Вы находитесь на странице: 1из 32

Material baseado em instrues do CAP BM Rodrigo Pereira, apostila do curso de salvamento em Montanha.

[NS E VOLTAS] 2011


ABMDPII CAD BM 1902 Saboia

Introduo Este material visa ser uma fonte de estudo e consulta para cadetes do CFO, mostra uma grande variedade de ns e voltas assim com diversos materiais, e sua utilizao, melhorando assim seus conhecimentos na rea.

Principais partes de uma corda.


Ala uma volta ou curva em forma de U realizada em uma corda. Corda conjunto de cordes produzidos com fibras naturais ou sintticas, torcidos ou tranados entre si. Chicote extremos livres de uma corda, nos quais normalmente se realiza uma falcaa. Falcaa arremate realizado no extremo de uma corda, para que a mesma no desacoche. a unio dos cordes dos chicotes da corda por meio de um fio, a fim de evitar o seu destorcimento. Nas cordas de fibra sinttica pode ser feita queimando-se as extremidades dos chicotes. Seio ou Anel volta em que as partes de uma mesma corda se cruzam. Vivo ou Firme a parte localizada entre o chicote e a extremidade fixa da corda. Constituio das Cordas

Cordas de Fibra de Origem Natural As fibras de origem natural mais utilizadas no fabrico de cordas so: manilha, sisal, juta, algodo e cnhamo. Geralmente as cordas de fibra natural levam o nome da planta da qual a fibra foi obtida. Com o objetivo de aumentar a durabilidade da corda, so impregnadas com leo durante sua manufatura, o que lhes confere um aumento de 10% no peso

Cordas de Fibra de Origem Sinttica As fibras sintticas mais utilizadas na confeco de Cordas so: polister, poliamida, polietileno e o polipropileno, polmeros derivados de petrleo. as cordas de fibra sinttica, quando comparadas as cordas de fibra natural de mesmo dimetro, apresentam maior resistncia, maior elasticidade e duram mais

Tipos de Cordas

Torcidos as cordas torcidas, normalmente no apresentam elasticidade, sendo, portanto consideradas estticas

Tranados as cordas tranadas, por apresentarem coeficiente varivel de elasticidade, so, na maioria das vezes dinmicas

Cuidados com as Cordas Para prolongar a vida til de uma corda, e empreg-la em condies de segurana, devem-se seguir algumas regras bsicas: No friccionar a corda contra arestas vivas e superfcies abrasivas. No submeter corda a tenso desnecessria. Evitar o contato da corda com areia, terra, graxa e leos. Evitar arrastar a corda sobre superfcies speras. No ultrapassar a Carga de Segurana de Trabalho durante o tensionamento da corda. Lavar a corda aps o uso, em caso de necessidade. No guardar cordas midas. Caso necessrio, sec-las na sombra, em local arejado.

Meia volta Sua principal funo servir de base ou parte para outros ns. Depois de apertada difcil de ser desfeita

N DE FRADE N utilizado para criar um tensor na corda, servindo para parar uma roldana, ou como escada de cordas, para evitar que a extremidade de um cabo escape de uma amarrao ou de um anel. Geralmente ao se lanar uma corada feito no final da mesma como segurana.

Volta do Fiador (oito simples) Serve para encurtar um cabo e tambm para prender o cabo em um tirador de um aparelho de fora, para impedir que esse chicote passe pelo gorne do poleame. Utilizado como substituto do meia volta, este porm danifica menos o cabo.

N de Ramo Seqncias de meias voltas intercaladas utilizadas para auxiliar a subida em um cabo. Pode ser feito com a volta do fiador.

Unio de cabos:
Mesmo dimetro: N DIREITO

o n usado para emendar cordas com o mesmo dimetro/ bitola. Este n no corre, porm quando usadas cordas com dimetros diferentes, ele se desfaz.

O n direito composto de duas meias voltas passadas uma pela outra, a segunda sendo feita no sentido inverso ao da primeira. Os dois chicotes voltam ao lugar paralelamente ao vivo de suas cordas, fazendo o n parecer perfeitamente simtrico.

N Direito Alceado
5

Como o N Direito simples utilizado para unir dois cabos da mesma espessura, porm possu uma ala que desata o n quando puxada. Geralmente usado quando o n direito no permanente e precisar ser desfeito mais tarde. E feito deixando-se uma ala em um dos chicotes bastando, ento puxar uma das extremidades para que ele se desfaa.

Pescador Muito eficiente dispersa bem as foras, recorre quando esta sem trao. Como o nome o indica, o n usado pelos pescadores para emendar suas linhas ou redes de pesca. Deve ser usado para unir cabos finos ou barbantes, pois muito seguro. Serve tambm para unir dois cabos molhados ou escorregadios. Para faz-lo, junte os dois cabos, lado a lado, com as extremidades em direes opostas. D um n simples em uma extremidade, apanhando o corpo do outro cabo; abandone esse pedao e faa trabalho idntico do outro lado. Depois, puxe as partes fixas dos cabos, fazendo os ns se aproximarem e se adaptarem bem, um ao outro. Se isso no acontecer, voc deve ter errado ao dar a volta de um dos ns. Observe maiores detalhes na figura.

Pescador duplo - Junto com o oito guiado o n de pescador duplo o mais recomendvel para juntar duas cordas com o mesmo dimetro. Muito seguro, e de pouco volume, mas, difcil de ser desfeito, aps o uso em forte trao. Pode ser usado em cordas de segurana ou de descida.

N de Fita

Usado pelos Bombeiros para amarrar as pontas da fita tubular para se fazer uma solteira. Consiste num n simples numa ponta da fita, sendo percorrido em reverso pela outra ponta. Para maior segurana deixe pelo menos 6 cm de fita sobrando dos dois lados para fazer um cote.

N de Aboo Utilizado para cargas pesadas e para unir amarras grossas ou cabos pesados. Ele no aperta sob a ao de uma carga pesada. Formar um anel num cabo, passar o chicote do outro cabo por baixo do firme e por cima do chicote do cabo em que se formou o anel. Ento, passar o chicote por baixo de um lado fora do anel, por dentro do anel, por cima do firme do seu prprio cabo, para baixo atravessando o anel e por baixo do outro lado do anel.

N Hunter Um dos melhores ns para unir dois cabos, podendo ser usado inclusive em cabos de nylon. No se desmancha sob qualquer situao de esforo, e pode ser desfeito com facilidade.

Cabos de dimetros diferentes/ bitola. ESCOTA Este n serve para unir dois cabos de dimetros diferentes ou para prender um cabo numa volta ou argola.
N de escota singelo

N de escota dobrado - O duplo o de escota simples com mais uma volta do chicote, fornecendo maior segurana.

N de escota de rosa/alceado - Mais fcil de desatar

N de Cabrestante ou "Lais de Guia" Tem a finalidade de encordamento com baudrier, ou no prprio corpo. Neste caso dever se deixar um chicote maior, para se fazer um tirante na perna, que evitar que o lais de guia suba para o trax comprimindo as costelas e cause leses, como perfurao de rgos internos. Serve para fazer uma ala, que no aperta quando submetida a esforo e fcil de desatar. Usado, comumente, em salvamento de pessoas.

Ao invs de passar o chicote por baixo, fig. n 2, deve-se passar por cima para que faa uma amarrao na perna, ficando em forma de cadeira.

N de Azelha A ala resultante oferece grande segurana. Possui diversas finalidades, ancoragem, encordamento no montanhismo, durante a transposio de obstculos, etc. Formado com um n superior na linha dobrada na curva. um n rpido e simples.

Azelha simples pelo seio - No meio do n da azelha simples pode ser colocada uma haste de forma circular (pequeno pedao de madeira), para que a mesma no venha a acochar.

Azelha dupla ou oito - este n aplicado nas mesmas condies que a azelha simples, possuindo a vantagem de no precisar de nenhuma haste para evitar o aperto, pois sua prpria dobra executa esse trabalho.

Azelha equalizada - Esse n em forma de oito sendo que com duas azelhas. Para as ancoragens com necessidade de maior dinmica e sistemas de duas vias.

10

N Nove

Catau de Reboque Serve para encurtar um cabo, sem que seja preciso cort-lo. Serve tambm para isolar uma parte danificada. Utilizado em casos de emergncia.

Vota de Fiel Este n usado para amarrar uma corda sobre um ponto fixo, quando est previsto esforo (tenso) para ambos os lados do n, muito usado para estabelecer pontos de ancoragem rpida. No deve ser usado se apenas uma parte for solicitada, porque assim este n pode escorregar perigosamente. Como segurana final deve ser dado aps a volta um acabamento (cote) no chicote excedente para prevenir seu deslizamento, fazendo com que a volta no corra.

11

Quando feito pelo chicote pode ser chamado de barqueiro.

Quando feito pela juno de dois anis pode ser chamado de n de porco.

Volta do Fiel Duplo Utilizado para amarrar cabos de reteno e espias. usada em lugar da simples volta de fiel.

12

N DE CORRER

um n simples, feito numa extremidade e abrangendo a outra parte do prprio cabo. Fica, assim, feita uma volta, cuja extenso pode-se fazer varia, correndo o n num sentido ou no outro. Usa-se comumente para iamento de materiais.

Pata de gato

Boca de lobo

Ambos podem ser utilizados como ancoragem, porm a corda perde muita resistncia. IMPORTANTE No podem ser utilizados em mosquetes Trapa No oferece perda na resistncia da corda quando se utiliza como ancoragem.

13

N UIAA N de segurana dinmica, onde o atrito com o prprio cabo minimiza o risco de grandes impactos resultantes de quedas. Reduz o esforo que suporta a corda (diminui o alongamento), permite o bloqueio para assegurar a pessoa que estiver executando uma progresso, maior segurana em caso de queda. um n auto-blocante. N descensor feito com o uso de um mosqueto, utilizado nas tcnicas verticais em substituio aos aparelhos de descida como o oito, o rack (reco), o Petzl stop entre outros. O nome se refere Unio Internacional das Associaes de Alpinismo - UIAA.

N Fateixa til por ser fcil de executar e no fugir sob qualquer esforo. Serve para prender um cabo a uma argola, tambm pode ser utilizado em ancoragens. o n que se faz para firmar um cabo em uma barra, num anel, para amarraes firmes, ou para prender a fateixa, que ncora pequena como argola. O n consiste em uma volta redonda com cotes, passando o primeiro por uma volta, para no apertar.

14

Volta Redonda com Cotes Utilizado para prender uma corda a um basto. Este n bem til. Serve para ancoragens, amarrar um cabo a um mastro ou verga e tambm a uma argola apertandoo. O importante fazer o cabo dar duas voltas em torno do mastro para segurar bem apertado.

Volta da Ribeira Utilizado para prender uma corda a um basto (tronco, galhos, etc.) depois mant-la sob tenso. Usado para transportar ou levantar vigas ou pedaos pesados de madeira.

Volta do Salteador/salva-corda Utilizado para prender uma corda a um basto, com uma ponta fixa e outra que quando puxada desata o n. N utilizado para descer de um tronco com um dos cabos e desamarrar o n com a outra ponta do cabo. Quando utilizado em ancoragens permite que o operador recupere a corda.

15

N de Arnez utilizado para fazer uma ala fixa no meio de uma corda (sem utilizar as pontas).

Balso pelo Seio o n dado em cabos dobrados, de modo que fiquem duas alas firmes, usado em casos de salvamento, ficando as pontas do cabo livres para o trabalho de descer e guiar o paciente. Parecido com o Lais de Guia, tem as mesmas aplicaes, mas formas duas laadas, em vez de uma.

16

N Moringa utilizado para amarrar um cabo em um gargalo de garrafa ou jarro. seguro e resistente.

17

Faa uma laada com dois meios ns e em seguida puxe a duas partes interiores, cruzando-as. Sem deixar que as posies se modifiquem, puxe a parte inferior da laada, passando-a pela direo da seta. Ao se executar o movimento anterior, duas outras laadas se formaro na frente e atrs da laada central. Vire estas duas laadas para baixo. Introduza o gargalo do jarro ou garrafas no interior do n e puxe as duas pontas e a laada, ajustando-o corretamente.

FORCA Arme a laada conforme o esquema, deixando a ponta de trabalho com tamanho suficiente para executar as voltas. Realize finalmente e, ao fazer a ltima volta, introduza a ponta de trabalho na laada superior do n. Em seguida puxe a laada inferior pelo lado correspondente ponta de trabalho para apert-la e conservar as voltas seguras. O lao regulado movimentando-se o lado da corda correspondente sua parte fixa.

N paulista/Enfardador Permite ser sempre ajustado quando necessrio manter uma corda ou cabo sempre esticado. Numa falsa baiana, por exemplo, ao receber muito peso o cabo afrouxa, com este n possvel estic-lo novamente com firmeza sem desfazer completamente o n. No constitui um n propriamente dito e sim um conjunto de trao. Podendo ser conjugado com um mosqueto e com azelha dupla ou com um aparelho oito.

18

-Com utilizao de aparelho oito. N Borboleta N utilizado para aplicar desvio de fora no seio de um cabo ou para dividir direes de ancorage. Aps realizado oferece uma ala que pode ser utilizada para unir outro cabo ou fazer desvio no posicionamento do cabo principal. Permite a aplicao de fora em direo oposta nos dois chicotes.

19

Ns de ascenso auto-blocantes. N Prusik Quando se necessita progredir em uma corda verticalmente, pode-se valer de dois cabos de dimetro de 2 a 6 mm, com 2 m de comprimento, suas fixaes so realizadas uma na cintura e outra num dos ps, sendo realizado pela interpolao de movimentos dos dois cabos, os quais, sobre ao do peso, apertam a corda. Com o alvio do peso torna-se fcil a sua mudana de posio. um n auto-blocante. Emprega-se o n prussik quando no se dispe de um par de ascensores. Sendo que o esforo do homem ser bem maior e a velocidade da operao bem menor.

20

N Marchard Possui a mesma a finalidade do prussik, oferecendo uma segunda opo na confeco de um n para ascenso. um n auto-blocante.

N Bachmann Mesmo uso do N prussik e Marchardt. Sendo utilizado em cordas que estejam molhadas. um n auto-blocante.

N Encapeladura Simples

21

Dobrada

22

IMPORTANTE - Para fornecer mais segurana, so utilizados arremates nos ns e voltas.

APARELHOS E EQUIPAMENTOS DE DESCIDA E ESCALADA So utilizados diferentes equipamentos, e para cada qual uma tcnica especfica para descida no plano vertical. Considerando-se dois aspectos fundamentais: o ponto de ancoragem e o meio de descida, podemos utilizar uma gama de ns, cada um visando diferentes particularidades, mais tendo o mesmo objetivo final. Cinto Cadeira Feito de nylon de elevada resistncia, possuindo alas para as pernas com fechos de engate e de desarme rpido.

Baudrier

23

Baudrier O baudrier de escalada possui o loop (um pequeno anel que une as alas da perna e da cintura). O mosqueto do freio deve ser sempre preso ao loop. Caso o mosqueto do freio seja preso diretamente nas duas pontas (alas) do baudrier, corre-se um srio risco. Alm de no permitir uma movimentao do mosqueto para se alinhar na direo do tranco, em caso de queda, o acmulo de fitas to largas pode forar o mosqueto do freio em trs direes. Em quedas srias, o mosqueto pode partir. As alas do baudrier devem ser usadas na progresso, sendo feita uma amarrao que uma as duas alas, da cintura e da perna, com uma azelha, ou outro n.

baudrier integral para trabalhos em altura

Baudrier de altura - ideal para escaladas com corda de cima, rapel, arvorismo, canyoning e corridas de aventura. o modelo mais simples e prtico para atividades verticais de curta durao. Trava de Salvao Pea construda em lato ou bronze naval, possui a finalidade de proporcionar uma velocidade, relativamente, baixa e constante; quando da sua utilizao em cabos de nylon sda e polister pr-estirado de 10 mm. Mosqueto (Mola de Segurana)

24

mosqueto c/ trava de segurana

mola de segurana

Atuam como sistema de segurana com engate rpido, servem ainda como freios de descida. Os mais recentes so de liga de duralumnio (de alta resistncia a grandes esforos de trao), podem vir a possuir resistncia de 600 kgf a 2300 kgf no sentido transversal e de 1200 kgf a 5000 kgf no sentido longitudinal.

Descensores e Ascensores Aparelho Oito Utilizado em cabos de dimetro entre 10 e 16 mm, como o prprio nome sugere, possui o formato de um oito, constitudo geralmente, em liga leve, possuindo tamanhos variados, o que proporciona velocidades variadas.

Descensor em formato de oito, para cordas simples ou duplas. Formato mais "quadrado" para torcer menos a corda e evitar a formao de ns (boca de lobo).

25

Big oito - Possu orelhas que evitam o bloqueio acidental da corda, um orifcio para introduo da corda, um orifcio para conexo do mosqueto e um orifcio para reduo do peso e melhor ventilao da pea.

Pirana - um freio (descensor) com 3 opes de velocidade. As opes de velocidade so devido a 2 abas de travamento. No torce a corda.

Descensor Stop - Auto-travagem funo permite que voc facilmente travar e manter a sua posio na corda. O dispositivo pode ser rapidamente instalado ou removido da corda sem desconect-lo do cinto. Tambm pode ser usado para ascender curtas distncias com a adio de um ascendente e lao p

26

Blocante de Peito Ventral - para ascenso em corda fixa em conjunto com o blocante de mo. Seu mordente em ao cromo possui um desenho especialmente desenvolvido para proporcionar uma eficiente reteno na corda em uma direo, e um suave deslizamento em sentido oposto, garantindo assim, uma eficiente progresso pela corda. Tem um formato cuidadosamente projetado, de maneira que permanea sempre placado ao corpo do usurio, quando conectado ao cinto de segurana e um peitoral.

Ascensor de punho - para subida em corda.

Freio reverso (ATC guide) - Dispositivo para descida em


corda dupla ou simples. No torce a corda. Quando utilizado com 2 cordas, as mantm afastadas, evitando o seu cruzamento. Permite controle perfeito da descida. Tambm utilizado para segurana. 27

Freio ATC

28

Freios: ATC x Reverso Os freios tipo tubo, normalmente chamados ATC (marca da americana Black Diamond), j esto hoje consagrados no meio do montanhismo.
Leves e confiveis, dissipam bem o calor e no torcem a corda durante o rapel. Com essas caractersticas, os ATCs literalmente mandaram para o museu os tradicionais freios oito. Recentemente a fabricante francesa Petzl lanou um freio chamado Reverso (ver figura), que curiosamente ainda pouco visto entre os escaladores no Brasil. O Reverso nada mais do que um freio tubo, e pode ser usado como um freio tubo tanto para dar segurana quanto para rapelar. A grande sacada est nas caractersticas incorporadas ao Reverso, que fazem dele uma tima opo para o escalador de nvel mdio ou avanado. Em comum o ATC e o Reverso tm as funes de freio dinmico (absorvem o impacto de uma queda deixando correr um pouquinho a corda), tanto para segurana do guia quanto para segurana do participante. Ambos so tambm eficientes freios de descida. E o Reverso e alguns modelos de ATC so assimtricos, permitindo escolher uma opo de freio com mais ou menos atrito. Mas o Reverso oferece tambm outras caractersticas que no so possveis com o ATC, que so: Freio auto-blocante para segurana do participante Desta forma o guia pode optar por dar segurana como se estivesse usando um ATC ou na forma autoblocante, que mais confortvel e menos cansativa. Muito til no caso de um resgate ou at para tirar fotos. A forma auto-blocante pode ser usada para se dar segurana de cima para dois escaladores em simultneo, sendo que a queda de um deles no impede a progresso do outro. Ascensor Longe de ser a vocao do Reverso, uma caracterstica adicional e funciona bem para subidas com pouca inclinao. Desvantagens do Reverso: Peso e dimenses - A diferena bem pequena, sendo totalmente justificada pelos benefcios. Dificuldade de uso - No difcil usar o Reverso. A questo aqui saber quando se deve usar ou no a funo auto-blocante, pois se o guia precisar descer o participante a coisa pode se complicar. Numa via positiva fcil inclinar um pouquinho o Reverso e destravar o blocante. Mas numa via negativa com um participante pesado pode ser um verdadeiro martrio desce-lo de baldinho. Nessa situao o guia deve optar pela posio convencional, usando o Reverso como um ATC. No site da Petzl existem instrues detalhadas para a operao de destravar o blocante em qualquer situao, mas a operao no exatamente simples. Da a no recomendao de uso do Reverso por escaladores iniciantes. Comparando rapidamente o Reverso com o desejado freio Gri-Gri, as vantagens so muitas em favor do Reverso. O Gri-Gri um freio esttico (no deixa a corda correr um pouquinho numa queda), o que pode ser perigoso para dar segurana ao guia em escaladas com quedas potenciais maiores. Alm disso, quem usa Gri-

29

Gri acaba tendo que usar um aparelho para rapel. O Gri-Gri no trabalha com cordas mais finas e no possibilita escalada em simultneo. Isso sem contar que o Gri-Gri mais pesado e muito, mas muito mais caro. Assim, a grande sacada do Reverso incorporar num nico dispositivo leve e de preo relativamente acessvel uma ampla gama de funes que ele realiza relativamente bem. s saber usar a funo certa na hora certa. Autor: Waldyr Neto - Guia do CEP Centro Excursionista Petropolitano CEP

Gri gri - o aparelho de segurana mais popular utilizado em escalada. til em "top-rope" e auto descida ou rapel, quando o usurio pode controlar sua velocidade de descida, no entanto a sua principal utilizao na escalada frente. um dispositivo auto-bloqueante: se a corda subitamente submetida a tenso (por exemplo, no caso de uma queda), o sistema interno do Gri gri aperta a corda, freando a velocidade de descida, ajudando deste modo o escalador.

Seu uso similar a outros sistemas de segurana: tanto para "dar" corda, como para a "recuperar" necessrio o uso de ambas as mos, deslocando a corda atravs do aparelho. O gri gri possui uma alvanca para esse fim. Normalmente utilizado em cordas de 10 a 11 mm. O problema deste freio em relao aos outros seu peso superior e a impossibilidade de realizar rapel em corda dupla. Para descer um parceiro em top-rope, basta controlar o deslizamento da corda apertando mais ou menos com a mo a ponta livre da mesma, acionando o punho at o fim. O Gri gri oferece conforto durante a segurana, no dispensa a vigilncia e o acompanhamento da progresso da pessoa segurada.
30

Ancoragens em grampos

31

Bibliografia: - Manual de instruo do CSMont de 1991. - Manual Ptzel. - Manual de instruo de Cabos e Soldados.

32

Вам также может понравиться