satlites e onze anis.

Tal como Urano, Neptuno tambm cerca de quatro vezes maior que a Terra. No entanto, ao contrrio do que se passa com o primeiro este planeta apresenta faixas distintas e vrios pontos escuros. Neptuno tem cerca de oito satlites, como por exemplo, Trito e Nereia e cerca de trs anis.

Pluto foi o ltimo planeta a ser descoberto e o seu tamanho semelhante ao da Lua.
22

Sabe-se muito pouco acerca deste planeta. No entanto, como ela se encontra muito afastado do Sol imagina-se que a temperatura a existente deve ser de -230 C aproximadamente.

23

Вам также может понравиться